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Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Bom dia aos colegas do C4 Clube, tenho reparado que quando minha C4 Picasso está com motor frio, na troca de 1ª para 2ª ocorre uma patinada no câmbio, ela tipo acelera mas não desenvolve velocidade, patina mesmo, por uma vez deu um tranco, mas depois que esquenta o motor, isso para e não acontece mais. ( sempre quando estou subindo a rua de minha casa)
Não dá nenhuma mensagem de problema no câmbio automatico no computador de bordo.
Isso é normal do AL4 ou devo ir à loja onde comprei e pedir manutenção do mesmo????
Alguém já passou por esse problema ??
A C4 Picasso está agora com 54000 km rodados.
A 2ª marcha é bem longa mesmo, demora as vezes pra passar para 3ª???
Estou meio grilado com isso, uma luz por favor!!!!
Não dá nenhuma mensagem de problema no câmbio automatico no computador de bordo.
Isso é normal do AL4 ou devo ir à loja onde comprei e pedir manutenção do mesmo????
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
A segunda marcha tem duas fases. Na primeira o conversor de torque patina bastante, depois o conversor bloqueia. Isso é feito para eliminar o "buraco" na relação entre primeira e segunda.
No plano o conversor bloqueia ~30km/h, em subidas mais fortes próximo de 40km/h, dependendo da posição do acelerador. A velocidade máxima em segunda no Hatch é ao redor de 105km/h.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Patinar em primeira marcha não é normal; tranco de primeira para segunda também não. O fato de o câmbio só ficar "normal" quando o óleo está aquecido também é indicativo de que algo não vai bem.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Javabh, ele não patina em 1 marcha, dá uma leve patinada na troca, já em 2 marcha, o tranco aconteceu somente uma vez e a patinada é bem suave, no primeiro estágio da 2 marcha.javabh escreveu:Patinar em primeira marcha não é normal; tranco de primeira para segunda também não. O fato de o câmbio só ficar "normal" quando o óleo está aquecido também é indicativo de que algo não vai bem.
andei hoje a tarde toda e nada anormal.Estranho.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Obrigado por sua resposta, mas vc acha q há algo de errado? Hoje andei a tarde toda e nada de anormal, isso só acontece na primeira troca entre 1 marcha e 2 marcha, depois fica normal.Arr escreveu:A segunda marcha tem duas fases. Na primeira o conversor de torque patina bastante, depois o conversor bloqueia. Isso é feito para eliminar o "buraco" na relação entre primeira e segunda.
No plano o conversor bloqueia ~30km/h, em subidas mais fortes próximo de 40km/h, dependendo da posição do acelerador. A velocidade máxima em segunda no Hatch é ao redor de 105km/h.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Se saio sem esquentar o carro - em minha casa a saída é em ladeira também - a primeira troca acontece em velocidade mais baixa que o normal. Isso é normal e uma forma de preservação do câmbio enquanto o óleo não aquece.
Depois que aquece um pouquinho entra num padrão que permanece durante todo o uso do carro no restante do dia, passando de 1ª para segunda no mínimo aos 15km/h.
Acho que seu câmbio está normal. Quando tem algum problema é normalmente ao contrário, depois de quente ou durante congestionamentos começarem os trancos.
Depois que aquece um pouquinho entra num padrão que permanece durante todo o uso do carro no restante do dia, passando de 1ª para segunda no mínimo aos 15km/h.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Obrigado pela sua resposta, mas o seu cambio da uma leve patinada, é como se em um carro manual, vc acelerasse com o carro engatado, porem com embreagem apertada e soltasse ela bem devagar, é isso q acontece, isso só na primeira troca de 1 para 2, nas proximas fica tudo normal.Arr escreveu:Se saio sem esquentar o carro - em minha casa a saída é em ladeira também - a primeira troca acontece em velocidade mais baixa que o normal. Isso é normal e uma forma de preservação do câmbio enquanto o óleo não aquece.
Depois que aquece um pouquinho entra num padrão que permanece durante todo o uso do carro no restante do dia, passando de 1ª para segunda no mínimo aos 15km/h.
Acho que seu câmbio está normal. Quando tem algum problema é normalmente ao contrário, depois de quente ou durante congestionamentos começarem os trancos.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Caracteristica do AL4.
Frio ele dá um solavanco na passagem da 1 para 2, depois que esquenta some ou aparece de maneira esporádica, quanto a isso fique tranquilo, todo dono de AL4 reclama disso e um especialista me garantiu ser normal no AL4.
A patinagem da 2 também é normal até realizar a lock-up (trava) do conversor por volta de 30 a 40 km/h.
a segunda é bem longa, a 3 entra em 42 na reta e acima de 55 na subida. a 3 também é longa, a 4 entra em 72 a 80 km/h dependendo da carga e subida.
alguns AL4 foram reprogramados para essas velocidades serem menores, ou seja, a 3 e a 4 entrar em velocidades mais baixas mas os solavancos frios sempre ocorre, se de alguém não ocorre é devido o óleo ainda ser novo, mas logo vai aparecer.
