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Minha vez de ter sustos com o AL4
Fala pessoal, tudo bem?
Comprei meu C4 hatch exclusive 2009 AT 2.0 faz 3 meses.
PEguei o carro com 41 mil km. Única dona, carro interno de uma diretora da CSS. Carro zerado, sem nenhum tipo de problema.
Hoje pela manhã o primeiro susto. Sai de casa logo cedo e logo na minha rua, o famoso tranco e caixa travada em 3. Parei, desliguei, liguei de novo e fui embora e não tive mais problema.
O que eu achei estranho é. O carro desde quando eu comprei, NUNCA deu tranco em nenhuma troca, o câmbio sempre foi muuuito macio, quase um CVT a ponto de não sentir praticamente nenhuma troca de tão suave que está.
Normalmente, sempre antes de sair com o carro e manhã, eu sempre ligo e espero pelo menos uns 40 segundos antes de sair, para deixar a rotação dar aquela baixada e esperar os fluidos e óleo ficarem pelo menos morninhos. Hoje, como estava com pressa, liguei e saí em seguida e foi quando aconteceu o problema.
Será que o problema pode ter acontecido pelo fato de o óleo, inclusive do câmbio estar bem frio ainda?? Sei que não deveria acontecer mesmo frio, mas essa pode ter sido a causa??
Depois que desliguei e liguei novamente, o carro continuou igual, sem nenhum tranco e mudanças bem suaves como antes.
Abs e rezando para não acontecer novamente
Comprei meu C4 hatch exclusive 2009 AT 2.0 faz 3 meses.
PEguei o carro com 41 mil km. Única dona, carro interno de uma diretora da CSS. Carro zerado, sem nenhum tipo de problema.
Hoje pela manhã o primeiro susto. Sai de casa logo cedo e logo na minha rua, o famoso tranco e caixa travada em 3. Parei, desliguei, liguei de novo e fui embora e não tive mais problema.
O que eu achei estranho é. O carro desde quando eu comprei, NUNCA deu tranco em nenhuma troca, o câmbio sempre foi muuuito macio, quase um CVT a ponto de não sentir praticamente nenhuma troca de tão suave que está.
Normalmente, sempre antes de sair com o carro e manhã, eu sempre ligo e espero pelo menos uns 40 segundos antes de sair, para deixar a rotação dar aquela baixada e esperar os fluidos e óleo ficarem pelo menos morninhos. Hoje, como estava com pressa, liguei e saí em seguida e foi quando aconteceu o problema.
Será que o problema pode ter acontecido pelo fato de o óleo, inclusive do câmbio estar bem frio ainda?? Sei que não deveria acontecer mesmo frio, mas essa pode ter sido a causa??
Depois que desliguei e liguei novamente, o carro continuou igual, sem nenhum tranco e mudanças bem suaves como antes.
Abs e rezando para não acontecer novamente
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Isso aí é sintoma de eletroválvulas.
Se quer testar se realmente está com defeito faça o teste justamente com o motor frio.
Ligue o carro pela manhã e no mínimo de tempo - aguarde apenas o "óleo subir" para o cabeçote -
pise fundo para esticar 1ª marcha.
O meu, no auge do problema, deixava uns três minutos esquentando antes de sair, pois tenho uma rampa forte logo de cara. Ligava o carro e ia tomar um cafezinho... Depois de quente raramente travava em 3ª.
Corre com isso para ver se consegue o conserto em garantia na CSS.
Se quer testar se realmente está com defeito faça o teste justamente com o motor frio.
Ligue o carro pela manhã e no mínimo de tempo - aguarde apenas o "óleo subir" para o cabeçote -
pise fundo para esticar 1ª marcha.
O meu, no auge do problema, deixava uns três minutos esquentando antes de sair, pois tenho uma rampa forte logo de cara. Ligava o carro e ia tomar um cafezinho... Depois de quente raramente travava em 3ª.
Corre com isso para ver se consegue o conserto em garantia na CSS.
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
To rezando para não acontecer mais, por enquanto.
