Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
elborabom
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: Projeto de som C4 hatch [ajuda]

Mensagem por elborabom »

Ei Dud....é simples...
Olha só, vc ja foi a algum show?
De onde vem o som?
da frente certo?
por tanto nao precisa nem deve ter falantes atras, pois isso vai acabar com a sensação de palco.

Palco = Palco sonoro, como se voce fosse a plateia e o vocalista estivesse cantando apenas pra voce, assim criando a sensação de que cada instrumento ou back vocal estão no lugar que devem estar, à sua frente, aos lados no fundo do palco, mas nunca atras de voce.

O subwoofer mais uma vez, deve apenas fazer vibrar bem sutilmente o seu assento para compor os subgraves, que são frequencias que movimentariam grandes quantidades de ar, fazendo com que tudo vibre, mas voce mal escuta, apenas sente em sua caixa toraxica, por tanto o grave do subwoofer deve ser cortado bem baixo, coisa de 60 hz no maximo!
passou de 60 hz vem os médios que são os falantes grandes do kit duas vias, eles vao compor as batidas mais secas e os sons mais variados, como tambor, caixas, guitarras algumas notas de baixo, um pouco de voz, um pouco de som mais "amadeirado", o "range" (alcance) dos mids, deve ser de 60hz até 2000hz, ou seja, ele começa a tocar as frequencisa que o sub nao toca, e para aonde vai entrar o famoso Tweeter.
Passando de 2000 hz, ou seja na casa dos 1800 hz entrará o Tweeter ou TW, o que vai tocar as frequencias de 1800 hz até 35000 hz, ou seja ele vai complementar o timbre do seu médio... (o que quero dizer com isso?)
Seguinte, o Tweeter grita e complementa as frequencias que o Mid e o Sub nao tocam. Para isso ele é um falante menor, pois é um feiche direcional de som, ou seja, ele temd e ficar bem posicionado e direcionado pro motorista, se nao seu som fica disperso, o que acontece com o Tw é que o som é indefinivel, mas ele define a voz, o chimbal e outros intrumentos mais agudos!

Espero ter ajudado!

abraços!
Silver-Bullet: Citroen C4 VTR 2.0 16V Prata-Chip By Nascar
Imagem

RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Bora,

Fantástica sua explicação e muito didática!

Não sei se o que vou pedir agora, seria repetido aqui no fórum, apesar de ter lido e não ter achado nada assim, mas seria possível você indicar o que seria um projeto adequado ao nível do carro (falo do C4), com marcas e modelos dos aparelhos, de forma a compor uma qualidade próxima do excelente unida a um custo que seria acessível à maioria dos bolsos do pessoal do C4C, ou seja, quem pode ter um carro de 50K, poderia investir uns 2 ou 3k em som, o que seria aceitável na minha opinião, mas seria suficiente para compor um som de qualidade no C4?

Imaginemos dois mundos:
1- Não se preocupando com custos. O projeto que o Bora indicaria para o C4 seria...
2- Com um orçamento de R$ 2.000,00 R$ 3.000,00, o projeto que o Bora indica para o C4 seria...

Entendeu?

Vi você falando de manta asfáltica também.., ou seja, é aquele tal negócio..., som não é somente aquilo que provém dos alto-falantes, mas é um conjunto de fatores que juntos vão te dar um resultado aprazível e aguçar os ouvidos de quem realmente gosta disso.

Você acha viável esta indicação para nós?

Obrigado antecipadamente e abraço,
Rodrigo.

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Opa acho viavel sim com certeza!
Mas ao som idealista é impossivel eu compor aqui um conjunto perfeito, pois alem de tudo som é 100% subjetivo.

Agora quanto ao projeto de 2 ou 3k, tudo depende de até onde voce quer ir, pois uma coisa muito discutida e que faria 100% de4 diferença é a troca do aparelho original!

Sem a troca do aparelho 2 ou 3 k seriam suficientes para um som basico mas bem legal!
Imagem

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Pois é!...

Veja, meu caso.

