Creio eu que não vou conseguir terminar o post hoje, porque estou começando a escrever às 01:40.
Sobre mim: (quem quiser pode pular)
Bom, continuando no foco: tenho atualmente 22 anos, estudante de engenharia mecânica (com foco em automotiva), natural de Blumenau e morando em Joinville. Minha paixão por carros não veio de pequeno, como é comum na maioria das pessoas, mas sim após eu ter o poder de dirigir. Essa paixão foi progressiva, apesar de sempre ter gostado da área mecânica, nunca tinha pesquisado muito sobre e no meu entender sobre sistemas veiculares eram apenas estética e acessórios.
Depois de começar a fuçar a internet, o fulgor só cresceu por essas máquinas extraordinárias e isso me levou à seguir o caminho da engenharia. Participo atualmente da equipe de fórmula SAE da minha universidade e a cada dia tenho mais sede pelo que faço.
Como cheguei no VTR:
Quando completei 18 anos minha vida mudou, comecei a trabalhar, tirar meu dinheiro e tirei minha carteira também naquele ano. Meus pais tinham um Vectra Elegance 07 AT, que quase nunca usavam, mesmo em finais de semana, acabou que este ficou para mim. O carro era bom, manco por ser AT 4 marchas, mas muito confortável e foi retirado zero da CSS. Eu gostava muito dele, e comecei a cuidar mais do carro. Quando fiz as primeiras modificações, não quis parar. Coloquei abafador esportivo, filtro de ar de duplo fluxo e molas Eibach do Astra II - a loja onde comprei as molas NOVAS em Blumenau me enganou, disseram que as molas eram aquelas e tal, depois mandei sacar e colocar as corretas, mas acredito que me enganaram denovo, porque as que colocaram baixou mais ainda o carro, portanto fiquei com as do Astra II, e preferi não discutir. Acabou que o carro baixou um pouco demais visualmente, mas a altura ficou ótima para dirigir e ficou um cabrito de curvas, mesmo com rodas 16 e pneus 205/55. A história acabou em "tragédia". Fui parado numa blitz e o carro não estava legalizado, tive que retirar as molas na mesma semana. Cheguei a cogitar em colocar denovo "daqui uns 2 mêis", mas o carro ainda estava no nome da minha mãe e os pontos acumularam pra ela (são intransferíveis neste caso) e acabou que não seria uma boa idéia. Depois disso perdi totalmente o tesão pelo carro, olhava pra ele alto que parecia uma Bandeirante. Então surgiu a idéia de trocar de carro. Na época eu estava de olho em Civic Si, Audi A3 e etc. Mas meu orçamento era muito abaixo disso. Até que um dia um amigo me aparece com um VTR para repassar. Um carro que eu mesmo disse pra ele que sempre achei legal, mas nunca fui atrás pra ver como era, o que oferecia e tal. Até que ele me convidou pra dar uma volta e BOOM! De cara gostei do carro. Suspensão firme, não aquela coisa molenga de Vectra, pegada boa, interior de dar inveja e claro, aquela silhueta que só o VTR tem. Inclusive ele repassou o carro a outro amigo nosso que anda sempre com a gente. No final das contas me decidi: vou comprar um VTR. O preço era super acessível (mesma FIPE do Vectra). Carro completo e dá banho em qualquer carro até o valor. Então garimpando aqui e ali ví vários VTRs na região. Cheguei até mesmo a ir à CWB ver uns VTRs por lá. Foram 1 ou 2 meses de pesquisa, negociação que não deu certo, propostas, etc. Até que achei um em Blumenau mesmo, e o proprietário morava no mesmo bairro que eu. Ele estava negociando uma BWM e daria o VTR na troca numa loja, então o negócio era intervir na venda, a loja pegaria meu Vectra e eu compraria o VTR direto do cidadão. E foi realmente isso que aconteceu, dei uma volta em dinheiro e saí andando com o carro na mesma semana. Foi bom pra mim, bom pra ele e bom pra loja que estava vendendo a Bimmer. Então estava eu lá de VTR com o odômetro marcando pouco mais de 64.000km em 16/07/2015:
Sobre o carro:
Como qualquer carro usado, tinham alguns afazeres. O antigo dono havia trocado o óleo fazia menos de 1.000km, o que me poupou do serviço logo de cara. O carro era de único dono, com revisões na CSS até os 50.000km. Fui até a Citroën de Blumenau e eles me informaram que não havia nenhum problema detectado até a última revisão, nenhum recall pendente, nada. O interior do carro está inteiro, impecável, o antigo proprietário parecia realmente cuidar do carro. Todavia, tive que fazer geometria (as estradas de SC estão HORRÍVEIS), trocar os braços de direção, um par de pneus novos e reformar as rodas. As rodas que ele tinha comprado para o carro eram réplicas do Audi Pavia S8, feitas pela KR, modelo K-15. O offset é 40, e não usava espaçadores, então as rodas pareciam realmente se esconder no carro, além de passar menos de milímetro perto das pinças de freio. De primeira instância mandei pintá-las de preto, mas já tinha em mente trocá-las por alguma roda com offset correto. Me arrependo de não ter tirado nenuma foto das rodas com a cor original, apesar de estar bem feia, a tinta descascando e tal. Seguem as fotos do carro com rodas emprestadas e depois as rodas pintadas:
Resumindo, pra quem não quiser ler:
C4 VTR 64.000KM, único dono (sou o segundo), prata, rodas 17, sem xenôn, bancos de couro da CSS.
Pretenções e realidade:
Primeiramente, eu tinha a idéia de turbinar o carro. Pooo, um carro desse turbo deve andar feito uma manada de cavalos voando pelo oceano Atlântico. Mas o orçamento me limitou. Eu estava iniciando meu curso superior e me tornaria dependente dos meus pais, o que limitava mais ainda o orçamento disponível para modificações, além de um projeto turbo de VTR ser muito mais caro que um AP, Chevrolet ou Ford. Enfim, me limitei à receitinha francesa aqui do fórum e estou fazendo as modificações de leve (vou postar sobre isso em modificações e linko aqui o tópico):
Performance:
- Upgrade de freios: Discos dianteiros fresados PowerBrakes e pastilhas EBC Green, pastilhas trasieras PB.
- Molas Eibach ou H&R (já estão instaladas, optei pela Eibach)
- Cold Air Intake - filtro cônico INFlow (já está pronto, posto fotos e escrevo sobre outro dia)
- Escapamento em 2" 1/2 sem catalizadores (está na lista de espera como próxima modificação)
- Reprogramação da central de injeção eletrônica (quando vender as rodas antigas)
- Rodas na medida correta (já instaladas)
- Pintura do capô (atualmente fosco)
- Pintura do parachoque (alguns pontos estão descascando)
- Manopla esportiva (MOMO, Lotse, etc)
- Detalhes no interior
- LEDs laranjas na meia luz
- Martelinho de ouro no teto (o carro pegou chuva de granizo)
Fechando o tópico com uma foto mais recente, porém não tão recente:
10PM lights by Ariel Avi, no Flickr
Um abraço e espero que gostem do texto e das fotos, tenho muito mais, só preciso selecionar e ter tempo pra escrever mais!