Daew galera do C4C, tudo tranquilo? Então, andei lendo muitos posts espalhados pelo forum na busca de sanar minha dúvida: C4 2.0 fica muito ruim de desempenho com rodas grandes?
Apesar de eu pegar bastante a estrada não me importo de ter um carro mais duro nos buracos, sou solteiro e novo, esse é o momento de se estressar com um carro firme hahahaha; e antes que comecem a me julgar cuido muito bem do meu carrinho, preciosidade, amor da minha vida s2. Em fim, gostaria muito de ouvir de membros que utilizam rodas grandes do 17 ao 20, se estão satisfeitos com o rendimento do carro, pois gosto muito de deixar a galera comendo poeira por ai, isso dito, desempenho é uma coisa que eu realmente prezo! O desempenho caiu muito? Continua andando como um 2.0 de verdade? Chega a decepcionar? Creio que qualquer coisa abaixo de 18 me faria desgostar imensamente da estética do carro :/ E como vivemos no Brasil, é impossível termos rodas OZ, Wolk, 5zigen sem passar por um parto.
Só por vias de esclarecimento gosto muito dessa roda (aro 19):
Aplicação em um Golf dessa mesma roda:
Assim como essa roda me parece ser muito mais leve (esteticamente) e fica muito bem, apesar de ser muito mais simplista:
De toda forma, espero apenas que aqueles que tem rodas não originais maiores que 16 relatem como está o desempenho do carro após a troca, se tiver alguns dados técnicos da roda ou da montagem, melhor ainda!
Eu agradeço imensamente a atenção de todo o clube, espero ser retribuído e ao mesmo tempo estar contribuíndo. Um abraço!
- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: Rodas: peso X desempenho
posso passar a experiencia que tive com o meu VTR.. com as 15 original e depois com as resolfen 17 usando 225/45.
logo que coloquei as rodas fica nitido que o carro fica um pouco mais pesado de saida, e um pouco mais pesada a direção, as 15 originais eram muito leves o que ajudava o desempenho, as 17 pesam um pouco mais... se conseguir um conjunto roda + pneu leve não vai sentir tanto.
depois que o carro estava em movimento, vc não tinha tanta diferença entre as 15 ou 17... só o fato de ser muito mais gostoso fazer curvas com a 17. consumo tb não senti diferença notavel.
logo que coloquei as rodas fica nitido que o carro fica um pouco mais pesado de saida, e um pouco mais pesada a direção, as 15 originais eram muito leves o que ajudava o desempenho, as 17 pesam um pouco mais... se conseguir um conjunto roda + pneu leve não vai sentir tanto.
depois que o carro estava em movimento, vc não tinha tanta diferença entre as 15 ou 17... só o fato de ser muito mais gostoso fazer curvas com a 17. consumo tb não senti diferença notavel.
EX C4 VTR
-
- Membros
- Mensagens: 416
- Registrado em: 05 Jul 2011, 18:56
- Estado: GO
- Cidade: Anápolis
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: Rodas: peso X desempenho
Qnd troquei as originais 16 do meu pallas por 18 momo nao senti diferença. A diferença de peso entra o conjunto roda e pneu das originais pra as rodas momo era praticamente nula. Pouca coisa mais pesada. Agora to com umas palitadas originais de vw na europa e tbm nao percebi diferença comparada com as momo. A dica q eu dou e compre uma roda da furaçao certa pra nao da trabalho. Hehrhe. Mas se nao tiver nenhum modelo que goste manda refurar (mas tem q ser mto bem feito pra nao da pau no sensor do abs) ou compra os adaptadores. No meu caso e refurado pra 5x100 mas so parafusa 4 parafusos. Nunca tive problemas e ja andei em track day assim. Qnt ao offset da roda e f**a pq as momos eram offset 38 e tinha q usar espaçador (apenas nas dianteiras) ai nao dava balanceamento direito, qnd troquei pelas vw que tambem tem offset 38 nao pegou em nada e nao precisou de espaçador. As momos eram rodas com borda e as vw nao. Entao offset e melhor testar a roda antes de comprar ou descartar uma opçao.
-
- Membros
- Mensagens: 16
- Registrado em: 20 Dez 2012, 09:52
- Estado: SP
- Cidade: São Bernardo do Campo
- Veiculo: C4 VTR
Re: Rodas: peso X desempenho
E ai amigo, eu atualmente estou com meu VTR nas aro 20, com as molas eibach.
Meu pneu é 225/30/20. (Sim, sou louco).
É o que os colegas falaram, o carro fica um pouco mais pesado de saída, mas de resto achei normal, mas uma coisa eu te garanto, se você gosta de correr, precisa tomar muito cuidado com as rodas e os pneus que vai escolher, pois nossas ruas não nos ajudam em nada. Eu praticamente preciso olhar mais pro chão do que pra frente kkkkk, é inevitável você não passar por um buraco.
Precisa procurar bem, pra não escolher a errada e ter dores de cabeça como o amigo falou, pois a maioria das rodas "grandes", pega na pinça do freio, raspa no para barro, enfim...
