-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Carro X Investimento
Notícia vinculada hoje (19/05) no site UOL Carros:
.................................................................................
Para internauta, carro é investimento e não apenas bem de consumo
Da InfoPessoal
Os internautas brasileiros consideram o automóvel um investimento e não apenas um bem de consumo e, na hora de escolher o modelo novo que vão comprar, se preocupam também com o preço que poderão cobrar quando forem revender o carro.
Foi o que indicou um levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), feito pela internet entre os dias 11 e 17 de maio, informa a agência InfoPessoal. Na pesquisa, os usuários tinham que responder a pergunta "Quais são as condições decisivas para você adquirir um automóvel 0 km neste momento?".
MARCA TRADICIONAL
Para ter um bom valor de revenda, grande parte das pessoas considera a marca do carro, que deve ser tradicional. No levantamento, 42,48% dos participantes afirmaram que o mais importante na compra de um carro novo é que ele seja de uma "marca tradicional, com preço baixo e bom valor de revenda".
O mesmo percentual respondeu que o veículo poder ser de "qualquer marca, com preço competitivo e que pague melhor pelo meu carro usado". Em último lugar na pesquisa, ficou a resposta "ser marca nova, com vários equipamentos agregados e garantia ampliada".
...................................................................................
É um reflexo do que vemos em muitos tópicos aqui no forum, onde a pessoa se preocupa mais com valor de revenda que segurança, conforto e tecnologia embarcada. Se um proprietário de Celta, Mille, Gol ou similar leva isto em consideração pode-se entender, mas quando alguém leva isso na escolha de um sedã médio (Pallas e concorrentes) ou num Hatch médio (VTR e C4) fica difícil entender. O que o comprador quer é um carro de marca tradicional com baixo preço e bom valor de revenda. Resumindo quer um Gol e não merece nada melhor do que isso. Pra turma do Astra fica o mesmo raciocínio. Quem como nós compra um carro por questões de segurança, tecnologia, desempenho e design está fora do padrão médio do brasileiro, o que em minha opinião é um grande elogio.
Muitas vezes o forum é visto de forma superficial por alguns membros que se atentam apenas para queixas de problemas e raras vezes por aqueles que tem plena satisfação com seu C4. Como faço parte do segundo grupo acho que cabe a nós dar o devido valor que nossos carros merecem. A começar pela imagem que desejamos passar de nossos veículos. Não por preocupação com valorização. Qualquer um que compre um VTR como eu, sabia desde o primeiro momento que iria haver forte desvalorização do veículo. Não por ser o VTR ou Citroen, mas por ser um carro de nicho, com vendas restritas e preço inicial elevado (na época especialmente). Concluindo, poderia ter comprado um Gol na época e talvez com a diferença aplicada e o bom valor atual de revenda, ter até ganho dinheiro no período, mas a satisfação que o C4 deu nestes 2 anos foram muito maiores que qualquer "valorização" que um Gol poderia oferecer. Nestes 2 anos andei num carro excelente, com conforto e segurança (VTR2008 que o diga). Será que um pé de boi fraco, de péssimo acabamento, design de 40 anos atrás, segurança de 30 anos atrás e desempenho de 20 anos atrás teriam valido a pena?
.................................................................................
Para internauta, carro é investimento e não apenas bem de consumo
Da InfoPessoal
Os internautas brasileiros consideram o automóvel um investimento e não apenas um bem de consumo e, na hora de escolher o modelo novo que vão comprar, se preocupam também com o preço que poderão cobrar quando forem revender o carro.
Foi o que indicou um levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), feito pela internet entre os dias 11 e 17 de maio, informa a agência InfoPessoal. Na pesquisa, os usuários tinham que responder a pergunta "Quais são as condições decisivas para você adquirir um automóvel 0 km neste momento?".
MARCA TRADICIONAL
Para ter um bom valor de revenda, grande parte das pessoas considera a marca do carro, que deve ser tradicional. No levantamento, 42,48% dos participantes afirmaram que o mais importante na compra de um carro novo é que ele seja de uma "marca tradicional, com preço baixo e bom valor de revenda".
O mesmo percentual respondeu que o veículo poder ser de "qualquer marca, com preço competitivo e que pague melhor pelo meu carro usado". Em último lugar na pesquisa, ficou a resposta "ser marca nova, com vários equipamentos agregados e garantia ampliada".
