Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
faustoalmeidaf
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Trocar RD4 por RD4.5 (VTR 06/07)

Mensagem por faustoalmeidaf »

Senhores, bom dia!

Estou para pegar meu carro novo e como todos devem saber, o VTR é um tanto limitado no quesito som.
Como sou meio bitolado com a questão de originalidade do veículo, estou procurando uma solução que mantenha o meu carro 100% dentro dos acessórios originais e de fábrica da linha C4.

Depois de muita pesquisa aqui no fórum, encontrei diversas opções para melhorar as funcionalidades do rádio original de meu carro, porém... nenhuma me agradou muito.

Gostaria de saber se é possível, de forma plug-and-play, substituir o RD4 original de meu VTR por um RD4.5 para ganhar as facilidades de bluetooth (mesmo que sem streaming - não ligo pra isso) e USB.
Gostaria de conhecer os riscos, ganhas e perdas desta troca.

Se for possível fazer isso sem perder NENHUMA funcionalidade nativa do carro, gostaria de maiores orientações para tal. (Posso até mesmo fazer um tutorial depois, para ajudar os interessados).

Aos interessados, segue um link interessante. RD45 no AliExpress - http://www.aliexpress.com/item/Peugeot- ... 62183.html

Atte,
FF
Editado pela última vez por faustoalmeidaf em 17 Fev 2014, 17:46, em um total de 1 vez.

faustoalmeidaf
Membros

Re: Trocar RD4 por RD4.5 (VTS 06/07)

PS: Vi que alguém se meteu a fazer o proposto, mas comentou que o RDS pode parar de funcionar se esta substituição for feita.
Será que a atualização do rádio pode solucionar esse problema?

renan97ar
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Trocar RD4 por RD4.5 (VTR 06/07)

Mensagem por renan97ar »

Até onde sei, pose ser substituído sim, mas a única alteração é comprar a tomada USB (ocupa o espaço de uma das tomadas 12V) e o seu chicote, que vai na saida cinza do rádio. Só não sei como atenderia as ligações, pois o carro não teria as teclas de bluetooth.

faustoalmeidaf
Membros

renan97ar escreveu:Até onde sei, pose ser substituído sim, mas a única alteração é comprar a tomada USB (ocupa o espaço de uma das tomadas 12V) e o seu chicote, que vai na saida cinza do rádio. Só não sei como atenderia as ligações, pois o carro não teria as teclas de bluetooth.
Oi Renan!
Cara, obrigado pelo suporte! Então, eu acredito que no rádio haja a opção de atender, não é? Ou muda o volante também?

Abração!

renan97ar
Membros

Mensagem por renan97ar »

Então cara, isso que eu não sei... Mas com certeza deve ter algum jeito "alternativo" de atender

oswaldo_br
Membros

Mensagem por oswaldo_br »

Cara, fiz exatamente isso. Tenho um C4 hatch 2011 sem USB e sem Bluetooth. Comprei um som RD 4.5 também no AliExpress (http://www.aliexpress.com/item/12-13-bo ... 16825.html) que tem entrada USB trazeira.

Realmente é plug n play. Mas nem tudo são flores. Ao ligar o novo aparelho, o carro começa e emitir um beep instantaneamente. isso porque o carro e o som devem ser sincronizados. Isso pode ser feito por uma concessionária ou por algum técnico que tenha o software lexia e os cabos necessários.

O que não gostei, é que, mesmo tirando o beep, o carro provavelmente continuará a não mostrar as informações de pasta das músicas tocadas pelo USB. Na verdade o display do computador de bordo não mostra absolutamente nada.

Segundo o cara que encontrei em minha cidade, que possui o Lexia e faz o serviço por um preço mais camarada que a concessionária, isso o ocorre porque meu modelo de carro não possui a tal da caixa nômade, que é quem deveria mandar essas informações para o display do computador de bordo. Por isso, nem o bluetooth vai funcionar.

Isso me desanimou, pois estava até a procura de um computador de bordo com o display completo, igual aos que vêm nos C4 Exclusive, que já possuem USB e bluetooth de fábrica, já que achava que dessa forma as informações iriam aparecer.

A parte boa é que você pode trocar as músicas e pastas do USB direto pelo volante, como se fosse um CD com mp3.

Outro detalhe, caso você queira manter realmente a originalidade do painel, fique sabendo que esse modelo é black piano (diferente da cor fosca do painel) e a luz de fundo é branco (a do carro é âmbar).

Fiquei meio desanimado com isso, tanto que até o momento ainda não troquei o som do meu C4. Ele ainda continua com seu bom e velho RD4. Enquanto isso o RD 4.5 continua bem guardado em casa.

Se alguém tiver informações adicionais, por favor compartilhem.

renan97ar
Membros

Mensagem por renan97ar »

Que eu saiba, precisa adicionar o rádio e habilitar ele em ECRÃ para mostrar as diversas informações de MP3 e bluetooth na tela. Se não me engano, tem de ser compatível com kit mãos livres a tela para aparecer tudo.

alan_carvalho_15
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por alan_carvalho_15 »

Galera, boa tarde

Estou navegando nos tópicos e gostaria de saber se vocês podem me ajudar.
Comprei um c4 exclusive 2011, para minha tristeza ele não vem com USB mas tem bluetooth, só que não toca as musicas só serve para telefone. Eu tbm não quero perder a originalidade do carro, eu queria pelo menos que meu bluetooth tocasse música, pen drive seria bom também, mas de primeira eu queria o Bluetooth, vocês tem ideia do que eu posso fazer?

oswaldo_br
Membros

Mensagem por oswaldo_br »

Pessoal, na boa, invistam em uma central multimídia e sejam felizes.

Comprei uma central M1 no mês passado de uma cara de minha cidade que viaja para o Paraguai e paguei R$ 1.300,00, gastei mais R$ 350,00 para instalar, totalizando R$ 1.650,00.

Só digo uma coisa, já deveria ter feito isso quando comprei meu carro há um ano atrás. Estou plenamente satisfeito.

Todos os recursos funcionam perfeitamente e mantive praticamente todos os comandos do volante, pois meu C4 2011 é o modelo básico sem bluetooth e USB. A única função do volante que perdi foi o botão de rolagem superior.

Os dois botões de baixo do lado direito do volante ficaram para avançar e retroceder as músicas e o botão de rolagem inferior ficou para aumentar o volume.

Já o restante permanece com era antes, exceto pela tecla ESC que agora server para voltar para música anterior.

Lucas_andrade
Membros
Estado: Outros

Mensagem por Lucas_andrade »

Pelo que andei lendo o display original do RD4 não tem suporte às funções de bluetooth e de kit mãos-livres, por isso é que eu acho que não esta aparecendo as informações na tela. A caixa nomade pelo que eu intendi já vem embutida no RD4.5 necessitando comprar os cabos e o display mais "moderno".
Tem um tópico que instalaram uma caixa nomade junto com a RD4 e o tal display que mencionei, vê lá que explica mais ou menos o que eu disse.
viewtopic.php?t=19639&f=20#p177411

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”