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walterjunior
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Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de calor

Mensagem por walterjunior »

Oi pessoal, tudo bem?

Semana passada tive uma enorme infelicidade graças ao meu C4 GLX Hatch 2.0: desembolsar R$5200 em manutenção. Vou resumir a história...

De um mês e meio pra cá, percebi um barulho estranho ao ligar o carro, que permanecia até rodar um pouco com ele. Um "nhec nhec" característico de correia. Posterguei (que erro!) o diagnóstico e continue andando normalmente. Sábado passado, saí com o carro e, ao estacioná-lo na garagem, notei barulho de vazamento. Olhei embaixo dele e lá estava, pingando água sem parar. Abri o capô e o reservatório de água estava "café com leite", com borras marrons "grudadas" no plástico. Pensei: putz, misturou óleo na água... CABEÇOTE!

Levei na concessionária na segunda-feira de guincho e 1 dia depois, recebo o orçamento. Basicamente, o trocador de calor deu pau (assim, do nada) e o barulho era da bomba d'água. Segue a lista de peças e seus valores:

Correia dentada R$ 234,05
Tensor R$ 213,91
Trocador calor motor (filtro de oléo, tem que trocar tudo) R$ 1026,16
Vaso expansão R$ 135,84
Junta torica R$ 7,22
Polia tensora R$ 272,63
Bomba d'água R$ 559,43
Tensor R$ 325,73
Trocador calor câmbio R$ 629,31
Lâmpada farol de milha R$ 98,49
Aditivo radiador R$ 208,29

+ R$1300 de mão de obra = quase R$5300. Um absurdo! E meu carro já está fora da garantia...

Como não tenho nenhum mecânico de confiança aqui em São Paulo-Capital (aliás, se tiverem, por favor me recomendem), precisava pegar o carro o quanto antes e tinha a certeza de que na css o serviço seria bem feito, peças originais, garantia... Paguei essa latada.

Queria saber de vocês: alguém já teve um problema parecido? O orçamento está condizente? Por que raios o trocador de calor pifou?

Fiquei bastante decepcionado e estou com medo de dar outro problema no carro, pois é a primeira manutenção que precisei fazer. Os preços são caros assim mesmo? Vale a pena fazer o trabalho na concessionária?

Obrigado e boa sorte com os C4's de vocês!

Abs,
Walter

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loudenvier
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por loudenvier »

O motor 2.0 do C4 é bastante robusto. Dificilmente dá problema sério. Existem exceções. No seu caso não foi o motor, mas seu carro tentou te avisar e você não deu ouvidos. Eu sou meio paranoico com carro, qualquer barulho diferente levo no meu mecânico. Como você não tem mecânico aí, iria levar na Concessionária mesmo... Talvez não tivesse que trocar a bomba d'água, se tivesse trocado apenas o "Trocador de Calor".

Mas faltaram informações importantes: quantos KM tinha seu carro? Isto pode ser um defeito oculto, posto que é sério, e você pode pleitear na justiça algum reembolso. Qual é o histórico de manutenção do carro? Já havia trocado correia dentada? Fale mais do seu carro pra gente poder tentar decifrar o que pode ter acontecido.

Quanto ao orçamento, é claro que tem os absurdos de concessionária... R$ 1000 o trocador de calor?!?!? R$ 213 o tensor? R$ 234 a correia? Bomba d'água R$ 560?

Por que teve que trocar o trocador de calor do câmbio também? Que desgraça foi essa que aconteceu no seu carro!?!?! É muito difícil confiar na CSS... não podemos afirmar, mas eles podem ter visto uma situação um pouco crítica e resolveram enfiar a faca e trocar tudo que tinha no caminho, sem determinar o que era mesmo necessário...

Eu acho que fora da CSS, mesmo trocando tudo que trocou, esta intervenção deveria sair entre uns R$ 3000 e R$ 3500... Na CSS eu acho até que ficou barato :-)

walterjunior
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por walterjunior »

Obrigado pela resposta, loudenvier!

Meu carro está hoje com pouco menos de 45.000km rodados, fabricado em 2010, modelo 2011. Nunca troquei a correia, bomba d'água ou outra coisa fora das manutenções rotineiras de revisão.

Sobre o trocador de calor do câmbio, eles disseram que era uma medida de preventiva e era necessário caso eu quisesse ter a garantia do serviço por 8 meses... =/

Foi mesmo uma desgraça isso que aconteceu. Espero que nada do tipo se repita!

Abs,
Walter

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loudenvier
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por loudenvier »

walterjunior escreveu:Obrigado pela resposta, loudenvier!

Meu carro está hoje com pouco menos de 45.000km rodados, fabricado em 2010, modelo 2011. Nunca troquei a correia, bomba d'água ou outra coisa fora das manutenções rotineiras de revisão.

Sobre o trocador de calor do câmbio, eles disseram que era uma medida de preventiva e era necessário caso eu quisesse ter a garantia do serviço por 8 meses... =/

Foi mesmo uma desgraça isso que aconteceu. Espero que nada do tipo se repita!

