Ola pessoal.
Estou aprendendo agora sobre o carro (peguei o meu Hatch 2.0 AT a exatos 7 dias) e passei em uma oficina especializada em PSA (recomendada aqui mesmo no forum c4c)
Como o carro tem 48.000km o chefe da oficina me sugeriu a revisão dos 50k com alguns plus
1 - Troca de óleo e filtros (ar, óleo, combustivel, ar condicionado)
2 - Kit de correia dentada e acessórios
3 - Revisão geral do carro
Disse que ficaria tudo na média de uns 1.200,00 com mão de obra inclusa.
O valor está bacana ?
Mas na verdade o que me chamou a atenção é que ele disse que deveria usar o óleo mineral (não vou lembra a especificação agora) e a diferença é que eu teria que trocar o óleo a cada 5.000k.
Explicou que o óleo mineral é muito melhor que o sintético no quesito lubrificação e se eu trocasse a cada 5k não teria problema na formação de borra etc...
Isso procede ?
Alias, meu cambio AT também está dando uns trancos com o motor quente e ele disse que poderia ser o coxim do cambio ou as tão faladas eletrovalvulas, mas vão testar no ano que vem pra ver o que acontece.
Troquei meu Civic no C4 e o cambio AT do Civic era uma maravilha mesmo sendo 4 marchas. Não sentia nenhuma mudança e no C4 da 1 para a 2 e vice versa eu sinto mais os tranquinhos de mudança.
Abs pessoal
PS - Estou devorando o fórum para aprender mais sobre o carro
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Re: Uso de lubrificante mineral no C4 Hatch 10/11 2.0 at
Não posso comentar quanto ao preço, mas te digo o seguinte:marcelocds escreveu:Ola pessoal.
Estou aprendendo agora sobre o carro (peguei o meu Hatch 2.0 AT a exatos 7 dias) e passei em uma oficina especializada em PSA (recomendada aqui mesmo no forum c4c)
Como o carro tem 48.000km o chefe da oficina me sugeriu a revisão dos 50k com alguns plus
1 - Troca de óleo e filtros (ar, óleo, combustivel, ar condicionado)
2 - Kit de correia dentada e acessórios
3 - Revisão geral do carro
Disse que ficaria tudo na média de uns 1.200,00 com mão de obra inclusa.
O valor está bacana ?
Mas na verdade o que me chamou a atenção é que ele disse que deveria usar o óleo mineral (não vou lembra a especificação agora) e a diferença é que eu teria que trocar o óleo a cada 5.000k.
Explicou que o óleo mineral é muito melhor que o sintético no quesito lubrificação e se eu trocasse a cada 5k não teria problema na formação de borra etc...
Isso procede ?
Alias, meu cambio AT também está dando uns trancos com o motor quente e ele disse que poderia ser o coxim do cambio ou as tão faladas eletrovalvulas, mas vão testar no ano que vem pra ver o que acontece.
Troquei meu Civic no C4 e o cambio AT do Civic era uma maravilha mesmo sendo 4 marchas. Não sentia nenhuma mudança e no C4 da 1 para a 2 e vice versa eu sinto mais os tranquinhos de mudança.
Abs pessoal
PS - Estou devorando o fórum para aprender mais sobre o carro
Óleos e filtros é sempre bom trocar. Existe um tópico muito bom discutindo a especificação de óleo. O principal é utilizar um que se adeque aos padrões do veículo. Não acredito na superioridade do citado óleo em relação ao sintético e semi-sintético, mas não quer dizer que é inferior. Apesar da troca de óleo no manual ser a cada 10 mil km, trocá-lo a 5 mil poupa um pouco mais o veículo.
A correia, pelo que se extrai do manual, é trocada na revisão de 70 mil km. Então ainda tem mais 20 mil km à frente. Eu diria que não é prioritário a depender de quanto roda com o carro, mas não teria um prejuízo na troca e não se sabe o estado da mesma.
Outra dica é que veja as oficinas recomendadas pelos foristas, e se há comentários em relação a que foi, eventualmente pode ser adepta da empurroterapia né?
Abraços
- spectrus
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Re: Uso de lubrificante mineral no C4 Hatch 10/11 2.0 at
Quanto ao óleo de motor.
Fuja do mineral, o manual pede sintético ou semi-sintético, então use um desses dois.
Eu coloquei o Shell Helix Ultra 05/40 api sn sintético.
Troquei no posto mesmo, 45 reais o litro. p/10.000 km
O pessoal do fórum manja muito mesmo, sempre quando entro aprendo alguma coisa, bem vindo, boa sorte.
Fuja do mineral, o manual pede sintético ou semi-sintético, então use um desses dois.
Eu coloquei o Shell Helix Ultra 05/40 api sn sintético.
Troquei no posto mesmo, 45 reais o litro. p/10.000 km
O pessoal do fórum manja muito mesmo, sempre quando entro aprendo alguma coisa, bem vindo, boa sorte.
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Re: Uso de lubrificante mineral no C4 Hatch 10/11 2.0 at
Foi o que pensei também.
Mesmo trocando o óleo e filtros a cada 5.000km não sei se é adequado pelas próprias características de cada óleo.
Mas como o cara é engenheiro automobilístico e só trabalha com PSA fiquei na dúvida.
Aqui no forum dizem que um dos melhores óleos é o Mobil Eco Power 5W30 API-SM
Ele serve tanto no 1.6 quanto no 2.0 AT ?
Alguém com conhecimento de causa aqui do grupo poderia explicar pra gente essa questão do óleo mineral no C4 ?
abs
Mesmo trocando o óleo e filtros a cada 5.000km não sei se é adequado pelas próprias características de cada óleo.
Mas como o cara é engenheiro automobilístico e só trabalha com PSA fiquei na dúvida.
Aqui no forum dizem que um dos melhores óleos é o Mobil Eco Power 5W30 API-SM
Ele serve tanto no 1.6 quanto no 2.0 AT ?
Alguém com conhecimento de causa aqui do grupo poderia explicar pra gente essa questão do óleo mineral no C4 ?
abs
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Re: Uso de lubrificante mineral no C4 Hatch 10/11 2.0 at
Vamos lá:marcelocds escreveu:Foi o que pensei também.
Mesmo trocando o óleo e filtros a cada 5.000km não sei se é adequado pelas próprias características de cada óleo.
Mas como o cara é engenheiro automobilístico e só trabalha com PSA fiquei na dúvida.
Aqui no forum dizem que um dos melhores óleos é o Mobil Eco Power 5W30 API-SM
Ele serve tanto no 1.6 quanto no 2.0 AT ?
Alguém com conhecimento de causa aqui do grupo poderia explicar pra gente essa questão do óleo mineral no C4 ?
abs
Quanto as indagações sobre o óleo, recomendo que leia também: http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... brificacao
Já em relação ao tipo de óleo, o fundamental é seguir a especificação do fabricante. Como vendi meu C4, não estou com o manual em mãos, mas verifique se o óleo do seu carro é o "5W30" (acho que é o padrão do 1.6). É fundamental seguir tal padrão, pois significa que as características do óleo são as necessárias para o motor, tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Já o nível API-SM, pelo que o próprio site indicado diz, é o mais avançado atualmente, e tem relação com a qualidade do óleo.