Não é um pouco diferente, não?! Só solta o freio de pé depois de levar o câmbio ao P ou ao N?Lugon escreveu: Você segue essa sequência de procedimentos?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Para desligar, eu diria:
1 - Pisar no freio até parar;
2 - Colocar em N;
3 - Soltar o freio;
4 - Puxar o freio de mão;
5 - Pisar no freio;
6 - Levar o câmbio para P;
7 - Desligar o carro.
Para ligar;
1 - Pisar no freio;
2 - Soltar o freio de mão;
3 - Levar o câmbio para D ou R;
4 - Soltar o freio de pé.[/quote]
Sabe que até hoje eu tenho essa dúvida? Lembro que pesquisei exaustivamente não só aqui no Fórum como no YouTube também, e há, em ambos, sugestões de sequências diferentes das que eu e você sugerimos. São várias opiniões contraditórias, apesar de bem embasadas. É de dar nó nos neurônios.
Optei pela sequência que descrevi porque achei a mais coerente com a ideia de priorizar a segurança do câmbio transferindo o peso do carro para o freio de mão, não para o freio de pé.[/quote]
Lugon, a sua sequência é a mais apropriada exatamente pelas justificativas que embasou a tua sugestão. Desta forma, jamais o peso do carro será transferido para o câmbio nem tampouco o carro se deslocaria ao soltar o pé do freio antes e depois puxar o freio de mão...