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maxcwb
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Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Dúvida: Falha na aceleração entre 3 a 4 mil rpm hatch 1.6

Mensagem por maxcwb »

Pessoal,

To com uma falha entre 3 e 4 mil rpm, no 1.6 16V.
A falha aparece com motor quente (acima de 80ºC), em WOT (pé no fundo) ou meia carga.
A falha aumenta em dias quentes com o ar condicionado ligado (maior carga sobre o motor).
A falha é maior com gasolina e menor com álcool.
No lexia quanto no OBDII Bluetooth não acusam nenhum erro. Mesmo que limpe o diagnóstico e resete a injeção, o problema persiste.
O corpo de borboleta já foi limpo fora do carro.
O sensor map é novo.
A bobina é nova.
As velas são novas - inclusive um mecânico ex chefe de CSS falou pra usar só a bosh grau certo porque por algum motivo místico somente elas reduziam essa falha no hatch 1.6 16V.
Bomba com pressão correta
Filtro de combustível trocado a cada 10k km.
Combustível só grid e as vezes batizo com podium em alguma viagem mais longa. Já usei álcool também, mas recentemente não está compensando.
Já fiz telecarregamento na Citroen.



Pelo ODBII do celular percebo:
- em WOT, entre 3 e 4 mil rpm a sonda marca mistura pobre.
- passou de 4mil rpm, mostra mistura rica
- abaixo de 3 mil rpm a sonda oscila, mas não há falha ou perda buraco na aceleração
- abaixo de 80ºC a sonda dá mistura rica em toda a faixa (como deveria ser)
- aparentemente a borboleta não oscila - dizem os cabeçudos que se fosse a pista do potenciometro da borboleta com leitura "falhando", acusaria o erro no diagnóstico.
- aparentemente não percebi variação na leitura do map, a não ser pela perda de potência do motor que consome menos oxigênio e há uma ligeira queda.


Me parece:
- que há um buraco proposital na injeção para algum teste de emissão. Tive um celta que originalmente tinha 2 buracos, um a 2750rpm e outro a 4250rpm, resolvi ambos remapeando a injeção, os buracos eram propositais (algum velho truque para controle de emissões) e percebidos especialmente quando os bicos estavam muitos sujos.
- com álcool, o tempo de abertura do bico é maior, daí justificaria a redução na falha - se o bico estiver com vazão abaixo do necessário
- vou mandar limpar o bico para ver se resolve na semana q vem.

Reforçando:
- O problema só aparece quando o motor passa de 82ºC. Se eu ou estou na estrada em dia frio onde o motor baixa para 78ºC, o problema some.
- Com álcool (tempo de injeção maior) o problema diminui.
- Não há erros acusados pela ECU (nem falha intermitente)


A dúvida:
- Alguém já teve esse problema do buraco de aceleração entre 3 e 4 mil rpm no 1.6 16V?
(sorry, pesquisei várias horas no fórum e não achei nada conclusivo a respeito disso)

Abs pra turma!

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