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Melhor solução USB.
Pessoal,
Sei que o assunto foi amplamente discutido já, realmente existem algumas soluções tais como USB box/yator, rd45, cabo P2 (somente para aux), RDE2 (Pioneer for citroen c3 picasso), Rd1 (mesmo que o anterior só que sem bluetooh), Rádio comum + interface volante, central multimídia chinesa, 'Central multimídia' do c4 lounge, caixas nomades .... quanta solução diferente.....
Vamos ao que interessa:
Meu carro é um c4 hatch 2009/2010 com Rd4 com bluetooh apenas para chamadas telefonicas e CD's de mp3, meu display do computador de bordo exibe as pastas dos cd's de mp3 numa boa.
Ainda sinto muita falta do USB que tinha na minha Tr4 antiga, tinha 16gb de música num rádio simples da sony.
Acho o rd4 ótimo em qualidade de som, não quero perder os controles do volante.
Qual a melhor solução?
Estou na dúvida entre o RD45 e o RDE2 (ou RDE1 Não faço questão do bluetooh tendo USB).
Já me falaram aqui no forum que o RDE2 precisa configurar a BSI, como fazer?
Quanto ao RD45 presente no 308/2008/c4 + novos? o display comporta? precisa apenas trocar um aparelho pelo outro (Rd4 x RD45?) e habilitar pelo scaneer da css?
Obrigado e desculpem pela redundância da discussão.
Sei que o assunto foi amplamente discutido já, realmente existem algumas soluções tais como USB box/yator, rd45, cabo P2 (somente para aux), RDE2 (Pioneer for citroen c3 picasso), Rd1 (mesmo que o anterior só que sem bluetooh), Rádio comum + interface volante, central multimídia chinesa, 'Central multimídia' do c4 lounge, caixas nomades .... quanta solução diferente.....
Vamos ao que interessa:
Meu carro é um c4 hatch 2009/2010 com Rd4 com bluetooh apenas para chamadas telefonicas e CD's de mp3, meu display do computador de bordo exibe as pastas dos cd's de mp3 numa boa.
Ainda sinto muita falta do USB que tinha na minha Tr4 antiga, tinha 16gb de música num rádio simples da sony.
Acho o rd4 ótimo em qualidade de som, não quero perder os controles do volante.
Qual a melhor solução?
Estou na dúvida entre o RD45 e o RDE2 (ou RDE1 Não faço questão do bluetooh tendo USB).
Já me falaram aqui no forum que o RDE2 precisa configurar a BSI, como fazer?
Quanto ao RD45 presente no 308/2008/c4 + novos? o display comporta? precisa apenas trocar um aparelho pelo outro (Rd4 x RD45?) e habilitar pelo scaneer da css?
Obrigado e desculpem pela redundância da discussão.
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Re: Melhor solução USB.
Ricardo, quanto ao RDE não sei afirmar. Mas ao RD45, o cabo usb você acha em um desmanche, quase toda a linha Citroen usa o mesmo cabo. O aparelho creio qua a configuração seja somente colocar o seu número de chassi no rádio, se não ele fica apitando. E isso na CSS vão te cobrar o preço da hora técnica que deve ser em torno de R$180,00. Oficinas mecânicas mais especializadas tem o scanner e deve ser mais barato. Ou então tem bastante membros do clube que tem o scanner, talvez achar alguém que tenha aí na sua região e te ajude.
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Re: Melhor solução USB.
Obrigado, consegui um rádio do peugoet 3008 por 150,00, (sem cabo USB) posso comprar sem medo então? computador de bordo funcionará perfeitamente?alexgeorges escreveu:Ricardo, quanto ao RDE não sei afirmar. Mas ao RD45, o cabo usb você acha em um desmanche, quase toda a linha Citroen usa o mesmo cabo. O aparelho creio qua a configuração seja somente colocar o seu número de chassi no rádio, se não ele fica apitando. E isso na CSS vão te cobrar o preço da hora técnica que deve ser em torno de R$180,00. Oficinas mecânicas mais especializadas tem o scanner e deve ser mais barato. Ou então tem bastante membros do clube que tem o scanner, talvez achar alguém que tenha aí na sua região e te ajude.
Estou no Rio, zona sul, se alguém tiver o equipamento, obviamente eu pagarei pelo serviço.
