Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
eduardojj
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )

Mensagem por eduardojj »

Pessoal,

No dia 19/12 eu tinha rodado cerca de 50km com o meu C4 VTR e sem problemas até então. Estava voltando para casa e de uma hora para outra o carro passou a não responder mais a aceleração. Como se ele tivesse parado de funcionar. Parei o veículo e desliguei. Depois disso o mesmo não ligou mais.

Tive que acionar o guincho da seguradora para chegar com meu carro até em casa.

Imagem

Gravei um vídeo para mostrar a falha que ocorre ao não dar a partida. Deixei disponível no YouTube, vejam:
https://youtu.be/oR_qAC6wXLM

Hoje dia 21/12 eu deixei o C4 na oficina Flafersa (cidade Patriarca - http://www.especializadaflafersa.com.br/) para que fosse feita uma análise sobre o problema de partida do veículo.
Fui atendido pelo Flávio pela manhã. Obtive retorno no horário do almoço, próximo às 13h00. O diagnóstico foi que a caixa de fusíveis de motor (módulo BSM) estava com problemas e necessitava de troca.

O orçamento inicial que recebi foi de R$ 2200, sendo que a peça nova seria encomendada em uma concessionária da Citroen (não possui a pronta entrega).

Inicialmente não pretendo executar o serviço e devo passar amanhã pela manhã (dia 22/12) para retirar o carro da oficina e guinchá-lo até a minha residência novamente.
Procurei na internet sobre casos similiares de problema de partida e que tivesse relação com o módulo BSM e não encontrei muitos registros.

Eu verifiquei no Mercado Livre a existência de vários anúncios de venda de módulos BSM. Existem opções de peças novas da marca Delphi e outros usados de lojas de auto peças.
Eu notei que existem algumas variações de códigos da BSM, sendo esta numeração presente na própria placa, conforme o exemplo abaixo:

Imagem

Eu fiz um breve levantamento e encontrei as seguintes numerações:

- 980 0270 480
- 966 6767 380
- 967 5878 280
- 966 7044 880

Os preços variam de R$ 100 até R$ 500, em média.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 307408-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-novo-_JM

O objetivo deste tópico é narrar o problema que estou tendo com meu C4 VTR, sendo a princípio o módulo BSM (necessidade de troca).
Amanhã devo ter mais informações e vou atualizando aqui.

No mais, alguém teve problemas similares ou experiências de trocas do módulo BSM?

Abs.
Editado pela última vez por eduardojj em 04 Jan 2016, 21:12, em um total de 1 vez.

Lequetreque
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual

Re: C4 VTR - Sem partida (Possível problema no módulo BSM)

Mensagem por Lequetreque »

Chegou a testar bomba de combustível???

thiago.gomes
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por thiago.gomes »

Olá Eduardo. Blza?

Seguinte, um amigo meu tem um Pallas Exclusive 08 e teve um problema com a BSM. O carro não dava partida nem no motor de arranque. Tentamos passar o scanner e não conseguimos nenhuma comunicação. Ai trocamos a BSM e o carro voltou a funcionar. A BSM era de um 307 e tinha o número diferente da original no carro. Tudo voltou a funcionar corretamente. Se tiver próximo de vc um desmanche, converse la e tente pegar uma BSM para teste.

Espero ter ajudado.

Sent from my iPhone using Tapatalk

juninhumtax
Membros

Mensagem por juninhumtax »

Troquei a minha com o mesmo problema, sem partida e nao chega nem a acionar a bomba de combustível.
O defeito simplificadamente, seria tipo um pau no rele da bomba de combustível q e interno na csm (isso no meu caso).
Pra ter certeza q nao era a bomba eu retirei o fusível da bomba na csm e fiz um jump no positivo direto, a bomba funcionou e pude rodar com o carro ate minha casa, e desfiz o jump logo q parei o carro pra nao queimar a bomba.
E se for colocar uma csm usada, procure uma com o mesmo código inscrito nela, de um modelo pra outro pode mudar algumas funções, a da c4 picasso, 307 2.0 e pallas a gasolina com ano perto do seu podem ser iguais.
E a troca e simples, so desligue a bateria entes de fazê-la

eduardojj
Membros

Mensagem por eduardojj »

Lequetreque escreveu:Chegou a testar bomba de combustível???
Foi feito o teste na oficina também. O diagnóstico me passado foi de problema na caixa de fusíveis do motor (BSM). Inclusive é possível notar que a mesma está "estufada" na parte de trás, como se tivesse ocorrido um curto-circuito.
thiago.gomes escreveu:Olá Eduardo. Blza?

Seguinte, um amigo meu tem um Pallas Exclusive 08 e teve um problema com a BSM. O carro não dava partida nem no motor de arranque. Tentamos passar o scanner e não conseguimos nenhuma comunicação. Ai trocamos a BSM e o carro voltou a funcionar. A BSM era de um 307 e tinha o número diferente da original no carro. Tudo voltou a funcionar corretamente. Se tiver próximo de vc um desmanche, converse la e tente pegar uma BSM para teste.

