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Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Olá, pessoal!
Comprei um C4 Pallas 2011, completo, e ele é meu primeiro carro com o câmbio automático. Estou gostando bastante do carro, do motor, do câmbio, tudo certo. Só tem uma coisa que acho estranho: ficar com o carro no modo Drive (D) mesmo quando parado em um semáforo, por exemplo.
Quando tem a "sorte" de pegar um ciclo completo de um semáforo em vermelho, isto dá um tempo considerável. Não preserva mais o câmbio se passar o carro para o ponto morto (N) e só engatar a marcha novamente quando for andar? Não digo para pequenas paradas ou para o para-e-anda do trânsito, mas sim para aquelas situações que você sabe que vai ficar 1 minuto (ou mais) absolutamente parado.
Com ele no modo Drive parece que ele quer andar o tempo todo, que fica uma briga entre o câmbio e o freio :-)
Para vocês que conhecem mais do carro do que eu, ajuda colocar no N ou não muda nada?
Grato,
Comprei um C4 Pallas 2011, completo, e ele é meu primeiro carro com o câmbio automático. Estou gostando bastante do carro, do motor, do câmbio, tudo certo. Só tem uma coisa que acho estranho: ficar com o carro no modo Drive (D) mesmo quando parado em um semáforo, por exemplo.
Quando tem a "sorte" de pegar um ciclo completo de um semáforo em vermelho, isto dá um tempo considerável. Não preserva mais o câmbio se passar o carro para o ponto morto (N) e só engatar a marcha novamente quando for andar? Não digo para pequenas paradas ou para o para-e-anda do trânsito, mas sim para aquelas situações que você sabe que vai ficar 1 minuto (ou mais) absolutamente parado.
Com ele no modo Drive parece que ele quer andar o tempo todo, que fica uma briga entre o câmbio e o freio :-)
Para vocês que conhecem mais do carro do que eu, ajuda colocar no N ou não muda nada?
Grato,
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
O fato dele "querer andar o tempo todo" é normal nos câmbios automáticos ( Não nos Automatizados)
Sobre colocar no N, eu só faço isso quando sei que semáforo, ou sinal, ou farol ( depende de onde no Brasil a pessoa está ;) )
demora muito, 5min
Mas eu passo no N em quase todos os "sinais"
Sobre colocar no N, eu só faço isso quando sei que semáforo, ou sinal, ou farol ( depende de onde no Brasil a pessoa está ;) )
demora muito, 5min
Mas eu passo no N em quase todos os "sinais"
- rodrigo cardozo
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Eu passo p/ N em quase todos os semáforos...
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Eu passo pra N em todos os semáforos. Eu achei que fosse o correto.
E quando a parada é mais longa, como estacionar em algum lugar pra esperar alguém, com o carro ligado, eu passo pra P.
E quando a parada é mais longa, como estacionar em algum lugar pra esperar alguém, com o carro ligado, eu passo pra P.
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Nada de passar pro N(somente o tempo suficiente para passar do R pro D), em NENHUMA situação!O recomendado é em acima de paradas de 5 minutos, pode-se colocar no Park.Alguns câmbios inclusive, perdem momentaneamente a lubrificação ao colocar na posicão N.A regra de ouro para qualquer câmbio automático é:quanto menos mexer a alavanca seletora, mais durabilidade.Até 5 minutos aguenta de boa no D com o pé do freio que o conjunto todo vai agradecer.
No sinal, deixe sempre no D, conheço pessoas que a cada sinal mudam de posição dai já viu....ou passa o carro pra frente rapidinho ou se prepara pro prejuízo antes dos outros.
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
CORRETO... N é só pra empurrar ou guinchar o carro qdo o motor não estiver funcionando. Em N o câmbio não terá lubrificação e vai estragar beeeeeem mais rápido!RaphaelF escreveu:Nada de passar pro N(somente o tempo suficiente para passar do R pro D), em NENHUMA situação!O recomendado é em acima de paradas de 5 minutos, pode-se colocar no Park.Alguns câmbios inclusive, perdem momentaneamente a lubrificação ao colocar na posicão N.A regra de ouro para qualquer câmbio automático é:quanto menos mexer a alavanca seletora, mais durabilidade.Até 5 minutos aguenta de boa no D com o pé do freio que o conjunto todo vai agradecer.