Acredito que rodas grandes e "correr" não combina muito, eu particularmente tenho medo *-* , mas se você disse que cuida e tem disciplina pra andar com cautela, é só desfilar por ai, não perca tempo.
Abraços.
Meu pneu é 225/30/20. (Sim, sou louco).
É o que os colegas falaram, o carro fica um pouco mais pesado de saída, mas de resto achei normal, mas uma coisa eu te garanto, se você gosta de correr, precisa tomar muito cuidado com as rodas e os pneus que vai escolher, pois nossas ruas não nos ajudam em nada. Eu praticamente preciso olhar mais pro chão do que pra frente kkkkk, é inevitável você não passar por um buraco.
Precisa procurar bem, pra não escolher a errada e ter dores de cabeça como o amigo falou, pois a maioria das rodas "grandes", pega na pinça do freio, raspa no para barro, enfim...
Acredito que rodas grandes e "correr" não combina muito, eu particularmente tenho medo *-* , mas se você disse que cuida e tem disciplina pra andar com cautela, é só desfilar por ai, não perca tempo.
Abraços.
- oscasir
- Membros
- Mensagens: 85
- Registrado em: 31 Jan 2014, 15:53
- Estado: MT
- Cidade: Cuiabá
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Rodas: peso X desempenho
Eu uso a 17 original, mas vou passar a minha experiência pra ajuda-lo na decisão.
1) Acho que a diferença em PESO, em Kilos, é praticamente nula entre aros 16 a 20.. existe, mas acho que é pouco significativa.
2) Quando você aumenta o tamanho total do conjunto (roda+pneu) você Aumenta a relação (motor x cambio x roda), alongando a relação, você perde arrancada e ganha em velocidade final, talvez por isso a sensação de demora na arrancada com conjunto muito grande.
3) Tem a questão da área de contato com o chão (pneu mais largo que o original). Se você aumentar de 205 pra 225 não tem como não aumentar o arrasto em relação ao chão, com isso reforça a sensação de demora na saída e o gasto de combustível claro.
Claro que essas variáveis são bem sutis..
1) Acho que a diferença em PESO, em Kilos, é praticamente nula entre aros 16 a 20.. existe, mas acho que é pouco significativa.
2) Quando você aumenta o tamanho total do conjunto (roda+pneu) você Aumenta a relação (motor x cambio x roda), alongando a relação, você perde arrancada e ganha em velocidade final, talvez por isso a sensação de demora na arrancada com conjunto muito grande.
3) Tem a questão da área de contato com o chão (pneu mais largo que o original). Se você aumentar de 205 pra 225 não tem como não aumentar o arrasto em relação ao chão, com isso reforça a sensação de demora na saída e o gasto de combustível claro.
Claro que essas variáveis são bem sutis..
-
- Membros
- Mensagens: 22
- Registrado em: 08 Jul 2012, 19:57
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Re: Rodas: peso X desempenho
Cara é muito relativo, se você colocar um conjunto roda/pneu de qualidade mantendo a mesma proporção a diferença é imperceptível.
Digo, se você passar de 205/55/16 para 225/40/18, comprando uma roda de marca boa (As réplicas de baixo custo costumam ser mais pesadas) não verá diferença perceptível.
Agora se você colocar um aro maior, ou mesmo um pneu de perfil mais alto, alterando o diâmetro do conjunto roda/pneu verá realmente uma alteração.
A questão da arrancada mais demorada em conjuntos maiores é porque o torque, apesar de ser o mesmo entregue pelo motor, aplicado no eixo vai movimentar um raio maior (roda/pneu) e isso faz com que uma revolução completa demore mais.
Outra coisa em levar em conta (experiencia propria) é que se você colocar um conjunto roda/pneu maior que o de fábrica você verá alteração no medidor de velocidade também. A velocidade que tiver marcando no velocímetro não será a exata. O erro aumenta quanto maior for o conjunto
Digo, se você passar de 205/55/16 para 225/40/18, comprando uma roda de marca boa (As réplicas de baixo custo costumam ser mais pesadas) não verá diferença perceptível.
Agora se você colocar um aro maior, ou mesmo um pneu de perfil mais alto, alterando o diâmetro do conjunto roda/pneu verá realmente uma alteração.
A questão da arrancada mais demorada em conjuntos maiores é porque o torque, apesar de ser o mesmo entregue pelo motor, aplicado no eixo vai movimentar um raio maior (roda/pneu) e isso faz com que uma revolução completa demore mais.
Outra coisa em levar em conta (experiencia propria) é que se você colocar um conjunto roda/pneu maior que o de fábrica você verá alteração no medidor de velocidade também. A velocidade que tiver marcando no velocímetro não será a exata. O erro aumenta quanto maior for o conjunto
- AndréLS
- Membros
- Mensagens: 405
- Registrado em: 15 Nov 2009, 15:41
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Localização: São Paulo
Re: Rodas: peso X desempenho
Eu passei pra aro 17 com diâmetro final 0,8% maior que original e a defasagem de velocidade diminui.
Originalmente era 4 ou 5 km/h acima do real, passou para 1 ou 2km/h.
Originalmente era 4 ou 5 km/h acima do real, passou para 1 ou 2km/h.