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Re: converter C4 exclusive em flex
Pessoal..
Vou dar aqui a minha opinião técnica...
- Características MOTOR C4 Pallas gasola:
Taxa de compressão 10,8:1
Diâmetro e curso 85 x 88 mm
143cv a 6000rpm
20,4mkgf a 4000rpm
- Características MOTOR C4 Pallas fRex:
Taxa de compressão 10,8:1
Dâmetro e curso 85 x 88 mm
Gasola = 143cv à 6000rpm e 20,4mkgf a 4000rpm
ÁRcool = 151cv à 6000rpm e 21,6mkgf a 4000rpm
--------------------------------------------------------------
Bem, como vcs podem ver, a Citroën optou por MANTER a taxa de compressão do EW10A em ambas as versões, ou seja, eu já posso adiantar ao pessoal que tem o motor fRex que, se abastecerem com gasola, seu carro vai render exatamente como o modelo que só anda com gasolina!
Então, o que a Citroën deve ter feito, foi mexer nos tempos de injeção e avanço do motor quando o carro percebe que foi abastecido com Álcool. NADA MAIS! Por isso, esse motor flex está consumindo álcool a dar com pau!... Porque, para funcionar bem, a Citroën teve que aumentar MUITO a injeção de combustível (álcool) para compensar a falta de taxa de compressão desse motor (para usar álcool).
Infelizmente, essa é a verdade!
Sendo assim, para o colega que quer transforma seu C4 Pallas para álcool, ou fRex, o veredito é: POSSÍVEL!
No seu caso, recomendo a troca da bomba de combustível por uma adequada ao álcool (acho que dá pra adaptar uma bomba de Astra Flex, por exemplo), pesquisar por um módulo flex aftermarket que consiga mexer não só nos tempos de injeção (o que é mais comum), mas também no avanço do motor! Isso vai lhe garantir ter um carro NUNCA PERFEITO, mas vai funcionar na cana beeeeeeem parecido com o original flex.
Ou seja, vai gastar muito combustível, poderá dar umas engasgadas de vez em quando... e, ao longo do tempo, se a adaptação não for bem feita, poderá prejudicar a vida útil do seu motor. Então, pense muito bem antes de fazer!
Mas, o que eu queria mostrar, é que essa conversão é possível! Existem uns sistemas de uma empresa (vc acha no Mercado Livre no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4bicos-_JM) da marca "Tury" que, por tudo o que já vi a respeito, me parecem ser um dos produtos mais sérios, aftermarket, para transformar seu carro em flex. Eles são os únicos que garantem isso e você ainda pode instalar, opcionalmente, um variador de avanço que trabalha junto com o módulo principal, ou seja, você terá variação de tempo de injeção e variação de avanço, mais kit de partida à frio automático (eles tbém fornecem!)! Em vista de outros produtos ridículos que eu já vi, esse é o que EU testaria no meu carro!
Quanto a velas, bicos de injeção e outros elementos, não se preocupe! Tudo deverá funcionar e não se desgastar prematuramente, se o ajuste que for feito pelos dois módulos (avanço e tempos de injeção) for um bom ajuste. Infelizmente, eu não tenho como testar o módulo pra lhe assegurar se é bom ou não de verdade! Mas, pelo o que já li..., como eu já disse, me parece ser o produto mais sério que já vi para o fim que você procura.
Abração e boa sorte,
Rodrigo.
Vou dar aqui a minha opinião técnica...
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Taxa de compressão 10,8:1
Diâmetro e curso 85 x 88 mm
143cv a 6000rpm
20,4mkgf a 4000rpm
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Taxa de compressão 10,8:1
Dâmetro e curso 85 x 88 mm
Gasola = 143cv à 6000rpm e 20,4mkgf a 4000rpm
ÁRcool = 151cv à 6000rpm e 21,6mkgf a 4000rpm
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Bem, como vcs podem ver, a Citroën optou por MANTER a taxa de compressão do EW10A em ambas as versões, ou seja, eu já posso adiantar ao pessoal que tem o motor fRex que, se abastecerem com gasola, seu carro vai render exatamente como o modelo que só anda com gasolina!
Então, o que a Citroën deve ter feito, foi mexer nos tempos de injeção e avanço do motor quando o carro percebe que foi abastecido com Álcool. NADA MAIS! Por isso, esse motor flex está consumindo álcool a dar com pau!... Porque, para funcionar bem, a Citroën teve que aumentar MUITO a injeção de combustível (álcool) para compensar a falta de taxa de compressão desse motor (para usar álcool).
Infelizmente, essa é a verdade!
