Oi Ademir,
não sei se vou te ajudar ou complicar ainda mais. De forma resumida, se o seu carro está realmente com 20.000km e não apresenta nenhum sinal de vazamento, eu trocaria: óleo motor + filtro, velas, filtro de ar do motor, filtro ar condicionado e filtro de combustível. Uma limpeza da TBI/borboleta também é fácil de fazer e é bem vinda, pois (pelo menos nos C4 e Xsara que ja tive) o acumulo de sujeira costuma a causar falhas/buracos na aceleração.
1)Óleo de freio.
Apesar de o manual de alguns veículos recomendar a troca a cada 2 anos, pessoalmente nunca vi concessionária fazendo isso nas revisões programadas. Já conversei sobre isso com diversos mecânicos e eles dizem que só completam o nível, não tem necessidade de trocar.
Eu nunca troquei em nenhum dos carros que tive.
2)Óleo da caixa automática.
Esse é outra longa discussão.. se for o cambio AL4, a Citroen afirma que o óleo é "vitalício" e só se deve colocar óleo se teve algum vazamento. Já mecânicos dizem pra trocar entre 60.000 e 90.000 e, de fato, já vi manuais europeus de carros mais antigos da citroen que usam o cambio AL4 recomendando troca por volta dessa quilometragem.
A sua km é muito baixa, eu recomendaria no máximo verificar o nível, fica bem caro trocar o óleo do cambio.
Verificar o nível é um procedimento bem chato, mas não chega a ser um bicho de 7 cabeças. Eu fiz em casa, mas tive que desmontar um tanto de coisa porque o cabo que liga o negativo da bateria no cambio estava preso bem em cima do bujão que coloca o óleo e não tinha espaço para usar as ferramentas...
3)Fluido de arrefecimento.
Alguns mecânicos recomendam trocar, outros não.. mas são unânimes em afirmar que: só troque/complete o fluido se o carro já estiver com fluído.
4) Velas, Filtro de ar do motor, filtro de combustivel, filtro de ar condicionado
Costumo trocar por volta de 25.000km. Em todos os carros que tive elas já estão visivelmente gastas nesta km, apesar de a Citroen recomendar a troca lá com uns 40.000km, se não estou enganado. Troco o filtro de combustível e de ar do motor, tb nessa km, aproximadamente.
O filtro de ar condicionado por aqui ja está ruim com uns 15.000km. Dica: vale a pena pesquisar os preços na Citroen. Comprei as velas do meu C4 2.0 por 98 reais essa semana, mais barato que nas lojas paralelas.
- Geanq
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Re: C5 2010 20km rodados, troco óleo de freio e caixa???
C5 é uma nave!! Parabéns pela escolha...
Vale a pena dar uma pesquisada de preços na própria Citroen... Semana passada pesquisei e o kit de troca de óleo do motor (5 litros + filtro), estava mais barato na minha Css que em lojas de autopeças e internet...
Quanto ao líquido de arrefecimento, alguns usuários do clube (eu inclusive) optaram pelo vendido pela HONDA, produto top de linha e com preço razoável tendo em vista sua qualidade (é vendido em galão de 3,7 litros e por isso precisa comprar dois galões).
Vale a pena dar uma pesquisada de preços na própria Citroen... Semana passada pesquisei e o kit de troca de óleo do motor (5 litros + filtro), estava mais barato na minha Css que em lojas de autopeças e internet...
Quanto ao líquido de arrefecimento, alguns usuários do clube (eu inclusive) optaram pelo vendido pela HONDA, produto top de linha e com preço razoável tendo em vista sua qualidade (é vendido em galão de 3,7 litros e por isso precisa comprar dois galões).
C4 Exclusive Sport SOLARIS + pack xenon + rodas 17" + molas Eibach + subwoofer slim
(viewtopic.php?f=26&t=32299)
"A vida é muito curta pra se dirigir carros sem graça"
- jonathansiqueira
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Contato:
Re: C5 2010 20km rodados, troco óleo de freio e caixa???
É esse mesmo que uso!