Sem condições nenhuma de gastar um $$ agora. Faltando 4 meses para o casamento e ainda tem reforma do apartamento...rsrs
Vai ter que ser na base de dar aquela "esquentadinha" antes de sair e ir se segurando...rs
Sem condições nenhuma de gastar um $$ agora. Faltando 4 meses para o casamento e ainda tem reforma do apartamento...rsrs
Vai ter que ser na base de dar aquela "esquentadinha" antes de sair e ir se segurando...rs
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Já percebi isso também, com o motor frio ele estica um pouco mais as marchas, eu tinha um Vectra que também acontecia isso acho q é normal.
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
lnascimento,
Faça o teste pelo menos uma vez para descobrir. Se a caixa travar em 3ª tem o defeito e terá que trocar as eletroválvulas mais cedo ou mais tarde.
Esquentar o carro antes de sair é um paliativo para ir empurrando com a barriga até efetuar os reparos, mas daí para frente a situação só tende a piorar e as travadas ficarem mais frequentes.
As eletroválvulas não são tão caras, cerca de R$130,00 cada na Citroen (são duas) e vai precisar de um litro de óleo (+ R$130) para completar o nível. Se não me engano a que não dá defeito é BorgWarner. A maioria dos carros 2009/10 que apresentou esse defeito precocemente tinha outra marca.
O resto será mão de obra para a troca. Você consegue fazer o serviço entre R$1000 e R$1200 no total, nas oficinas honestas por aí.
Não recomendo fazer na CSS, provavelmente vão enfiar a faca lá.
Faça o teste pelo menos uma vez para descobrir. Se a caixa travar em 3ª tem o defeito e terá que trocar as eletroválvulas mais cedo ou mais tarde.
Esquentar o carro antes de sair é um paliativo para ir empurrando com a barriga até efetuar os reparos, mas daí para frente a situação só tende a piorar e as travadas ficarem mais frequentes.
As eletroválvulas não são tão caras, cerca de R$130,00 cada na Citroen (são duas) e vai precisar de um litro de óleo (+ R$130) para completar o nível. Se não me engano a que não dá defeito é BorgWarner. A maioria dos carros 2009/10 que apresentou esse defeito precocemente tinha outra marca.
O resto será mão de obra para a troca. Você consegue fazer o serviço entre R$1000 e R$1200 no total, nas oficinas honestas por aí.
Não recomendo fazer na CSS, provavelmente vão enfiar a faca lá.
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Ótimas dicas Arr, só discordo de um ponto, ao invés de completar, trocar o fluido totalmente a não ser que tenham coragem de deixar aquele óleo preto lá dentro e só completar....
No mais ta tudo explicado acima, os valores são esses mesmo, boa sorte com o problema e na minha humilde opinião passaria o carro pra frente enquanto é tempo.....não raro proprietários fazem a troca somente das eletroválvulas(e zerar os parâmetros do câmbio, muito importante) e meses depois voltam a dar sinal de que algo esta errado.....e sinceramente, pelo pouquíssimo tempo com o carro(3 meses) quem te vendeu já tava ciente disso, lembrando que essa é a MINHA opinião...abçs
No mais ta tudo explicado acima, os valores são esses mesmo, boa sorte com o problema e na minha humilde opinião passaria o carro pra frente enquanto é tempo.....não raro proprietários fazem a troca somente das eletroválvulas(e zerar os parâmetros do câmbio, muito importante) e meses depois voltam a dar sinal de que algo esta errado.....e sinceramente, pelo pouquíssimo tempo com o carro(3 meses) quem te vendeu já tava ciente disso, lembrando que essa é a MINHA opinião...abçs
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Rafael, não pretendo passar o carro pra frente.
O carro está com 45 mil km. Tirando esse problema, não tem nada mais para ser feito, está novo!!
Gostei muito do carro. De qualquer forma, valeu pela dica...hehehe
O carro está com 45 mil km. Tirando esse problema, não tem nada mais para ser feito, está novo!!
Gostei muito do carro. De qualquer forma, valeu pela dica...hehehe
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
RaphaelF,
Claro, trocar o óleo não vai fazer mal, o problema é o seguinte:
- para a troca ser efetiva tem que tirar o câmbio e conversor de torque fora, pois a drenagem somente pelo bujão deixa pelo menos 2 litros do óleo velho no conversor.
- Esse defeito na eletroválvula nessa leva de C4 2009/2010 não está relacionado com o óleo, mas com a marca das peças que não duravam muito tempo. A partir dos modelos 2011/2012 a fábrica corrigiu e a incidência de problemas é bem menor.
