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GNV - Vale a pena
Bom dia.
Sei que já existem tópicos com assunto parecido, mas o que eu achei é antigo. Por favor, me desculpem por criar outro, mas estou na dúvida e quero muito a ajuda de vocês.
Possuo um C4 pallas 2008, exclusive, completo. Com a alta da gasolina, estou pensando em colocar GNV de 5º geração nele, com 15 métros cúbicos.
Nunca tive GNV na vida. Quem colocou, o que pode me falar sobre? Valeu a pena? Se arrepende?
Rodo entre 1000 km e 1500 km por mês.
Um abraço e aguardo respostas...
Sei que já existem tópicos com assunto parecido, mas o que eu achei é antigo. Por favor, me desculpem por criar outro, mas estou na dúvida e quero muito a ajuda de vocês.
Possuo um C4 pallas 2008, exclusive, completo. Com a alta da gasolina, estou pensando em colocar GNV de 5º geração nele, com 15 métros cúbicos.
Nunca tive GNV na vida. Quem colocou, o que pode me falar sobre? Valeu a pena? Se arrepende?
Rodo entre 1000 km e 1500 km por mês.
Um abraço e aguardo respostas...
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Re: GNV - Vale a pena
Tenho a mesma dúvida porém uso um VTR, nem é do o preço da gasolina, é cada vez mais álcool... No meu caso acredito que não fica bom devido a suspensão traseira...
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Re: GNV - Vale a pena
é de se pensar
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Re: GNV - Vale a pena
Boa pergunta, com o novo anuncio que o governo soltou que a gasosa vai passar a possuir 25% de álcool eu me pergunto... Será que vai f***r o carro? porque o meu é só gasolina. Já o Gás seria uma boa, mas nunca usei e sempre escuto falarem mal do diabo do gás..
Seria uma economia e tanta!
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Re: GNV - Vale a pena
Só uma correção. Serão 27% de álcool.
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Re: GNV - Vale a pena
frlopes escreveu:Só uma correção. Serão 27% de álcool.
:S
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Re: GNV - Vale a pena
Olha, não sei como seria no C4 com esses kits mais novos, mas eu tive um Palio Weekend ELX 1.6 8v ano modelo 2000 que era somente à gasolina. Eu gostava muito do carro, ele era leve e ágil. Um belo dia resolvi instalar GNV, mas com o passar do tempo acabei me arrependendo.
Eu não tive problemas com o funcionamento do GNV propriamente dito, o carro funcionava bem. Embora o kit fosse considerado bom na época (era 2006), com peças eletrônicas da "Tury" (tinha gerenciamento eletrônico, variador de avanço, emulador de bicos, etc), mesmo assim a perda de torque em baixa era bastante perceptível. No entanto, com o giro mais alto o carro ganhava fôlego e deslanchava.
O problema do meu Palio com GNV foi que ele ficou dinamicamente descompensado por causa do cilindro de 15m3 no porta malas. O treco era muito pesado! Com isso, arrancar em ladeiras com aquele carro virou uma tortura, ele destracionava em qualquer ladeirinha mais inclinada. Tinha que queimar muita embreagem pra sair direito... Outra coisa que ficou muito ruim foram os freios. Dava até medo... A razão foi a instalação de molas de maior carga para manter a altura original do carro (as tais "molas Lobo"), apesar do peso extra no porta malas. Esse Palio tinha válvulas corretoras que regulavam a potência de frenagem no eixo traseiro de acordo com a altura da suspensão, isso é, quanto mais peso sobre o eixo traseiro, mais potência de frenagem ia para esse eixo. Como a mola levantou a parte traseira do carro, ele passou a freiar com potência menor do que a necessária para o peso sobre o eixo traseiro. Ficou muito ruim mesmo.
Outras coisas que incomodavam: a necessidade de revalidação periódica do certificado do GNV (feita em oficina credenciada pelo INMETRO mediante agendamento e paga à parte), filas nos postos (na época ficavam bem cheios), perda de espaço no porta malas mesmo rebatendo os bancos.
