Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por Arr »

ernanidamasceno,

para mim esse negócio de "câmbio adaptativo" sempre foi meio instantâneo. Tipo, se subo uma serra fazendo muitas ultrapassagens o câmbio passa a reter mais as marchas e reduzir em rotação mais alta nas freadas. Volto a andar na boa e em minutos o comportamento do câmbio volta ao habitual.

Quando estava com a versão do software de 2010 o carro passava de 1ª > 2ª aos 14-15km/h somente na fase fria. Depois de andar uns 500 metros só passava 1ª > 2ª depois dos 21km/h. 4ª marcha só entrava depois dos 70km/h. A redução de 2ª > 1ª acontecia aos 19-20km/h independente da temperatura. Quando muito quente (congestionamentos...) essa redução vinha acompanhada do famoso coice.

Fiz a atualização agora com o Recall da manta e passa 1ª > 2ª entre 15 e 17 km/h e só reduz para primeira aos 9 km/h. Super suave, sem trancos e uma delícia de dirigir. Entra 4ª aos 60 km/h e reduz para 3ª ao redor dos 50km/h.
Se eu arrancar com o acelerador no assoalho ele passa a reter mais as marchas instantaneamente e volta ao normal alguns momentos depois de voltar a andar com o pé leve.

Não acredito que seu carro esteja com o comportamento normal. Se o software está atualizado, consulte com os mecânicos se é possível "zerar" os parâmetros do câmbio. Depois tente procurar outros defeitos como sensor do acelerador, sensor de velocidade, etc.

Num Xsara hatch do meu irmão o câmbio não dava o kickdown de jeito nenhum, só em subida. No plano podia subir em cima do pedal de acelerador que não reduzia marcha e continuava com rotação baixa. Resolveu o problema trocando o sensor de velocidade que manda as informações para o painel.

Avatar do usuário
ernanidamasceno
Membros
Mensagens: 353
Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
Estado: RJ
Cidade: Campos dos Goytacazes
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por ernanidamasceno »

Entendi.

Acho então que ele falou que estava com a ultima versão somente para eu deixar pra lá.

Bom, voltarei lá e vou pedir para ele conectar o scaner e me mostrar qual a versão que esta no meu cambio.

Voce sabe a versão que está no seu? Qual é a última?
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Avatar do usuário
feLIpEnOVe
Membros
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Mar 2012, 20:41
Estado: ES
Cidade: Aracruz
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por feLIpEnOVe »

Olha, tive um C4 com o famigerado Al4 por cerca de 01 ano. Depois da atualização de software ficou uma delícia de dirigir. Porém, quando troquei de carro priorizei nortear minha compra pela escolha do cambio para nao sofrer riscos com os tais "cambios de 04 marchas franceses". Com isso, escolhi um Chevrolet com o GF6 (cambio do cruze) com 06 marchas e também adaptativo, também com trocas manuais. Este, mais moderno e bem avaliado pelos "entendidos", tem me passado muito mais stress que o Al4 do meu ex-C4. Agora eu sei o que é tranco, indecisão e coices.

Avatar do usuário
ernanidamasceno
Membros
Mensagens: 353
Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
Estado: RJ
Cidade: Campos dos Goytacazes
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por ernanidamasceno »

Bom,

Finalmente voltei lá na css.

Informei que queira fazer a ultima atualização do cambio, e que deveria ja ter sido feita na revisão de 10 mil e não havia sido feita.

Voltei tambem para trocar o protetor de carter. Chegou com 60 dias.

Acompanhei todo serviço.

Ele fez a atualização, porem pelo que observei pelo software, a ultima que ele tinha era de 07/2012. Bom, ele fez e tambem trocou o protetor de carter.

Ao andar no carro, percebi uma melhora, pois a relação mudou para mais suave.