Meu carro deu a primeira travada aos 6500km. Estava justamente saindo para uma viagem de 2000km ida e volta e só não desisti de ir com o C4 porque já estava ciente do problema pelos relatos aqui no clube.
Na primeira revisão (antecipada para os 8500km) a concessionária empurrou com a barriga e só fez uma atualização do software.
Aos 14.000km o defeito voltou e finalmente as eletroválvulas foram trocadas em garantia aos 18.500KM. Desde então já rodei até os 87.000km e o câmbio nunca mais me incomodou, então acho que a questão de trocar o carro por causa disso não faz muito sentido. Falo com a experiência de quem tem 5 carros AL4 na família :-0
;-)
Claro, trocar o óleo não vai fazer mal, o problema é o seguinte:
- para a troca ser efetiva tem que tirar o câmbio e conversor de torque fora, pois a drenagem somente pelo bujão deixa pelo menos 2 litros do óleo velho no conversor.
- Esse defeito na eletroválvula nessa leva de C4 2009/2010 não está relacionado com o óleo, mas com a marca das peças que não duravam muito tempo. A partir dos modelos 2011/2012 a fábrica corrigiu e a incidência de problemas é bem menor.
Meu carro deu a primeira travada aos 6500km. Estava justamente saindo para uma viagem de 2000km ida e volta e só não desisti de ir com o C4 porque já estava ciente do problema pelos relatos aqui no clube.
Na primeira revisão (antecipada para os 8500km) a concessionária empurrou com a barriga e só fez uma atualização do software.
Aos 14.000km o defeito voltou e finalmente as eletroválvulas foram trocadas em garantia aos 18.500KM. Desde então já rodei até os 87.000km e o câmbio nunca mais me incomodou, então acho que a questão de trocar o carro por causa disso não faz muito sentido. Falo com a experiência de quem tem 5 carros AL4 na família :-0
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Mada de tirar conversor de torque fora nem nada, troca é feita retirando e colocando o que da, repetindo esse processo várias vezes, há membros que chegaram a trocar 3 vezes.
Claro que nada tem a ver com o óleo mas é tenso você mexer no câmbio e só completar aquele óleo preto....é o famoso serviço meia boca, na verdade o ideal é trocar o filtro do óleo do câmbio automático mas ta ok...vai chegar num mecânico e falar isso, ele vai dizer q não precisa.......
Ainda bem que o seu não voltou a dar problemas pois o que tem de membros nesse forum que já fizeram o reparo e voltou o problema poucos meses depois não esta no gibi, é só procurar o tópico de 20 e poucas páginas...dei essa opção pois ele disse que não esta podendo gastar com manutenção e pelo que lemos o problema esta no início dai não vejo uma má idéia vender o carro.Volto a repetir, se deu sinais de problema em 3 meses no câmbio, QUEM VENDEU SABIA DISSO.
Galera, somente minha opinião, você tbm pode consertar direito o câmbio e ser feliz por muitos anos tbm...
Claro que nada tem a ver com o óleo mas é tenso você mexer no câmbio e só completar aquele óleo preto....é o famoso serviço meia boca, na verdade o ideal é trocar o filtro do óleo do câmbio automático mas ta ok...vai chegar num mecânico e falar isso, ele vai dizer q não precisa.......
Ainda bem que o seu não voltou a dar problemas pois o que tem de membros nesse forum que já fizeram o reparo e voltou o problema poucos meses depois não esta no gibi, é só procurar o tópico de 20 e poucas páginas...dei essa opção pois ele disse que não esta podendo gastar com manutenção e pelo que lemos o problema esta no início dai não vejo uma má idéia vender o carro.Volto a repetir, se deu sinais de problema em 3 meses no câmbio, QUEM VENDEU SABIA DISSO.
Galera, somente minha opinião, você tbm pode consertar direito o câmbio e ser feliz por muitos anos tbm...
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Re: Minha vez de ter sustos com o AL4
Sim e vai gastar pelo menos mais R$1.000 em óleo e nada garante que não sobrou óleo velho dentro do conjunto.RaphaelF escreveu:Mada de tirar conversor de torque fora nem nada, troca é feita retirando e colocando o que da, repetindo esse processo várias vezes, há membros que chegaram a trocar 3 vezes...
Por menos que isso meu mecânico tira o câmbio fora e faz o serviço direito, hehehe.