Daí pessoal, beleza?
Tenho um C4 VTR 2007 e de uns tempos pra cá ele tem apresentado aquele famigerado problema do ventilador interno parar de funcionar. Depois de muita pesquisa, fui atrás da resistência, que no modelo com AR Digital é um módulo de comando do ar com um dissipador grande. Quando o módulo chegou, eu corri espetar no carro e pra minha surpresa o ar não funcionou.
Testei o ventilador fora do carro, e ele funciona. Testando com multímetro, chega os 12v nele - fio vermelho, mas não tem retorno, pelo fio preto. Aparentemente, de acordo com o diagrama da fiação que eu consegui aqui mesmo no fórum, o fio preto vem do compressor e passa pelo módulo e vai para o ventilador.
Achei que fosse problema de aterramento do sistema de ar, liguei mais um negativo e caiu a amperagem relativamente. Li por aí que a resistencia/modulo começa a dar pau por causa de alta resistencia, causado por calor excessivo nos fios por causa do motor do ventilador sem lubrificação.
Agora estou num mato sem cachorro, pois já testei tudo que podia testar, verifiquei todos os chicotes e tudo que podia, e mesmo assim não funciona o ventilador, só quando ele quer (e durante as minhas tentativas ele resolveu funcionar, mas parou logo em seguida sem eu mexer em nada).
Se alguém tiver uma luz, eu tô por perto, mexendo com o carro ali na garagem, pois preciso viajar hoje e não há condições de viajar sem ar.
-
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: [C4 VTR] Pau no ventilador interno e não é o modulo (res
Porque não joga um terra direto para esse fio preto? Se for problema de aterramento vc descobre por aí
Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 VTR
Re: [C4 VTR] Pau no ventilador interno e não é o modulo (res
Eu fiz isso. Não resolveu. Só diminuiu a impedância.
Testando aqui, descobri que quando plugo o motor, para de passar corrente por ele. Quando eu tiro, a corrente volta a passar.
Quando eu ligo ele direto na bateria, ele funciona de buena.
Tô quase partindo pro plano B, de ligar ele direto na fiação do acendedor e rezar pra que ventile bem. =\
Testando aqui, descobri que quando plugo o motor, para de passar corrente por ele. Quando eu tiro, a corrente volta a passar.
Quando eu ligo ele direto na bateria, ele funciona de buena.
Tô quase partindo pro plano B, de ligar ele direto na fiação do acendedor e rezar pra que ventile bem. =\