Por fim o bluetooh continuará a funcionar para ligação?
obrigado, forte abraço!
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Re: Melhor solução USB.
ricardostie escreveu:Obrigado, consegui um rádio do peugoet 3008 por 150,00, (sem cabo USB) posso comprar sem medo então? computador de bordo funcionará perfeitamente?alexgeorges escreveu:Ricardo, quanto ao RDE não sei afirmar. Mas ao RD45, o cabo usb você acha em um desmanche, quase toda a linha Citroen usa o mesmo cabo. O aparelho creio qua a configuração seja somente colocar o seu número de chassi no rádio, se não ele fica apitando. E isso na CSS vão te cobrar o preço da hora técnica que deve ser em torno de R$180,00. Oficinas mecânicas mais especializadas tem o scanner e deve ser mais barato. Ou então tem bastante membros do clube que tem o scanner, talvez achar alguém que tenha aí na sua região e te ajude.
Estou no Rio, zona sul, se alguém tiver o equipamento, obviamente eu pagarei pelo serviço.
Por fim o bluetooh continuará a funcionar para ligação?
obrigado, forte abraço!
A css vende o cabo USB com chicote por R$120,00
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Re: Melhor solução USB.
Sim, os equipamentos são compatíveis sim. Somente o microfone do bluetooth vc vai ter que fazer una ligacao. Vai ter que pegar o fio que está no chicote que vai para a caixa nomade e desencaixar ele do conector e ligar atrás do RD45. Mas fique tranquilo, é facil de tirar dos conectores. Se voce comprar mesmo, te passo quais sao os fios que voce vai retirar e onde coloca.
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Re: Melhor solução USB.
alexgeorges escreveu:Sim, os equipamentos são compatíveis sim. Somente o microfone do bluetooth vc vai ter que fazer una ligacao. Vai ter que pegar o fio que está no chicote que vai para a caixa nomade e desencaixar ele do conector e ligar atrás do RD45. Mas fique tranquilo, é facil de tirar dos conectores. Se voce comprar mesmo, te passo quais sao os fios que voce vai retirar e onde coloca.
Comprei... o rapaz tá vindo trazer para mim hoje ainda! se puder mandar, será ótimo! abraços!
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Re: Melhor solução USB.
ok vamos lá.
1.1)Desliga a bateria do carro e espera pelo menos uns 15min.
1.2) Primeiro vc entra neste tópico: viewtopic.php?f=18&t=14387
Aí executa o procedimento pra tirar o porta luvas que tem detalhado aí. Sem o porta luvas você ai ter acesso a Caixa Nomade.
2) Retira o connector da caixa. Agora assim: na face que conecta dele vai ter em uma extremidade uma numeração bem pequena, por ex: vai ter em um canto o numero 9 e em cima o 18 isso te dá a noção de qual fio é qual. Neste ponto você precisa retirar os fios 8 e 9 do conector ( perceba que todos os fios são numerados, você precisa do fio 8488N e o 8487N, respectivamente 8 e 9). Para retirar é só verificar que cada fio dentro do conector tem um buraquinho na lateral. Ali você pressiona com uma chave fininha e ao mesmo tempo puxa o fio por trás do conector.
3) Depois de retirado os fios, puxe eles até a saída do som na frente. Ali você vai usar este tópico: viewtopic.php?f=20&t=18326
Aqui você precisa desmontar a parte B do seu conector de som, o miolinho branco sai e você consegue conectar fios alí. Agora é só colocar o fio 9 - 8487N no buraco responsável pelo pino 9 na parte B do som. Não se preocupe, assim que colocar o fio dentro do conector, que vai estar vazio, você vai ouvir um click que travou tudo certinho la dentro. Agora o fio 8 - 8488N você vai colocar no buraco do pino 3 da parte B também.
4) Agora você remonta tudo seu conector de som. Ele vai ficar igual antes só que agora com dois fios a mais na parte B dele. Os dois fios a mais são o positivo e negativo do Mic que estavam ligados na caixa nômade e agora tem que ir direto ao som, pois a caixa não será mais usada para ligações nem nada.
