Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Danielgama
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Resolvido!!! O Limpador e Farol são acionados sozinhos!!!!!

Mensagem por Danielgama »

Meus caros,

Estou com um probleminha no meu C4 VTR, quando eu desligo o carro o limpador e o farol ficam ligado.

Segue o link com o relato do problema:

https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw

Deu uma olhada no manual e verifiquei que existem duas caixas de fusíveis uma no interior do carro (sob o painel de bordo) e outra no compartimento do motor.

O primeiro passo que eu realizei foi verificar os fusíveis e observei no manual que o fusível mais provável que poderia esta ocasionando o problema seria o fusível F13(posição) - 5A (amperagem) (sensor de chuva - Sensor de luminosidade) que fica localizado dentro do carro, pois bem, foi verificado e o mesmo não esta queimado.

Uma coisa que notei foi o barulho no relê, armando e desarmando, que esta na caixa de fusível no compartimento do motor, porém no manual não fala nada a respeito desse rele.

Estou passando o link onde relato o problema favor assista:
https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw

Verifiquei aqui no C4Clube que existem alguns comentários relativo a este problema, porém as pessoas relatam que este ocorreu logo após a lavagem do veículo, pois segundo informações contida no tópico, pode entrar água na caixa de fusível que fica no compartimento do motor e ocasionar uma série de problemas um deles é o acionamento do farol e do para-brisa qndo o carro esta desligado, no meu caso eu cheguei a lavar o carro porém logo após ele funcionou perfeitamente só vei a começar a apresentar esse problema no dia anterior.

Gostaria de saber se tem alguém que já passou pelo mesmo problema, ou se tem alguma que poderia dar uma dica, sera muito bem vinda.

Amanhã vou levar em um eletricista para saber melhor, assim que eu tiver solução para o mesmo entrarei em contato.

Agradeço desde já pelo C4CLUBE.
Editado pela última vez por Danielgama em 23 Abr 2014, 15:25, em um total de 1 vez.

bruel
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Grand Picasso

Re: AJUDA!! O Limpador e Farol são acionados sozinhos!!!!!

Mensagem por bruel »

Ola amigo tire a capa da caixa de fusiveis do compartimento do motor e tente identificar qual deles está acionado. Isso é curto no relé, que quando o sinal 12V do pós chave é desligado o rele fica atracado e recebe o 12V direto da bateria.

Creio que trocando esse rele não terá mais o problema.

piolho
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Mensagem por piolho »

Meu chute é a bateria chegando ao fim da vida útil, quando a tensão começa a baixar e o carro fica maluco mesmo. Essa tua bateria foi trocada quando?

Danielgama
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Danielgama »

Agradeço pela atenção de todos especialmente do piolho e bruel.

Então o problema realmente veio da caixa de fusível do motor, mais especifico da BSM L11-00,
e o defeito é no relé, ele entrou em curto.
Porém é impossível de trocar o relé, só realizando a troca do conjunto todo (caixa, placa, relé...), pois o mesmo vem todo lacrado com uma resina (que absurdo, na minha opinião o carro deixou a desejar neste ponto, um ótimo carro pecando em pequenos detalhes).

É importante ressaltar que depois de passar por diversos eletricistas, era unanime, eles afirmavam que os carros C4 (picasso, pallas, vtr, hacht....) e o 307, quando começa a apresentar esses problemas só restam três coisas:

1) A bateria esta chegando ao fim
2) Ou algum relé em curto (que foi meu caso)
3) Ou algum fusível queimado

CAUSA DO PROBLEMA
No meu caso este fato começou a ocorrer depois de lavar o carro ( O MOTOR NÃO FOI LAVADO), é bem provável que tenha respingado água dentro da caixa de fusível que fica ao lado do motor, mas não foi observado acumulo de água dentro do mesmo, o que indica que apenas umidade pode geral a queima do relé.

PRECAUÇÃO

Ao lavar o carro, mesmo que o motor não seja lavado, eu indicaria encapar com uma sacola plastica (de qualidade) a caixa de fusível que fica ao lado do motor, outro ponto importante é deixar o carro estacionado em uma superfície plana, caso não tenha ponha a frente do carro virada para o lado mais alto, pois a água do teto vai escoar para a mala e não para o capo onde fica situado a caixa de fusível tanto a BSM quanto a BSI.

