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PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Primeiramente, boa noite meu amigos do C4C.
Venho criar este tópico pois, apesar dos inúmeros tópicos sobre os típicos problemas no câmbio automático, não encontrei nenhum semelhante ao meu...
Então direto ao assunto:
Tenho um C4 GLX 2.0 10/11 AT
Faz um tempo que sinto o carro esticar as marchas além do que deve e pretendo fazer a troca de óleo em breve (69.000km atuais). Acontece que tenho trancos nas trocas de marcha, porém nunca apareceu erro no meu CB.. Além disso, as vezes quando eu dou umas boas aceleradas com o carro e paro num sinal de trânsito, por exemplo, esporádicamente acontece de eu soltar o freio para dar partida e o carro permanecer imóvel... e quando eu toco no acelerador ele dá um tranco pesado e sai em movimento normal, logo em seguida.
Alguém sabe como devo proceder?
Minha dúvida é... Isso caracterizaria um problema das solenóides? preciso trocá-las além de fazer a troca de óleo? É algum problema além dos problemas típicos e conhecidos? Preciso de algumas orientações para ter uma idéia de quanta verba terei de reservar para isso.
Li por aqui desde os conhecidos problemas de solenóide, até problemas de superaquecimento no motor, onde o envolvido disse que ao trocar as escovas do eletroventilador, solucionou até os problemas do câmbio que tinham alguma semelhança com os meus.
Desde já agradeço!
Uma boa noite a todos.
Venho criar este tópico pois, apesar dos inúmeros tópicos sobre os típicos problemas no câmbio automático, não encontrei nenhum semelhante ao meu...
Então direto ao assunto:
Tenho um C4 GLX 2.0 10/11 AT
Faz um tempo que sinto o carro esticar as marchas além do que deve e pretendo fazer a troca de óleo em breve (69.000km atuais). Acontece que tenho trancos nas trocas de marcha, porém nunca apareceu erro no meu CB.. Além disso, as vezes quando eu dou umas boas aceleradas com o carro e paro num sinal de trânsito, por exemplo, esporádicamente acontece de eu soltar o freio para dar partida e o carro permanecer imóvel... e quando eu toco no acelerador ele dá um tranco pesado e sai em movimento normal, logo em seguida.
Alguém sabe como devo proceder?
Minha dúvida é... Isso caracterizaria um problema das solenóides? preciso trocá-las além de fazer a troca de óleo? É algum problema além dos problemas típicos e conhecidos? Preciso de algumas orientações para ter uma idéia de quanta verba terei de reservar para isso.
Li por aqui desde os conhecidos problemas de solenóide, até problemas de superaquecimento no motor, onde o envolvido disse que ao trocar as escovas do eletroventilador, solucionou até os problemas do câmbio que tinham alguma semelhança com os meus.
Desde já agradeço!
Uma boa noite a todos.
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Óleo quente faz isso mas deveria ver porque ocorre com tanta frequência
Pode ser solenoides ou somente o óleo eu aproveitaria a mão de obra da troca do óleo e trocar também as solenoides
Use da marca borgnwagner segundo usuários não dá mais problemas com essa marca
Esse tranco de quando está parado tenta sair não sai aí acelera e da um tranco forte o meu fez uma única vez e o câmbio estava quente depois nunca mais ocorreu
Pode ser solenoides ou somente o óleo eu aproveitaria a mão de obra da troca do óleo e trocar também as solenoides
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Esse tranco de quando está parado tenta sair não sai aí acelera e da um tranco forte o meu fez uma única vez e o câmbio estava quente depois nunca mais ocorreu
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Provavelmente são os solenóides, faz isso q o companheiro falou, aproveita e troca logo tudo.
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Obrigado amigos... Eu vou fazer a troca das solenóides também... Vou aproveitar e trocar o filtro e a junta da tampa... que também precisa ser trocada.. correto?
Quando ao problema de estar parado e não sair, ocorre quando eu dou uma boa esticada (faço bastante) ... mas não ocorre muito.. digamos q em uma semana ocorra 1 ou 2x no máximo e eu rodo uns 100km semanais agora que estou trabalhando perto de casa..