De bom, havia a economia por km e o desconto no IPVA...
Depois da experiência que tive com esse Palio, desisti de GNV. Estou no meu terceiro Citroen, GNV passa longe de todos eles.
Eu não tive problemas com o funcionamento do GNV propriamente dito, o carro funcionava bem. Embora o kit fosse considerado bom na época (era 2006), com peças eletrônicas da "Tury" (tinha gerenciamento eletrônico, variador de avanço, emulador de bicos, etc), mesmo assim a perda de torque em baixa era bastante perceptível. No entanto, com o giro mais alto o carro ganhava fôlego e deslanchava.
O problema do meu Palio com GNV foi que ele ficou dinamicamente descompensado por causa do cilindro de 15m3 no porta malas. O treco era muito pesado! Com isso, arrancar em ladeiras com aquele carro virou uma tortura, ele destracionava em qualquer ladeirinha mais inclinada. Tinha que queimar muita embreagem pra sair direito... Outra coisa que ficou muito ruim foram os freios. Dava até medo... A razão foi a instalação de molas de maior carga para manter a altura original do carro (as tais "molas Lobo"), apesar do peso extra no porta malas. Esse Palio tinha válvulas corretoras que regulavam a potência de frenagem no eixo traseiro de acordo com a altura da suspensão, isso é, quanto mais peso sobre o eixo traseiro, mais potência de frenagem ia para esse eixo. Como a mola levantou a parte traseira do carro, ele passou a freiar com potência menor do que a necessária para o peso sobre o eixo traseiro. Ficou muito ruim mesmo.
Outras coisas que incomodavam: a necessidade de revalidação periódica do certificado do GNV (feita em oficina credenciada pelo INMETRO mediante agendamento e paga à parte), filas nos postos (na época ficavam bem cheios), perda de espaço no porta malas mesmo rebatendo os bancos.
De bom, havia a economia por km e o desconto no IPVA...
Depois da experiência que tive com esse Palio, desisti de GNV. Estou no meu terceiro Citroen, GNV passa longe de todos eles.
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Re: GNV - Vale a pena
Se for ficar uns 3 anos com o carro vale a pena, menos q isso não, até pq vc nem roda tanto assim.
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Re: GNV - Vale a pena
Aqui em casa temos um focus com GNV. Conta básica:
Km no litro da gasolina: cerca de R$0,24
Km no m3 do gás: cerca de R$0,12
Diferença: 12 centavos por km.
Custo do aparelho: cerca de R$4000
4000 / 0,12 = 33333km
Ou seja, o retorno do gás você só vai ver após mais de 30.000km. Logo, se você é do tipo que roda 20 mil km com o carro, e já quer trocar, pra você não compensa.
A cada ano, é necessário fazer a vistoria, que custa R$150,00. Somado a isso, uma manutenção ou outra do kit gnv, como troca do filtro e limpeza de óleo do cilindro: R$250,00.
Se você ficar com o carro e rodar 100.000km com ele (contando a partir da instalação do gás):
100000km - 33000km = 77000km
77000km * 0,12 = R$9240,00 - economia com a diferença do preço dos combustíveis
R$9240 - R$550 (uma manutenção e duas vistorias, por exemplo) = R$8690,00
Calculando de forma crua, você economiza mais de R$8000,00. Porém, leve em considerações estes fatos:
- ninguém quer carro a gás. É um preconceito besta, que colocaram na cabeça de todo mundo que gás come o motor, gás explode, gás é do tinhoso etc. Logo, se quiser trocar de carro, será comum ouvir "seu carro está muito bonito, mas tem gás né? Então não interessa pra gente" de lojistas por aí, além de avaliarem seu carro por um valor ridiculamente baixo, mesmo estando conservado.
- perde porta-malas. Se você usa o carro pra trabalho, roda pra caramba e mal usa o porta-malas, isso não faz muita diferença. Só na hora de ir viajar com cachorro, papagaio, tralha de família, sogra etc. que complica um pouco.
