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C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Como havia comentado em outro tópico (viewtopic.php?f=22&t=25542), comprei lâmpadas de LED cree 30W para colocar nos faróis de milha do C4L. Fiz a instalação hoje. O resultado foi muito bom e atendeu as minhas expectativas. Gastei cerca de 1 hora para fazer o serviço todo, sendo 30 minutos para aprender a tirar a capa preta do farol de neblina (segundo o catálogo da Citroen esta peça chama-se "embelezador"), 15 minutos para aprender e fazer pequenos ajustes nos encaixes da nova lâmpada (tem ligeiras diferenças em 2 guias), 5 minutos pra montar o primeiro farol e 10 minutos para fazer o serviço todo no segundo farol. Não é difícil. O mais chato mesmo é descobrir como tirar a capa preta ("embelezador"). Tirei várias fotos e assim que tiver um tempo farei um tutorial. Aí vocês poderão economizar estes 45 minutos de aprendizado e fazer o serviço em no máximo 15 minutos...
As lâmpadas de LED Cree H16 que comprei para substituir as originais halógenas (PSX-24W) foram estas aqui:
http://m.ebay.com/itm/331031342765
As lâmpadas de LED Cree H16 que comprei para substituir as originais halógenas (PSX-24W) foram estas aqui:
http://m.ebay.com/itm/331031342765
Fabio_SD
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Estou aguardando ansiosamente o tutorial e as fotos do resultado!
Estou com minhas lâmpadas guardadas até hoje por não ter tido tempo para trocar!
Estou com minhas lâmpadas guardadas até hoje por não ter tido tempo para trocar!
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Tutorial para troca das lâmpadas dos faróis de neblina do C4 Lounge
1) As lâmpadas de LED Cree H16 utilizadas para substituir as originais halógenas (PSX-24W) foram estas aqui:
http://m.ebay.com/itm/331031342765
2) Para retirar a carenagem preta que envolve os faróis de neblina (chamada de "embelezador" pela Citroen), apenas a consulta do manual do carro (página 155) é insuficiente. A dica para retirada da carenagem é usar uma chave de fendas (tamanho médio), introduzindo as mesma no furo existente de modo a forçar a lingueta de encaixe no sentido de cima para baixo, fazendo uma alavanda. A chave de fendas tem que ser introduzida alinhada com o carro, voltada para trás. Não dá certo colocar a chave de fendas perpendicular a superfície da carenagem. Preste atenção nas fotos para entender. Tirando a primeira lingueta, é só ir puxando devagar a carenagem que as demais linguetas saem facilmente. São 3 encaixes superiores e 2 inferiores. Para retirar a carenagem devem ser tirados os encaixes de cima primeiro. Para montar, não é o inverso: você terá que colocar os encaixe de cima primeiro, posicionando certinho as linguetas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
3) Retire os faróis de neblina retirando os dois parafusos torx que ficam nas laterais, um de cada lado.
4) Retire o soquete de ligação da lâmpada. Basta apertar um botão retangular que tem sobre o mesmo que ele sai fácil.
5) Retirar a lâmpada antiga PSX-24W pressionando as linguetas nas laterais. Aí é só puxar ela para fora.
6) A nova lâmpada de LED Cree tem ligeiras diferenças nas guias de encaixe. Você irá precisar de um estilete e/ou alicate de bico para retirar duas destas guias, que ficando apenas uma. Preste atenção nas fotos. Coloque a nova lâmpada no farol e tenha certeza que você encaixou todas as guias restantes e presilhas, ficando firme e alinhada. O mais importante é garantir que a lâmpada fique encaixada corretamente, perfeitamente alinhada dentro do farol. Se você não cortar as duas guias diferentes, não irá conseguir este alinhamento.
7) Encaixe o soquete elétrico na nova lâmpada. Veja que ele somente entre em uma posição (é polarizado). Encaixe fácil, sem forçar. Se não encaixar de primeira, vire o soquete. Tem uma guia para garantir isto na parte lateral do soquete.
8) Parafuse novamente o farol no alojamento do mesmo colocando os 2 parafusos torx. Só existe uma posição possível. Veja as inscrições na lente para facilitar e evitar que você tente colocar o farol de cabeça para baixo.
10) Teste o farol para ver se ficou tudo certo. Se não ligar, talvez as lâmpadas tenham sido ligadas com polaridade invertida (colocou o soquete elétrico forçado) ou pode ser defeito na lâmpada.
