Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
kaue_ma
Membros
Estado: MT
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

STOP - pressão do óleo motor baixa - C4 1.6 - RESOLVIDO

Mensagem por kaue_ma »

PessoALL,

Estou com um problema novo no carro... uma mensagem que não ser ir embora...
"STOP - pressão do óleo motor baixa"

Eu já dei uma pesquisada e ví algumas coisas antes de vir aqui postar... então como não consegui resolver com o básico que lí, quero dicas do que pode ser o problema para mandar em um mecânico... Lembrando que onde moro não tem mecânicos que conheçam Citroen... por isso a importância das dicas... pois vou mandar ele olhar somente o que me indicarem...

Do início...
Peguei o carro usado com 32.000 e fiz a troca de óleo com 34.000. Coloquei óleo Lubrax Supera 5w40 Sintético, Filtro de Oleo MannFilter e filtro de ar (esqueci a marca). Como foi feita a drenagem com sonda do óleo antigo, acabei colocando cerca de 300ml a mais que o recomendado para a troca de óleo + filtro... Pois a drenagem com sonda remove mais óleo que a simples drenagem pelo botijão de óleo. O filtro antigo de oleo era original Citroen e aparentava estar bem sujo, porém sem fissuras ou deformidades, por isso foi feita a troca de oleo por sonda... A tampa de oleo está limpa sem borras nem nada, mas o oleo antigo saiu bem sujo...

Agora depois de 2 semanas de trocado o oleo, apareceu essa mensagem...

Já tinha ouvido falar sobre o filtro de oleo TecFil, que por ser de baixa qualidade, dá problema e aparece a mensagem de erro no painel... mas o meu é de outra marca, uma recomendada pelo pessoal...
Já verifiquei o nível de oleo e ele está ótimo... não baixou nenhuma gota desde que troquei...

Agora não sei mais oque pode ser... Lembrando que o meu é o C4 1.6...
Editado pela última vez por kaue_ma em 04 Jun 2015, 18:38, em um total de 2 vezes.
C4 Hatch Branco

R B Zetec
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Re: STOP - pressão do óleo motor baixa - C4 GLX 1.6 2011

Mensagem por R B Zetec »

Sempre usei filtro de óleo Fran e não tive nenhum problema.

Seu carro é novo, então teoricamente não seria bomba de óleo. No seu caso ai eu daria uma verificada no sensor de pressão de óleo, que no meu C4 apresentou problema com a indicação de STOP no painel. Um sensor novo me custou R$ 50,00 na CSS.

pclinkgmor
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por pclinkgmor »

Cara NUNCA faca drenagem por sonda sempre por gravidade. Isso sempre da me****
Pode ser sensor borra ou bomba de óleo
Procure um mecânico urgente e evite andar com o carro pois riscar bronzinas é um tapa

Chamber
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por Chamber »

É o que o pessoal disse aí em cima... Mensagem de falta de pressão de óleo não significa necessariamente que seja de fato falta de pressão... Pode ser problema no sensor.

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

PessoALL, resolvi meu problema e agora volto aqui para explicar o que aconteceu e dar as dicas pro povo...

Quando o carro apresentou o problema de pressão de óleo do motor baixa, e apareceu aquele aviso de "STOP" com sinal sonoro... eu realmente fiquei preocupado.
Pressão de óleo é um defeito que pode dar problemas futuros muito graves. Então voltei para casa e fiz o que sempre faço quando surge problemas... Pesquisei MUITO! E pesquisando descobri varias falhas que podem ser o motivo do problema, sem necessariamente ser a bomba de óleo ou algum outro componente com preço elevado, que era o meu medo.

Problemas:

1-
Referente ao filtro "ecológico" de oleo, que nada mais é que um refil filtrante que é trocado junto do oleo do motor.

Esse filtro de oleo possui em sua estrutura interior, uma barreira de plástico em forma de X, que fica bem no meio do filtro e é pressionado por uma mola que fica dentro da carcaça (no carro) onde ele é inserido. Com a baixa qualidade do filtro ou a instalação incorreta, essa barreira em X acaba se rompendo, ocasionando o problema de pressão no painel. (se romper completamente, o problema de pressão será acusado o tempo todo, porém se só quebrar, o problema só irá aparecer em ponto morto ou baixa rpm).

2-
Existe a possibilidade de apresentar problema no compartimento do filtro de óleo, quando se efetua a troca do filtro. O elemento filtrante, quando for removido do compartimento do filtro, irá expor uma peça de plástico com uma mola, essa peça é o guia para se colocar o novo filtro. Ela deve ficar reta quando for colocar o novo filtro para que ela não se quebre (lembrando que ela é de plástico), Se ela quebrar seu mecânico terá muito trabalho pela frente. (remover parachoque, radiador e só então chegar no compartimento do filtro)

3-
Existe também a falha na cebolinha de óleo (que é o sensor que faz a leitura da pressão do óleo). Esse sensor só consegue medir se a pressão está certa ou errada. Ele não faz a medição da pressão em uma escala de bar, é somente Pressão OK ou Falha na Pressão. Com o tempo ele acaba perdendo sua eficiência e aparece a falha no painel em pressões mais baixas (em ponto morto ou baixa rpm).