CUSTO PARA REPARAR O PROBLEMA

Depois de uma maratona para ter a certeza do problema, fui consultar a concessionária para saber o valor da caixa de fusível, ai vem o absurdo 1300 reais, eu acho este valor um absurdo pois parto do pressuposto que esta caixa de fusível foi mal projetada e deveria ter um abono para os proprietários, falo isto pois é notório que é só pesquisar um pouco na internet que vi vários relatos de problemas similares.
E quando fui questionar o cara na concessionária fiquei sabendo que teve um recall do c4 pallas justamente na vedação da caixa de fusível, ou seja este é um problema que não foi 100% resolvido.

Fiquei indignado com este fato e fui procurar na internet pessoas que poderia me vender essa caixa (BSM), por fim achei um tiozãoo, que trabalhava apenas com carro françes e ele tinha uma usada me vendeu por 300, e ela ficou show de bola.

Assim que estiver com mais tempo vou tirar algumas fotos para retratar a caixa, vedação....

Um grande abraço para todos e peço para vcs continuarem à postar suas experiencia com o c4.

bruel
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por bruel »

Daniel

Que bom que resolveu o problema. Dei uma procurada e essa peça tem bastante para vender no Mercado Livre. COmo falou deve ser um problema crônico.

rhuanking
Membros
Estado: GO
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: Resolvido!!! O Limpador e Farol são acionados sozinhos!

Mensagem por rhuanking »

Boa Noite amigos! eu tenho enfrentado um problema parecido com esse. Infelizmente meu c4 pallas foi parar na retífica onde ficou mais de um mes sem bateria, pq retiraram o motor pra ser refeito por completo, ate ai tudo bem, comprei uma bateria nova e o motor finalmente foi montado porém, ao conectar a bateria meu c4 fica acionando os limpadores e o farol acende sozinho! andei lendo bastante e vi q o problema esta relacionado ao modulo bsi e bsm, mas vejo q o defeito é ocasionado por infiltraçao de agua danificando o relé. minha duvida é: Meu carro estava coberto, sem possibilidades de ser molhado de forma alguma, meu caso poderia ser apenas alguma programaçao que tenha se perdido devido ao tempo que ele ficou sem bateria??? assisti ao video acima e percebi que meu problema é diferente pq no meu caso meu carro nao faz barulho algum proximo ao modulo e tbm ele nao aciona de imediato os limpadores e o farol, as vezes demora ate meia hora apos eu desligar a chave. Desde ja agradeço a atençao de vcs amigos :)

djthiagow
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual
Contato:

Mensagem por djthiagow »

rhuanking escreveu:Boa Noite amigos! eu tenho enfrentado um problema parecido com esse. Infelizmente meu c4 pallas foi parar na retífica onde ficou mais de um mes sem bateria, pq retiraram o motor pra ser refeito por completo, ate ai tudo bem, comprei uma bateria nova e o motor finalmente foi montado porém, ao conectar a bateria meu c4 fica acionando os limpadores e o farol acende sozinho! andei lendo bastante e vi q o problema esta relacionado ao modulo bsi e bsm, mas vejo q o defeito é ocasionado por infiltraçao de agua danificando o relé. minha duvida é: Meu carro estava coberto, sem possibilidades de ser molhado de forma alguma, meu caso poderia ser apenas alguma programaçao que tenha se perdido devido ao tempo que ele ficou sem bateria??? assisti ao video acima e percebi que meu problema é diferente pq no meu caso meu carro nao faz barulho algum proximo ao modulo e tbm ele nao aciona de imediato os limpadores e o farol, as vezes demora ate meia hora apos eu desligar a chave. Desde ja agradeço a atençao de vcs amigos :)

Amigo, será que na oficina não trocaram a BSI ou BSM do seu carro por uma com problemas?!

Porque se antes ele não apresentava problemas e não ficou em local que poderia pegar água, acho que a minha desconfiança seria essa...
Citroen C4 Pallas GLX Flex Manual 2009

daniel_redes
Membros
Estado: AM
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por daniel_redes »

O meu deu um problema parecido. O carro apagava todo o painel, o farol ligava e o limpador do pára-brisas também.

Resolução: Problema nos três pontos de aterramento. Nunca mais aconteceu. Resolvi na ccs.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”