Abs,
Walter
Cara, você está plenamente correto com a manutenção do seu carro. Não havia nada mesmo a ser feito com 45.000KM no carro, só trocas de óleo e filtro, nada mais mesmo. Correia dentada, bomba d'água, tudo isso só mesmo nos 70.000KM... Eu não sei nem o que te dizer... Se fosse comigo procuraria ajuda no PROCON, a opinião de outros mecânicos sobre a intervenção que houve e tentava descobrir o motivo que ocasionou este problema, pois isto é defeito de fabricação COM CERTEZA!!!

Além disso se você levou o carro em toda as revisões na concessionária e eles não pegaram nada de estranho, eles tem co-responsabilidade.

walterjunior
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por walterjunior »

loudenvier escreveu:
walterjunior escreveu:Obrigado pela resposta, loudenvier!

Meu carro está hoje com pouco menos de 45.000km rodados, fabricado em 2010, modelo 2011. Nunca troquei a correia, bomba d'água ou outra coisa fora das manutenções rotineiras de revisão.

Sobre o trocador de calor do câmbio, eles disseram que era uma medida de preventiva e era necessário caso eu quisesse ter a garantia do serviço por 8 meses... =/

Foi mesmo uma desgraça isso que aconteceu. Espero que nada do tipo se repita!

Abs,
Walter
Cara, você está plenamente correto com a manutenção do seu carro. Não havia nada mesmo a ser feito com 45.000KM no carro, só trocas de óleo e filtro, nada mais mesmo. Correia dentada, bomba d'água, tudo isso só mesmo nos 70.000KM... Eu não sei nem o que te dizer... Se fosse comigo procuraria ajuda no PROCON, a opinião de outros mecânicos sobre a intervenção que houve e tentava descobrir o motivo que ocasionou este problema, pois isto é defeito de fabricação COM CERTEZA!!!

Além disso se você levou o carro em toda as revisões na concessionária e eles não pegaram nada de estranho, eles tem co-responsabilidade.
Também suspeito que seja defeito de fabricação, pois sempre cuidei muito bem do carro. O fato é que a última revisão não foi feita na css, pois a garantia já havia expirado (e tratava-se somente de trocas de óleo e filtro). Você acha que mesmo assim devo acioná-los no Procon?

Abs!

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loudenvier
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por loudenvier »

walterjunior escreveu:Também suspeito que seja defeito de fabricação, pois sempre cuidei muito bem do carro. O fato é que a última revisão não foi feita na css, pois a garantia já havia expirado (e tratava-se somente de trocas de óleo e filtro). Você acha que mesmo assim devo acioná-los no Procon?

Abs!
Eu PROCURARIA o PROCON para ver o que eles acham sobre este caso. Eles tem mais experiência. Outra coisa é procurar um advogado, mas advogado sempre desliza na hora de responder sobre a viabilidade de um processo.

RaphaelF
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por RaphaelF »

Minha nossa, sinto pelo seu problema e te digo, OBRIGADO POR RELATAR.

Troquei a menos de 10000 kms as correais, seus tensores e polias e por um "infelicidade" comprei a bomba de água e acabei não a trocando, pois bem, duas semanas atrás ele apresentou esse barulho que parece de correia dai suspeitei da bomba mas meio que deixei de lado, agora você me abriu os olhos...!!!

Não saio mais nesse carro a não ser pra ir direto fazer a troca, sem dpuvidas se vc não tivesse aparecido por aq, eu daqui um tempo estaria fazendo esse mesmo relato.

Compre as peças ou na ccs ou da marca Continental, Gates, INA, SKF e eu não faria a troca do trocador de calor.QUALQUER serviço deve ter garantia de 30 dias.

Mais uma vez obrigado e espero que resolva o seu problema da melhor maneira possível, qualquer coisa pergunte!!

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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por pppiloto »

Pô cara que infelicidade :/

mais ai não desanima não, isso infelizmente acontece.... eu tb procuraria o procon.

walterjunior
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por walterjunior »

RaphaelF escreveu:Minha nossa, sinto pelo seu problema e te digo, OBRIGADO POR RELATAR.

Troquei a menos de 10000 kms as correais, seus tensores e polias e por um "infelicidade" comprei a bomba de água e acabei não a trocando, pois bem, duas semanas atrás ele apresentou esse barulho que parece de correia dai suspeitei da bomba mas meio que deixei de lado, agora você me abriu os olhos...!!!

Não saio mais nesse carro a não ser pra ir direto fazer a troca, sem dpuvidas se vc não tivesse aparecido por aq, eu daqui um tempo estaria fazendo esse mesmo relato.

Compre as peças ou na ccs ou da marca Continental, Gates, INA, SKF e eu não faria a troca do trocador de calor.QUALQUER serviço deve ter garantia de 30 dias.

Mais uma vez obrigado e espero que resolva o seu problema da melhor maneira possível, qualquer coisa pergunte!!
Fico feliz que ajudei! :) Geralmente, o barato sai caro. É tipo economizar aqueles 20 reais de estacionamento, parar na rua e acabar com o estepe furtado (sim, também já passei por isso... rs). Agora, qualquer barulhinho ou coisa anormal, levarei em seguida pra verificar o que pode ser.

Boa sorte aí também!

Abs

walterjunior
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Re: Problemas na bomba d'água (kit correia) e trocador de ca

Mensagem por walterjunior »

pppiloto escreveu:Pô cara que infelicidade :/

mais ai não desanima não, isso infelizmente acontece.... eu tb procuraria o procon.
É a vida, né? Bola pra frente mesmo!

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