Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
pauloaguiar
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Custo de troca de ventoinha do motor de C4 Pallas

Mensagem por pauloaguiar »

Os usuários de C4 Pallas devem preparar o bolso para um atroca de ventoinha do motor. O ar condicionado do meu carro parou de funcionar e, logo depois, a temperatura subiu a ponto de ser disparado aviso para parar o motor imediatamente, o que, obviamente foi feito. Levado para a concessionária, foi detetado defeito na resistência e na ventoinha do motor, o que provocou o desligamento do ar preventivamente e que, segundo a concessionária, acabaria por desligar o carro para evitar dano, se este não fosse desligado preventivamente. O custo da troca dos dois componentes, mais mão de obra da concessionária, foi de R$ 1.800,00. A ventoinha reposta, pelo que mostra a embalagem, é francesa. Produto importado e com custo acima de 1000 reais. Uma pena que itens como este não sejam nacionalizados. O custo de manutenção dos C4 é alto, certamente devido a estas peças importadas e ao custo homem/hora da concessionária. Eles alegaram que a troca da ventoina incorria em cerca de 4h de mão de obra. Parece-me que a Versailles, Rio de Janeiro, exagerou nisso, ou será que este custo é o mesmo em outras concessionárias? Fico cada vez mais preocupado com a sequência de falhas após a garantia ter expirado. Pouco antes de expirar foi o condensador do ar que pifou e isso foi trocado dentro da garantia. Estou ficando com saudades do meu Civic que rodou por 100.000 km (vendi com esta quilometragem para adquirir o C4). Pelo visto, o C4 não vai chegar tão longe, sem um custo alto para isso.

Fous
Membros
Estado: SP

Re: Custo de troca de ventoinha do motor de C4 Pallas

Mensagem por Fous »

Será que não compensa comprar essa ventoinha pelo mercado livre na parte de veiculos para desmanche? Tipo de um c4 semi novo que foi para desmanche, pois acho que é uma peça rara de quebrar e que comprada usada não deve trazer algum problema já que a mesma teria a idade que tem seu carro.

Com sorte no ML você pode achar por uns 200 ou talvez 300 reais e usar a mão de obra de uma auto elétrica de confiança mesmo. E talvez levar na CC para passar o scanner depois de trocada para limpar os erros na central.

OBS: para desmontarem o cambio do meu carro acho que não demorou nem 4 horas, duvido que para trocar uma simples ventoinha demore tanto assim...

rgazetta
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por rgazetta »

pauloaguiar escreveu:Os usuários de C4 Pallas devem preparar o bolso para um atroca de ventoinha do motor. O ar condicionado do meu carro parou de funcionar e, logo depois, a temperatura subiu a ponto de ser disparado aviso para parar o motor imediatamente, o que, obviamente foi feito. Levado para a concessionária, foi detetado defeito na resistência e na ventoinha do motor, o que provocou o desligamento do ar preventivamente e que, segundo a concessionária, acabaria por desligar o carro para evitar dano, se este não fosse desligado preventivamente. O custo da troca dos dois componentes, mais mão de obra da concessionária, foi de R$ 1.800,00. A ventoinha reposta, pelo que mostra a embalagem, é francesa. Produto importado e com custo acima de 1000 reais. Uma pena que itens como este não sejam nacionalizados. O custo de manutenção dos C4 é alto, certamente devido a estas peças importadas e ao custo homem/hora da concessionária. Eles alegaram que a troca da ventoina incorria em cerca de 4h de mão de obra. Parece-me que a Versailles, Rio de Janeiro, exagerou nisso, ou será que este custo é o mesmo em outras concessionárias? Fico cada vez mais preocupado com a sequência de falhas após a garantia ter expirado. Pouco antes de expirar foi o condensador do ar que pifou e isso foi trocado dentro da garantia. Estou ficando com saudades do meu Civic que rodou por 100.000 km (vendi com esta quilometragem para adquirir o C4). Pelo visto, o C4 não vai chegar tão longe, sem um custo alto para isso.

Minha ventoinha pifou também, a CSS aqui da cidade vizinha pediu 1100,00 por uma nova, achei um absurdo isso, então como sou "chato" nestas coisas minha solução;

1 - Primeiro esclarecendo o tempo da troca, é demorado pois tem que remover toda a frente do carro e é chata esta frente viu.
2 - Achei uma empresa que recondiciona motores elétricos.
3 - Removi todo o para-choque dianteiro com cuidado.
4 - Peguei a ventoinha completa (tem que ser completa pois a empresa vai balancear a ventoinha)
5 - Mandei recondicionar o motor
6 - Montei tudo no seu lugar e pimba, tudo ok funcionando perfeito com garantia de 6 meses.

Valor R$ 170,00 Dilmas pelo recondicionamento economia de 930,00 Dilmas.
=====================
Reginaldo G.
C4Pallas 2009 Flex Automático
Idea 2012 Flex Automático

marcosmoc
Membros
Estado: BA
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por marcosmoc »

O eletroventilador do meu C4 pallas apresentou problema com 70.000 km com a consequente elevação de temperatura.

A solução foi levar ao mecânico que retirou a peça e recondicionou o motor da mesma.