No sinal, deixe sempre no D, conheço pessoas que a cada sinal mudam de posição dai já viu....ou passa o carro pra frente rapidinho ou se prepara pro prejuízo antes dos outros.
- rodrigo cardozo
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
witterman escreveu:CORRETO... N é só pra empurrar ou guinchar o carro qdo o motor não estiver funcionando. Em N o câmbio não terá lubrificação e vai estragar beeeeeem mais rápido!RaphaelF escreveu:Nada de passar pro N(somente o tempo suficiente para passar do R pro D), em NENHUMA situação!O recomendado é em acima de paradas de 5 minutos, pode-se colocar no Park.Alguns câmbios inclusive, perdem momentaneamente a lubrificação ao colocar na posicão N.A regra de ouro para qualquer câmbio automático é:quanto menos mexer a alavanca seletora, mais durabilidade.Até 5 minutos aguenta de boa no D com o pé do freio que o conjunto todo vai agradecer.
No sinal, deixe sempre no D, conheço pessoas que a cada sinal mudam de posição dai já viu....ou passa o carro pra frente rapidinho ou se prepara pro prejuízo antes dos outros.
Nada a ver... Uma simples pesquisa na net demonstraria que em N somente alguns câmbios poderiam perder a lubrificação, provavelmente os modelos bem mais antigos e, ainda assim, PARADO, o mesmo não sofreria nenhum desgaste (até pelo contrário, pois diminuiria aquela guerra de freio x caixa). De quebra, todos os testes efetuados demonstraram uma pequena redução no consumo de combustível. Minha AL4 está com 24k e por enquanto são só alegrias (toc, toc, toc na madeira...), sendo inclusive o motivo principal por ter optado pelo C4 em detrimento do Focus, I30 e Subaru quando comprei em 2010... Disparadamente mais ágil que nos concorrentes!
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Um detalhe importante: os câmbios automáticos normalmente desacoplam quando o carro está com parado, eu não sei direito o que quer dizer "desacoplar" uma vez que o conversor de torque é baseado em teoria dos fluidos... Talvez isto ocorra nos automatizados.
Bom, independente disso, se o carro está tentando andar o tempo todo, evidenciado por leve remoção de pressão no freio, alguma força está sendo constantemente exercida, portanto há mais gasto de gasolina.
Se colocar no N fosse prejudicial para os câmbios modernos, imaginem só o AUTO START STOP?!!?!?
Em engarrafamentos (trânsito só pesado, não parado) eu nem toco na alavanca (afinal, automático é mais para isto do que para velocidade de cruzeiro), mas em todos os sinais eu movo para 'N'.
Bom, independente disso, se o carro está tentando andar o tempo todo, evidenciado por leve remoção de pressão no freio, alguma força está sendo constantemente exercida, portanto há mais gasto de gasolina.
Se colocar no N fosse prejudicial para os câmbios modernos, imaginem só o AUTO START STOP?!!?!?
Em engarrafamentos (trânsito só pesado, não parado) eu nem toco na alavanca (afinal, automático é mais para isto do que para velocidade de cruzeiro), mas em todos os sinais eu movo para 'N'.
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
Há cambios que "desacoplam" (entra neutro, mesmo com a alavanca em "d") com o carro parado com o pé no freio. Soltou o pé do freio o câmbio acopla novamente. Uma câmbio que fazia isso era do Astra, não sei se do Corolla...
Não costumo colocar em "N" nos semáforos "normais", apenas quando sei que a parada é demorada. Ficar parado em "D" também não causa nenhum desgaste anormal no conversor de torque, já que não há o atrito como numa embreagem de câmbio manual, ele foi projetado para isso mesmo.
Esse incômodo de sentir o carro "querendo andar" geralmente passa após a fase de transição do manual para o automático.
Questão de passar pra "N" em cada parada vai do gosto do freguês e uma possível economia marginal de combustível, já que o motor fica em marcha lenta livre.
E para aproveitar o tópico... fiz o Recall e aproveitei para atualizar o software do câmbio. Meu carro estava com aquela versão que só entrava 4ª a 70km/h e reduzia 1ª aos 19km/h (dando um coice quando muito quente).