...................................................................................
É um reflexo do que vemos em muitos tópicos aqui no forum, onde a pessoa se preocupa mais com valor de revenda que segurança, conforto e tecnologia embarcada. Se um proprietário de Celta, Mille, Gol ou similar leva isto em consideração pode-se entender, mas quando alguém leva isso na escolha de um sedã médio (Pallas e concorrentes) ou num Hatch médio (VTR e C4) fica difícil entender. O que o comprador quer é um carro de marca tradicional com baixo preço e bom valor de revenda. Resumindo quer um Gol e não merece nada melhor do que isso. Pra turma do Astra fica o mesmo raciocínio. Quem como nós compra um carro por questões de segurança, tecnologia, desempenho e design está fora do padrão médio do brasileiro, o que em minha opinião é um grande elogio.
Muitas vezes o forum é visto de forma superficial por alguns membros que se atentam apenas para queixas de problemas e raras vezes por aqueles que tem plena satisfação com seu C4. Como faço parte do segundo grupo acho que cabe a nós dar o devido valor que nossos carros merecem. A começar pela imagem que desejamos passar de nossos veículos. Não por preocupação com valorização. Qualquer um que compre um VTR como eu, sabia desde o primeiro momento que iria haver forte desvalorização do veículo. Não por ser o VTR ou Citroen, mas por ser um carro de nicho, com vendas restritas e preço inicial elevado (na época especialmente). Concluindo, poderia ter comprado um Gol na época e talvez com a diferença aplicada e o bom valor atual de revenda, ter até ganho dinheiro no período, mas a satisfação que o C4 deu nestes 2 anos foram muito maiores que qualquer "valorização" que um Gol poderia oferecer. Nestes 2 anos andei num carro excelente, com conforto e segurança (VTR2008 que o diga). Será que um pé de boi fraco, de péssimo acabamento, design de 40 anos atrás, segurança de 30 anos atrás e desempenho de 20 anos atrás teriam valido a pena?
-
- Membros
- Mensagens: 49
- Registrado em: 17 Abr 2009, 20:25
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Re: Carro X Investimento
Já começa mal a materia falando em Carro X investimento. Carro em lugar nenhum é investimento, pelo menos não economico. Pode até ser investimento em corforto, segurança... Agora investimento acho dificil.
So carro de colecionador tem valoriação ou seja 99% dos caros vendido não valorizam.
So carro de colecionador tem valoriação ou seja 99% dos caros vendido não valorizam.
-
- Membros
- Mensagens: 49
- Registrado em: 17 Abr 2009, 20:25
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Re: Carro X Investimento
skyshade escreveu:Já começa mal a materia falando em Carro X investimento. Carro em lugar nenhum é investimento, pelo menos não economico. Pode até ser investimento em corforto, segurança... Agora investimento economico acho dificil.
So carro de colecionador tem valoriação ou seja 99% dos caros vendido não valorizam.
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: Carro X Investimento
Achei a materia superficial pois apenas relata o resultado da pesquisa sem qualquer consideracao sobre os dados. Concordo plenamente com voce, mas toda hora tem gente no forum postando sobre desvalorizacao e retorno de dinheiro com carro.
Cara hoje nem aplicacao financeira da retorno direito. Que sobra pra carro. Tem gente que parou no tempo da hiperinflacao e acha qua vai ganhar dinheiro com carro. Sem comentarios...
Cara hoje nem aplicacao financeira da retorno direito. Que sobra pra carro. Tem gente que parou no tempo da hiperinflacao e acha qua vai ganhar dinheiro com carro. Sem comentarios...
- elborabom
- Membros
- Mensagens: 320
- Registrado em: 12 Ago 2008, 15:54
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Re: Carro X Investimento
Gente, é complicado pensar em carro como investimento...
No Brasil ha alguns anos, os carros tinham uma média geral de desvalorização de 20% chegando a variar entra modelos de 10% a 35% ao ano.
O problema é que apenas o Brasil tinha um modelo de negocios com automóveis usados, onde estes desvalorizavam muito ou pouco. Nos EUA, Europa, Japão, ETC... Os carros desvalorizam em taxas exponenciais, chegando a valer menos de 10% do valor pago no dia da compra em menosde 3 anos, podem vem o absurdo que é voce conseguir no e-bay um Corvete Z06 por uns 5-6 mil dolares!