O custo foi de R$ 300,00

rogertecmec
Membros
Estado: PR

Mensagem por rogertecmec »

pauloaguiar escreveu:Os usuários de C4 Pallas devem preparar o bolso para um atroca de ventoinha do motor. O ar condicionado do meu carro parou de funcionar e, logo depois, a temperatura subiu a ponto de ser disparado aviso para parar o motor imediatamente, o que, obviamente foi feito. Levado para a concessionária, foi detetado defeito na resistência e na ventoinha do motor, o que provocou o desligamento do ar preventivamente e que, segundo a concessionária, acabaria por desligar o carro para evitar dano, se este não fosse desligado preventivamente. O custo da troca dos dois componentes, mais mão de obra da concessionária, foi de R$ 1.800,00. A ventoinha reposta, pelo que mostra a embalagem, é francesa. Produto importado e com custo acima de 1000 reais. Uma pena que itens como este não sejam nacionalizados. O custo de manutenção dos C4 é alto, certamente devido a estas peças importadas e ao custo homem/hora da concessionária. Eles alegaram que a troca da ventoina incorria em cerca de 4h de mão de obra. Parece-me que a Versailles, Rio de Janeiro, exagerou nisso, ou será que este custo é o mesmo em outras concessionárias? Fico cada vez mais preocupado com a sequência de falhas após a garantia ter expirado. Pouco antes de expirar foi o condensador do ar que pifou e isso foi trocado dentro da garantia. Estou ficando com saudades do meu Civic que rodou por 100.000 km (vendi com esta quilometragem para adquirir o C4). Pelo visto, o C4 não vai chegar tão longe, sem um custo alto para isso.

Bom, na minha última viagem para Rio Grande no Rio Grande do Sul, atropelei um passarinho na estrada. O bichinho entrou na grade e acabou causando a queima do motor da ventoinha. Tive que levar o carro na concessionária em Pelotas (RS) pois em Rio Grande não existe oficina Citroen (somente uma loja da De France para venda de véiculos).

Resultado: R$ 1.700,00 na troca da ventoinha e troca deo liquido do sistema de arrefecimento. Posso te dizer que não achei o valor absurdo. Meu pai fez um serviço semelhante no Astra dele (teoricamente um carro nacional e com custo de manutenção mais barata) e saiu por R$ 1.200,00.
Róger - Araucária/PR
Classe A 190 Elegance Automático (carro da patroa)
Prata - 2003
C4 Pallas Exclusive Automático
Preto - 2008

danilort
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por danilort »

Senhores,
Conforme postei em outro tópico sobre "teste de funcinamento do relé da ventoinha", meu carro aqueceu sendo que um pouco antes apresentou funcionamento irregular do ar-condicionado. Percebi que a ventoinha não estava funcionando e então reboquei meu carro para uma Concessionária.

Após um orçamento muito alto na concessionária, Retirei o carro e levei pra uma oficina de confiança aqui do fórum ((21) 25733930 - Oficina do Fracês) . Fui super bem recebido e me foi explicado que terei mesmo que trocar a ventoinha. Após a troca da ventoinha, pode ser necessária a troca da resistência. O mais importante é que o valor da mão de Obra será a mesma e eu posso levar a ventoinha que eu quiser para botar, sendo que eles estão me oferecendo uma nova original. Ainda posso tentar recondicionar a minha ventoinha.

Alguém do RJ tem algum lugar de confiança para recondicionar o motor da ventoinha??
Obrigado!
Imagem
C4 Hatch Exclusive Pack Tech

lgobbo
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por lgobbo »

O meu deu problema antes dos 40k km, como o carro foi comprado semi-novo na revenda citroen foi trocado em garantia.
Mas tem uma dica importante, essa ventoinha tambem é usada nos 307 e se encontra novas e usadas com preço similar a de outros carros.

MARCO MOTA
Membros
Estado: BA
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por MARCO MOTA »

Prezados, a ventoinha do meu também parou seguido de aviso no computador de bordo para parar o carro. As CSS aqui de Salvador pediram 1290,00 por uma nova, na oficina paralela me cobraram 890,00. O que fiz! Bem simples e não demorou mais que 30 minutos.

1. Comprei uma similar de primeira linha com 1 ano de garantia. Coisa boa!
2. Levantei o carro com o macaco dele mesmo;
3. Retirei o para-barro do motor e aí tive acesso a ventoinha;
4. Retirei 4 parafusos que a seguram e desconectei o chicote;
5. Coloquei a outra no lugar, conectei o chicote e o para-barro;
6. Gatei 30 minutos e 350 reais...

Ha mitos serviços que o próprio dono pode fazer, a troca de pastilha de freio, por exemplo, ou até mesmo o barulho que elas fazem quando não é original.

Antes de entregar a alguém, identifiquem o grau de dificuldade.

Obs. Não é necessário sacar o para-choque como muitos dizem por aí... é só para aumentar o valor do serviço.

Abraços,

Marco
C4 Hatch 2010, automático.

rerisson.marques
Membros
Estado: CE
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por rerisson.marques »

A ventoinha do meu hatch também parou de funcionar e apareceu uma msg para parar o veículo. A água do radiador começou a ferver e ouve fumaça(na hora pensei que era fogo, pense num susto grande..) Levei-o para casa e no outro dia fui a uma auto-elétrica, consegui um eletroventilador do Peugeot 307 de referencia: EMM2016APE por 550,00 que resolveu meu problema perfeitamente (só demorou para chegar a peça – 10 dias).

Peça velha 1: http://imageshack.com/a/img196/8372/c1gx.jpg
Peça velha 2: http://imageshack.com/a/img6/9480/wm48.jpg

Peça nova: 1: http://imageshack.com/a/img839/8391/rohb.jpg
Peça nova: 2: http://imageshack.com/a/img571/1343/61jn.jpg

Coleman
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por Coleman »

Quando a minha queimou, gastei algo em torno de 300R$ em um modelo paralelo novo e com garantia de 6 meses no mercado livre!
tem bastante tempo que troquei, até então está em otimo funcionamento!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”