Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
luizriceputi
Membros
Estado: MG
Veiculo: Outros

Duvida C4 Hatch

Mensagem por luizriceputi »

Pessoal, boa tarde.

Sou novo no clube e entrei no mesmo para confirmar se algumas informações que obtive sobre o C4 Hatch são verdadeiras, pois estou na iminência de adquiri-lo.

Realizando algumas pesquisas de satisfação via internet, notei que algumas queixas se repetiam entre donos do veículo, dentre elas:

1 - manutenção muito cara;
2 - alto consumo;
3 - suspensão dura, apresentando problemas frequentes;
4 - problemas com alinhamento (li vários relatos de que o carro "puxa" pra esquerda);
5 - câmbio automático apresenta problemas com frequência (outra queixa que vi com frequência na internet, e o mesmo ocorreu, também, com um amigo meu).

Enfim, apesar dos problemas relatados, queria muito comprar o veículo. Vocês, que são donos, confirmam tais problemas? Acham que o carro vale o investimento (deixando a paixão de lado)?

Acabo de sair de uma marca que me trouxe muitos problemas, e gostaria de pegar um carro que não desse muita manutenção, que não apresentasse problemas frequentes.

Outra dúvida: recomendam o automático ou manual? 1.6 ou 2.0?

Se alguém puder ajudar com dicas, agradeço muito.

Abraços.

tdf
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Re: Duvida C4 Hatch

Mensagem por tdf »

luizriceputi escreveu:1 - manutenção muito cara;
Acho na média pro segmento.
luizriceputi escreveu:2 - alto consumo;
É fato, pelo menos o meu 2.0 automático "mama" que é uma beleza...
luizriceputi escreveu:3 - suspensão dura, apresentando problemas frequentes;
Peguei o meu 0km e rodei só 3000km, por enquanto nada a reclamar.
luizriceputi escreveu: 4 - problemas com alinhamento (li vários relatos de que o carro "puxa" pra esquerda);
Reclamam muito disso, mas comigo não tive problemas ainda.
luizriceputi escreveu:5 - câmbio automático apresenta problemas com frequência (outra queixa que vi com frequência na internet, e o mesmo ocorreu, também, com um amigo meu).
Isso é fato... Câmbio AL4 é uma bomba relógio, não adianta lutar contra os fatos.
Em 2011 houve uma "mudança" no câmbio (trocaram a marca das válvulas solenóides e mais alguns detalhes, além de aprimorações no software), o câmbio foi "renomeado" para AT8 (provavelmente apelaram pra recomendação da numerologia hehe, o projeto é rigorosamente o mesmo). Parece que as reclamações diminuíram dos carros de 2012 pra cá, talvez pela kilometragem estar chegando ao ponto crítico agora, ou pq melhorou mesmo... Se for pegar automático eu procuraria um carro a partir de 2012 (em 2011 saiu carro com AL4 e AT8, dá pra consultar qual é o caso pelo número do chassi no service.citroen.com) e com km baixa se possível. No meu caso eu arrisquei pois peguei um 0km com 3 anos de garantia... semi-novo eu acho que não pagaria pra ver.

O fato é que a má fama dos franceses geram uma oportunidade fantástica de ter um baita carro, com 6 airbags e ESP (nos exclusive), ou até xenon direcional... coisa que nem o novo Corolla tem por mais de 70k (piada). Basta tomar cuidado, escolher bem e curtir o carrão... Óbvio que eu recomendo... fora que se pegar o manual vai ter um canhãozinho nas mãos... o 2.0 anda forte... 1.6 não pegaria não, principalmente usado pois a dif. de $$$ é pouca.

Sergitow
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Sergitow »

Cara, se você achar algum seminovo que tenha algum período de garantia de fábrica, vale a pena, sim. Eu acho um excelente carro (quem me conhece que viu o carro, se admira com ele). Me deu dor de cabeça, porque o meu veio premiado. Mesmo assim, eu teria outro. Trocaria conforme a garantia terminasse. Acho um excelente custo/benefício. O prazer que ele dá, compensa as dores de cabeça. É que nem mulher gostosa: é bom demais, mas tem que ter um tanto de cuidado para não perder.

