-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Óleo Direção Eletro Hidráulica - Troca Gradativa
Olá pessoal,
A troca do fluído da direção eletro hidráulica é bem complicada porque exige desmontar e conjunto e bla bla bla.
A opção caseira E DE BOM RESULTADO é tirar uns 300ml com seringa (20ml com uns 25com de mangueira) e substituir com óleo novo. Repeti esse processo algumas vezes e COM CERTEZA É MELHOR QUE DEIXAR O ÓLEO VELHO LÁ. Acho legal fazer essa "troca" de ~300ml a cada semana, até acabar o óleo da embalagem.
Vantagens:
- diminui o barulho (bem notável)
- diminui o esforço do motor (pouco)
- fica mais leve (pouco)
- pelo menos não deve dar problema na direção no longo prazo.
O óleo é o LDS total fluide.
Para se ter ideia, vejam a foto do óleo novo na tampinha e o óleo usado na garrafa.
Fica a dica pra galera, processo simples de fazer, não gasta mais de 15min por troca. Quando tiver tempo tiro foto da ferramenta de precisão para retirada de fluído do mecanismo de eletro hidráulico de direção (seringa descartável com caninho na ponta).
A troca do fluído da direção eletro hidráulica é bem complicada porque exige desmontar e conjunto e bla bla bla.
A opção caseira E DE BOM RESULTADO é tirar uns 300ml com seringa (20ml com uns 25com de mangueira) e substituir com óleo novo. Repeti esse processo algumas vezes e COM CERTEZA É MELHOR QUE DEIXAR O ÓLEO VELHO LÁ. Acho legal fazer essa "troca" de ~300ml a cada semana, até acabar o óleo da embalagem.
Vantagens:
- diminui o barulho (bem notável)
- diminui o esforço do motor (pouco)
- fica mais leve (pouco)
- pelo menos não deve dar problema na direção no longo prazo.
O óleo é o LDS total fluide.
Para se ter ideia, vejam a foto do óleo novo na tampinha e o óleo usado na garrafa.
Fica a dica pra galera, processo simples de fazer, não gasta mais de 15min por troca. Quando tiver tempo tiro foto da ferramenta de precisão para retirada de fluído do mecanismo de eletro hidráulico de direção (seringa descartável com caninho na ponta).
- R B Zetec
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Re: Óleo Direção Eletro Hidráulica - Troca Gradativa
Esse fluido você comprou na CSS ou conseguiu no mercado de autopeças ? Qual é a média de preço ?
- AndréLS
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Quantos km tem?
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Maxcwb, quantos litros vc usou nessa troca?
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Maxcwb, boa a dica amigo , vou fazer isso essa semana , abraço.
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Vamos lá: comprei em auto peças, tem toda a linha total/elf na rede de lojas que comprei (tem umas 10 pela cidade). Paguei em torno de 60 reais o litro, não lembro de cabeça.
Comprei somente um litro e troquei 3 vezes. A primeira "garrafinha" preta tirei com uns 36~37 mil km. Agora está com 47mil km.
JULGO pelos meus outros carros que NO MÁXIMO de 2 em 2 anos (20mil km) precisa fazer a troca completa. Como no C4 é difícil, e eu diria que arriscado, soltar qualquer mangueira, acho prudente ir trocando gradativamente e aos poucos. Não é o ideal, mas percebe-se a diferença.
A troca do fluído da direção e do freio é comum a Concessionária não fazer, só faz quando dá problema e enfia a faca. Mais pra frente compro outra embalagem do óleo pra trocar novamente.
Abs pra turma.
Comprei somente um litro e troquei 3 vezes. A primeira "garrafinha" preta tirei com uns 36~37 mil km. Agora está com 47mil km.
JULGO pelos meus outros carros que NO MÁXIMO de 2 em 2 anos (20mil km) precisa fazer a troca completa. Como no C4 é difícil, e eu diria que arriscado, soltar qualquer mangueira, acho prudente ir trocando gradativamente e aos poucos. Não é o ideal, mas percebe-se a diferença.
A troca do fluído da direção e do freio é comum a Concessionária não fazer, só faz quando dá problema e enfia a faca. Mais pra frente compro outra embalagem do óleo pra trocar novamente.
Abs pra turma.
- R B Zetec
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Valeu pela resposta.
Concordo com você, no meu carro anterior ( Focus ) eu também fiz a substituição gradual, considero mais seguro ( não ideal ) que desmontar as mangueiras do sistema de direção.
Concordo com você, no meu carro anterior ( Focus ) eu também fiz a substituição gradual, considero mais seguro ( não ideal ) que desmontar as mangueiras do sistema de direção.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
É meio chatinho de mexer nas mangueiras da direção mas se assim quiser, retire a roda do lado passageiro, o parabarro e já vai ver as duas, uma paralela a outra.Vale muito a pena a trocar quem ainda não fez, f**a que esse óleo é muito caro, f**a...
-
- Membros
- Estado: ES
RaphaelF escreveu:É meio chatinho de mexer nas mangueiras da direção mas se assim quiser, retire a roda do lado passageiro, o parabarro e já vai ver as duas, uma paralela a outra.Vale muito a pena a trocar quem ainda não fez, f**a que esse óleo é muito caro, f**a...
Alguem tem foto? pq o meu ta muito feio... vou fazer essa troca. porém estava afim de usar outro óleo, o que vcs acham?
-
- Membros
- Estado: ES
achei um video irei fazer nesse esquema.pppiloto escreveu:RaphaelF escreveu:É meio chatinho de mexer nas mangueiras da direção mas se assim quiser, retire a roda do lado passageiro, o parabarro e já vai ver as duas, uma paralela a outra.Vale muito a pena a trocar quem ainda não fez, f**a que esse óleo é muito caro, f**a...
Alguem tem foto? pq o meu ta muito feio... vou fazer essa troca. porém estava afim de usar outro óleo, o que vcs acham?