Esses 3 casos são os problemas apresentados da grande maioria dos usuários que pesquisei. Tanto da nossa Citroen, quanto do irmão Peugeot.

Agora, segue abaixo algumas fotos para mostrar melhor o MEU PROBLEMA, e as peças que usei para resolve-lo.
Lembrando que antes de levar no meu mecânico eu já estava com a Cebolinha de óleo (R$46,63) e um filtro de óleo original (R$34,37) em mãos.
Comprei os dois por precaução, pois a concessionária mais próxima fica a 300km de distância e eu não queria correr o risco de comprar a cebolinha e ser o filtro o problema.
Então o mecânico fez as substituições e me cobrou R$30,00 de mão de obra.

Sensor de Óleo do Motor (cebolinha de Óleo)
Imagem
Imagem
Imagem

Filtro de Óleo Original
Imagem
Imagem

Filtro de Óleo da marca Mann Filter
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por kaue_ma em 04 Jun 2015, 18:48, em um total de 2 vezes.
C4 Hatch Branco

wizardbh
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por wizardbh »

Muito bom seu tópico. Não sabia que o filtro poderia dar problema de pressão baixa.

Chamber
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Re: STOP - pressão do óleo motor baixa - C4 1.6 - RESOLVIDO

Mensagem por Chamber »

Caramba, quando eu vejo a tecnologia que nossos carros possuem e a qualidade dos mecânicos no Brasil, entendo o por que de tanta gente falar mal de carros franceses.

Em outras palavras: é muito legal ver essa tecnologia que acusa baixa pressão. Acontece que várias vezes um mecânico põe a mão e estraga algum sensor ou algo delicado, como esse "X" de plástico, e depois dizem que o carro dá muito problema. Acontece que a grande maioria aprendeu a mexer em Fusca e hoje só sabe mexer em carros nacionais. E infelizmente muitas vezes isso vale para mecânicos da própria Concessionaria.

Aí, como não entendem, mexem de qualquer jeito, afinal de contas "em volkswagen todo mundo mexe.." e estragam alguma coisa em carros franceses. Depois, quando vem os problemas, os mesmos que estragam dizem que carro francês não presta. Quem não presta são esses profissionais que só mexem em nacionais...

Desculpe o desabafo, pode não ter nada a ver com o que aconteceu contigo, mas me fez pensar nisso.
Tenho orgulho da tecnologia que nossos carros que "não prestam" tem. Na verdade, o único erro foi terem vindo para o Brasil.

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

Chamber escreveu:Caramba, quando eu vejo a tecnologia que nossos carros possuem e a qualidade dos mecânicos no Brasil, entendo o por que de tanta gente falar mal de carros franceses.

Em outras palavras: é muito legal ver essa tecnologia que acusa baixa pressão. Acontece que várias vezes um mecânico põe a mão e estraga algum sensor ou algo delicado, como esse "X" de plástico, e depois dizem que o carro dá muito problema. Acontece que a grande maioria aprendeu a mexer em Fusca e hoje só sabe mexer em carros nacionais. E infelizmente muitas vezes isso vale para mecânicos da própria Concessionaria.

Aí, como não entendem, mexem de qualquer jeito, afinal de contas "em volkswagen todo mundo mexe.." e estragam alguma coisa em carros franceses. Depois, quando vem os problemas, os mesmos que estragam dizem que carro francês não presta. Quem não presta são esses profissionais que só mexem em nacionais...

Desculpe o desabafo, pode não ter nada a ver com o que aconteceu contigo, mas me fez pensar nisso.
Tenho orgulho da tecnologia que nossos carros que "não prestam" tem. Na verdade, o único erro foi terem vindo para o Brasil.
Entendo seu desabafo...

Eu mesmo, não deixo meu carro em qualquer mecânico e no único que deixo, ele só mexe no carro comigo do lado...

Eu sempre faço essas pesquisas antes de ir em uma oficina, para poder chegar no mecânico já com algumas teorias... Pois vc não achará nenhum mecânico com mais conhecimento sobre o seu carro, do que o pessoal do fórum. O FÓRUM É A MAIOR BIBLIOTECA DE INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CARRO que vc vai achar, nem mesmo a concessionária vai ter tanta informação sobre o seu carro. Pois aqui nós somos um batalhão de apaixonados por um modelo em específico (C4), e a concessionária trabalha com a marca que tem várias modelos, sendo que cada um tem suas peculiaridades e problemas que nem a concessionária sabe identificar.

Mas esse meu problema em específico, não foi má colocação do filtro e sim a má qualidade do filtro comprado (mesmo sendo de ótima qualidade para outros carros, a marca Mann Filter eu não recomendo para nossos C4) que acabou quebrando no X interno e dando o problema no painel.
C4 Hatch Branco

flaguipa
Membros

Mensagem por flaguipa »

Prezado,

Veja se podes me ajudar!
Tenho um C4 hatch 1.6 e percebo quando tiro o pé do acelerador uns soquinhos .
Isso a tiodo instante é só tirar o pé di acelerador que ele da uns socos.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”