11) Montar a carenagem ("embelezador") encaixando as linguetas de cima primeiro, posicionando as mesmas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
12) Pronto! Este é o resultado final. Repare que a cor da luz é bem próxima ao xenon original. O foco também e ligeiramente diferente, pois a lâmpada vem uma lente própria, fazendo um foco dentro do outro. A luz da lâmpada original é mais "espalhada" que estas de LED. A luminosidade é boa, bem brilhante, iluminando melhor que as PSX-24W. Não testei na neblina ou na chuva.
Iluminação do DRL (luzes diurnas)
Iluminação dos faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Iluminação dos faróis baixos de xenon original
Disclaimer:
Se você for fazer isto no seu carro, é por sua conta e risco. Qualquer problema no carro, garantia, legislação, etc, será sua responsabilidade. Apenas compartilhei o que fiz no meu. Não sei se perde a garantia do carro (a princípio creio que não) e nem mesmo se é permitido pela legislação (acho que pode sim). A princípio parece que não prejudica nada o sistema elétrico do carro e nem o farol pois não apareceu nenhuma mensagem de erro no computador de bordo e o aquecimento da lente do farol é mínimo, menor que com as lâmpadas originais.
1) As lâmpadas de LED Cree H16 utilizadas para substituir as originais halógenas (PSX-24W) foram estas aqui:
http://m.ebay.com/itm/331031342765
2) Para retirar a carenagem preta que envolve os faróis de neblina (chamada de "embelezador" pela Citroen), apenas a consulta do manual do carro (página 155) é insuficiente. A dica para retirada da carenagem é usar uma chave de fendas (tamanho médio), introduzindo as mesma no furo existente de modo a forçar a lingueta de encaixe no sentido de cima para baixo, fazendo uma alavanda. A chave de fendas tem que ser introduzida alinhada com o carro, voltada para trás. Não dá certo colocar a chave de fendas perpendicular a superfície da carenagem. Preste atenção nas fotos para entender. Tirando a primeira lingueta, é só ir puxando devagar a carenagem que as demais linguetas saem facilmente. São 3 encaixes superiores e 2 inferiores. Para retirar a carenagem devem ser tirados os encaixes de cima primeiro. Para montar, não é o inverso: você terá que colocar os encaixe de cima primeiro, posicionando certinho as linguetas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
3) Retire os faróis de neblina retirando os dois parafusos torx que ficam nas laterais, um de cada lado.
4) Retire o soquete de ligação da lâmpada. Basta apertar um botão retangular que tem sobre o mesmo que ele sai fácil.
5) Retirar a lâmpada antiga PSX-24W pressionando as linguetas nas laterais. Aí é só puxar ela para fora.
6) A nova lâmpada de LED Cree tem ligeiras diferenças nas guias de encaixe. Você irá precisar de um estilete e/ou alicate de bico para retirar duas destas guias, que ficando apenas uma. Preste atenção nas fotos. Coloque a nova lâmpada no farol e tenha certeza que você encaixou todas as guias restantes e presilhas, ficando firme e alinhada. O mais importante é garantir que a lâmpada fique encaixada corretamente, perfeitamente alinhada dentro do farol. Se você não cortar as duas guias diferentes, não irá conseguir este alinhamento.
7) Encaixe o soquete elétrico na nova lâmpada. Veja que ele somente entre em uma posição (é polarizado). Encaixe fácil, sem forçar. Se não encaixar de primeira, vire o soquete. Tem uma guia para garantir isto na parte lateral do soquete.
8) Parafuse novamente o farol no alojamento do mesmo colocando os 2 parafusos torx. Só existe uma posição possível. Veja as inscrições na lente para facilitar e evitar que você tente colocar o farol de cabeça para baixo.
10) Teste o farol para ver se ficou tudo certo. Se não ligar, talvez as lâmpadas tenham sido ligadas com polaridade invertida (colocou o soquete elétrico forçado) ou pode ser defeito na lâmpada.
11) Montar a carenagem ("embelezador") encaixando as linguetas de cima primeiro, posicionando as mesmas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
12) Pronto! Este é o resultado final. Repare que a cor da luz é bem próxima ao xenon original. O foco também e ligeiramente diferente, pois a lâmpada vem uma lente própria, fazendo um foco dentro do outro. A luz da lâmpada original é mais "espalhada" que estas de LED. A luminosidade é boa, bem brilhante, iluminando melhor que as PSX-24W. Não testei na neblina ou na chuva.
Iluminação do DRL (luzes diurnas)
Iluminação dos faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Iluminação dos faróis baixos de xenon original
Disclaimer:
Se você for fazer isto no seu carro, é por sua conta e risco. Qualquer problema no carro, garantia, legislação, etc, será sua responsabilidade. Apenas compartilhei o que fiz no meu. Não sei se perde a garantia do carro (a princípio creio que não) e nem mesmo se é permitido pela legislação (acho que pode sim). A princípio parece que não prejudica nada o sistema elétrico do carro e nem o farol pois não apareceu nenhuma mensagem de erro no computador de bordo e o aquecimento da lente do farol é mínimo, menor que com as lâmpadas originais.
