Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

C4 Morreu e Não Pega Mais - Sensor de Rotação e Bobina

Mensagem por Lincão »

Ahh um feriado. Tem coisa melhor do que pegar uma estrada de noite depois de uma semana de trabalho e ir viajar num feriado? Sim...algumas coisas são melhores que isso, mas mesmo assim viajar é uma coisa ótima...ainda mais de noite pra não pegar o trânsito muito pesado.

No ultimo feriado (dia 12/10) eu e a patroa pegamos a estrada por volta das 23:30 para o interior de SP pela Raposo Tavares.

Estava garoando, então eu estava na manhã...na média de 80-90km/h eis que chega o pedágio (as estradas de SP podem ser muito boas, mas eita lugar pra ter pedágio – enfim). Dá pra imaginar que numa véspera de feriado o pedágio estava com uma certa fila (de 6-7 carros, nada muito desesperador). Ao parar o carro na fila, ele simplesmente desliga sem nenhuma hesitação (não falhou antes, ou deu qualquer aviso no CB).

Pisca alerta ligado, desço do carro pra pagar o pedágio à pé (pela primeira vez na vida eu paguei um pedágio à pé) e depois empurrar o carro pro acostamento.

Chamei o guincho do seguro (imaginem se numa véspera de feriado chuvoso o guincho demorou?) e volto pra casa “desfilando o ROUGE em carro aberto”.

Na segunda-feira pela manhã eu encostei o carro no mecânico para ver o que aconteceu.

Problema:
- o carro não pega. Você gira a chave, ele gira o motor como se fosse pegar, mas nada de funcionar;
- aviso “SERVICE” não acusava nada;
- sem mensagens de erro no CB e tudo “OK” no diagnóstico.
- já na oficina, o Proxia não acusava nenhum defeito ou erro.

Prováveis pontos de falha:
- bateria – o alternador não estava carregando ela? Não...já sabemos que o sintoma de bateria descarregada é diferente. O carro fica “doido”, piscando o painel, ligando o limpador de para-brisa do nada e etc;
- cabo da bobina solto/mal encaixado? – também não;
- problema na linha de combustível (bomba, filtro, mangueiras, etc)? – não...o combustível estava chegando ao motor;

Problema real:

- sensor de rotação – sim...ele quebrou;
- bobina – sim, ela não estava gerando corrente para duas das quatro velas.

Sensor de Rotação

É um sensor magnético que lê o volante do motor para enviar à injeção informações de rotação que serão utilizados nos cálculos de avanço de ponto, tempo de injeção e etc). Se este sensor pifar, a injeção não recebe a informação de se o motor está “girando”, ou seja, a injeção acha que o carro está desligado.

Bobina

É responsável em transformar os 12V do carro em uma voltagem muito mais alta para gerar a faísca nas velas que por sua vez, criarão a explosão que faz o motor girar.

No meu caso, houve um curto no chicote que liga o sensor de rotação e o módulo da injeção do carro, o que fez o sensor “torrar” juntamente com três fusíveis de controle (ou o sensor quebrou e gerou o curto - não dá pra ter certeza). De quebra, a bobina parou de funcionar para dois cilindros (provavelmente também por este curto).

A bobina – peça #2 (A+3) - PN: 5970 A0
Imagem

O sensor de rotação – peça #3 – PN 1920 EN:
Imagem

Valores:
- Bobina (na Peugeot) – R$289
- Sensor de Rotação (na Citroën porque na Peugeot não tinham para pronta entrega) – R$ 46,00
- Reparo do chicote do sensor de rotação (aquele que deu curto) – R$90
- Fusíveis – R$ 21
- M.O. – R$ 154
Total – R$600

Bom, fica a dica caso alguém tenha um problema semelhante.

[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

rdcotta
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: C4 Morreu e Não Pega Mais - Sensor de Rotação e Bobina

Mensagem por rdcotta »

excelentes dicas, ninguem esta livre deste tipo de problema pelo menos ja tenho uma ideia do que fazer se acontecer algo parecido.

ate que não achei caro os valores das peças, o serviço foi feito na autorizada?