Só no Brasil que acontecia de voce comprar um Celta de 19 mil reais e vender ele dali a dois anos por 21 mil. Só que o comprador desse carro esquecia que com esses 21 mil que ele ganhou vendendo seu Celta, ele nao ganhou 2 mil... Nao da nem pra comprar um uno com os 21 q ele fez... O fato é que os carros em geral subiram muito de preço... O Citroen Xsara Picasso era vendido no lançamento a uns 35-40 mil e hoje a 70-72 mil...
Houve uma superinflação nos autos, o que ja esta precificado e ja esta mudando vejam o Azera por exemplo lançado a 130 mil e hoje vendendo a 68...
É normal isso acontecer! O mercado escolhe o preço para vender mais facil ou nao, o fato é que na escolha de um automovel devemos pensar na nossa segurança conforto e custo-beneficio (contando manutenção que seria consumo e seguro!).
Esse é meu ponto de vista...
No Brasil ha alguns anos, os carros tinham uma média geral de desvalorização de 20% chegando a variar entra modelos de 10% a 35% ao ano.
O problema é que apenas o Brasil tinha um modelo de negocios com automóveis usados, onde estes desvalorizavam muito ou pouco. Nos EUA, Europa, Japão, ETC... Os carros desvalorizam em taxas exponenciais, chegando a valer menos de 10% do valor pago no dia da compra em menosde 3 anos, podem vem o absurdo que é voce conseguir no e-bay um Corvete Z06 por uns 5-6 mil dolares!
Só no Brasil que acontecia de voce comprar um Celta de 19 mil reais e vender ele dali a dois anos por 21 mil. Só que o comprador desse carro esquecia que com esses 21 mil que ele ganhou vendendo seu Celta, ele nao ganhou 2 mil... Nao da nem pra comprar um uno com os 21 q ele fez... O fato é que os carros em geral subiram muito de preço... O Citroen Xsara Picasso era vendido no lançamento a uns 35-40 mil e hoje a 70-72 mil...
Houve uma superinflação nos autos, o que ja esta precificado e ja esta mudando vejam o Azera por exemplo lançado a 130 mil e hoje vendendo a 68...
É normal isso acontecer! O mercado escolhe o preço para vender mais facil ou nao, o fato é que na escolha de um automovel devemos pensar na nossa segurança conforto e custo-beneficio (contando manutenção que seria consumo e seguro!).
Esse é meu ponto de vista...
Silver-Bullet: Citroen C4 VTR 2.0 16V Prata-Chip By Nascar
-
- Membros
- Mensagens: 1370
- Registrado em: 11 Mar 2009, 18:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Carro X Investimento
O fato é que enquanto no Brasil o carro for visto como um bem durável, essa discussão sempre irá acontecer.
Essa mentalidade está cada vez mais mudando em consumidores europeus e americanos, que antes ficavam com seus carros por 10, 20 anos, e hoje vêm trocando num intervalo cada vez menor. Que dizer então do Japão?
Eu nunca vi carro como investimento, até porque carro é um dos PIORES investimentos que se pode fazer no Brasil. Quem compra carro pra revender é concessionária e loja que vivem disso!
Essa mentalidade está cada vez mais mudando em consumidores europeus e americanos, que antes ficavam com seus carros por 10, 20 anos, e hoje vêm trocando num intervalo cada vez menor. Que dizer então do Japão?
Eu nunca vi carro como investimento, até porque carro é um dos PIORES investimentos que se pode fazer no Brasil. Quem compra carro pra revender é concessionária e loja que vivem disso!
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: Carro X Investimento
Eu citei antes que ate entendo um proprietario de carros de entrada (MIlle, Celta, Gol) terem este enfoque na compra de um carro. Pois subentende-se um comprador com poder de compra limitado que necessita de baixo custo a despeito de qualquer outro parametro. Isso ocorre inclusive em outros paises. Mas o duro e ver pessoas comprando Civic e Corolla (que so no Brasil eh de luxo) com enfoque dito financeiro. O segmento a que pertencem todas as versoes de C4 nao tem logica. Neste segmento basta observar as vendas de bons veiculos que nao cairam na graca dos compradores. Nem vou citar o Pallas ou VTR. Basta citar o Focus. Sempre foi um carro muito bom que nunca emplacou boas vendas, mesmo agora com a reestilizacao. Em funcao de vendas fracas de inicio, pegou a fama de carro ruim de negocio. Nunca mais se recuperou. E isso que acontece com muitos modelos brasileiros e acaba limitando o investimento de montadoras em versoes e lancamentos. O fulano prefere comprar um Vectra "reestilizado" que nada mais eh que o mesmo carro com face-lift e a montadora se sente confortavel por manter baixo investimento com retorno garantido. Mesmo a Citro aderiu ao modelo brasileiro de negocio ao "reestilizar" o C3. Coisa tosca na minha opiniao. O Golf entao nem se fala. O carro eh o mesmo desde 1990 cada hora com uma maquiagem diferente. Fica dificil entender como alguem ainda compra carro como investimento.
