Tudo relacionado a personalização da linha C4.
tinoco
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

C4 Lounge THP - Reprogramação ou Caixa de potência?

Mensagem por tinoco »

Confrades, boa tarde.

Pesquisando sobre o aumento de potência em motores turbinados, vi que existem dois métodos que, somente na eletrônica, aumentam em +- 40cv a potência de um motor 1.6 THP. Um é a própria reprogramação em casas especializadas (Nascar Chips, Carbase, etc.) e o outro é a instalação de módulo auxiliar de potência, os chamados Piggyback (Unichip, Speed-Buster, etc.).

Alguém saberia dizer qual dos dois procedimentos é vantajoso e seguro para o motor THP?

Obrigado.

fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: C4 Lounge THP - Reprogramação ou Caixa de potência?

Mensagem por fmiglior »

la no dsclube tenho visto o pessoal usar muito o Racerchip, ja vi alguns carros com ele e a instalação é muito simples, vc mesmo faz em casa. legal por ser plug and "drive" e só remover depois, sem alterar nada no carro. Quanto a o que aumenta de potencia... no bundometro deu diferença, vamos ver se no final de semana conseguimos passar um desses carros com racerchip no dino pra ver quantos cvs vem a mais (vamos testar, tirar o chip, passar, colocar de novo e passar).

mas tudo depende do que vc espera de potência... esses chips feitos a partir da reprogramação da central original e o racerchip devem gerar o mesmo resultado se for a unica alteração que vc fez no carro. quando vc ja passa a mudar mais coisas no carro como filtro, escape, downpipe e bla bla bla ai melhor recorrer a algo que programem especifico para seu carro como um unichip.

Quanto a seguro, ai também é chute meu mas só o chip não deve comprometer muito a vida do motor... vamos descobrir no longo prazo hehehehe recomendo que se cadastre e de uma lida lá no DSclube.com vai encontrar bastante informação sobre preparação do THP

E até que me provem o contrário só tem picareta na NASCAR aqui de são paulo, basta ler o que fizeram com vários C4 aqui do clube. EU NÃO RECOMENDO!!!
EX C4 VTR

tinoco
Membros
Estado: DF

Mensagem por tinoco »

fmiglior, muitíssimo obrigado pelas dicas!

Essa coisa da reprogramação, como você falou, realmente tem que estar aliada a outras mudanças no carro. Fui numa oficina aqui de Brasília, o técnico falou que só mexendo na eletrônica, o carango vai pra 200cv e quase 30kg de torque, e o carro ainda "fica bem mais econômico", fazendo 10 na cidade e 14 na estrada. Que milagre, não!? Rsrs.

Quanto à Nascar, isso é grave, hein! Ainda não estava sabendo desses episódios. Na verdade só ouço falar o nome da casa. Vou ler os relatos.

loudenvier
Membros
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por loudenvier »

Na verdade eu acho que é o pessoal do C4 Clube que deu mole de achar que um carro aspirado, já operando praticamente no limite para o volume do motor, iria se beneficiar de reprogramação... Veja os resultados da DASTEK com UNICHIP (http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp#) e fica claro que carro aspirado não ganha praticamente NADA com reprogramação... Nem mesmo filtro esportivo e outras parafernálias fazem muita diferença. Um Azera 3.3 V6 vai de 245 para uns 255 um ganho irrisório... Já carros TURBO, estes sim ganham MUITA potência... O DS3 chega, brincando, aos 205 cavalos apenas com o UNICHIP... Com o Racerchip, que é comprado já programado, mas para a gasolina lá de fora, ele chega nos 197 cavalos...

Não estou dizendo que o pessoal da Nascar não tenha sido picareta, eles deveriam ter avisado, de cara, que não teria ganho no C4... mas, como vendedores em sua maioria, eles não são comprometidos com a verdade absoluta... não duvido nada eles terem mencionado que os ganhos não são garantidos :-)

fmiglior
Moderador
Estado: SP

Mensagem por fmiglior »

Esse final de semana tive a oportunidade de ver um ds3 remapeado pela nascar... deu 177cv com 30kg de torque, vou me limitar a esse comentário sobre eles, basta entrar no site deles e ver o gráfico falando que só com remap o antes e depois do vtr indo de 140 a 170 cv.
E o pessoal do C4 clube quando foi lá tb acreditou no nome....

enquanto nesse mesmo dinamometro ja vi DS3 remapeado em outro lugar e DS5 remapeado em outro lugar chegar a 190cv.... confio nesse dino, ja vi mais de 30 carros diferentes passarem lá e meu C4 da 143cv lá hahaha.

