No ultimo feriado (dia 12/10) eu e a patroa pegamos a estrada por volta das 23:30 para o interior de SP pela Raposo Tavares.
Estava garoando, então eu estava na manhã...na média de 80-90km/h eis que chega o pedágio (as estradas de SP podem ser muito boas, mas eita lugar pra ter pedágio – enfim). Dá pra imaginar que numa véspera de feriado o pedágio estava com uma certa fila (de 6-7 carros, nada muito desesperador). Ao parar o carro na fila, ele simplesmente desliga sem nenhuma hesitação (não falhou antes, ou deu qualquer aviso no CB).
Pisca alerta ligado, desço do carro pra pagar o pedágio à pé (pela primeira vez na vida eu paguei um pedágio à pé) e depois empurrar o carro pro acostamento.
Chamei o guincho do seguro (imaginem se numa véspera de feriado chuvoso o guincho demorou?) e volto pra casa “desfilando o ROUGE em carro aberto”.
Na segunda-feira pela manhã eu encostei o carro no mecânico para ver o que aconteceu.
Problema:
- o carro não pega. Você gira a chave, ele gira o motor como se fosse pegar, mas nada de funcionar;
- aviso “SERVICE” não acusava nada;
- sem mensagens de erro no CB e tudo “OK” no diagnóstico.
- já na oficina, o Proxia não acusava nenhum defeito ou erro.
Prováveis pontos de falha:
- bateria – o alternador não estava carregando ela? Não...já sabemos que o sintoma de bateria descarregada é diferente. O carro fica “doido”, piscando o painel, ligando o limpador de para-brisa do nada e etc;
- cabo da bobina solto/mal encaixado? – também não;
- problema na linha de combustível (bomba, filtro, mangueiras, etc)? – não...o combustível estava chegando ao motor;
Problema real:
- sensor de rotação – sim...ele quebrou;
- bobina – sim, ela não estava gerando corrente para duas das quatro velas.
Sensor de Rotação
É um sensor magnético que lê o volante do motor para enviar à injeção informações de rotação que serão utilizados nos cálculos de avanço de ponto, tempo de injeção e etc). Se este sensor pifar, a injeção não recebe a informação de se o motor está “girando”, ou seja, a injeção acha que o carro está desligado.
Bobina
É responsável em transformar os 12V do carro em uma voltagem muito mais alta para gerar a faísca nas velas que por sua vez, criarão a explosão que faz o motor girar.
No meu caso, houve um curto no chicote que liga o sensor de rotação e o módulo da injeção do carro, o que fez o sensor “torrar” juntamente com três fusíveis de controle (ou o sensor quebrou e gerou o curto - não dá pra ter certeza). De quebra, a bobina parou de funcionar para dois cilindros (provavelmente também por este curto).
A bobina – peça #2 (A+3) - PN: 5970 A0

O sensor de rotação – peça #3 – PN 1920 EN:

Valores:
- Bobina (na Peugeot) – R$289
- Sensor de Rotação (na Citroën porque na Peugeot não tinham para pronta entrega) – R$ 46,00
- Reparo do chicote do sensor de rotação (aquele que deu curto) – R$90
- Fusíveis – R$ 21
- M.O. – R$ 154
Total – R$600
Bom, fica a dica caso alguém tenha um problema semelhante.
[]’s
Lincão!