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RaphaelF
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por RaphaelF »

Pra entender mais fácil como COLOCAR NO N NÃO TEM NENHUM TIPO DE BENEFÍCIO, observem com um painel de ponteiros ou aparelho e vejam QUANTAS RPM fica na posição Neutral e na posição Drive com pé no freio.

Digo de ponteiros pois os atuais de barrinhas não são precisos, sempre é menor na segunda situação(D).

Isso me lembra um conhecido que na descida da serra com seu Pallas na época que lançou sempre jogava no N pra economizar combustível, eu ingênuo até me perguntava se era possível, na época nem carteira tinha...

Hoje eu entendo que existe uma marcha correspondente a velocidade que aplicaria o freio motor e faria proveito do cut off gastando praticamente nada, já na posição N...........???????????????Isso em todas situações, repito, não traz benefícios.Essa da serra é o cúmulo de se querer fazer o trabalho do câmbio.hehehehe

RaphaelF
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por RaphaelF »

Sobre o start-stop:

Ele traz sim um desgaste maior do motor de partida e da bateria porém, óbvio, todos eles são feitos com motores de arranque muuito superiores a um convencional e sempre com baterias maiores.Quando digo muito, digo muito mesmo, eles são bem mais eficientes e maiores que os normais.

Pelo que vejo, o único senão do start stop, em um longo prazo(lá pro terceiro ou quarto dono), é um maior custo manutenção desses dois itens, por outro lado o que seu carro economiza de combustível é muito maior que esse porém.

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rodrigo cardozo
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por rodrigo cardozo »

Arr escreveu:E para aproveitar o tópico... fiz o Recall e aproveitei para atualizar o software do câmbio. Meu carro estava com aquela versão que só entrava 4ª a 70km/h e reduzia 1ª aos 19km/h (dando um coice quando muito quente).

O câmbio voltou a ficar liso e com trocas suaves... 84 mil km e uma delícia de dirigir.

A versão atual é a melhor que tive!!! Muito próxima da que saiu de fábrica em 2010, mas um pouco mais esperta (parece efetuar as trocas de maneira mais ágil, eficiente)...
RaphaelF escreveu:
"guerra de freio x caixa"

Você vai me desculpar mas é pra isso que serve o conversor de torque.

Não disse nada em contrário a isso...

E explico porque esse câmbio, em geral, é sim problemático.Diferente de um Peugeot 406(e mts outros equipados com esse modelo de caixa)um genuíno francês, feito com excelentes peças, inclusive foi importado sem tocarem nessa parte.Não digo todos modelos de Al-4 mais boa parte, foram fabricados usando materiais, digamos, mais abundantes por essas terras...acredito que um simples radiador de fluído da transmissão( não uma porcaria quase inútil de um trocador de calor daqueles) ajudaria bastante...

Tenho quase certeza que o motor e a caixa do C4 vêm montados da França...tsc...tsc...tsc...
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Arr
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por Arr »

rodrigo cardozo escreveu: A versão atual é a melhor que tive!!! Muito próxima da que saiu de fábrica em 2010, mas um pouco mais esperta (parece efetuar as trocas de maneira mais ágil, eficiente
Exatamente, ficou suave, mas as trocas rápidas e decididas. Funcionamento bem previsível.
Tive algum receio do câmbio ficar meio indeciso como na versão que veio 0km em 2010, mas isso não ocorreu.

Meu irmão recentemente pegou um 407, a programação dele é ainda mais suave (passa 1ª p/ 2ª a 10km/h), mas é meio lento no kick down, principalmente quando faz uma redução de 4ª pra 2ª em ultrapassagens. Nessa horas é melhor usar o tiptronic.
Entretanto o carro é show de suspensão!

Quanto a questão de motor (2.0) e câmbio, pelo que sei também vem tudo montado da França.

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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por rodrigo cardozo »

Arr escreveu: Tive algum receio do câmbio ficar meio indeciso como na versão que veio 0km em 2010, mas isso não ocorreu.

Meu irmão recentemente pegou um 407, a programação dele é ainda mais suave (passa 1ª p/ 2ª a 10km/h), ...
Indeciso... Essa é a expressão que melhor exemplificava a versão de 2010! Não conseguia achar a palavra... Agora, beira a perfeição (só não é melhor, levando-se em conta que só tem 4m, pela eterna nuvem negra que nos preocupa, quanto à possíveis problemas).

Quanto a troca de 1ª p/ 2ª, se arrancar de leve, vai notar que esta versão também trocará nesta velocidade, ou bem próximo dela...

Abç.
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por netvasco »

Não vi nada no manual da Grand C4 mas quando tive uma Zafira, o manual era bem claro dizendo que o pé no freio "equivalia" à posição N.

Independente de qualquer coisa, comprei um carro automático para ele ser automático, não para eu mexer no câmbio a cada parada :)

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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por rodrigo cardozo »

netvasco escreveu:... mas quando tive uma Zafira, o manual era bem claro dizendo que o pé no freio "equivalia" à posição N...

Característica do câmbio GM em alguns anos...
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por witterman »

Olha o que o ADG fala aos 31 minutos do video...


RaphaelF
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por RaphaelF »

/\
ADG é sábio no que diz, tai mais uma opinião de peso.

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rodrigo cardozo
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Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por rodrigo cardozo »

witterman escreveu:Olha o que o ADG fala aos 31 minutos do video...


Convém lembrar que ele menciona que o "câmbio roda sem lubrificação" situação que não ocorrerá com o carro parado... O que não podemos fazer é rodar com o carro com o câmbio em N (famosa "banguela" em algumas regiões do país), pois o mesmo trabalhará sem lubrificação.
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