1 para 2 : antes 25 km/h depois: 19km/h

Reduzida 2 para 1 : antes 16 km/h depois: 16km/h (não houve melhora)

Observei que em todas as marcha passaram a passar para a proxima com velocidades mais baixas. 3 para 4 antes era 70km/h e depois : 60 km/h.

Porem nas reduzidas não ocorreu nehuma diferença.

Quebra molas, esquinas o carro acaba reduzindo para primeira.

Mas ainda estou na esperança de existir uma atualização mais atual do que de 07/2012.

Aqui na Cannes em Campos oque eu pude fazer já fiz, agora vou ver se faço isso na css de Vila Velha-ES. Só não sei quando, mas tentarei.
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Sergitow
Membros
Mensagens: 306
Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
Estado: PE
Cidade: Recife
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Localização: Recife - PE

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por Sergitow »

feLIpEnOVe escreveu:Olha, tive um C4 com o famigerado Al4 por cerca de 01 ano. Depois da atualização de software ficou uma delícia de dirigir. Porém, quando troquei de carro priorizei nortear minha compra pela escolha do cambio para nao sofrer riscos com os tais "cambios de 04 marchas franceses". Com isso, escolhi um Chevrolet com o GF6 (cambio do cruze) com 06 marchas e também adaptativo, também com trocas manuais. Este, mais moderno e bem avaliado pelos "entendidos", tem me passado muito mais stress que o Al4 do meu ex-C4. Agora eu sei o que é tranco, indecisão e coices.

Infelizmente, um câmbio mais novo não necessariamente significa um câmbio melhor.

Avatar do usuário
brunosoliveira
Membros
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Nov 2015, 11:51
Estado: BA
Cidade: Salvador
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por brunosoliveira »

ernanidamasceno escreveu:Bom,

Finalmente voltei lá na css.

Informei que queira fazer a ultima atualização do cambio, e que deveria ja ter sido feita na revisão de 10 mil e não havia sido feita.

Voltei tambem para trocar o protetor de carter. Chegou com 60 dias.

Acompanhei todo serviço.

Ele fez a atualização, porem pelo que observei pelo software, a ultima que ele tinha era de 07/2012. Bom, ele fez e tambem trocou o protetor de carter.

Ao andar no carro, percebi uma melhora, pois a relação mudou para mais suave.

1 para 2 : antes 25 km/h depois: 19km/h

Reduzida 2 para 1 : antes 16 km/h depois: 16km/h (não houve melhora)

Observei que em todas as marcha passaram a passar para a proxima com velocidades mais baixas. 3 para 4 antes era 70km/h e depois : 60 km/h.

Porem nas reduzidas não ocorreu nehuma diferença.

Quebra molas, esquinas o carro acaba reduzindo para primeira.

Mas ainda estou na esperança de existir uma atualização mais atual do que de 07/2012.

Aqui na Cannes em Campos oque eu pude fazer já fiz, agora vou ver se faço isso na css de Vila Velha-ES. Só não sei quando, mas tentarei.
Vou ficar na sua cola!!!

Meu carro (C4 Exclusive Hatch 2013 AT8) tá com esse mesmo comportamento... entra na 1ª marcha muito fácil!!

Já fui em uma CSS aqui em Salvador, fizeram uma atualização mas não senti diferença alguma!!

As marchas acima entram tranquilo, na rotação e velocidade bem agradável!! (19km, 35km e 56km/h)

Mas da 2ª pra 1ª aos 17~18km/h é complicado!!

Avatar do usuário
ernanidamasceno
Membros
Mensagens: 353
Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
Estado: RJ
Cidade: Campos dos Goytacazes
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por ernanidamasceno »

brunosoliveira escreveu:
ernanidamasceno escreveu:Bom,

Finalmente voltei lá na css.

Informei que queira fazer a ultima atualização do cambio, e que deveria ja ter sido feita na revisão de 10 mil e não havia sido feita.

Voltei tambem para trocar o protetor de carter. Chegou com 60 dias.

