Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
rodritank
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

C4 1.6 Flex - troca de combustível

Mensagem por rodritank »

Amigos, boa noite.

Tenho um C4 hatch 2009 1.6 Flex, está com 113 mil km rodados.

Ando 80% das vezes no álcool. Só que terça a noite, resolvi abastecer com gasolina (deixei o tanque na reserva e completei com gasolina).

No dia seguinte, o carro simplesmente não funcionava. Só consegui fazê-lo pegar no tranco (horrível eu sei) ou acelerando ele (mais horrivel, eu sei). Ele estava engasgando muito e perdendo a rotação a cada parada minha. Fui aconselhado a desligar a bateria e fiz isso. Não ajudou.

Fui ao mecânico e ele disse que isso é bem comum, que quando a você troca o combustível e anda pouco com o carro, o sistema ainda acha que é o combustível antigo e o modulo faz a leitura errada. E que é preciso resetar o modulo até que ele leia corretamente.

Andei mais um pouco com o carro e os engasgos diminuiram, bem como as mortes subitas.

Tenho várias perguntas: preciso levar o carro para o mecânico ainda? Vai precisar de scanner para resetar o modulo? Que danos o "tranco" ou a "acelerada" podem causar? E se eu voltar pro alcool na proxima abastecida, terei problemas?

Muito obrigado mais uma vez!

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: C4 1.6 Flex - troca de combustível

Mensagem por Arr »

Isso realmente é comum, não só com o C4, mas na maioria dos flex em geral. Sempre que trocar o combustível é bom rodar algum tempo com ao carro até ele se reprogramar completamente.

Recentemente tivemos o caso de uma vizinha com um Ecosport que abasteceu a 2km de casa e no dia seguinte não pegava mais. A solução, pelo que fiquei sabendo, foi desligarem a bateria por uma meia hora para zerar os parâmetros.

Se o carro está funcionando bem, acho que não tem necessidade e resetar nada.

RODRIGOC4exclusive
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por RODRIGOC4exclusive »

ideal deixar na reserva pra trocar combustivel

coleparmer
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6

Mensagem por coleparmer »

Ideal é não deixar na reserva de jeito nenhum amigo..

No caso do colega... eu acho que o melhor seria fazer a troca aos poucos, 5 litros no 1 tanque, 10 litros no segundo, 20l no 3o tanque e 40 (cheio) no 4o tanque. Acho que a injeção iria se adaptando aos poucos.

Mas no manual do carro, diz algo sobre isso, se trocar de combustível, você tem rodar pelo menos 10 km, acho eu...

caio.sfl
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por caio.sfl »

Como o amigo de cima falou
O ideal seria trocar aos pouco principalmente se você ficou usando por muito tempo o mesmo combustível

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”