Gente buena, olá.
Faz alguns meses que comprei um farol da sonar com angel eyes de um membro aqui do C4 clube, a questão é que a loja onde instalei deixaram o facho de luz muito para baixo. Então, além de iluminar mal (convenhamos) ainda fiquei com um foco muito para baixo.
Certa noite fui eu mesmo "fuçar" e acabei descobrindo que subir ou descer o foco do farol baixo era mais fácil do que eu imaginava. A questão é: estava subindo o farol baixo do lado esquerdo e de repente o mesmo "caiu", o foco baixou para a posição mais baixa e começou a vibrar, até mesmo com o rodar do motor.
Isso já aconteceu com algum de vocês? Se sim, como resolveu? Se não, imagina o que pode ter ocorrido/solução? Sei que muitos aqui tem esse farol, por isso, busco experiências.
Destaco que não achei tópico com tais questionamentos e por isso criei um novo.
Grato desde já pela atenção de cada um de vocês.
Abraço!
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Re: Problema: farol sonar/topauto
Cara, provavelmente a articulação interna de regulagem desencaixou. Se ele tem o motor de regulagem pode ter soltado ali também.
Se foi no motor tem como encaixar novamente sem abrir o farol, mas se foi na articulação superior do projetor tem que abrir.
Tenho um farol junyan aberto em casa que estou trocando os projetores dele, quando chegar em casa te envio umas fotos do mecanismo pra vc entender, acredito que seja igual ao Sonar.
ABS!
Se foi no motor tem como encaixar novamente sem abrir o farol, mas se foi na articulação superior do projetor tem que abrir.
Tenho um farol junyan aberto em casa que estou trocando os projetores dele, quando chegar em casa te envio umas fotos do mecanismo pra vc entender, acredito que seja igual ao Sonar.
ABS!
- Mak TA
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Re: Problema: farol sonar/topauto
Agradeço qualquer tipo de ajuda. Se puderes enviar alguma foto, tenho certeza que será de alguma valia.
Eis as imagens do bendito. Para que você também já possa me dizer se são de fato parecidos ou não... Atualmente não adianta de nada eu girar aquela engrenagem que farol não se meche, nem com a regulagem elétrica.
Eis as imagens do bendito. Para que você também já possa me dizer se são de fato parecidos ou não... Atualmente não adianta de nada eu girar aquela engrenagem que farol não se meche, nem com a regulagem elétrica.
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Re: Problema: farol sonar/topauto
Vamos as imagens:
Este é o mecanismo que faz a regulagem, em baixo tem o pino do motor de regulagem da altura, esse que costuma escapar.
Logo acima dele, tem uma articulação somente para a movimentação do projetor.
E no outro lado na parte de cima, tem o parafuso que faz a regulagem da direção do foco lateralmente.
Mesmo os faróis sendo bem diferentes, acredito que internamente eles sejam parecidos, até pq ja desmontei outros faróis de outros carros e era o mesmo sistema.
Como eu disse anteriormente, ou escapou alguma articulação dessas, ou o parafuso de regulagem chegou no fim e escapou a rosca do projetor.
Nos Junyan o motor de regulagem fica fora do farol, o que da margem pra encaixar sem ter que desmontar o farol (aconteceu comigo algumas vezes).
Te aconselho a retirar o farol e verificar pelo local da lâmpada o que pode ter acontecido, movimentando o projetor com a mão da pra ter uma noção onde ele pode estar solto, e ver também se onde fica essa engrenagem não tem alguma abertura para acesso ao motor de regulagem. Caso negativo, somente abrindo o farol mesmo.
Abs!
Este é o mecanismo que faz a regulagem, em baixo tem o pino do motor de regulagem da altura, esse que costuma escapar.
Logo acima dele, tem uma articulação somente para a movimentação do projetor.
E no outro lado na parte de cima, tem o parafuso que faz a regulagem da direção do foco lateralmente.
Mesmo os faróis sendo bem diferentes, acredito que internamente eles sejam parecidos, até pq ja desmontei outros faróis de outros carros e era o mesmo sistema.
Como eu disse anteriormente, ou escapou alguma articulação dessas, ou o parafuso de regulagem chegou no fim e escapou a rosca do projetor.
Nos Junyan o motor de regulagem fica fora do farol, o que da margem pra encaixar sem ter que desmontar o farol (aconteceu comigo algumas vezes).
Te aconselho a retirar o farol e verificar pelo local da lâmpada o que pode ter acontecido, movimentando o projetor com a mão da pra ter uma noção onde ele pode estar solto, e ver também se onde fica essa engrenagem não tem alguma abertura para acesso ao motor de regulagem. Caso negativo, somente abrindo o farol mesmo.
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Re: Problema: farol sonar/topauto
Cara... obrigado pelas explicações. Consegui entender razoavelmente (considerando que sou um ninguém quando se trata de farol isso já é grande coisa hahaha) o funcionamento dos "reguladores".
Ainda assim, pelo fato de ter os faróis já instalados me impede de poder mexer nesse tipo de coisa. Receio que vou ter que mandar em algum lugar para que abram o farol para mim e tentem fazer o serviço.
O seu é fechado como? Parafusos e vedamento com silicone? Consegue-se fazer isso facilmente? Só estou lhe questionando tanto porque se perceber ser possível, farei o serviço em casa mesmo.
Já te agradeço muito pelo tempo despendido e pelas elucidações!!!
Ainda assim, pelo fato de ter os faróis já instalados me impede de poder mexer nesse tipo de coisa. Receio que vou ter que mandar em algum lugar para que abram o farol para mim e tentem fazer o serviço.
O seu é fechado como? Parafusos e vedamento com silicone? Consegue-se fazer isso facilmente? Só estou lhe questionando tanto porque se perceber ser possível, farei o serviço em casa mesmo.
Já te agradeço muito pelo tempo despendido e pelas elucidações!!!
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Re: Problema: farol sonar/topauto
Que isso cara, estamos aí pra ajudar mesmo.
Mas vamos lá: o meu e inclusive o original são fechados somente por uma cola. Pra abrir eu usei um soprador térmico, ia esquentando aos poucos a junta da lente com o corpo do farol, e com uma espatula separava as duas partes. É um serviço simples, porém muito chato de se fazer e demora bastante.
Os meus ainda não fechei pois estou quase abandonando o projeto de trocar os projetores por bi-xenon, dos 2 tipos que testei não couberam dentro do farol. Mas para fechar pode-se utilizar silicone de qualidade ou cola de para-brisas.
Tem esse tópico de um usuário que desmontou o farol original de um Lounge para fazer retrofit e relatou o processo de abertura dos faróis.
Abs!
Mas vamos lá: o meu e inclusive o original são fechados somente por uma cola. Pra abrir eu usei um soprador térmico, ia esquentando aos poucos a junta da lente com o corpo do farol, e com uma espatula separava as duas partes. É um serviço simples, porém muito chato de se fazer e demora bastante.
Os meus ainda não fechei pois estou quase abandonando o projeto de trocar os projetores por bi-xenon, dos 2 tipos que testei não couberam dentro do farol. Mas para fechar pode-se utilizar silicone de qualidade ou cola de para-brisas.
Tem esse tópico de um usuário que desmontou o farol original de um Lounge para fazer retrofit e relatou o processo de abertura dos faróis.
Abs!