Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
bruel
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Grand Picasso

Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por bruel »

Senhores,

Desculpem a demora, mas estava com dificuldade de acesso a internet para fazer um tutorial e também não consegui armazenar as fotos no imageshack, pq na empresa é bloqueado.

Infelizmente não é viável (pelo menos para mim) instalar o RDE2 na C4GP devido a incompatibilidade de funcionamento dos comandos do volante e das informações no painel. Não sei se isto é devido ao fato de na C4GP os comandos de volante e info no painel, são feitos através de um chicote com o conector cinza. Não sei se este conector é exclusivo da C4GP, mas em pesquisa no ML e Ebay, vi muitos RD4 que não possuem entrada para este conector.

Além disto o RDE2 tem o conector branco de onde sai o microfone do bluetooth e a entrada AUX IN, e também neste conector existem fios para uma alimentação suplementar, cuja qual não está presente na C4GP. Mas pode ser feita facilmente, puxando fios complementares ao chicote original.

Também não sei se esta incompatibilidade se deve ao fato de eu ter utilizado um RDE2 para Peugeot original do 207. Pelo menos consegui instalar ele no meu 207 e o funcionamento é perfeito, som de muita qualidade, inclusive do bluetooth.

Acresentando um pouco, quando instalei ele no 207 eu não tinha o codigo de desbloqueio e ele estava bloqueado que nao permitia inserir o codigo caso eu tivesse, devido a varias tentativas de insercao de codigo errados, liguei nas ccs da Peugeot e todas iriam me cobrar em torno de R$105,00 para desbloquear e recuperar o código. Fui ate uma ccs Peugeot para fazer o servico, mas como era horario de almoco nao tinha ninguem. Na saida encontrei uma outra oficina Peugeot RAPIDE que nunca tinha visto nem no site da Peugeot e entrei para saber, o cara fez o servico e so me cobrou o cafe, dei R$20 para o mecanico que estava saindo almocar e consegui o codigo novo e o desbloqueio em menos de 5 minutos. Procedimento muito simples no DIAGBOX.

Segue abaixo o tutorial com fotos da instalação do RDE2 na C4GP.

Estou aguardando o resultado do amigo com esse RDE2 do C3, se der certo irei procurar um da Citroen.
http://1drv.ms/1ID47Hk

sergioongaratto
Membros
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por sergioongaratto »

Bruel, tutorial perfeito! Tirou todas minhas dúvidas quanto a instalar o RDE2 no meu C4GP.

vapas
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por vapas »

Esse povo da concessionária são bons pra te vender o carro, só. Qualquer coisa que você depois é difícil. Liguei quatro vezes pra agendar o serviço e nem me atenderam.

R B Zetec
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por R B Zetec »

Felixbsb4 escreveu:Olá pessoal. Boa noite. Tb estou acompanhando o tópico e pretendo instalar o RDE 2 na C4GP nesse FDS. Já tenho o aparelho que me será gentilmente cedido do C3 da minha esposa. No lugar do carro dela irei instalar uma central multimídia da Pioneer 2Din (importada). Então não tem o que reclamar. Kkkkkkk
Esse final de semana tb tentarei fazer os testes e compartilho com vocês o meu resultado.

R B Zetec em qual CSS você conseguiu habilitar o rádio? Porque toda vez que vou na CSS pedir esses favores (mesmo pagando $$$) é uma má vontade...

Valeu gente. Grande abraço.

Opa, então, eu fiz na CSS Citroen do SIA, eu nunca gravo esses nomes dessas CSS que é francês ( frescura pura ) rsrsrs.

Olha, após fazer essa codificação na CSS eu soube que tem uma pessoa no feira dos importados, na parte de som automotivo que faz essa codificação por R$ 30,00. Aí teria que ir lá e perguntar pois eu não tenho o nome da loja.

Felixbsb4
Membros

Mensagem por Felixbsb4 »

Pois é pessoal. O meu caso foi igual ao colega Bruel. Tentei instalar o RDE 2 no C4GP mais esse modelo não foi identificado na rede CAN do carro. Nem ligar liga, pois a alimentação depende de outro conector. Acho que existem versões diferentes do RDE 2. O colega Bruel pegou o dele de um 207 que é rede VAN e eu de um C3 Exclusive modelo antigo que é igualzinho ao 207 rede VAN. Talvez o RDE 2 presentes no Aircross ou ainda nos novos C3 sejam CAN. Não sei!!!
Outro ponto que pude observar é sobre os 2 cabos da antena 1 branco e 1 cinza. Eles são antena de FM e antena de FM2. Alguns modelos de C4 vem com essas 2 antenas. O cabo cinza não é do CB no meu carro como relatado pelo colega Bruel. Testei desligando os 2 cabos e consegui operar no rádio normalmente inclusive mexendo nos comandos do volante e as informações do CB. Esses comandos vão pela rede CAN que estão presentes nos pinos 10 e 13 do conector principal Quad lock. Pino 10 data CAN high e pino 13 data CAN low.
Por fim perdi as esperanças de achar outro RDE 2 pelo simples fato que ele não se adapta ao habitáculo do rádio presentes nos C4 picassos. Isso é. A tampa não fecha.
Tenho vontade de investir em um RD45, mais não sei se terei que trocar o painel inteiro do carro, já que o CB é integrado ao painel no caso dos picassos.
Alguma ideia? Boa noite pessoal. Estou a disposição para debater e ajudar.
Abs,
Rafael (felixbsb4)

bruel
Membros

Mensagem por bruel »