Também passamos um ds3 com racerchip, chegou perto dos 180cv com 33kg de torque, achei bem grande o ganho de torque, e vi como é bem simples de instalar e desistalar, achei bem legal como opção pra quem só quer um ganho extra e não pretende mexer muita coisa, principalmente pelos 5kg a mais de torque!
EX C4 VTR

dyegobelisario
Membros
Estado: PE

Mensagem por dyegobelisario »

Sprint Booster não é Piggyback.

agora vou acabar de ler o tópico.
Dyego Belisário
Imagem
http://loja.carcoating.com.br
Facebook | Instagram | Serviços
Cupom de Desconto: C4C

dyegobelisario
Membros

Bom, vamos lá! :)

Disso eu entendo um pouco, vamos ver se consigo lhe ajudar.

As diferenças praticas entre uma REPRO e um PIGGY é a forma com que ele atua a REPRO muda os parametros limites de um carro, e como toda injeção é feita para adiantar ao máximo o ponto, se o limite for maior a injeção vai até lá. O PIGGY muda leitura de parametros, atrasa informações, multiplica frequências, ele engana o carro simulando condições diferentes da atual e por isso o carro gera outra resposta, que nas condições que esta gera um ganho de desempenho (no final o resultado é bem próximo).

Porém, normalmente a reprogramação acaba limitada pelo mapa de segurança do carro, que bloqueia alguns limites, já no Piggy ele vai até onde o programador quiser.

Em carro turbo as coisas são bem divertidas, por que? por que esses carros turbo vem gordinhos por natureza e com ponto bem limitado (vc pode colocar combusitivel ruim ou qualquer coisa do tipo que ele vai conseguir de alguma forma queimar com segurança, o carro gordo ganha mais torque-economico ou seja, deixando um carro gordo vc ganha um torquezinho a mais sem o carro gastar tanto combustivel (por mais redundante que isso possa parecer)

Ta, mas e o que acontece então no seu THP? Bom, trabalho com carros, 80% dos meus clientes andam em autodromo, todos os minis que eu fiz com motor turbo tem Piggy (UNICHIP ou "um piggy belga que eu esqueci o nome pois é uma sopa de letrinhas"). O que eles fazem? normalmente um ligeiro avanço de ponto já é o suficiente para melhorar um pouco a potencia do carro, atrasam a abertura da valvula do turbo, afinam melhor a mistura. Mas de tudo isso, o que realmente conta é esse avanço do ponto, isso aliado ao turbo consegue dar uma p**a diferença no momento que a turbina esta cheia.

Porém tudo é negocio na vida, TUDO!!! Então eles não poderiam ficar atrás, eles focam na melhora do torque, pois é mais perceptivel, o aumento de potencia é apenas consequente ao objetivo principal deles que é aumentar o torque. Torque é o que vende reprogramação, é aquele negocio, voce chega com o carro em um lugar desses e o cara fala "vamos instalar no seu carro, a gente da uma volta no quarteirão e você me diz se vai ficar com ele ou não", instala e o cara sai… na primeira pisada que ele da em primeira e segunda o torque mostra seu poder, resultado? Serviço vendido!

Economico? bom… na estrada sim, ele será mais economico, com o avanco do ponto você conseguira chegar a uma velocidade X com menos rotações do motor. Dependendo de como for feita a programação você vai diminuir 100 a 300rpm de 5ª@100km/h (você pode testar isso antes, coloca o controle de cruzeiro em 100km/h e deixa lá em quinta e ve a rotação que ele ta dando, depois da repro voce faz o teste de novo). Já na cidade o buraco fica mais embaixo, normalmente o cara vai querer usar mais o torque, que esta fácil no pé, se pisar bebe mesmo!!! se for ralando o pé fica mais economico, porém nada significativo a se você guiar o carro da mesma forma com a programaçào original.
Dyego Belisário
Imagem

sindolfo
Membros
Estado: PB

Mensagem por sindolfo »

Olá Dyego, vejo que você é de Pernambuco e conhece a área. Você conhece e recomenda alguma loja que realiza instalação do unichip em Recife? Estou pensando em instalar no C4 Lounge THP.

Se alguém conhecer algum local em João Pessoa, também seria ótimo :)

Se os amigos do Fórum pudessem me ajudar também respondendo e comentando duas perguntinhas a mais, agradeceria bastante:

1. Como fica a garantia de fábrica do veículo? Será que terei problemas?
2. Acho que não há problemas quanto a durabilidade do motor do veículo após a instalação do unichip, correto?

Obrigado e até mais.

dyegobelisario
Membros

Para instalar o UNICHIP eu recomendo a AutoTotal, fica na Av. Norte (Recife). Seu contato lá é Marcelo. Ele que preparou todos os UNICHIPs em meus clientes, todos satisfeitos!
Dyego Belisário
Imagem

sindolfo
Membros
Estado: PB

Mensagem por sindolfo »

dyegobelisario escreveu:Para instalar o UNICHIP eu recomendo a AutoTotal, fica na Av. Norte (Recife). Seu contato lá é Marcelo. Ele que preparou todos os UNICHIPs em meus clientes, todos satisfeitos!
Olá, obrigado pelo retorno

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”