- tem que saber onde abastecer, assim como é com a gasolina. Não estou brincando, mas percebo claramente que alguns postos "batizam" o gás. Aqui em Jundiaí, tem um posto bem conhecido, mas quando abasteço nele, o carro rende menos, e o kit gás dá erro antes de acabar todo o gás. Ao abastecer em outro posto, o carro não faz isso.
- tem de vistoriar toda vez antes de fazer o licenciamento. Demora umas 2h e tem de levar em local que faz perícia em carro (Ultravisão etc), mas não é nenhum bixo de 7 cabeças
Enfim, aqui em casa, para nós compensou muito no passado, e continua compensando. Somando todos os carros que tivemos no GNV, a km rodada no gás supera os 600.000km brincando, ou seja, uma bela economia... Quanto a zuar motor, não se preocupe. Se GNV zoasse motor mesmo, taxista que depende do carro pra ganhar dinheiro não usava.
Km no litro da gasolina: cerca de R$0,24
Km no m3 do gás: cerca de R$0,12
Diferença: 12 centavos por km.
Custo do aparelho: cerca de R$4000
4000 / 0,12 = 33333km
Ou seja, o retorno do gás você só vai ver após mais de 30.000km. Logo, se você é do tipo que roda 20 mil km com o carro, e já quer trocar, pra você não compensa.
A cada ano, é necessário fazer a vistoria, que custa R$150,00. Somado a isso, uma manutenção ou outra do kit gnv, como troca do filtro e limpeza de óleo do cilindro: R$250,00.
Se você ficar com o carro e rodar 100.000km com ele (contando a partir da instalação do gás):
100000km - 33000km = 77000km
77000km * 0,12 = R$9240,00 - economia com a diferença do preço dos combustíveis
R$9240 - R$550 (uma manutenção e duas vistorias, por exemplo) = R$8690,00
Calculando de forma crua, você economiza mais de R$8000,00. Porém, leve em considerações estes fatos:
- ninguém quer carro a gás. É um preconceito besta, que colocaram na cabeça de todo mundo que gás come o motor, gás explode, gás é do tinhoso etc. Logo, se quiser trocar de carro, será comum ouvir "seu carro está muito bonito, mas tem gás né? Então não interessa pra gente" de lojistas por aí, além de avaliarem seu carro por um valor ridiculamente baixo, mesmo estando conservado.
- perde porta-malas. Se você usa o carro pra trabalho, roda pra caramba e mal usa o porta-malas, isso não faz muita diferença. Só na hora de ir viajar com cachorro, papagaio, tralha de família, sogra etc. que complica um pouco.
- tem que saber onde abastecer, assim como é com a gasolina. Não estou brincando, mas percebo claramente que alguns postos "batizam" o gás. Aqui em Jundiaí, tem um posto bem conhecido, mas quando abasteço nele, o carro rende menos, e o kit gás dá erro antes de acabar todo o gás. Ao abastecer em outro posto, o carro não faz isso.
- tem de vistoriar toda vez antes de fazer o licenciamento. Demora umas 2h e tem de levar em local que faz perícia em carro (Ultravisão etc), mas não é nenhum bixo de 7 cabeças
Enfim, aqui em casa, para nós compensou muito no passado, e continua compensando. Somando todos os carros que tivemos no GNV, a km rodada no gás supera os 600.000km brincando, ou seja, uma bela economia... Quanto a zuar motor, não se preocupe. Se GNV zoasse motor mesmo, taxista que depende do carro pra ganhar dinheiro não usava.
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- Registrado em: 24 Nov 2013, 01:34
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Re: GNV - Vale a pena
Coloquei no C4 lounge..Tava gastando quase 600 reais/mes. Com GNV to gastando em media 250. Fora desconto IPVA aqui no Rio que é alto. To com ele há 1 ano e to satisfeito.