Fala Rafael, realmente me confundi com a questão do conector cinza, dei uma pesquisada depois e vi q era antena tb.
Tb estou pensando num rd45 mas ainda tenho receio se vai funcionar, vi alguns modelos no eBay e aliexpress e os vendedores afirmam q funciona na c4gp. O ideal era emprestar de alguem e testar ou achar um barato e se não der certo revender. Alem disso to pensando em colocar a caixa nômade v2 q tem bt e usb

sergioongaratto
Membros
Contato:

Felixbsb4 escreveu:Pois é pessoal. O meu caso foi igual ao colega Bruel. Tentei instalar o RDE 2 no C4GP mais esse modelo não foi identificado na rede CAN do carro. Nem ligar liga, pois a alimentação depende de outro conector. Acho que existem versões diferentes do RDE 2. O colega Bruel pegou o dele de um 207 que é rede VAN e eu de um C3 Exclusive modelo antigo que é igualzinho ao 207 rede VAN. Talvez o RDE 2 presentes no Aircross ou ainda nos novos C3 sejam CAN. Não sei!!!
Outro ponto que pude observar é sobre os 2 cabos da antena 1 branco e 1 cinza. Eles são antena de FM e antena de FM2. Alguns modelos de C4 vem com essas 2 antenas. O cabo cinza não é do CB no meu carro como relatado pelo colega Bruel. Testei desligando os 2 cabos e consegui operar no rádio normalmente inclusive mexendo nos comandos do volante e as informações do CB. Esses comandos vão pela rede CAN que estão presentes nos pinos 10 e 13 do conector principal Quad lock. Pino 10 data CAN high e pino 13 data CAN low.
Por fim perdi as esperanças de achar outro RDE 2 pelo simples fato que ele não se adapta ao habitáculo do rádio presentes nos C4 picassos. Isso é. A tampa não fecha.
Tenho vontade de investir em um RD45, mais não sei se terei que trocar o painel inteiro do carro, já que o CB é integrado ao painel no caso dos picassos.
Alguma ideia? Boa noite pessoal. Estou a disposição para debater e ajudar.
Abs,
Rafael (felixbsb4)
bruel escreveu:Fala Rafael, realmente me confundi com a questão do conector cinza, dei uma pesquisada depois e vi q era antena tb.
Tb estou pensando num rd45 mas ainda tenho receio se vai funcionar, vi alguns modelos no eBay e aliexpress e os vendedores afirmam q funciona na c4gp. O ideal era emprestar de alguem e testar ou achar um barato e se não der certo revender. Alem disso to pensando em colocar a caixa nômade v2 q tem bt e usb
Estou no mesmo dilema para instalar o RD45 no meu C4GP. Fico na dúvida se será preciso trocar o painel, mas eu tenho quase certeza que não, pois o CB/painel do GP já mostra tudo. No meu caso o que não iria funcionar é o bluetooth porque o volante do meu não tem os comandos.

bruel
Membros

Mensagem por bruel »

[/quote]

Estou no mesmo dilema para instalar o RD45 no meu C4GP. Fico na dúvida se será preciso trocar o painel, mas eu tenho quase certeza que não, pois o CB/painel do GP já mostra tudo. No meu caso o que não iria funcionar é o bluetooth porque o volante do meu não tem os comandos.[/quote]

Esta questão do bluetooth com comandos no painel eu havia esquecido. Acho que vou provisoriamente usar a interface da yatour com o kit bluetooth dela. Queria deixar o carro original no funcionamento, mas ta dificil.

Felixbsb4
Membros

Mensagem por Felixbsb4 »

Pessoal comprei aqui mesmo no Brasil um RD45. Deve chegar até o final da semana. Faço os testes e posto os resultados.
Para mim a maior necessidade mesmo é com USB. Bluetooth uso um kit da Parrot. Já tentei a interface da Yatour mais achei a qualidade de som horrível.
Agora é torcer.
Abs

sergioongaratto
Membros
Contato:

Felixbsb4 escreveu:Pessoal comprei aqui mesmo no Brasil um RD45. Deve chegar até o final da semana. Faço os testes e posto os resultados.
Para mim a maior necessidade mesmo é com USB. Bluetooth uso um kit da Parrot. Já tentei a interface da Yatour mais achei a qualidade de som horrível.
Agora é torcer.
Abs
Vai instalar em qual carro?

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”