O Câmbio dá pau mesmo, mas não são todos.

O custo de manutenção é bom, não é caro. Aliás, mais barato que o de muito concorrente por aí (minha namorada tem um civic e manutenção regular sai um pouco mais cara no geral).

Consumo é alto, sim, porque depende MUITO de como você anda.

E a suspensão eu acho até meio mole demais, não acho dura. Dura é a do civic. Eu acho que um meio-termo entre as duas seria perfeita. Eu pretendo mudar os amortecedores do meu para os do 307 quando chegar a hora de trocar.

luizriceputi
Membros

Sergitow escreveu:Cara, se você achar algum seminovo que tenha algum período de garantia de fábrica, vale a pena, sim. Eu acho um excelente carro (quem me conhece que viu o carro, se admira com ele). Me deu dor de cabeça, porque o meu veio premiado. Mesmo assim, eu teria outro. Trocaria conforme a garantia terminasse. Acho um excelente custo/benefício. O prazer que ele dá, compensa as dores de cabeça. É que nem mulher gostosa: é bom demais, mas tem que ter um tanto de cuidado para não perder.

O Câmbio dá pau mesmo, mas não são todos.

O custo de manutenção é bom, não é caro. Aliás, mais barato que o de muito concorrente por aí (minha namorada tem um civic e manutenção regular sai um pouco mais cara no geral).

Consumo é alto, sim, porque depende MUITO de como você anda.

E a suspensão eu acho até meio mole demais, não acho dura. Dura é a do civic. Eu acho que um meio-termo entre as duas seria perfeita. Eu pretendo mudar os amortecedores do meu para os do 307 quando chegar a hora de trocar.
"Sergitow", agradeço a resposta. Estou procurando com calma, pra não pegar outra bomba. Também tive muita dor de cabeça com meu carro anterior, e queria comprar um carro que me desse apenas manutenções "normais".

Quanto ao 307, tenho andado com um com frequência, completo, e é um carrão de fato. E mais barato que o C4. E, pelo que tenho visto, é um carro firme, que não dá problemas.

Mas encasquetei com o C4, e to na caça de um. Espero dar sorte.

Abraço.

luizriceputi
Membros

tdf escreveu:
luizriceputi escreveu:1 - manutenção muito cara;
Acho na média pro segmento.
luizriceputi escreveu:2 - alto consumo;
É fato, pelo menos o meu 2.0 automático "mama" que é uma beleza...
luizriceputi escreveu:3 - suspensão dura, apresentando problemas frequentes;
Peguei o meu 0km e rodei só 3000km, por enquanto nada a reclamar.
luizriceputi escreveu: 4 - problemas com alinhamento (li vários relatos de que o carro "puxa" pra esquerda);
Reclamam muito disso, mas comigo não tive problemas ainda.
luizriceputi escreveu:5 - câmbio automático apresenta problemas com frequência (outra queixa que vi com frequência na internet, e o mesmo ocorreu, também, com um amigo meu).
Isso é fato... Câmbio AL4 é uma bomba relógio, não adianta lutar contra os fatos.
Em 2011 houve uma "mudança" no câmbio (trocaram a marca das válvulas solenóides e mais alguns detalhes, além de aprimorações no software), o câmbio foi "renomeado" para AT8 (provavelmente apelaram pra recomendação da numerologia hehe, o projeto é rigorosamente o mesmo). Parece que as reclamações diminuíram dos carros de 2012 pra cá, talvez pela kilometragem estar chegando ao ponto crítico agora, ou pq melhorou mesmo... Se for pegar automático eu procuraria um carro a partir de 2012 (em 2011 saiu carro com AL4 e AT8, dá pra consultar qual é o caso pelo número do chassi no service.citroen.com) e com km baixa se possível. No meu caso eu arrisquei pois peguei um 0km com 3 anos de garantia... semi-novo eu acho que não pagaria pra ver.

