Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
JPASSOS
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TESTE ?

Mensagem por JPASSOS »

Prezados forumeiros,
Como o motor THP pede a gasolina premium (pódium) acabei ficando sem o meu posto de confiança que apesar de ser BR não trabalha com a mesma e estou tendo dificuldade em encontrar outro posto confiável. Sempre que abasteço nos dois postos do meu bairro que vendem a pódium percebo que o desempenho não é o mesmo de quando abasteço fora do bairro e o carro fica muito mais ágil. Questionando o dono do posto do meu bairro ele me disse que o outro posto pode estar misturando redutor (tinner) para tornar o carro tão ágil e, obviamente, os danos ao motor virão com o tempo. Pesquisando no site da Petrobras, que segundo consta é a única bandeira que produz gasolina de alta octanagem (premium = pódium) só encontrei o teste de verificação do percentual de etanol. Alguém teria dica de como verificar se a gasolina que se está colocando no tanque é a pódium pura, não fraudada, sem adição de redutor ou gasolina comum ou sei lá o que ?
JPASSOS
C4 LOUNGE THP PACK SELECT
BRANCO PEROLIZADO

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Mensagem por Arr »

Esse teste do etanol serviria também para descobrir se a Podium está com a mistura de gasolina fora de proporção (75%), o problema é que ela é transparente como o álcool... Não sei se o exame visual conseguirá identificar o quanto ficou de gasolina e o quanto ficou de água + resto.
É questão de fazer o teste.

Kbelooooo
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Kbelooooo »

Cara a podium tem uma fiscalização rigorosa... Eu diria que é difícil um posto adulterar ela e não querendo dizer nada mas seu motor não iria render mais com tinner ou solvente ou qualquer outra coisa.
Mas de qualquer forma, pode acontecer.
Imagem

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Fiscalização tão rigorosa quanto a compra da refinaria de Pasadena ;-)

Nunca tive problemas com a Podium, apesar de não usar faz tempo. Mas já tive amigos "premiados" com combustível ruim.

Concordo que o tinner pode fazer qualquer coisa, menos o carro andar mais.

gemineiro
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por gemineiro »

Amigo, entendi corretamente o seu drama. Só a título de esclarecimento reparei que vc está misturando denominação das gasolinas. Existem quatro tipos de gasolina a venda no mercado nacional (oficial): comum, aditivada, premium e pódium. A pódium só os postos BR comercializam. Já a premium outras bandeiras também comercializam.

Voltando ao assunto, procurando relatos com mecânicos experientes e em discussões noutros fóruns, percebi que o maior mal para os motores com injeção direta era justamente o alto teor de enxofre nas gasolinas anteriores (800 ppm). A recomendação por parte do fabricante de gasolina com alta octanagem é pra garantir um melhor rendimento mas abastecê-lo com uma gasolina de baixa octanagem não traz prejuizo para o motor desde que seja com baixos teores de enxofre. Como hoje só é permitido a comercialização das gasolinas com 50 ppm (mesmo as comuns) e a pódium (30 ppm), achei prudente abastecer meu carro com gasolina aditivada no dia-a-dia e quando for viajar abasteço com Podium.

Um sobrinho meu é dono de posto com a bandeira BR. Ele não comercializa a Pódium. Segundo diz as exigências da Petrobrás para que um posto a comercialize é muito grande. Há rigor não só na fiscalização da qualidade do posto como um todo mas também da gasolina. Por isso concordo com quem diz que é muito difícil achar a Pódium adulterada mas sou obrigado concordar tb que com o famoso "jeitinho brasileiro" não é impossível que aconteça.

Valeu.

fabriciorez
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por fabriciorez »

Eu ainda tenho receios de colocar gasolina comum/aditivada.
Está certo que com a redução do enxofre, deva reduzir a possibilidade de problemas no motor.
Já vi muita gente reclamando de problemas no Jetta TSi, mas com a gasolina antiga.

Ainda não fui com o carro para cidades que não vendem podium, mas penso em utilizar aqueles aditivos como o Octane Booster.

Abç
"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!"
Ayrton Senna

JPASSOS
Membros

Mensagem por JPASSOS »

Gemineiro,
Agradeço por sua resposta, mas observe o que diz o site da Petrobras: "A gasolina Podium é uma gasolina do tipo Premium, que também recebe aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor)".
Ou seja, Podium, na realidade, é a gasolina Premium da Petrobras só que com octanagem de 95 unidades IAD (índice antidetonante) enquanto a Premium, para ser classificada assim, precisaria ter apenas 91 unidades IAD.
Vc mencionou que outras bandeiras comercializam a Premium. Se souber me diga, p. favor, qual o nome para eu procurar aqui no Rio, pois aínda não encontrei, se bem que, ao que parece, a melhor Premium é mesmo a da Petrobras, ou seja, a Podium, conforme octanagem mencionada acima , o problema é que, como já relatei antes, tenho notado diferença de desempenho entre os três postos mais próximos para mim e onde tenho abastecido e ainda não encontrei teste adequado para verificar a originalidade da gasolina. E o mais estranho é que o posto onde a Podium é a de melhor desempenho é o de preço mais barato (R$3,71 contra R$4,12). E esse com Podium mais barata e de melhor desempenho é o suspeito (nas palavras de um concorrente que vende a R$4,12) "de acrescentar tinner". Argumenta ele que a Premium/Podium "é fácil de adulterar com tinner, pois ela originalmente cheira a tinner que também melhora o desempenho". Mas cadê o teste para o consumidor verificar isso? Nem o site da Petrobras traz isso.
JPASSOS
BRANCO PEROLIZADO

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

JPASSOS escreveu:Gemineiro,
Vc mencionou que outras bandeiras comercializam a Premium. Se souber me diga, p. favor, qual o nome para eu procurar aqui no Rio, pois aínda não encontrei
Ipiranga e Shell ANTIGAMENTE tinham gasolina premium. Já deixaram de ter faz tempo.

Hoje em dia de premium só a Podium.

JPASSOS
Membros

Mensagem por JPASSOS »

Realmente, de Premium só se encontra a Podium e ainda assim só em alguns postos BR. É mais cara, mas o desempenho, especialmente no motor THP, é muito melhor.
JPASSOS
BRANCO PEROLIZADO

Flavio Prado Farias
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Contato:

Mensagem por Flavio Prado Farias »

Bom eu usei uns 4 tanques de podium no meu THP e de boa não senti diferença andando na cidade, fui na CC e o mesmo disse que poderia usar a comum não a aditivada pq incrível elas criam borras dentro do motor, o cara da mitsubishi já tinha me falado isso é pensei que fosse besteira aí da Citroën falou a mesma coisa aí só uso comum de lá pra cá

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”