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

não, o serviço foi feito em uma oficina que costumamos levar o carro aqui em Sp a Motorfast.

sensor de rotação ja tive problemas em um peugeot 206, o carro não ligava.. lembro q chamei o seguro uma vez q o cara viu o carro, abriu o capo, deu um tapa na peça e o carro voltou a fucionar.. ela soltava com a vibração, troquei por uma nova depois e nada mais de problemas.
EX C4 VTR

marciomfilho
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por marciomfilho »

Estou com o meu C4 tem 3 meses e ja estou com esse problema direto.
Ja trocou o sensor e continuou o problema , ate que fui num auto eletrico que resolveu trocar o conector. LINDO! Estava a 40 dias rodando sem problemas ate que ontem o danado resolveu dar o mesmo sintoma, nao liga nem a pau. Fiquei por 40 minutos esperando ate que resolveu ligar, hoje estou mandando no mecanico novamente e vamos ver o que acontece. Mas boa a dica dos fusiveis e da bobina.

marciomfilho
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por marciomfilho »

Acabei de sair do mecânico e o scanner não acusou nada. Bobina esta gerando a energia correta e foi eliminada como problema do carro. Sensor de rotação já foi trocado tem 3 meses, conector do sensor trocado a 40 dias. E depois de 40 dias deu problema, já não sei mais pra onde correr.

pclinkgmor
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por pclinkgmor »

Lincão escreveu:
Valores:
- Sensor de Rotação (na Citroën porque na Peugeot não tinham para pronta entrega) – R$ 46,00
- Fusíveis – R$ 21
- M.O. – R$ 154
Total – R$600

[]’s
Lincão!
Caraca, te furarão o olho, 90 reais para reparar um chicote e 21 reais por fusíveis? compro fusíveis a 20 centavos cada.
154 de mão de obra? sensor de rotação não é difícil trocar, e quanto a bobina são apenas 3 parafusos 10 milímetros para trocar, vocês mesmo troca, pessoal aproveita que é francês e fura o olho.

guilhermejurinic
Membros
Estado: RS

Mensagem por guilhermejurinic »

pclinkgmor escreveu:
Lincão escreveu:
Valores:
- Fusíveis – R$ 21
- M.O. – R$ 154
Total – R$600

[]’s
Lincão!
Caraca, te furarão o olho, 90 reais para reparar um chicote e 21 reais por fusíveis? compro fusíveis a 20 centavos cada.
154 de mão de obra? sensor de rotação não é difícil trocar, e quanto a bobina são apenas 3 parafusos 10 milímetros para trocar, vocês mesmo troca, pessoal aproveita que é francês e fura o olho.

Ele cobrou pelo conhecimento de diagnosticar o problema, pelo tempo de MO, pela energia do prédio, pelo cafezinho que vc tomou e etc... Não tem como ele cobrar apenas o valor da peça e um valor irrisório de mão de obra.

guilhermejurinic
Membros
Estado: RS

Mensagem por guilhermejurinic »

guilhermejurinic escreveu:
pclinkgmor escreveu:
Lincão escreveu:
Valores:
- Fusíveis – R$ 21
- M.O. – R$ 154
Total – R$600

[]’s
Lincão!

Ele cobrou pelo conhecimento de diagnosticar o problema, pelo tempo de MO, pela energia do prédio, pelo cafezinho que vc tomou e etc... Não tem como ele cobrar apenas o valor da peça e um valor irrisório de mão de obra.

Sem contar na responsabilidade do mecânico de dar algum problema como um curto na CPU ou até mesmo um incêndio no teu carro. Tudo isso tem que ser levado em consideração. Se um mecânico nao cobra quase nada, é pq nao tem essas responsabilidades que uma oficina séria tem.

pclinkgmor
Membros
Estado: MG

Mensagem por pclinkgmor »

Bom. Se quer pagar a mais por isso tudo bem.
Na minha região oficinas de renome com todo o ferramental não cobra isso tudo não. Com aluguel do prédio. Elevadores. Salário do mecânico e os cambal. Ta acima do valor.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Brando7425
Membros

Mensagem por Brando7425 »

Olá pessoal o meu aconteceu de dar esse pane ontem acendeu a luz de serviço mais não aconteceu nada e apareceu cabo de bateria desconectados ou não carregando blz hoje à tarde veio a desligar sozinho chamei um colega me trouxe o cabo de transferência de corrente fiz ele pegar rodei uns 5klm e apresentou de novo o mesmo problema fui informado que pode ser somente o alternador o que vcs acham nessa situação pois se eu colocar outra bateria ele pega até apresentar o defeito

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”