O fato é que a má fama dos franceses geram uma oportunidade fantástica de ter um baita carro, com 6 airbags e ESP (nos exclusive), ou até xenon direcional... coisa que nem o novo Corolla tem por mais de 70k (piada). Basta tomar cuidado, escolher bem e curtir o carrão... Óbvio que eu recomendo... fora que se pegar o manual vai ter um canhãozinho nas mãos... o 2.0 anda forte... 1.6 não pegaria não, principalmente usado pois a dif. de $$$ é pouca.
"tdf", valeu pelas informações. Interessante que estava conversando hoje com um camarada do meu serviço, e ele tem um C4 Hatch Solaris, manual, 2.0, e recomendou muito o carro, principalmente pelo consumo: segundo o mesmo, o dele faz 10 na cidade e 12 na estrada. Me parece que o automático é mais beberrão mesmo. Acho que ele deu sorte também, pois já está com o carro há 2 anos e o mesmo nunca apresentou problemas, apenas manutenções normais.

Em contrapartida, a dona do escritório onde minha irmã trabalha tem um automático, que apresentou problemas desde que comprou.

Além dela, um amigo meu que tinha um VTR também teve problemas com o câmbio logo no início.

Enfim, pelo que tenho visto, é questão de sorte mesmo. Estou procurando com calma pra tentar achar um com baixa KM.

Mais uma vez, valeu pelas informações.

Abraço.

Rodrigo Peres
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por Rodrigo Peres »

Minha opinião :

1 - Não tenho referência sobre custo de manutenção de outros carros no mesmo patamar, mas existem peças de outros carros que servem nele e que podem ser encontradas por preços melhores do que nas lojas da Citroen

2 - O meu é o 2.0 manual. Pelo desempenho do carro acho que o consumo é ótimo. Varia de 8~9KM/L em cidade com fluxo baixo de carros e velocidade baixa. Na estrada já cheguei a fazer 14.6 de média andando 250KM no total.

3 - Logo que peguei meu hatch coloquei 4 amortecedores Cofap, os que estavam no carro com 55K rodados estavam ruins, principalmente os da frente. Depois disso ficou beleza, único cuidado necessário é que o carro é baixo e raspa nas ondulações de nossas ruas, guias etc ...

4 - Meu carro puxa para direita! Não sei se é um problema crônico, mas não chega a atrapalhar. A direção dele é mais pesada comparado com outros hatchs de mesmo peso, então a puxada é quase nula.

5 - Não tive experiência com o câmbio automático. Aqui tem vários relatos, tem que dar uma fuçada.

Boa sorte na empreitada!

luizriceputi
Membros

Rodrigo Peres escreveu:Minha opinião :

1 - Não tenho referência sobre custo de manutenção de outros carros no mesmo patamar, mas existem peças de outros carros que servem nele e que podem ser encontradas por preços melhores do que nas lojas da Citroen

2 - O meu é o 2.0 manual. Pelo desempenho do carro acho que o consumo é ótimo. Varia de 8~9KM/L em cidade com fluxo baixo de carros e velocidade baixa. Na estrada já cheguei a fazer 14.6 de média andando 250KM no total.

3 - Logo que peguei meu hatch coloquei 4 amortecedores Cofap, os que estavam no carro com 55K rodados estavam ruins, principalmente os da frente. Depois disso ficou beleza, único cuidado necessário é que o carro é baixo e raspa nas ondulações de nossas ruas, guias etc ...

4 - Meu carro puxa para direita! Não sei se é um problema crônico, mas não chega a atrapalhar. A direção dele é mais pesada comparado com outros hatchs de mesmo peso, então a puxada é quase nula.

5 - Não tive experiência com o câmbio automático. Aqui tem vários relatos, tem que dar uma fuçada.

Boa sorte na empreitada!
Rodrigo, valeu pelos esclarecimentos.

Encasquetei com o C4 e já estou a procura. Espero dar sorte de pegar um sem problemas crônicos.

Abraço.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”