Fabio_SD
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Não te pareceu que o led está espalhando muito, não?! Cuidado que isso pode te dar uma dor de cabeça tremenda!!!
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Obrigado pela dica, Sergiotow. Ao vivo, a impressão que tive foi ao contrário. O faixo e foco das lâmpadas de LED me pareceram mais concentrados do que das lâmpadas halógenas. Olhando o carro de frente, a uma boa distância, simulando o cruzamento com outro carro, não tive sensação de ofuscamento. De qualquer forma, no próximo final de semana, pretendo fazer um ajuste fino na regulagem de altura dos faróis de milha. Numa primeira avaliação, usando um portão como anteparo, esta é a imagem que se vê é o da foto abaixo. Um detalhe: a entrada deste portão é uma pequena subida, onde o carro está com a frente ligeiramente levantada.Sergitow escreveu:Não te pareceu que o led está espalhando muito, não?! Cuidado que isso pode te dar uma dor de cabeça tremenda!!!
Fabio_SD
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
O ideal é fazer essa medição contra uma parede que tenha marcação, como uma feita de tijolos ou de cerâmica. Você compara um e outro (luz azul contra luz clara). O farol de neblina não pode ser muito intenso porque, se você realmente pegar uma neblina, ele só vai te atrapalhar. Mesmo motivo pelo qual o facho tem que ficar bem baixo. Me pareceu que o seu farol de neblina está jogando luz acima da linha de corte do farol baixo, e isso pode dar problema com a polícia, porque leva a ofuscamento, ainda que você ache que não esteja ofuscando.
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Fabio, comprei as Lampadas leds Cree de 12 Leds..
colokei no milha.. e relamente ficou mto forte, pelo menos olhando d ai e comparando com o xenon..da baixa..
a todos, que forem colcoar, eu recomendo, soh vou testar a noite msmo pra ver como vai fikar e comento aki.. ;)
e agradecer ao Fabio pelas dicas, soh seguir as instruções q ele passou no topico q nao tem erro.. ;)
colokei no milha.. e relamente ficou mto forte, pelo menos olhando d ai e comparando com o xenon..da baixa..
a todos, que forem colcoar, eu recomendo, soh vou testar a noite msmo pra ver como vai fikar e comento aki.. ;)
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Estas lâmpadas de LED cree são realmente uma boa alternativa para "velas" originais PSX-24W. Não são a oitava maravilha do mundo e não tem o podem de iluminação de um xenon, mas são melhores que as originais, além de dar um excelente efeito visual, com uma cor próxima das barras de LED (luzes de posição) e dos faróis xenon. Sugiro também colocar LED cree nos DRLs dos faróis. Tem um tópico sobre isto.P.Sato escreveu:Fabio, comprei as Lampadas leds Cree de 12 Leds..
colokei no milha.. e relamente ficou mto forte, pelo menos olhando d ai e comparando com o xenon..da baixa..
a todos, que forem colcoar, eu recomendo, soh vou testar a noite msmo pra ver como vai fikar e comento aki.. ;)
e agradecer ao Fabio pelas dicas, soh seguir as instruções q ele passou no topico q nao tem erro.. ;)
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C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Novidades!
Descobri ontem que não precisa desmontar a moldura dos faróis de neblina para trocar as lâmpadas. É possível trocá-las por trás, acessando o soquete da lâmpada por dentro do compartimento do motor. Logo abaixo dos faróis principais há uma abertura que possibilita este acesso. É um pouco apertado, mas com jeito dá pra fazer.
Descobri ontem que não precisa desmontar a moldura dos faróis de neblina para trocar as lâmpadas. É possível trocá-las por trás, acessando o soquete da lâmpada por dentro do compartimento do motor. Logo abaixo dos faróis principais há uma abertura que possibilita este acesso. É um pouco apertado, mas com jeito dá pra fazer.
Fabio_SD
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Re: C4 Lounge: faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Olá....
Gostei muito do efeito que essa Lâmpada CREE LED H16 deu ao c4 lounge!
Estou interessado em colocar.
Sabe dizer se tem a problema de derreter o farol de neblina? Pq o xenon derrete!
Obg.
Gostei muito do efeito que essa Lâmpada CREE LED H16 deu ao c4 lounge!
Estou interessado em colocar.
Sabe dizer se tem a problema de derreter o farol de neblina? Pq o xenon derrete!
Obg.