O câmbio voltou a ficar liso e com trocas suaves... 84 mil km e uma delícia de dirigir.
Não costumo colocar em "N" nos semáforos "normais", apenas quando sei que a parada é demorada. Ficar parado em "D" também não causa nenhum desgaste anormal no conversor de torque, já que não há o atrito como numa embreagem de câmbio manual, ele foi projetado para isso mesmo.
Esse incômodo de sentir o carro "querendo andar" geralmente passa após a fase de transição do manual para o automático.
Questão de passar pra "N" em cada parada vai do gosto do freguês e uma possível economia marginal de combustível, já que o motor fica em marcha lenta livre.
E para aproveitar o tópico... fiz o Recall e aproveitei para atualizar o software do câmbio. Meu carro estava com aquela versão que só entrava 4ª a 70km/h e reduzia 1ª aos 19km/h (dando um coice quando muito quente).
O câmbio voltou a ficar liso e com trocas suaves... 84 mil km e uma delícia de dirigir.
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas
"guerra de freio x caixa"
Você vai me desculpar mas é pra isso que serve o conversor de torque.Não existe nenhum problema manter o pé no freio e a posição no Drive.200000 kms seu câmbio ainda é novo, ou menos era pra ser.Tivemos uma Space Wagon 93(isso em 2000 mais ou menos)que veio dar problema no câmbio aos 250000 kms...câmbio foi feito para durar, MUITAS VEZES, mais que o próprio motor e isso com pouco manutenção, se observamos os veículos japoneses, principalmente, estaremos falando de centenas de milhares sem nenhuma manutenção...há câmbios e câmbios e acredito que em um câmbio com essa fama de problemático(o que REALMENTE É se formos ser bem sinceros) aqui no Brasil(em países frios ele NÃO 1% das reclamações daqui, pode procurar em forum que vai ser difícil, quse impossível ouvir falar mal dele) devemos ser bem cuidadosos com seu funcionamento e DEIXAR A ALAVANCA NA POSIÇÃO N, ainda mais com essa frequência toda, vai contra ao pouco(é pouco mesmo) que conheço de transmissões automáticas.
E explico porque esse câmbio, em geral, é sim problemático.Diferente de um Peugeot 406(e mts outros equipados com esse modelo de caixa)um genuíno francês, feito com excelentes peças, inclusive foi importado sem tocarem nessa parte.Não digo todos modelos de Al-4 mais boa parte, foram fabricados usando materiais, digamos, mais abundantes por essas terras...acredito que um simples radiador de fluído da transmissão( não uma porcaria quase inútil de um trocador de calor daqueles) ajudaria bastante...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... co-al4-_JM
Você vai me desculpar mas é pra isso que serve o conversor de torque.Não existe nenhum problema manter o pé no freio e a posição no Drive.200000 kms seu câmbio ainda é novo, ou menos era pra ser.Tivemos uma Space Wagon 93(isso em 2000 mais ou menos)que veio dar problema no câmbio aos 250000 kms...câmbio foi feito para durar, MUITAS VEZES, mais que o próprio motor e isso com pouco manutenção, se observamos os veículos japoneses, principalmente, estaremos falando de centenas de milhares sem nenhuma manutenção...há câmbios e câmbios e acredito que em um câmbio com essa fama de problemático(o que REALMENTE É se formos ser bem sinceros) aqui no Brasil(em países frios ele NÃO 1% das reclamações daqui, pode procurar em forum que vai ser difícil, quse impossível ouvir falar mal dele) devemos ser bem cuidadosos com seu funcionamento e DEIXAR A ALAVANCA NA POSIÇÃO N, ainda mais com essa frequência toda, vai contra ao pouco(é pouco mesmo) que conheço de transmissões automáticas.
E explico porque esse câmbio, em geral, é sim problemático.Diferente de um Peugeot 406(e mts outros equipados com esse modelo de caixa)um genuíno francês, feito com excelentes peças, inclusive foi importado sem tocarem nessa parte.Não digo todos modelos de Al-4 mais boa parte, foram fabricados usando materiais, digamos, mais abundantes por essas terras...acredito que um simples radiador de fluído da transmissão( não uma porcaria quase inútil de um trocador de calor daqueles) ajudaria bastante...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... co-al4-_JM