5)Conecta o RD45 no seu carro e religa a bateria ( não trave ele no lugar ainda porque se der algum problema já é mais fácil de resolver). Sem o scanner ele vai ficar apitando pois existe uma verificação se o chassi cadastrado no som bate com o do carro. Com o diagbox ( scanner) você consegue alterar o chassi incluso no som e consequentemente o apito para.
Possíveis problemas:
O microfone não funciona - Os fios ligados atras do som estão invertidos. Como o microfone é polarizado, se não conectar positivo e negativo certo ele não funciona. Tenta inverter os fios atras que deve funcionar. Se mesmo assim não funcionar me manda MP que procuramos uma solução.
Nao consegue configurar o som - para configurar o som provavelmente no scanner você ou quem fizer a configuração, vai ter que entrar como um Peugeot 308 porque se entrar como C4 vai dar erro de coerência.
Espero que tenha ficado claro.
Abraço.
1.1)Desliga a bateria do carro e espera pelo menos uns 15min.
1.2) Primeiro vc entra neste tópico: viewtopic.php?f=18&t=14387
Aí executa o procedimento pra tirar o porta luvas que tem detalhado aí. Sem o porta luvas você ai ter acesso a Caixa Nomade.
2) Retira o connector da caixa. Agora assim: na face que conecta dele vai ter em uma extremidade uma numeração bem pequena, por ex: vai ter em um canto o numero 9 e em cima o 18 isso te dá a noção de qual fio é qual. Neste ponto você precisa retirar os fios 8 e 9 do conector ( perceba que todos os fios são numerados, você precisa do fio 8488N e o 8487N, respectivamente 8 e 9). Para retirar é só verificar que cada fio dentro do conector tem um buraquinho na lateral. Ali você pressiona com uma chave fininha e ao mesmo tempo puxa o fio por trás do conector.
3) Depois de retirado os fios, puxe eles até a saída do som na frente. Ali você vai usar este tópico: viewtopic.php?f=20&t=18326
Aqui você precisa desmontar a parte B do seu conector de som, o miolinho branco sai e você consegue conectar fios alí. Agora é só colocar o fio 9 - 8487N no buraco responsável pelo pino 9 na parte B do som. Não se preocupe, assim que colocar o fio dentro do conector, que vai estar vazio, você vai ouvir um click que travou tudo certinho la dentro. Agora o fio 8 - 8488N você vai colocar no buraco do pino 3 da parte B também.
4) Agora você remonta tudo seu conector de som. Ele vai ficar igual antes só que agora com dois fios a mais na parte B dele. Os dois fios a mais são o positivo e negativo do Mic que estavam ligados na caixa nômade e agora tem que ir direto ao som, pois a caixa não será mais usada para ligações nem nada.
5)Conecta o RD45 no seu carro e religa a bateria ( não trave ele no lugar ainda porque se der algum problema já é mais fácil de resolver). Sem o scanner ele vai ficar apitando pois existe uma verificação se o chassi cadastrado no som bate com o do carro. Com o diagbox ( scanner) você consegue alterar o chassi incluso no som e consequentemente o apito para.
Possíveis problemas:
O microfone não funciona - Os fios ligados atras do som estão invertidos. Como o microfone é polarizado, se não conectar positivo e negativo certo ele não funciona. Tenta inverter os fios atras que deve funcionar. Se mesmo assim não funcionar me manda MP que procuramos uma solução.
Nao consegue configurar o som - para configurar o som provavelmente no scanner você ou quem fizer a configuração, vai ter que entrar como um Peugeot 308 porque se entrar como C4 vai dar erro de coerência.
Espero que tenha ficado claro.
Abraço.
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Re: Melhor solução USB.
Buenas pessoal
Estou indo pelo mesmo caminho do amigo, estou a procura de um rd45, que já encontrei inclusive, mas me surgem algumas duvidas
1 . a caixa nômade esta, eh o bluetooth do c4? Ele não eh incluso no próprio radio?
2 . o rd45 aceita streaming de audio quando instalado no 408, sera que no c4 funciona?
3 . os controles do telefone do volante vão funcionar no rd45?
Estou indo pelo mesmo caminho do amigo, estou a procura de um rd45, que já encontrei inclusive, mas me surgem algumas duvidas
1 . a caixa nômade esta, eh o bluetooth do c4? Ele não eh incluso no próprio radio?