Espero ter ajudado.
Já li alguns relatos no VTR Clube de pessoas que usaram uma BSM compatível, não sendo com a mesma numeração exata. Estou pesquisando para verificar o modelo compatível com a usada no meu carro.
juninhumtax escreveu:Troquei a minha com o mesmo problema, sem partida e nao chega nem a acionar a bomba de combustível.
O defeito simplificadamente, seria tipo um pau no rele da bomba de combustível q e interno na csm (isso no meu caso).
Pra ter certeza q nao era a bomba eu retirei o fusível da bomba na csm e fiz um jump no positivo direto, a bomba funcionou e pude rodar com o carro ate minha casa, e desfiz o jump logo q parei o carro pra nao queimar a bomba.
E se for colocar uma csm usada, procure uma com o mesmo código inscrito nela, de um modelo pra outro pode mudar algumas funções, a da c4 picasso, 307 2.0 e pallas a gasolina com ano perto do seu podem ser iguais.
E a troca e simples, so desligue a bateria entes de fazê-la
Obrigado pelo relato. Teste interessante que você fez.

eduardojj
Membros

Mensagem por eduardojj »

Estive pela manhã na oficina Flafersa e conversei com o Flávio. Retirei o carro da oficina e o guinchei até minha residência.
A princípio vou atrás da BSM compatível com meu veículo para assim retornar a oficina e efetuar a troca e realizar as configurações necessárias com a nova peça.

Segue fotos da peça retirada do veículo:

9661682980
BSM-L11-00
S118983011 C

Imagem

Imagem

Através do site "service" da Citroen, obtive o seguinte conteúdo que demonstra a peça e o código da mesma:

Seria a peça 01 com código 6500 CK.

Imagem
Vou consultar esta peça em algumas concessionárias da Citroen. Além do problema com o custo de uma nova peça (entre 1500 / 2000), não há disponibilidade de pronta entrega, sendo necessário encomendá-la.

Uma alternativa pode ser a questão da BSM compatível com o veículo. Entretanto, ainda preciso pesquisar melhor sobre isso. Apesar de que não me agrada a ideia de ter uma BSM usada ou paralela no carro. O que vocês acham?

Abs.
Editado pela última vez por eduardojj em 24 Dez 2015, 12:40, em um total de 2 vezes.

thiago.gomes
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por thiago.gomes »

Com relação a BSM usada eu não tenho nenhum receio além dos normais. Será que a peça vai durar? Isso é difícil de dizer pq equipamento eletrônico desse tipo é imprevisível. Difícil dar uma previsão.
Os valores entre uma usada e uma nova são extremamente diferentes. Ai vai da sua cabeça tbm.
Não sei se ai aonde vc está tem profissional que repara a BSM, se tiver pode ser uma boa.
Agora se o dinheiro não for o problema, melhor uma nova mesmo.

Boa sorte companheiro.

Sent from my iPhone using Tapatalk

RLAG
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por RLAG »

Cara, tive o mesmo problema que você, na hora desconfiei ser a bomba de combustível mas o mecânico diagnosticou a BSM. Troquei a peça por uma de um Pallas batido e funcionou bem, até que hoje a bomba de combustível resolveu dar adeus a vida. Em relação ao reparo na BSM, meu mecânico disse que ficaria até mais caro que a peça usada.

eduardojj
Membros

Mensagem por eduardojj »

RLAG escreveu:Cara, tive o mesmo problema que você, na hora desconfiei ser a bomba de combustível mas o mecânico diagnosticou a BSM. Troquei a peça por uma de um Pallas batido e funcionou bem, até que hoje a bomba de combustível resolveu dar adeus a vida. Em relação ao reparo na BSM, meu mecânico disse que ficaria até mais caro que a peça usada.
RLAG, você tem um VTR também? E tem anotado ou sabe a numeração da peça BSM que você colocou no seu carro? Existem algumas peças de Pallas disponíveis no mercado. Abs.

eduardojj
Membros

Mensagem por eduardojj »

Um fato curioso que encontrei no grupo "Citroen C4 Pallas/Hatch Brasil" do Facebook foi de um recall em 2012 (a princípio os VTRs não estão inclusos) para vedação da caixa de fusíveis do motor, devido ao risco de entrada de água, podendo ocasionar pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor.

Notícia original da época: http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... allas.html

Descrição no Facebook:

Existe um outro Recall para ser feito no carro. Vedação da caixa de fusíveis. Existe risco de entrada de água na caixa de fusíveis e pode causar pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente. Fui em uma concessionária da Citroen na Barra da Tijuca aqui no Rio para reclamar da manta térmica que mesmo após a realização do recall a dois anos atrás ela caiu. Ao chegar lá e consultar o chassi do carro, o consultor viu que tinha uma campanha em aberto ainda pro carro, que era essa. O recall foi feito. Na verdade foi adicionada a parte traseira da tampa de fusíveis uma chapa plástica presa com duas cintas hellerman para deixar a traseira da tampa mais comprida e evitar a entrada de água pela "churrasqueira" do para-brisas. A churrasqueira foi reencaixada no lugar.
Com relação a manta, o carro foi fotografado, a manta retirada e enviada para a fábrica para análise e verificar se será feita uma "garantia" do recall já feito.

Consultei pelo chassi do meu número e não há este recall para ser feito.

No site é possível ver detalhes deste recall (http://www.citroen.com.br/servicos/recall.html):

Imagem

Lendo isso as peças se encaixam e começa a fazer sentido a possível hipótese da minha BSM ter dado curto/pane/problema. A parte de trás da caixa de fusíveis está estufada, como se tivesse ocorrido curto. Curiosamente 10 dias antes do problema ocorrido no carro eu peguei uma chuva muito forte.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”