Quando ao problema de estar parado e não sair, ocorre quando eu dou uma boa esticada (faço bastante) ... mas não ocorre muito.. digamos q em uma semana ocorra 1 ou 2x no máximo e eu rodo uns 100km semanais agora que estou trabalhando perto de casa..
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Felipe,
Tudo bem? O meu C4 com 26.000 está com o mesmo problema. Exatamente o mesmo... se ando no sapatinho, tudo fica bem, se eu dou uma esticada e logo em seguida o transito engarrafa, começa a dar tranco com o carro parado para começar a andar e depois entre a 1a e 2a e a 2a e a 1a.
Você resolveu? fez oq?
Tudo bem? O meu C4 com 26.000 está com o mesmo problema. Exatamente o mesmo... se ando no sapatinho, tudo fica bem, se eu dou uma esticada e logo em seguida o transito engarrafa, começa a dar tranco com o carro parado para começar a andar e depois entre a 1a e 2a e a 2a e a 1a.
Você resolveu? fez oq?
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Cezer. O seu é certeza de solenoides. Mas para ter certeza passe o escanner.
Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Obrigado,
acho que vou trocar mesmo.
Me cobraram 1800 para trocar a solenoide, trocar óleo, e zerar todos os ajustes. esse valor é o padrão? Quanto vocês pagaram?
acho que vou trocar mesmo.
Me cobraram 1800 para trocar a solenoide, trocar óleo, e zerar todos os ajustes. esse valor é o padrão? Quanto vocês pagaram?
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Caros amigos... recomendo avaliar com calma a situação com o AL4, tem muita gente gastando dinheiro à toa. Cada caso é um caso, mas meu carro começou a fazer isso e então resolvi pesquisar bastante. E acabei descobrindo o problema por conta própria.
O meu carro acontecia exatamente isso que você descreveu e mais um pouco:
- ao soltar o freio o carro permanece imóvel (como se estivesse em N)
- depois de acelerar a 1a entra de repente e dá um tranco forte
- isso só acontece com transito pesado e temperatura externa alta
- rodando com o scanner plugado vi isso acontece quando a temperatura do óleo do cambio passava dos 102 graus e piorava a ponto de praticamente não funcionar a 1a quando o oleo chegava nos 111 graus.
No caso de o carro permanecer imóvel, coloque o cambio no manual e passe direto pra 2a. Ela deve entrar e evitar dar os trancos que vão prejudicar o cambio e os coxins.
O problema, acreditem se quiser, era a ventoinha do radiador que as vezes o segundo estágio não dava a velocidade necessária. A ventoinha custa mais de 1.000 reais na citroen, mas dá pra desmontar e trocar as escovas, que custam menos de R$ 20,00 + mão de obra.
Outro defeito bastante comum que dá os mesmos sintomas é a perda de pressão na tampa traseira do cambio. Existem 3 anéis que custam juntos menos de R$ 30,00 na citroen que se desgastam e fazem com que perca a pressão da 1a marcha quando a temperatura esta alta. Resolver esse problema é relativamente fácil se não precisar descer o câmbio (no meu C4 eu vi que não precisaria, já que tem espaço suficiente). Existem videos na internet explicando, o que encarece é que precisa esgotar os 2,5 ou 3 litros de óleo.
Muitos gastam uma fortuna fazendo reforma do cambio e/ou trocam as solenoides pra depois o problema persistir, porque o problema era justamente a perda de pressão nos anéis e o mecanico não trocou durante a reforma "completa" do cambio.
Pelo que tenho visto, a troca das solenoides é praticamente certa quando o cambio trava em 3a marcha e mostra mensagem no painel. Fora isso, é bem provavel que seja temperatura alta e perda de pressão pelos "anéis de segmento da tampa traseira do câmbio". (veja: http://thoten.com.br/wp-content/uploads ... L4-DPO.pdf)
O meu carro acontecia exatamente isso que você descreveu e mais um pouco:
- ao soltar o freio o carro permanece imóvel (como se estivesse em N)
- depois de acelerar a 1a entra de repente e dá um tranco forte
- isso só acontece com transito pesado e temperatura externa alta
- rodando com o scanner plugado vi isso acontece quando a temperatura do óleo do cambio passava dos 102 graus e piorava a ponto de praticamente não funcionar a 1a quando o oleo chegava nos 111 graus.
