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polive26
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SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR CON

Mensagem por polive26 »

Boa noite meus caros, gostaria de compartilhar um problema que está acontecendo com meu C4 e gostaria de saber se alguém do grupo já passou por esta situação e como resolveu o problema.
Depois que adquiri meu carro eu ainda não tinha colocado ele na estrada para uma viagem longa, e na primeira vez a 15 dias quando estava na BR correndo a 140 km/h e com o AR ligado a temperatura do motor disparou e começou a soar um alarme e aparecendo a frase STOP no painel de instrumentos, o AR parou de gerar, logo parei o carro, abri o capô e verifiquei que o vaso do fluído do radiador estava prestes a explodir, esperei quase meia hora até o motor esfriar e seguir viagem, voltei a ligar o AR e com dez minutos depois a temperatura voltou a aumentar de novo, parei o carro esperei o motor esfriar de novo e seguir viagem sem ligar o AR.
No retorno para a min ha casa aconteceu a mesma coisa, e no dia seguinte fui até o mecânico e o mesmo me informou que seria a VÁLVULA TERMOSTÁTICA que estava com defeito, comprei uma nova e troquei, quando foi agora no dia 27/12/14 peguei a estrada de novo para uma longa viagem, e voltou a acontecer o mesmo problema, e quando eu desligava o AR a temperatura ficava normal, e desta forma eu consegui ir e voltar da viagem com o AR desligado. (VALE SALIENTAR QUE A VENTUINHA ESTÁ ACIONANDO NORMALMENTE E O FLUÍDO DE ARREFECIMENTO ESTÁ NO NÍVEL NORMAL). Será que tem alguma coisa a ver com a bomba D'água???? Será que a VENTUINHA não está acionando o segundo estágio???? Se alguém souber de alguma coisa, por favor posta no tópico.

polive26
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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por polive26 »

Graças a Deus problema resolvido, foi sujeira no radiador, efetuei a limpeza do radiador em uma oficina especializada em radiadores e resolveu o problema!!!!

maxcwb
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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por maxcwb »

polive26 escreveu:Graças a Deus problema resolvido, foi sujeira no radiador, efetuei a limpeza do radiador em uma oficina especializada em radiadores e resolveu o problema!!!!
Cara, que medo.
Explica isso direito - limparam por fora o radiador? Estava muito sujo?
(imagino que limparam por fora, porque se for por dentro daí é tenso)

O segundo estágio do ventilador está acionando normalmente?
Porque quando liga o ar, o primeiro estágio liga e normalmente o segundo só liga quando o carro para e precisa refrigerar muito. Agora, andando rápido com toda a quantidade de ar entrando e superaquecer - é estranho.

Há muitos relatos do sensor de temperatura dar problema...

Troquei meu radiador recentemente. O original tem 27mm de espessura e os paralelos tem 20-19… 17! Liguei pra fábrica, pesquisei, liguei pra falar com o engenheiro da fábrica pra ver se tava certo, bla bla bla e estou usando esse de 17mm. Não tive problema de superaquecimento, aliás, nunca vi passar de 3 riscos o marcador de temperatura.

Se puder postar mais alguma informação, seria bacana.
Abs!

polive26
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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por polive26 »

Olá maxcwb, a sujeira foi realmente dentro do radiador, (mas eles fazem uma limpeza geral por dentro e fora nas colmeias)tirei uma foto, estava com uma crosta de barro impregnada dentro do radiador, fazendo com que a água circulasse com dificuldade causando o super aquecimento e a ventoinha não estava acionando no segundo estágio.
Já rodei com o carro em alta e com o AR ligado e não está mais aquecendo e a ventuinha está ligando no segundo estágio normalmente.
Aconselho a todos que façam essa limpeza do radiador em uma loja especializada, principalmente se roda muito em estradas de chão!!!

Não consegui anexar a foto do radiador depois que foi retirado do meu veículo para a limpeza.

Se me enviar seu e-mail te envio para você ver em que estado estava.
Meu e-mail é polive26@hotmail.com

Abraços.

maxcwb
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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por maxcwb »

polive26 escreveu:Olá maxcwb, a sujeira foi realmente dentro do radiador, (mas eles fazem uma limpeza geral por dentro e fora nas colmeias)tirei uma foto, estava com uma crosta de barro impregnada dentro do radiador, fazendo com que a água circulasse com dificuldade causando o super aquecimento e a ventoinha não estava acionando no segundo estágio.
Já rodei com o carro em alta e com o AR ligado e não está mais aquecendo e a ventuinha está ligando no segundo estágio normalmente.
Aconselho a todos que façam essa limpeza do radiador em uma loja especializada, principalmente se roda muito em estradas de chão!!!

Não consegui anexar a foto do radiador depois que foi retirado do meu veículo para a limpeza.

Se me enviar seu e-mail te envio para você ver em que estado estava.
Meu e-mail é polive26@hotmail.com

Abraços.

Então, o meu radiador começou a vazar em 3 dutos. Daí abri a tampa pra ver se dava jeito de consertar - mas era gastar vela boa com defunto ruim. O carro estava perto de 50 mil km.... mas por dentro estava bem limpinho, sem nenhuma sujeira - tanto que nem fiz a limpeza com produto específico (custa uns 15~20 reais), só passei água limpa, drenei novamente, completei com água e fluído e um abraço.

Curioso o ter ter chegado a entupir - é claro que estrada de chão colabora, mas não era pra tanto né... será que algum dia teve vazamento e colocaram água comum (sem aditivo ou com coloral no lugar do aditivo)? o carro é seu desde zero?

polive26
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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por polive26 »

Bom dia maxcwb,
O carro eu comprei na mão do primeiro dono, ele é corretor de imovéis e andava muito em estradas de chão para mostrar terrenos à venda, o que estava entupido foi o RADIADOR e não o RESERVATÓRIO de água do radiador, e sempre usou aditivo.


Abraços.

Ancelmo

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Re: SUPER AQUECIMENTO NO MOTOR C4 HATCH 1.6 QUANDO LIGA O AR

Mensagem por ewr »

Amigos minha experiência com aquecimento no C4 foi bem melhor de outros carros que tive a começar pela sinalização toques de bips acendeu luz "stop" e o carro limitou a velocidade encostei
e verifiquei que a ventoinha estava parada ao girar com a mão ela voltou a girar,para a manutenção
foi simples retirei o Para choque veja link Youtube https://www.youtube.com/watch?v=qoDUrihjKSc
para a retirada da ventoinha foram utilizados uma chave cachimbo ou estrela 10 mm para soltar
os 4 parafusos que fixam o suporte no radiador e mais uma chave de 8 mm para soltar o parafuso
que prende a hélice no motor lembrando que a rosca é esquerda,desmontei e verifiquei que as escovas estavam gastas porem o coletor o local onde vão as escovas estavam muito irregular o correto seria dar um passe no torno más preferi comprar um recondicionado a base de troca.
Tempo para retirada do para choque 30 minutos com muita paciência tempo para a troca do motor
20 minutos,tempo para colocar o para choque 15 minutos.
Muito simples mesmo só ter paciência com o para choque.
Custo:
motor a base de troca C4 ou 307
R$190,00
Testado e funcionando
contato do material
RKV Remanufaturado tel (011) 35310784 ou 967003626
Abraços
Edson leandro

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