Acompanhei todo serviço.

Ele fez a atualização, porem pelo que observei pelo software, a ultima que ele tinha era de 07/2012. Bom, ele fez e tambem trocou o protetor de carter.

Ao andar no carro, percebi uma melhora, pois a relação mudou para mais suave.

1 para 2 : antes 25 km/h depois: 19km/h

Reduzida 2 para 1 : antes 16 km/h depois: 16km/h (não houve melhora)

Observei que em todas as marcha passaram a passar para a proxima com velocidades mais baixas. 3 para 4 antes era 70km/h e depois : 60 km/h.

Porem nas reduzidas não ocorreu nehuma diferença.

Quebra molas, esquinas o carro acaba reduzindo para primeira.

Mas ainda estou na esperança de existir uma atualização mais atual do que de 07/2012.

Aqui na Cannes em Campos oque eu pude fazer já fiz, agora vou ver se faço isso na css de Vila Velha-ES. Só não sei quando, mas tentarei.
Vou ficar na sua cola!!!

Meu carro (C4 Exclusive Hatch 2013 AT8) tá com esse mesmo comportamento... entra na 1ª marcha muito fácil!!

Já fui em uma CSS aqui em Salvador, fizeram uma atualização mas não senti diferença alguma!!

As marchas acima entram tranquilo, na rotação e velocidade bem agradável!! (19km, 35km e 56km/h)

Mas da 2ª pra 1ª aos 17~18km/h é complicado!!

Bom, esta chegando o dia. Farei revisão dos 20 k semana q vem e ja deixei agendado em uma outra css em Serra-ES a atualização do Cambio. Soube que q ultima, reduz de 2 para 1 com 11 km/h.
Estou na esperança de ter essa atualização lá.

Assim que eu fizer, postarei aqui os resultados.
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Avatar do usuário
brunosoliveira
Membros
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Nov 2015, 11:51
Estado: BA
Cidade: Salvador
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por brunosoliveira »

ernanidamasceno escreveu:
brunosoliveira escreveu:
ernanidamasceno escreveu:Bom,

Finalmente voltei lá na css.

Informei que queira fazer a ultima atualização do cambio, e que deveria ja ter sido feita na revisão de 10 mil e não havia sido feita.

Voltei tambem para trocar o protetor de carter. Chegou com 60 dias.

Acompanhei todo serviço.

Ele fez a atualização, porem pelo que observei pelo software, a ultima que ele tinha era de 07/2012. Bom, ele fez e tambem trocou o protetor de carter.

Ao andar no carro, percebi uma melhora, pois a relação mudou para mais suave.

1 para 2 : antes 25 km/h depois: 19km/h

Reduzida 2 para 1 : antes 16 km/h depois: 16km/h (não houve melhora)

Observei que em todas as marcha passaram a passar para a proxima com velocidades mais baixas. 3 para 4 antes era 70km/h e depois : 60 km/h.

Porem nas reduzidas não ocorreu nehuma diferença.

Quebra molas, esquinas o carro acaba reduzindo para primeira.

Mas ainda estou na esperança de existir uma atualização mais atual do que de 07/2012.

Aqui na Cannes em Campos oque eu pude fazer já fiz, agora vou ver se faço isso na css de Vila Velha-ES. Só não sei quando, mas tentarei.
Vou ficar na sua cola!!!

Meu carro (C4 Exclusive Hatch 2013 AT8) tá com esse mesmo comportamento... entra na 1ª marcha muito fácil!!

Já fui em uma CSS aqui em Salvador, fizeram uma atualização mas não senti diferença alguma!!

As marchas acima entram tranquilo, na rotação e velocidade bem agradável!! (19km, 35km e 56km/h)

Mas da 2ª pra 1ª aos 17~18km/h é complicado!!