Problemas com solenódies ocorrem quando o mesmo entra no modo de emergencia (entra somente 3 marcha) ou trancos fortes ao engatar R ou D.
quanto a troca de óleo, se estiver com 50 mil é bom trocar, se tem mais de 100 mil e nunca trocou melhor deixar quieto, pois as cintas podem estar gastas e o óleo velho ajuda na aplicação, nesse caso espere o cambio dar problema para trocar (se der problema), isso foi informação de um especialista em cambio, a automatik em SP.
o meu tem hoje (setembro 15) 172 mil rodados e nunca realizei troca de óleo nele, o óleo está negro devido ao composite presente no óleo, trocas normais e suaves, apenas os solavancos da 1 para 2 quando frio, mas isso ocorre desde que comprei a 50 mil km atrás
Frio ele dá um solavanco na passagem da 1 para 2, depois que esquenta some ou aparece de maneira esporádica, quanto a isso fique tranquilo, todo dono de AL4 reclama disso e um especialista me garantiu ser normal no AL4.
A patinagem da 2 também é normal até realizar a lock-up (trava) do conversor por volta de 30 a 40 km/h.
a segunda é bem longa, a 3 entra em 42 na reta e acima de 55 na subida. a 3 também é longa, a 4 entra em 72 a 80 km/h dependendo da carga e subida.
alguns AL4 foram reprogramados para essas velocidades serem menores, ou seja, a 3 e a 4 entrar em velocidades mais baixas mas os solavancos frios sempre ocorre, se de alguém não ocorre é devido o óleo ainda ser novo, mas logo vai aparecer.
Problemas com solenódies ocorrem quando o mesmo entra no modo de emergencia (entra somente 3 marcha) ou trancos fortes ao engatar R ou D.
quanto a troca de óleo, se estiver com 50 mil é bom trocar, se tem mais de 100 mil e nunca trocou melhor deixar quieto, pois as cintas podem estar gastas e o óleo velho ajuda na aplicação, nesse caso espere o cambio dar problema para trocar (se der problema), isso foi informação de um especialista em cambio, a automatik em SP.
o meu tem hoje (setembro 15) 172 mil rodados e nunca realizei troca de óleo nele, o óleo está negro devido ao composite presente no óleo, trocas normais e suaves, apenas os solavancos da 1 para 2 quando frio, mas isso ocorre desde que comprei a 50 mil km atrás
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Bom dia pclinkgmor, seu comentário foi totalmente esclarecedor e me deixou totalmente tranquilo quanto ao funcionamento do meu cambio automatico AL4, meu cambio funciona perfeitamente da maneira como vc mencionou, velocidades de troca quanto ao tipo de pista e carga do veiculo.pclinkgmor escreveu:Caracteristica do AL4.
Frio ele dá um solavanco na passagem da 1 para 2, depois que esquenta some ou aparece de maneira esporádica, quanto a isso fique tranquilo, todo dono de AL4 reclama disso e um especialista me garantiu ser normal no AL4.
A patinagem da 2 também é normal até realizar a lock-up (trava) do conversor por volta de 30 a 40 km/h.
a segunda é bem longa, a 3 entra em 42 na reta e acima de 55 na subida. a 3 também é longa, a 4 entra em 72 a 80 km/h dependendo da carga e subida.
alguns AL4 foram reprogramados para essas velocidades serem menores, ou seja, a 3 e a 4 entrar em velocidades mais baixas mas os solavancos frios sempre ocorre, se de alguém não ocorre é devido o óleo ainda ser novo, mas logo vai aparecer.
Problemas com solenódies ocorrem quando o mesmo entra no modo de emergencia (entra somente 3 marcha) ou trancos fortes ao engatar R ou D.
quanto a troca de óleo, se estiver com 50 mil é bom trocar, se tem mais de 100 mil e nunca trocou melhor deixar quieto, pois as cintas podem estar gastas e o óleo velho ajuda na aplicação, nesse caso espere o cambio dar problema para trocar (se der problema), isso foi informação de um especialista em cambio, a automatik em SP.
o meu tem hoje (setembro 15) 172 mil rodados e nunca realizei troca de óleo nele, o óleo está negro devido ao composite presente no óleo, trocas normais e suaves, apenas os solavancos da 1 para 2 quando frio, mas isso ocorre desde que comprei a 50 mil km atrás
Agora estou tranquilo qto a isso, meu C4 Picasso é 2011 e esta com 54000 km, com trocas bem suaves (quase imperceptiveis), na revisão de 60000 km é verificado o oleo de cambio e ai deixo nas mãos da autorizada qto a sua quantidade e qualidade, visto que, nesta revisão é completado nivel de oleo caso seja necessario.
Muito Obrigado pelo esclarecimento.
Att.
Marcelo.
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Re: Dúvida com câmbio automático C4 Picasso
Exatamente.
Al4 é sensível. Evite arrancadas fortes que seu câmbio dura pra sempre
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