Caros membros do C4C, boa tarde!
Apesar de nunca ter postado com frequência no Clube, acompanho sempre os tópicos.
Sou dono de 2 C4, um VTR 2007, prata, com todos os acessórios de fábrica (xenon, bancos de couro com aquecimento etc) com apenas 58.000km rodados, e de um C4 2010 Hatch, Exclusive, branco, hoje com 68.000km.
Sei que esse não é o local para introduções de membros, porém como essa é minha primeira postagem relevante, não quero aparecer aqui "de paraquedas".
Pois bem, de um tempo pra cá, meu C4 VTR tem falhado bastante nas partidas à frio, ficando perfeito ao esquentar o motor.
Sei que esse é um assunto que já foi tratado bastante aqui. Contudo, utilizando a ferramenta de busca, encontrei vários casos em que ou o problema não foi resolvido, ou a solução é conflitante com outras onde o problema é o mesmo.
Portanto, se acharem apropriado, gostaria de pedir por gentileza a opinião atualizada dos membros, e perguntar se há um consenso na solução para esse problema, motivo pelo qual abri um tópico novo.
Li relatos que a solução ficou na troca da junta de cabeçote, outros na retífica das válvulas (!!!). Como devo me orientar? Não quero deixar meu carro na oficina para que fiquem "tentando" soluções e eu perca tempo e dinheiro.
Algumas considerações:
- diferente de alguns relatos de problemas de falha com o motor frio, meu VTR tem um consumo excelente (nesse último tanque consegui 9,5L/100km = 10,5 km/L)
- apenas uma vez até hoje apareceu aquele aviso de aquecimento do motor, embora, na ocasião, o nível de água estivesse ok, e o aviso nunca mais tenha aparecido
- já tive 2 Peugeot 307 2010 com a motorização 1.6. Ambos apresentaram o mesmo problema de falha somente na partida à frio. Em ambos os casos, instruído por mecânico de autorizada Bosch, a troca da bomba de combustível resolveu 100% o problema. Será essa uma nova solução?
Espero que entendam o tópico "repetido",
Obrigado
André
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Re: Motor 2.0 falhando quando frio
Seja bem vindo, André!
Antes de mais nada, vamos pelo mais simples e barato.Como estão as velas de ignição e filtro de combustível?
Seu carro é muito "novo" para dar problema na bomba de combustível mas devido a qualidade de nossos combustíveis, não podemos descantar essa possibilidade mais adiante mas tão somente depois de verificar/trocar os componentes acima.
Antes de mais nada, vamos pelo mais simples e barato.Como estão as velas de ignição e filtro de combustível?
Seu carro é muito "novo" para dar problema na bomba de combustível mas devido a qualidade de nossos combustíveis, não podemos descantar essa possibilidade mais adiante mas tão somente depois de verificar/trocar os componentes acima.
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Re: Motor 2.0 falhando quando frio
Caro RaphaelF, obrigado!
O carro está com 58.800km, estou tendo dificuldade em pará-lo para resolver esse problema, mas assim que chegar aos 60.000km quero fazer uma revisão mais completa, inclusive verificando as velas de ignição e filtro de combustível!
Como já tive esse mesmo problema nos 2 Peugeot 307, eu estava certo de que seria novamente a bomba de combustível, estava até pesquisando os preços. Contudo, pesquisando aqui no C4C percebi que podem ser outras as causas, vamos ver...
O carro está com 58.800km, estou tendo dificuldade em pará-lo para resolver esse problema, mas assim que chegar aos 60.000km quero fazer uma revisão mais completa, inclusive verificando as velas de ignição e filtro de combustível!
Como já tive esse mesmo problema nos 2 Peugeot 307, eu estava certo de que seria novamente a bomba de combustível, estava até pesquisando os preços. Contudo, pesquisando aqui no C4C percebi que podem ser outras as causas, vamos ver...
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Re: Motor 2.0 falhando quando frio
Beleza, até lá já vai pesquisando melhores preços, velas vá de NGK e filtro pode ser original, Wega, Mann Filter..assim que puder coloca uma boa gasolina podium.Peugeot 307 também é muito maneiro, ainda quero ter um, um 1.6 com teto solar cairia bem hehehe
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Re: Motor 2.0 falhando quando frio
Amigos, alguém mais pode me ajudar?
De umas semanas para cá tenho percebido também que a "água" (uso fluído adequado, não água) está baixando, tenho que completar direto.
Estes dois indícios (falha quando frio, e baixa de água) estão dando pinta de junta de cabeçote, o que acham?
- o único "porém" é que se estivesse vazando fluído pela junta do cabeçote, o óleo do motor estaria contaminado com fluído de refrigeração, não? O meu óleo está 100% puro...
Conto com a ajuda de todos, obrigado!
De umas semanas para cá tenho percebido também que a "água" (uso fluído adequado, não água) está baixando, tenho que completar direto.
Estes dois indícios (falha quando frio, e baixa de água) estão dando pinta de junta de cabeçote, o que acham?
- o único "porém" é que se estivesse vazando fluído pela junta do cabeçote, o óleo do motor estaria contaminado com fluído de refrigeração, não? O meu óleo está 100% puro...
Conto com a ajuda de todos, obrigado!