- kaue_ma
- Membros
- Estado: MT
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
(DIY) Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4
PessoALL,
Fiz um vídeo para ajudar o pessoal a fazer a limpeza do corpo de borboleta do C4.
É bem tranquilo e realmente qualquer pessoa consegue fazer.
Materiais usados e tudo mais está nas fotos...
Qualquer coisa é só me perguntar.
https://youtu.be/473mbHTpWV0
Fiz um vídeo para ajudar o pessoal a fazer a limpeza do corpo de borboleta do C4.
É bem tranquilo e realmente qualquer pessoa consegue fazer.
Materiais usados e tudo mais está nas fotos...
Qualquer coisa é só me perguntar.
https://youtu.be/473mbHTpWV0
Editado pela última vez por kaue_ma em 28 Out 2015, 17:59, em um total de 1 vez.
C4 Hatch Branco
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 VTR
Re: Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4
deu erro no sistema anti poluição depois que instalou?
Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
- kaue_ma
- Membros
Re: Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4
Não.rceluppi escreveu:deu erro no sistema anti poluição depois que instalou?
Não apareceu nenhum erro. Mas precisa ser feito exatamente igual ao tutorial.
Vc desliga o carro e remove a chave do contato; faz o desmonte do corpo de borboleta, limpeza e monta tudo novamente; depois de tudo no lugar vc liga a ignição do carro (NÃO LIGUE O CARRO, somente a ignição normal, até o painel acender) e deixa ela ligada por uns 2-3minutos sem mexer em nada, depois é só desligar e pronto. Está pronto para ser usado.
É importante deixar a ignição ligada esses 2-3 minutos, pois se vc for no motor vc vai ouvir o corpo de borboleta abrindo e fechando(mesmo com o motor desligado), que é o carro verificando os parâmetros e ajustando a folga da borboleta.
C4 Hatch Branco
- thiago.gomes
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: (DIY) Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4
Show de bola, parabéns.
Tenho uma pergunta.
Vou tentar fazer essa limpeza no corpo de borboleta do meu Pallas, mas creio que vou tentar realizar o procedimento sem desmontar o corpo. A pergunta é, quando for realizar a limpeza, o carro tem de estar ligado ou desligado? Pergunto pq como vi no vídeo do tutorial, sobra um pouco de car80 com a sujeira que saiu do corpo.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Tenho uma pergunta.
Vou tentar fazer essa limpeza no corpo de borboleta do meu Pallas, mas creio que vou tentar realizar o procedimento sem desmontar o corpo. A pergunta é, quando for realizar a limpeza, o carro tem de estar ligado ou desligado? Pergunto pq como vi no vídeo do tutorial, sobra um pouco de car80 com a sujeira que saiu do corpo.
- kaue_ma
- Membros
Thiago,thiago.gomes escreveu:Show de bola, parabéns.
Tenho uma pergunta.
O carro precisa estar desligado para vc fazer a limpeza em bancada. Par vc remover o corpo de borboleta e limpar ele fora do carro. É a melhor forma e é a que eu recomendo. Não tenha medo de apresentar falhas pois se vc seguir o tutorial, a própria central vai corrigir a abertura do corpo de borboleta e não vai apresentar nenhuma mensagem de erro (2-3minutos com a ignição ligada porém com o carro desligado).
Para fazer a limpeza com o corpo de borboleta no carro, vc vai precisa fazer com ele ligado e ter alguém dentro do carro para poder dar umas pisadas no acelerador enquanto vc loja jatos do car80 na boca do corpo de borboletas, pois somente assim a borboleta vai abrir para vc poder limpar ambos os lados... e essa forma de limpar eu acho que pode aparecer alguma mensagem de erro no painel.
Mas eu fortemente recomendo vc remover o corpo de borboleta e limpar ele fora do carro... pois mesmo que vc consiga limpar ele montado no carro, vai sobrar sujeira nos cantos e em lugares que o jato do spray não vai conseguir chegar. Além de não ser uma boa ideia vc jogar car80 para dentro do motor, pois a sujeira do corpo de borboleta e do coletor de admissão vão ser queimadas dentro da câmara de combustão, o que não é uma boa ideia...
Editado pela última vez por kaue_ma em 29 Out 2015, 09:13, em um total de 2 vezes.
C4 Hatch Branco
-
- Membros
não recomendo fazer com o carro ligado, injetando car 80 se não tiver o lexia, bem provavelmente vai ter que resetar a ecu na concessionária depois. Aconteceu comigo mais sucesso pelo isto fazer fora do carro
- thiago.gomes
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Otimo Kaue, esclareceu as dúvidas, vou tentar desmontar e seguir o tutorial. Valeu meu caro
-
- Membros
Bacana.. obrigado pelo tutorial.
abraço
abraço
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Quem limpou o corpo de borboleta sentiu alguma diferença no carro?
- kaue_ma
- Membros
Amigo, a limpeza do corpo de borboleta tem como principal resultado a estabilização da rotação do motor.Cezarloureiro escreveu:Quem limpou o corpo de borboleta sentiu alguma diferença no carro?
Lembrando que a "TBI" suja prejudica a rotação somente em baixa rpm, que é o momento em que ela se encontra mais próxima de seu fechamento completo.
Quando a borboleta está suja, o carro precisa ficar corrigindo essa abertura a todo momento, fazendo com que a rotação em marcha lenta fique oscilando mais que o normal. Quando está muito sujo, o carro pode até morrer, pois a central não consegue corrigir a abertura rápido o suficiente em uma queda de rpm brusca.
A principal melhoria da limpeza é a estabilização da rotação em marcha lenta. A melhora na arrancada se dá devido a estabilização da rotação.
C4 Hatch Branco