Eu estou comprando um C4 VTR agora. Na verdade é o C4 VTS. Pelo o que vi, o som é padrão e não o JBL. Apesar disto, ele já possui a disqueteira para 5 discos localizada entre os bancos da frente, além do sistema de sensores de estacionamento traseiro e frontal. Por tudo o que já li aqui, entendo que se for retirar o aparelho de som original, vou perder o bipe dos sistemas de auxílio a estacionamento, porém não sei se a disqueteira seria possível de adaptar a um novo aparelho. Além disto, perderia as funções de acionamento do CD pelo volante, o que poderia ser resolvido se existir um adaptador para o aparelho novo.

Esta é a configuração básica.

Por outro lado, tenho em casa um aparelho de CD da Sony fabricado em 2006/2007, modelo CDX-gt707dx, (link onde você pode ver as características do aparelho e foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88219537-_JM)que conta com sistema de equalizador de 13 bandas separado para cada um dos 4 canais, DSP, controle de efeito de palco (elevação, amplitude e profundidade), ITA (Intelligent Time Alignment) onde você entra com a distância de cada alto-faltante para o expectador principal e com isso ele atrasa ou adianta a emissão do som de cada canal para que o som chegue ao mesmo tempo aos seus ouvidos, tem 3 saídas pré-amplificadas de 4V a 220ohms, relação sina-ruído bem otimizada e etc..., enfim... na minha opinião um "P" aparelho! Pode não ser o melhor, mas quando troquei o aparelho original do meu Xsara e coloquei ele no lugar com o mesmo som que eu já tinha no carro, minha esposa até disse: "Você trocou os alto-falantes!?"... heheh... O aparelho MANDA! Verdade!... Mas, têm todas as inconveniências que citei nas propriedades básicas do som do C4 que comprei.

Sendo assim, talvez este seria um bom ponto de partida para os projetos que mencionei em meu último post, ou seja:

1- Considerando manter o aparelho original. Premissas do Rodrigo: Gosto de ouvir música desde Rock Clássico, Progressivo, até (de vez em quando) um puts-puts.. ehheheh..., então, gosto de ter bem definidos os agudos, médios (que quase ninguém liga) e os graves. Porém, os graves gosto deles mais contínuos, o que uma caixa dutada confere facilmente. Mas, não gosto do carro inteiro tremendo com graves absurdos, porque, no final, só quem ouve é quem está fora, pois a emissão do som fica muito mais definida para que está do lado de fora, do que para quem está dentro do carro. Ou seja, um Sub de 10" com uma boa caixa dutada, propicia os graves do jeito que eu gosto. Lógico, precisa ver a propagação do som no C4 (que ainda desconheço), mas no Xsara a caixa de 10" fazia seu papel bem! Acho que no C4 tbém, porque ambos têm carroceria Coupé.

2- Considerando instalar um outro aparelho como este que mencionei acima. Eu teria que me virar para conseguir monitorar os bipes dos sistemas de auxílio ao estacionamento e para controlar o som dos controles originais do volante, mas tirando isto, qual seria o projeto neste caso?

Até hoje, nunca investi para ter módulos de potência RCA. Sempre tive à fio, então você sabe... potência alta, mas muito chiado no fundo da música e alguma distorção indesejada.

Diga-me o que achas, meu amigo!

Abração e obrigado,
Rodrigo.

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Vamos lah!