2 . o rd45 aceita streaming de audio quando instalado no 408, sera que no c4 funciona?
3 . os controles do telefone do volante vão funcionar no rd45?
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Re: Melhor solução USB.
1 - Bluetooth e usb agora são integrados no RD45, a caixa nômade só é necessária com o RD4.danielcamargo escreveu:Buenas pessoal
Estou indo pelo mesmo caminho do amigo, estou a procura de um rd45, que já encontrei inclusive, mas me surgem algumas duvidas
1 . a caixa nômade esta, eh o bluetooth do c4? Ele não eh incluso no próprio radio?
2 . o rd45 aceita streaming de audio quando instalado no 408, sera que no c4 funciona?
3 . os controles do telefone do volante vão funcionar no rd45?
2 - Sim, vai funcionar no C4.
3 - Sim, vão fincionar, não se perde nem um comando.
Aproveitando o tópico, alguém aí tem o código do cabo usb, na concessionária aqui da cidade os caras não conseguem passar valor de peça alguma se não tiver o código, como o modelo do meu carro não vem com este item original de fábrica, eles não conseguem ver pelo chassi do carro.
Valeu.
Enviado de meu GT-I9192 usando o Tapatalk 2
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Re: Melhor solução USB.
Bom, infelismente não fiz um tutorial mas consegui trocar o original rd4 por um rd45 que veio de um Peugeot 308 2.0 ( com USB e bt só vem no 2.0 ou 408)
Como imaginam ele não eh plug'n play, devido ao painel ser diferente apesar da disposição das teclas serem exatamente a mesma.
Comecei desmontando a frente do meu rd4 siemens/vdo e do rd45 continental,
A conexão do painel com o chassi eh exatamente a mesma e funciona quando se coloca apenas a placa no chassis sem o painel, o porem são os encaixes que são totalmente diferentes entre o painel (o plastico propriamente dito) e o chassis do radio.
Nessa parte exigiu um pouco de paciência, criativade e tentativa e erro.
No chassi do radio 45 continental ele possui algumas abas de metal que impediam que o painel do rd4 encaixasse, portanto tive de remover estas abas ( na parte superior todas, inferior todas e lateral as duas das pontas) e no painel umas abas e pinos plasticos.
Feito isso o painel fica praticamente preso apenas pelos dois parafusos laterais ( um em cada lado) mas fica bem firme.
Feito isso, foi necessário desativar totalmente a caixa nômade pois ela entrava em conflito com o bt do rd45.
Dica, os. Fios do microfone do.meu carro eram os pinos 18 e 19 do conector do nômade, fio amarelo e fio branco. Eles entram nos pinos 3 e 9 do plug b do radio.
Feito isso foi só ir na CSS, cadastrar o chassi no radio e correr para o abraço!
Funciona 100℅ inclusive agenda e chamadas ,feitas!
Como imaginam ele não eh plug'n play, devido ao painel ser diferente apesar da disposição das teclas serem exatamente a mesma.
Comecei desmontando a frente do meu rd4 siemens/vdo e do rd45 continental,
A conexão do painel com o chassi eh exatamente a mesma e funciona quando se coloca apenas a placa no chassis sem o painel, o porem são os encaixes que são totalmente diferentes entre o painel (o plastico propriamente dito) e o chassis do radio.
Nessa parte exigiu um pouco de paciência, criativade e tentativa e erro.
No chassi do radio 45 continental ele possui algumas abas de metal que impediam que o painel do rd4 encaixasse, portanto tive de remover estas abas ( na parte superior todas, inferior todas e lateral as duas das pontas) e no painel umas abas e pinos plasticos.
Feito isso o painel fica praticamente preso apenas pelos dois parafusos laterais ( um em cada lado) mas fica bem firme.
Feito isso, foi necessário desativar totalmente a caixa nômade pois ela entrava em conflito com o bt do rd45.
Dica, os. Fios do microfone do.meu carro eram os pinos 18 e 19 do conector do nômade, fio amarelo e fio branco. Eles entram nos pinos 3 e 9 do plug b do radio.
Feito isso foi só ir na CSS, cadastrar o chassi no radio e correr para o abraço!
Funciona 100℅ inclusive agenda e chamadas ,feitas!