Pessoal já estamos em 2014.
Alguém já sabe a solução para o SOM não desligar em 20 minutos quando escutamos som no c4 com o carro desligado???
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- loudenvier
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Re: Modo de economia de energia
Isso não é problema algum, mas sim o modo correto de operação do veículo. A alternativa, como já foi mostrado, é ligar diretamente na bateria, que não desliga mesmo com o modo de economia sendo ativado. Claro, se a bateria arriar, nem no ano 3014 será possível manter um som funcionando, não é? :-)Anderson Melo escreveu:Pessoal já estamos em 2014.
Alguém já sabe a solução para o SOM não desligar em 20 minutos quando escutamos som no c4 com o carro desligado???
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economia de energia
Esse sistema de economia de energia está presente em todos os carros da linha Citroën, e para burla-lo - é possível - há que se levar em conta a garantia do veículo que poderá ficar comprometida, assim como ocorre em qualquer outra montadora.
Já a partir de 1997, os carros top de linha da marca passaram a contar com o sistema elétrico multiplexado, e que consiste básicamente num processo de redundância de comunicação entre os diversos componentes e sensores do veículo, e as centrais de comando e controle - não estão todos num mesmo componente.
Quem conheceu os Miuras com "sintetizador de voz", sabe o que é necessidade de economizar energia. Aquele componente, localizado atráz do encosto do banco traseiro, acabava com a carga de uma bateria nova em menos de dois dias. O mesmo acontece com os carros da Citroën que possuem sistema multiplexado. Os vários módulos, apesar apresentarem um resultado que possibilita o funcionamento de todo o conjunto, tem acionamento direto e independente, justamente para não sofrerem interferência de outros componentes, e precisam ser "desligados", também de forma direta, ou seja, na chave.
Como isso pode ser feito - sugerimos esperar o término da garantia da montadora - a partir do sistema atual? Criando um novo sub-sistema a partir da unidade central de controle elétrico. Na caixa primaria de distribuição de força do seu carro, há espaço para a instalação de componentes não utilizados no Brasil. Sistema de aquecimento de bancos e pré-aquecimento do combustível, são alguns dos dispositivos não presentes nos nossos carros.
Esse sub-sistema deverá partir de uma linha de alimentação primária, ter seu próprio relé e fusível. e de preferência com seu próprio terra, para que forma alguma entre em conflito com qualquer outro componente do carro.
Este tipo de trabalho, guardadas as devidas proporções, já é realizado pela maioria das lojas de som, mas sem que se tenha o cuidado necessário na concepção e realização do trabalho, sendo por isso, recomendável que ele seja dimensionado e instalado por um técnico ou empresa capaz, não somente no ponto de vista técnico, mas estético também, afinal, de que adianta ter um sistema de multimídia eficiente se a instalação lhe deixa constrangido.
A necessidade de um técnico é para, tecnicamente, equalizar a funcionalidade do sistema, verificando a sua compatibilização com os demais existentes, a demanda de energia necessária, e a capacidade de alimentação possibilitada pela bateria, alternador e regulador de voltagem existentes. Dependendo do resultado dessa equação, mudanças serão necessárias.
Boa sorte!
Já a partir de 1997, os carros top de linha da marca passaram a contar com o sistema elétrico multiplexado, e que consiste básicamente num processo de redundância de comunicação entre os diversos componentes e sensores do veículo, e as centrais de comando e controle - não estão todos num mesmo componente.
Quem conheceu os Miuras com "sintetizador de voz", sabe o que é necessidade de economizar energia. Aquele componente, localizado atráz do encosto do banco traseiro, acabava com a carga de uma bateria nova em menos de dois dias. O mesmo acontece com os carros da Citroën que possuem sistema multiplexado. Os vários módulos, apesar apresentarem um resultado que possibilita o funcionamento de todo o conjunto, tem acionamento direto e independente, justamente para não sofrerem interferência de outros componentes, e precisam ser "desligados", também de forma direta, ou seja, na chave.
Como isso pode ser feito - sugerimos esperar o término da garantia da montadora - a partir do sistema atual? Criando um novo sub-sistema a partir da unidade central de controle elétrico. Na caixa primaria de distribuição de força do seu carro, há espaço para a instalação de componentes não utilizados no Brasil. Sistema de aquecimento de bancos e pré-aquecimento do combustível, são alguns dos dispositivos não presentes nos nossos carros.
Esse sub-sistema deverá partir de uma linha de alimentação primária, ter seu próprio relé e fusível. e de preferência com seu próprio terra, para que forma alguma entre em conflito com qualquer outro componente do carro.
Este tipo de trabalho, guardadas as devidas proporções, já é realizado pela maioria das lojas de som, mas sem que se tenha o cuidado necessário na concepção e realização do trabalho, sendo por isso, recomendável que ele seja dimensionado e instalado por um técnico ou empresa capaz, não somente no ponto de vista técnico, mas estético também, afinal, de que adianta ter um sistema de multimídia eficiente se a instalação lhe deixa constrangido.
A necessidade de um técnico é para, tecnicamente, equalizar a funcionalidade do sistema, verificando a sua compatibilização com os demais existentes, a demanda de energia necessária, e a capacidade de alimentação possibilitada pela bateria, alternador e regulador de voltagem existentes. Dependendo do resultado dessa equação, mudanças serão necessárias.
Boa sorte!
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Re: Modo de economia de energia
Amigo, na caixa de fusível do carro há um "jumper" para desativar o modo de economia de energia (função shunt). É um fusível cinza e verde com a inscrição "SH". Para desativá-lo, tire o fusível e encaixe na entrada à esquerda dele. RESSALTO QUE NÃO É ACONSELHÁVEL UTILIZAR O CARRO COM ESSA CONFIGURAÇÃO, JÁ QUE O PAINEL PODE DEIXAR DE MARCAR KM E APRESENTAR OUTROS PROBLEMAS NO FUNCIONAMENTO DO VEÍCULO. Essa função serve para auxiliar o pessoal da loja na venda do carro, já que seria "desagradável" apresentar um carro todo apagado, né?
Por isso se quiser utilizar é por sua conta e risco, OK?
Por isso se quiser utilizar é por sua conta e risco, OK?
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Re: Modo de economia de energia
ArmandoMadureira escreveu:Estou com 360ah de baterias no carro e mais uma fonte de 120ah e mesmo assim, em alguns minutos, o sistema ativa a economia de energia.
Já monitorei a tensão ("voltagem") da bateria, mesmo com elas em 12,6v o sistema corta. Resumindo, isso é um temporizador. Para utilizar com o carro desligado, tô utilizando um player externo.
Abraços.
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Re: Modo de economia de energia
No porta fusivel interno, tem um tipo de fusível que leva o nome de shunt, veja no manual que conseguirá localizar, invertendo a posição dele o modo de economia é desativado, porém não mantém as configurações salvas como relógio, pelo que conheço é a única maneira de desativar o modo de economia.