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Carro X Investimento
Mas isto vai mudar, com toda certeza, e bem depressa. O Brasil já mudou mt nos últimos anos, as Industrias vivem de vendas, e conforme o poder aquisitivo das pessoas vai aumentando, o consumo tb aumenta na mesma proporção. Desta maneira, o Automóvel vai se consolidando como bem de consumo, igual a geladeira e máquina de lavar.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: Carro X Investimento
Mas no caso do C3 reestilizado, ele foi feito baseado no C3 da europa...só uma pessoa muito acostumada em reparar diferenças vai ver alguma entre o C3 brasileiro e o europeu...Não defendendo a Citroën, mas o que ela fez com o C3 foi algo normal....agora o que a Peugeot fez com o 206 e chamá-lo de 207 isso sim foi tosco...
O C3 brasileiro é tão atual quanto o europeu ..tem algumas diferenças estéticas que é questão de gosto, e não da pra julgar...
Se for analisar, comparar o C3 que vende no BR com o da Europa eles tão mais próximos entre si do que o C4 hatch que vende aqui e o C4 hatch que vende lá!
Abraço
O C3 brasileiro é tão atual quanto o europeu ..tem algumas diferenças estéticas que é questão de gosto, e não da pra julgar...
Se for analisar, comparar o C3 que vende no BR com o da Europa eles tão mais próximos entre si do que o C4 hatch que vende aqui e o C4 hatch que vende lá!
Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
-
- Membros
- Mensagens: 317
- Registrado em: 12 Mai 2009, 12:12
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Porto Alegre-RS
Re: Carro X Investimento
eu ja coloquei isso em outro topico e vou escrever de novo...
quem compra carro 0 como investimento ta fazendo bobagem, não se compra carro 0 pensando em revenda, se for assim compra um gol e vai dirigi akele pau (sim comparado com o C4 o gol eh um pedaço de pau veio), ou tu pode comprar um carro que vai te dar mais prazer de dirigir, que te da gosto de pegar e entrar e sair por ai... pode escolher... pagar 40 mil num carro q tu vai reverder por 35 e pensar todo dia q acorda "q merd... tenho q ir pro trabalho com esse carro" ou chegar a acordar mais cedo pegar um C4 ou um corolla ou qualquer outro carro nesse nivel q tem a sua "desvalorizaçao" grande e sair dirigindo com um prazer imenso, que chega a dar pena de sair do carro...
cada um com seus principios... eu prefiro muito mais demorar 4,5,6, 10 anos pra trocar de carro e acordar de manha e andar de C4, do que trocar de carro todo ano e acordar de manha pra andar de gol/celta/uno... etc...
bom eh soh minha opiniaum...
quem compra carro 0 como investimento ta fazendo bobagem, não se compra carro 0 pensando em revenda, se for assim compra um gol e vai dirigi akele pau (sim comparado com o C4 o gol eh um pedaço de pau veio), ou tu pode comprar um carro que vai te dar mais prazer de dirigir, que te da gosto de pegar e entrar e sair por ai... pode escolher... pagar 40 mil num carro q tu vai reverder por 35 e pensar todo dia q acorda "q merd... tenho q ir pro trabalho com esse carro" ou chegar a acordar mais cedo pegar um C4 ou um corolla ou qualquer outro carro nesse nivel q tem a sua "desvalorizaçao" grande e sair dirigindo com um prazer imenso, que chega a dar pena de sair do carro...
cada um com seus principios... eu prefiro muito mais demorar 4,5,6, 10 anos pra trocar de carro e acordar de manha e andar de C4, do que trocar de carro todo ano e acordar de manha pra andar de gol/celta/uno... etc...
bom eh soh minha opiniaum...
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks