Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
atilasilva
Membros
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:07
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por atilasilva »

felipebabones escreveu:Primeiramente, boa noite meu amigos do C4C.

Venho criar este tópico pois, apesar dos inúmeros tópicos sobre os típicos problemas no câmbio automático, não encontrei nenhum semelhante ao meu...

Então direto ao assunto:

Tenho um C4 GLX 2.0 10/11 AT

Faz um tempo que sinto o carro esticar as marchas além do que deve e pretendo fazer a troca de óleo em breve (69.000km atuais). Acontece que tenho trancos nas trocas de marcha, porém nunca apareceu erro no meu CB.. Além disso, as vezes quando eu dou umas boas aceleradas com o carro e paro num sinal de trânsito, por exemplo, esporádicamente acontece de eu soltar o freio para dar partida e o carro permanecer imóvel... e quando eu toco no acelerador ele dá um tranco pesado e sai em movimento normal, logo em seguida.

Alguém sabe como devo proceder?
Minha dúvida é... Isso caracterizaria um problema das solenóides? preciso trocá-las além de fazer a troca de óleo? É algum problema além dos problemas típicos e conhecidos? Preciso de algumas orientações para ter uma idéia de quanta verba terei de reservar para isso.

Li por aqui desde os conhecidos problemas de solenóide, até problemas de superaquecimento no motor, onde o envolvido disse que ao trocar as escovas do eletroventilador, solucionou até os problemas do câmbio que tinham alguma semelhança com os meus.


Desde já agradeço!
Uma boa noite a todos.

Bom dia amigo, conseguiu resolver o seu problema? Também sou do Rio e o problema é achar oficina que faça este serviço. Conseguiu achar alguma que faça o serviço de troca das vedações da tampa?

luiztsj
Membros
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Mai 2011, 18:59
Estado: MG
Cidade: Itaúna
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por luiztsj »

Meu carro apresenta exatamente o mesmo problema. O que me chamou a atenção é que, enquanto o carro estava na garantia, a concessionária somente passava o software de diagnóstico e dizia que o mesmo não acusou nada, então é um problema "pontual" e não precisa fazer nada.
Depois que acabou a garantia, o discurso foi completamente diferente. O pessoal já assume que isto não é normal, que se continuar andando com o carro assim vai dar problema, e que o ideal é fazer uma "reforma" no cambio, que fica em torno de R$10.000,00

Rian de Caravalho
Membros
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jun 2014, 19:00
Estado: SP
Cidade: Lençóis Paulista
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Rian de Caravalho »

o meu cambio apresenta um unico problema que é um tranco na troca de marchas da 1 para 2. as outras sao normais, mais isso so acontece quando ando muito tempo no transito, sera que é problema com o oleo ou aquecimento?

pclinkgmor
Membros
Mensagens: 1152
Registrado em: 20 Out 2014, 22:52
Estado: MG
Cidade: Guarda-Mor
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por pclinkgmor »

Rian de Caravalho escreveu:o meu cambio apresenta um unico problema que é um tranco na troca de marchas da 1 para 2. as outras sao normais, mais isso so acontece quando ando muito tempo no transito, sera que é problema com o oleo ou aquecimento?
Todo al4 faz isso ou na fase fria ou quando muito quente. Tipo trânsito pesado

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Cezarloureiro
Membros
Mensagens: 86
Registrado em: 05 Set 2015, 15:38
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Cezarloureiro »

Nao consigo acetar esse tranco.

VCs que pegaram o carro zero km, já fazia isso desde zero?

O meu com transito pesado faz pouco, mas percebo que faz mais quando a temperatura ambiente está alta, por exemplo se ando em um transito pesado com o dia em uns 30 graus nada acontece.

se o dia está com uns 40 graus, percebo muito mais facilmente e nem precisa pegar um super transito, mesto teno acabado de sair com o carro.

Percebo tb que em um dia quente, o carro aciona muito mais a ventoinha, mesmo tendo cabado de ligar o carro há pouco tempo.