No caso de o carro permanecer imóvel, coloque o cambio no manual e passe direto pra 2a. Ela deve entrar e evitar dar os trancos que vão prejudicar o cambio e os coxins.
O problema, acreditem se quiser, era a ventoinha do radiador que as vezes o segundo estágio não dava a velocidade necessária. A ventoinha custa mais de 1.000 reais na citroen, mas dá pra desmontar e trocar as escovas, que custam menos de R$ 20,00 + mão de obra.
Outro defeito bastante comum que dá os mesmos sintomas é a perda de pressão na tampa traseira do cambio. Existem 3 anéis que custam juntos menos de R$ 30,00 na citroen que se desgastam e fazem com que perca a pressão da 1a marcha quando a temperatura esta alta. Resolver esse problema é relativamente fácil se não precisar descer o câmbio (no meu C4 eu vi que não precisaria, já que tem espaço suficiente). Existem videos na internet explicando, o que encarece é que precisa esgotar os 2,5 ou 3 litros de óleo.
Muitos gastam uma fortuna fazendo reforma do cambio e/ou trocam as solenoides pra depois o problema persistir, porque o problema era justamente a perda de pressão nos anéis e o mecanico não trocou durante a reforma "completa" do cambio.
Pelo que tenho visto, a troca das solenoides é praticamente certa quando o cambio trava em 3a marcha e mostra mensagem no painel. Fora isso, é bem provavel que seja temperatura alta e perda de pressão pelos "anéis de segmento da tampa traseira do câmbio". (veja: http://thoten.com.br/wp-content/uploads ... L4-DPO.pdf)
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Muito boa a dica tbyte.
O meu câmbio ainda não deu problema, mas lembrarei dessa sua dica.
Já aconteceu algo semelhante em um civic 94 que eu tinha e ele estava demorando a passar as marchas, esticava a 4 mil giros.
Fui em duas oficinas, e me cobraram bem 3 mil reais pra reparar o cambio. Até que um amigo em um fórum deu um toque que existia um cabo que ia do corpo do TBI pra caixa, chamado cabo de governança. Nele tinha um parafuso tipo de freio de bicicleta, que você estica ou afrouxa o cabo através dele, assim regulando o tempo de passagem. Bingo, regulei da maneira que quis.
Resumindo, quem não tem $$ sobrando, tem que pesquisar bastante antes de levar o carro em uma oficina, pois muitas vezes você gasta com o que não é necessário.
Valeu!!
O meu câmbio ainda não deu problema, mas lembrarei dessa sua dica.
Já aconteceu algo semelhante em um civic 94 que eu tinha e ele estava demorando a passar as marchas, esticava a 4 mil giros.
Fui em duas oficinas, e me cobraram bem 3 mil reais pra reparar o cambio. Até que um amigo em um fórum deu um toque que existia um cabo que ia do corpo do TBI pra caixa, chamado cabo de governança. Nele tinha um parafuso tipo de freio de bicicleta, que você estica ou afrouxa o cabo através dele, assim regulando o tempo de passagem. Bingo, regulei da maneira que quis.
Resumindo, quem não tem $$ sobrando, tem que pesquisar bastante antes de levar o carro em uma oficina, pois muitas vezes você gasta com o que não é necessário.
Valeu!!
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Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA
Obrigado Tbyte pelas dicas!!
Quero muito comprar um C4 hatch automático mas todo mundo fala que o câmbio é ruim e sempre da problemas.
Inclusive um amigo meu começou a trabalhar na manutenção da Citroën e me passou que é comum esse tipo de problema.
Mas com suas dicas fico bem mais tranquilo!!
Quero muito comprar um C4 hatch automático mas todo mundo fala que o câmbio é ruim e sempre da problemas.
Inclusive um amigo meu começou a trabalhar na manutenção da Citroën e me passou que é comum esse tipo de problema.
Mas com suas dicas fico bem mais tranquilo!!