Bom, esta chegando o dia. Farei revisão dos 20 k semana q vem e ja deixei agendado em uma outra css em Serra-ES a atualização do Cambio. Soube que q ultima, reduz de 2 para 1 com 11 km/h.
Estou na esperança de ter essa atualização lá.

Assim que eu fizer, postarei aqui os resultados.
Torcendo!! Qq coisa, se tiver mesmo essa atualização, pede alguma referência!! Alguma data, código... sei lá!!

Sinto que o pessoal (as CSS) daqui são muito mal informados!!

Edgard.barbosa
Membros
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Fev 2016, 08:14
Estado: SP
Cidade: Santo André
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por Edgard.barbosa »

Peço licença para relatar minha experiência com o AL4.

Tive um C4 Hatch GLX 2.0 Aut 2010 por 6 anos e rodei 112 mil KM com ele. Nunca tive nenhum tipo de problema com o câmbio. As reduções de marcha sempre foram extremamente suaves, inclusive de 2ª para 1ª sempre ocorreram abaixo de 5 Km/h.

Como sempre gostei de usar freio-motor (para economizar combustível e freios), utilizei o câmbio 90% do tempo no TipTronic. E com um detalhe: sempre saindo de 2ª marcha (exceto em aclives). Para quem não sabe, no modo TipTronic e com a velocidade abaixo de 8 Km/h você muda para 2ª marcha e o câmbio não volta mais para 1ª, a não ser que você reduza.

Com esse "modus-operandi" sempre atingi valores de consumo muito bons para um carro 2.0 com caixa automática de 4 velocidades. Dentro da cidade (São Paulo), nunca fazia menos de 10 ou 10,5 Km/l na pior das hipóteses.

Hoje estou com um C4L THP há menos de um mês, e já deu para perceber que a caixa automática de 6 marchas é muito mais inteligente, inclusive fazendo reduções para ajudar nas freadas. mas ainda estou testando o entendimento do seu software de controle...

Avatar do usuário
ernanidamasceno
Membros
Mensagens: 353
Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
Estado: RJ
Cidade: Campos dos Goytacazes
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: To cada dia mais P*** com esse cambio!

Mensagem por ernanidamasceno »

Edgard.barbosa escreveu:Peço licença para relatar minha experiência com o AL4.

Tive um C4 Hatch GLX 2.0 Aut 2010 por 6 anos e rodei 112 mil KM com ele. Nunca tive nenhum tipo de problema com o câmbio. As reduções de marcha sempre foram extremamente suaves, inclusive de 2ª para 1ª sempre ocorreram abaixo de 5 Km/h.

Como sempre gostei de usar freio-motor (para economizar combustível e freios), utilizei o câmbio 90% do tempo no TipTronic. E com um detalhe: sempre saindo de 2ª marcha (exceto em aclives). Para quem não sabe, no modo TipTronic e com a velocidade abaixo de 8 Km/h você muda para 2ª marcha e o câmbio não volta mais para 1ª, a não ser que você reduza.

Com esse "modus-operandi" sempre atingi valores de consumo muito bons para um carro 2.0 com caixa automática de 4 velocidades. Dentro da cidade (São Paulo), nunca fazia menos de 10 ou 10,5 Km/l na pior das hipóteses.

Hoje estou com um C4L THP há menos de um mês, e já deu para perceber que a caixa automática de 6 marchas é muito mais inteligente, inclusive fazendo reduções para ajudar nas freadas. mas ainda estou testando o entendimento do seu software de controle...

Ótimo relato.

Também passei de um tempo para cá a utilizar o modo manual. Não fazia isso antes devido o incomodo de ter que levar a mão ao cambio, mas recentemente instalei os Padlles Shift (borboletas) que é previsto em todo C4 porem no Brasil só vieram nos Picasso.
Em modo manual, realmente as reduções ficam mais próximas do ideal, por isso estou gostando muito. Mas mesmo assim, vou ver ser faço essa ultima atualização.
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”