E olha que meu sistema de arrefecimento está show.


Mas esse tranco em transito pesado nao se resolve então? Minha cunhada tinha um C3 com Al4 e nunca vi esse tranco.

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Arr »

Cezarloureiro escreveu:Nao consigo acetar esse tranco...
Cezar, que ano é seu carro? Qual a velocidade mínima que entra 4ª marcha em drive?

Meu carro dava esse tranco nas reduções quando pegava trânsito pesado e muito calor. Fiz a atualização de software em 2014 (a versão do soft é de 2012 se não me engano) e sumiram os trancos. Meu carro hoje depois de mais de 5 anos de uso é mais gostoso de dirigir do que quando tirei zero.

Cezarloureiro
Membros
Mensagens: 86
Registrado em: 05 Set 2015, 15:38
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Cezarloureiro »

Arr,

Meu carro é 2010, peguei ele tem uns 2 meses com 26.000 km originais.

Ele passa para 4a em 70 km/h e de 2a para 1a em 19 km/h.

Aqui no Rio com o transito, o carro só fica em 3a pq quase nunca chego a 70. muito incômodo.

Tenho um Nissan Livina 1.8 e ele passa para 4a em 60 km/h, muito confortável de dirigir.

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Arr »

OK Cezar, é o mesmo ano do meu, uma atualização do software deve resolver seu problema.

Na versão mais recente passa 3ª>4ª a 60km/h e reduz para 1ª aos 9km/h.
Em situações que ele comece a dar trancos nas reduções experimente colocar no tiptronic (manual) antes do carro reduzir e deixe o câmbio baixar as marchas automaticamente até parar. Ele deve entrar 1ª sem tranco ao redor de 9km/h, isso demonstra que não é nenhum problema mecânico, mas de programação da caixa.

Infelizmente, até onde conheço, essa atualização só se consegue nas concessionárias. Dependendo do caso - e chaveco com o consultor - pode-se conseguir a atualização "Free" junto com outro serviço, mas muitas concessionárias podem tentar explorar se você chegar consultando sobre a atualização. Teoricamente as atualizações são obrigatórias (e não cobradas) quando se faz as revisões previstas no manual.
De qualquer forma elas não podem cobrar mais que uma hora de mão de obra pela atualização, se for o caso reclame no SAC da Citroen.

Cezarloureiro
Membros
Mensagens: 86
Registrado em: 05 Set 2015, 15:38
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Cezarloureiro »

Arr,


O seu passa para 4a em 60?? que beleza. ANtes passava em 70?

tinha ouvido que na ultima aualização ele descia da 2a para 1a em 19 e que a antiga era que descia em 9.

Ja me deu uma esperança.

O problema é que nas autorizadas nao sei o que acontece que eles nao sabem do que se trata ou fingem que não sabem.

Fui em uma aqui no Rio que falou que isso não existe. não dá para entender.

Obrigado pelo feedback. Me deu uma esperança!!

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: PROBLEMA CÂMBIO AUTOMÁTICO - DÚVIDA

Mensagem por Arr »

Só para adicionar alguns dados históricos:

Essa versão de software que passa 4ª aos 70km/h foi uma tentativa (gambiarra?) da Citroen resolver, sem sucesso, os problemas com eletroválvulas que ocorreram entre 2008 e 2010.

Meu carro entrou em modo de emergência do câmbio pela primeira vez aos 6.500km. Na primeira revisão, antecipada para os 8.500km, atualizaram para essa versão de 70km/h como forma de resolver o problema.
Óbvio que não resolveu, pois a causa era o fornecedor das eletroválvulas Acutex.
Na segunda revisão aos 18.500km finalmente trocaram as eletroválvulas pelas Borg Warner e os problemas de entrar em modo de emergência sumiram. Mas fiquei com a "mardita" versão do software esticando desnecessariamente as marchas até 2014, quando atualizei durante o recall da manta no compartimento do motor.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”