Meu C4 começou hoje com esse defeito. Quando aperto no freio para tirar da posição "P" ele faz um estalo. Vou tentar explicar melhor, o cambio automatico não sai da posição "P" sem apertar o freio, provavelmente alguma engrenagem que só é liberada com o acionamento do freio, quando aciono o freio da pra ouvir claramente essa engrenagem sendo liberada, um estalo um pouco forte no cambio.
Alguem já teve ou tem esse problema ? Sera que é de facil resolução ou é algo mais serio ? Agradeceria qualquer ajuda ou conselho.
Postei aqui antes de ir na Citroen para não ser enrolado com a frase "tem que trocar o cambio todo".
-
- Membros
- Mensagens: 8
- Registrado em: 12 Abr 2013, 20:44
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Sbrobos,
É normal um estalo na alavanca ao se apertar o freio. É justamente a trava da alavanca sendo liberada, trava que impede que a alavanca seja retirada da posição P sem estar com o pé no freio.
No meu se ficar apertando o e soltando o freio, é possível ouvir essa trava atuando.
Uma coisa, que não tenho certeza mas que acredito que possa influenciar em aumentar esse ruído é você deixar o carro "pendurado" no cambio. Ao parar o carro, primeiro colocar em P, soltar o freio e depois puxar o freio de mão. Isso não é legal pois a caixa de marchas fica segurando o carro ao invés do freio de mão.
O recomendado quando for para o carro, é puxar o freio de mão, (alguns recomendam até colocar o cambio em N e soltar o freio de pé em seguida, para garantir que o carga está no freio), e só depois colocar o câmbio em P.
Experimente seguir esse procedimento e veja se o barulho diminui.
Abraço
É normal um estalo na alavanca ao se apertar o freio. É justamente a trava da alavanca sendo liberada, trava que impede que a alavanca seja retirada da posição P sem estar com o pé no freio.
No meu se ficar apertando o e soltando o freio, é possível ouvir essa trava atuando.
Uma coisa, que não tenho certeza mas que acredito que possa influenciar em aumentar esse ruído é você deixar o carro "pendurado" no cambio. Ao parar o carro, primeiro colocar em P, soltar o freio e depois puxar o freio de mão. Isso não é legal pois a caixa de marchas fica segurando o carro ao invés do freio de mão.
O recomendado quando for para o carro, é puxar o freio de mão, (alguns recomendam até colocar o cambio em N e soltar o freio de pé em seguida, para garantir que o carga está no freio), e só depois colocar o câmbio em P.
Experimente seguir esse procedimento e veja se o barulho diminui.
Abraço
- Sbrobos
- Membros
- Mensagens: 60
- Registrado em: 29 Mai 2014, 02:15
- Estado: AL
- Cidade: Maceió
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Exatamente essa trava que esta fazendo esse barulho. O problema é que ta um estalo forte, mais alto que o normal. Amanha faço um video e posto aqui. Ando muito preocupado com o cambio depois de ler os relatos aqui. Aparentemente 80% dos membros desse forum ja teve problema com esse cambio.
- Sbrobos
- Membros
- Mensagens: 60
- Registrado em: 29 Mai 2014, 02:15
- Estado: AL
- Cidade: Maceió
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Outra duvida também, vi que quase todo mundo teve problema com o cambio, mas aparentemente foi só troca de eletrovalvula. Alguem mais teve um problema mais serio, ou apenas a troca da eletrovalvula resolve ? Estou pensando em compra-las e já deixar de reserva caso um dia esse problema venha ocorrer. Meu carro tem 31km rodados, e ta todo revisado na concessionaria.
Unico problema até agora foi esse "clec" que da ao pisar no freio para destravar o cambio.
Unico problema até agora foi esse "clec" que da ao pisar no freio para destravar o cambio.
- Lugon
- Membros
- Mensagens: 211
- Registrado em: 18 Out 2013, 14:53
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Sbrobos escreveu:Outra duvida também, vi que quase todo mundo teve problema com o cambio, mas aparentemente foi só troca de eletrovalvula. Alguem mais teve um problema mais serio, ou apenas a troca da eletrovalvula resolve ? Estou pensando em compra-las e já deixar de reserva caso um dia esse problema venha ocorrer. Meu carro tem 31km rodados, e ta todo revisado na concessionaria.
Unico problema até agora foi esse "clec" que da ao pisar no freio para destravar o cambio.
Srobos, quando estaciona você segue a sequência que o ARafael citou?
Lugon de Souza
- Sbrobos
- Membros
- Mensagens: 60
- Registrado em: 29 Mai 2014, 02:15
- Estado: AL
- Cidade: Maceió
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Com certeza. Nunca deixo o cambio "pendurado" no "p".Lugon escreveu:Sbrobos escreveu:Outra duvida também, vi que quase todo mundo teve problema com o cambio, mas aparentemente foi só troca de eletrovalvula. Alguem mais teve um problema mais serio, ou apenas a troca da eletrovalvula resolve ? Estou pensando em compra-las e já deixar de reserva caso um dia esse problema venha ocorrer. Meu carro tem 31km rodados, e ta todo revisado na concessionaria.
Unico problema até agora foi esse "clec" que da ao pisar no freio para destravar o cambio.
Srobos, quando estaciona você segue a sequência que o ARafael citou?
- Geanq
- Membros
- Mensagens: 216
- Registrado em: 11 Abr 2014, 18:39
- Estado: SC
- Cidade: Criciúma
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Re: Estalo na alavanca do cambio automatico ao apertar o fre
Cara, eu escuto esse mesmo estalo, e penso ser normal...
Se o seu está fazendo um barulho MUITO alto, talvez seja melhor levar até a Css... De qlq forma, o carro está na garantia...
Se o seu está fazendo um barulho MUITO alto, talvez seja melhor levar até a Css... De qlq forma, o carro está na garantia...
____________________
C4 Exclusive Sport SOLARIS + pack xenon + rodas 17" + molas Eibach + subwoofer slim
(viewtopic.php?f=26&t=32299)
"A vida é muito curta pra se dirigir carros sem graça"
C4 Exclusive Sport SOLARIS + pack xenon + rodas 17" + molas Eibach + subwoofer slim
(viewtopic.php?f=26&t=32299)
"A vida é muito curta pra se dirigir carros sem graça"