Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
lnascimento
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Minha vez de ter sustos com o AL4

Mensagem por lnascimento »

Fala pessoal, tudo bem?

Comprei meu C4 hatch exclusive 2009 AT 2.0 faz 3 meses.

PEguei o carro com 41 mil km. Única dona, carro interno de uma diretora da CSS. Carro zerado, sem nenhum tipo de problema.

Hoje pela manhã o primeiro susto. Sai de casa logo cedo e logo na minha rua, o famoso tranco e caixa travada em 3. Parei, desliguei, liguei de novo e fui embora e não tive mais problema.

O que eu achei estranho é. O carro desde quando eu comprei, NUNCA deu tranco em nenhuma troca, o câmbio sempre foi muuuito macio, quase um CVT a ponto de não sentir praticamente nenhuma troca de tão suave que está.

Normalmente, sempre antes de sair com o carro e manhã, eu sempre ligo e espero pelo menos uns 40 segundos antes de sair, para deixar a rotação dar aquela baixada e esperar os fluidos e óleo ficarem pelo menos morninhos. Hoje, como estava com pressa, liguei e saí em seguida e foi quando aconteceu o problema.

Será que o problema pode ter acontecido pelo fato de o óleo, inclusive do câmbio estar bem frio ainda?? Sei que não deveria acontecer mesmo frio, mas essa pode ter sido a causa??

Depois que desliguei e liguei novamente, o carro continuou igual, sem nenhum tranco e mudanças bem suaves como antes.

Abs e rezando para não acontecer novamente

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Minha vez de ter sustos com o AL4

Mensagem por Arr »

Isso aí é sintoma de eletroválvulas.

Se quer testar se realmente está com defeito faça o teste justamente com o motor frio.
Ligue o carro pela manhã e no mínimo de tempo - aguarde apenas o "óleo subir" para o cabeçote -
pise fundo para esticar 1ª marcha.

O meu, no auge do problema, deixava uns três minutos esquentando antes de sair, pois tenho uma rampa forte logo de cara. Ligava o carro e ia tomar um cafezinho... Depois de quente raramente travava em 3ª.

Corre com isso para ver se consegue o conserto em garantia na CSS.

lnascimento
Membros

To rezando para não acontecer mais, por enquanto.

Sem condições nenhuma de gastar um $$ agora. Faltando 4 meses para o casamento e ainda tem reforma do apartamento...rsrs

Vai ter que ser na base de dar aquela "esquentadinha" antes de sair e ir se segurando...rs

Karakarioka
Membros
Estado: RJ

Mensagem por Karakarioka »

Já percebi isso também, com o motor frio ele estica um pouco mais as marchas, eu tinha um Vectra que também acontecia isso acho q é normal.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

lnascimento,

Faça o teste pelo menos uma vez para descobrir. Se a caixa travar em 3ª tem o defeito e terá que trocar as eletroválvulas mais cedo ou mais tarde.

Esquentar o carro antes de sair é um paliativo para ir empurrando com a barriga até efetuar os reparos, mas daí para frente a situação só tende a piorar e as travadas ficarem mais frequentes.

As eletroválvulas não são tão caras, cerca de R$130,00 cada na Citroen (são duas) e vai precisar de um litro de óleo (+ R$130) para completar o nível. Se não me engano a que não dá defeito é BorgWarner. A maioria dos carros 2009/10 que apresentou esse defeito precocemente tinha outra marca.
O resto será mão de obra para a troca. Você consegue fazer o serviço entre R$1000 e R$1200 no total, nas oficinas honestas por aí.
Não recomendo fazer na CSS, provavelmente vão enfiar a faca lá.

RaphaelF
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por RaphaelF »

Ótimas dicas Arr, só discordo de um ponto, ao invés de completar, trocar o fluido totalmente a não ser que tenham coragem de deixar aquele óleo preto lá dentro e só completar....

No mais ta tudo explicado acima, os valores são esses mesmo, boa sorte com o problema e na minha humilde opinião passaria o carro pra frente enquanto é tempo.....não raro proprietários fazem a troca somente das eletroválvulas(e zerar os parâmetros do câmbio, muito importante) e meses depois voltam a dar sinal de que algo esta errado.....e sinceramente, pelo pouquíssimo tempo com o carro(3 meses) quem te vendeu já tava ciente disso, lembrando que essa é a MINHA opinião...abçs

lnascimento
Membros

Rafael, não pretendo passar o carro pra frente.

O carro está com 45 mil km. Tirando esse problema, não tem nada mais para ser feito, está novo!!

Gostei muito do carro. De qualquer forma, valeu pela dica...hehehe

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

RaphaelF,
Claro, trocar o óleo não vai fazer mal, o problema é o seguinte:
- para a troca ser efetiva tem que tirar o câmbio e conversor de torque fora, pois a drenagem somente pelo bujão deixa pelo menos 2 litros do óleo velho no conversor.
- Esse defeito na eletroválvula nessa leva de C4 2009/2010 não está relacionado com o óleo, mas com a marca das peças que não duravam muito tempo. A partir dos modelos 2011/2012 a fábrica corrigiu e a incidência de problemas é bem menor.

Meu carro deu a primeira travada aos 6500km. Estava justamente saindo para uma viagem de 2000km ida e volta e só não desisti de ir com o C4 porque já estava ciente do problema pelos relatos aqui no clube.
Na primeira revisão (antecipada para os 8500km) a concessionária empurrou com a barriga e só fez uma atualização do software.
Aos 14.000km o defeito voltou e finalmente as eletroválvulas foram trocadas em garantia aos 18.500KM. Desde então já rodei até os 87.000km e o câmbio nunca mais me incomodou, então acho que a questão de trocar o carro por causa disso não faz muito sentido. Falo com a experiência de quem tem 5 carros AL4 na família :-0
;-)

RaphaelF
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por RaphaelF »

Mada de tirar conversor de torque fora nem nada, troca é feita retirando e colocando o que da, repetindo esse processo várias vezes, há membros que chegaram a trocar 3 vezes.

Claro que nada tem a ver com o óleo mas é tenso você mexer no câmbio e só completar aquele óleo preto....é o famoso serviço meia boca, na verdade o ideal é trocar o filtro do óleo do câmbio automático mas ta ok...vai chegar num mecânico e falar isso, ele vai dizer q não precisa.......

Ainda bem que o seu não voltou a dar problemas pois o que tem de membros nesse forum que já fizeram o reparo e voltou o problema poucos meses depois não esta no gibi, é só procurar o tópico de 20 e poucas páginas...dei essa opção pois ele disse que não esta podendo gastar com manutenção e pelo que lemos o problema esta no início dai não vejo uma má idéia vender o carro.Volto a repetir, se deu sinais de problema em 3 meses no câmbio, QUEM VENDEU SABIA DISSO.

Galera, somente minha opinião, você tbm pode consertar direito o câmbio e ser feliz por muitos anos tbm...

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

RaphaelF escreveu:Mada de tirar conversor de torque fora nem nada, troca é feita retirando e colocando o que da, repetindo esse processo várias vezes, há membros que chegaram a trocar 3 vezes...
Sim e vai gastar pelo menos mais R$1.000 em óleo e nada garante que não sobrou óleo velho dentro do conjunto.

Por menos que isso meu mecânico tira o câmbio fora e faz o serviço direito, hehehe.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”