Bom, esse aparelho não é ruim, ams nao é um primor de audio também, ele tem uma assinatura muito forte e a leitura regular, contando com um anti-choque legal até. Mas suas qualidades acabam por ai. Existem aparelhos emlhores no mercado, eu como sempre defendo e opto por alpine, mas com certeza só a troca do aparelho original por esse ja seria uma enorme mudança e voce sentiria a diferença de longe, mesmo em volumes baixos, pois a leitura do cd seria mil vezes melhor e os sinais mais limpos claros e detalhados, comparando ao nosso aparelho.
A disqueteira eu nao tenho ideia se é possivel de ser adaptada.
Adaptadores e conversores de fios para RCA q manteriam seu aparelho original, são o mesmo que voce deixar tudo no fiozinho, ou seja um ampli RCA(mosfet) seria a mesma coisa que um ampli de fios(booster).
A ideia quanto aos bips eu ja falei aqui, mas é a seguinte, montar duas cosias paralelas, voce vai perder o bip dianteiromas continuara com a função no CB, por outro lado o bip traseiro que na minha opinião é o unico que importa, vai continuar lah da seguinte maneira:
Quem manda os bips para os auto-falantes, é o aparelho original, o que faria seria o seguitne:
deixa o aparelho original no porta-luvas ou debaixo do banco, apenas para continuar mandando o sinal do bip traseiro ele fica instalado como se nunca tivesse sido desinstalado na vida, ou seja, ele é um som se vc colocar o cd ou ligar ele ele vai tocar nos falantes traseiros.
quanto ao resto, voce faria assim, colocaria o falante dianteiro (kit 2 vias) ligado ao ampli com fiação nova passada, o ampli ligado no aparelho novo e assim o aparelho novo mandaria o sinal pro ampli que por sua vez mandaria pros falantes dianteiros.
Quanto a caixa de 10 dutada, eu particularmente nao gosto.
Penso de outra maneira, gosto de graves perfeitos, ou seja estendidos quando tem de ser e precisos quando quer ouvir um bumbo duplo, inclusive acompanhados pelos médios que só são possiveis com um bom trabalho acustico das portas! (manta asfaltica)
Alem disso, se voce fizer uma caixa com uma boa litragem e travada no carro sem vazamentos de ar, com certeza o sub vai estender as pancadas quando precisar!
ainda mais se for um sub de boa qualidade como um RE ou um JL. O resto é pancada atoa, sem definição e sem timbre!
Quanto aos agudos aconselho a fazer a cluna com direcionamento para os Tweeters ficarem virados pra voce!
E se possivel com um aparelho alpine 9887 para fazer os cortes de frequancia sem utilizar o crossover e utilizando 4 canais de um amplificador estereo, fazendo com que um canal va pro tw esquerdo e outro canal pro direito, e os canais traseiros um pro mid direito e outro pro mid esquerdo, assim vc fará o corte no player e conseguira tambem fazer o alinhamento de tempo pelo player ou seja atrasar qualquer um dos falantes para que ele chegue no seu ouvido junto com o que esta mais proximo que demora menos tempo pra faze-lo. Nesse caso voce tera um palco 100% centralizado e perfeitamente alto ou seja na altura dos seus olhos e na posição certa (central do carro).
Mas nao esqueça que essa sensação é só pra um ocupante do carro, ela é impossivel de ser reproduzida pra todos os ocupantes.
com um sistema desses voce pode ouvir qualquer coisa que vai se sentir satisfeito.
O sistema que eu tive no meu C3 (sistema mais que avançado), levava um sub JL 10W6V2 numa caixa feita na caixa de estepe do carro, ou seja a caixa era travada nao mexia, ela nao vibrava entao nao perdia sonoridade e nem musicalidade, por tanto eu tinha um grave muito forte, incorpado e definido, e a caixa era de 32L selada e muito dura! Nas portas eu levava um kit duas vias focal K2P de 5" (unico defeito) Mas que tocava de maneira absurda, ainda mais com os TW direcionados, nossa era de chorar! Eu conseguia ouvir desde Dream Theater perfeitamente, a Jhon Coltrane, ou seja era vewrsatril e muito mas muito perfeccionista, e eu usava um aparelho da alpine 7998 (saudades dele) Meu caro, foi som de campeonato com dois amplificadores alpine um PDX 4.150 pra frente e um PDX 1.1000 pro sub, cabos monster e instalação primorosa digna de obra de arte, feita pelo Leandro Paganini, nesse caso eu gastei mais de 20% do valor do carro, mas era meu sonho, e digo pra voce começar por baixo pq depois de me insatisgfazer com isso e querer mais, fui a um patamar que nao consigo alcançar!

Enfim é isso fica ai um projeto top tb pra darem uma olhada!

Abraços!
Imagem

dududcd
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por dududcd »

Que Aula !!! Sensacional...aprendi mt coisa nesse topico.

Imagem Imagem Imagem

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Muito bom, Bora!!!..

Bem, quando eu voltar para o Br e estiver com o C4, voltamos a conversar!

Forte abraço,
Rodrigo.

spriteco
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por spriteco »

alguem poderia dar uma luz ae..
qual eh a medida do auto falante de tras? ele eh 5" ou 6" ?
Imagem

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”