Sendo assim, para o colega que quer transforma seu C4 Pallas para álcool, ou fRex, o veredito é: POSSÍVEL!
No seu caso, recomendo a troca da bomba de combustível por uma adequada ao álcool (acho que dá pra adaptar uma bomba de Astra Flex, por exemplo), pesquisar por um módulo flex aftermarket que consiga mexer não só nos tempos de injeção (o que é mais comum), mas também no avanço do motor! Isso vai lhe garantir ter um carro NUNCA PERFEITO, mas vai funcionar na cana beeeeeeem parecido com o original flex.
Ou seja, vai gastar muito combustível, poderá dar umas engasgadas de vez em quando... e, ao longo do tempo, se a adaptação não for bem feita, poderá prejudicar a vida útil do seu motor. Então, pense muito bem antes de fazer!
Mas, o que eu queria mostrar, é que essa conversão é possível! Existem uns sistemas de uma empresa (vc acha no Mercado Livre no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4bicos-_JM) da marca "Tury" que, por tudo o que já vi a respeito, me parecem ser um dos produtos mais sérios, aftermarket, para transformar seu carro em flex. Eles são os únicos que garantem isso e você ainda pode instalar, opcionalmente, um variador de avanço que trabalha junto com o módulo principal, ou seja, você terá variação de tempo de injeção e variação de avanço, mais kit de partida à frio automático (eles tbém fornecem!)! Em vista de outros produtos ridículos que eu já vi, esse é o que EU testaria no meu carro!
Quanto a velas, bicos de injeção e outros elementos, não se preocupe! Tudo deverá funcionar e não se desgastar prematuramente, se o ajuste que for feito pelos dois módulos (avanço e tempos de injeção) for um bom ajuste. Infelizmente, eu não tenho como testar o módulo pra lhe assegurar se é bom ou não de verdade! Mas, pelo o que já li..., como eu já disse, me parece ser o produto mais sério que já vi para o fim que você procura.
Abração e boa sorte,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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Re: converter C4 exclusive em flex
Eu acredito que a Citroën tenha mudado também os bicos injetores por outros de maior vazão!
- RodVTS98
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Re: converter C4 exclusive em flex
Thyagão..., vc tem razão!... Pode ser!... Mas, é algo para se verificar! Se tiver alguém que tenha a oportunidade de verificar quais os códigos dos bicos injetores de um carro e do outro, ficaria fácim!!!Thyago Szoke escreveu:Eu acredito que a Citroën tenha mudado também os bicos injetores por outros de maior vazão!
Vou tentar descobrir isso e falo depois aqui!
Abração,
Rodrigo.
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Re: converter C4 exclusive em flex
Rodrigo,
Conversei com um mecânico de uma revenda da Citroen e o mesmo me informou que o problema desta conversão no C4 Pallas é a eletrônica envolvida pois, segundo ele, ao remover os conectores dos contatos de vela e da injeção, aparecerão erros no sistema que podem ser dificeis de resetar.
ele informou que o unico motor 2.0 que ele viu convertido foi o de um Xsara Picasso utilizado na propria concessionária.
Você sabe de algum caso de conversão já realizada no C4 pallas?
Agradeço a atenção pois estou pensando em converter o meu e estou me inteirando de detalhes técnicos ou mesmo casos já realizados para tomar uma decisão mais definitiva.
Valeu,
Luis
Conversei com um mecânico de uma revenda da Citroen e o mesmo me informou que o problema desta conversão no C4 Pallas é a eletrônica envolvida pois, segundo ele, ao remover os conectores dos contatos de vela e da injeção, aparecerão erros no sistema que podem ser dificeis de resetar.
ele informou que o unico motor 2.0 que ele viu convertido foi o de um Xsara Picasso utilizado na propria concessionária.
Você sabe de algum caso de conversão já realizada no C4 pallas?
Agradeço a atenção pois estou pensando em converter o meu e estou me inteirando de detalhes técnicos ou mesmo casos já realizados para tomar uma decisão mais definitiva.
Valeu,
Luis
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Re: converter C4 exclusive em flex
Bruno,
Desculpe se postei no lugar errado.
Poderia informar o lugar correto?
Grato,
Luis
Desculpe se postei no lugar errado.
Poderia informar o lugar correto?
Grato,
Luis
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Re: converter C4 exclusive em flex
Antes de mais nada tem que fazer conta pra ver se realmente vale a pena, veja meu caso que moro no Rio de Janeiro:
Custo Km c/gasolina (R$ 2,59/litro) - R$ 0,235455, para um consumo médio 11 km/l (é a média marcado no CB do meu carro, em 3.900 km rodados - média cidade/estrada)
Custo Km c/alcool (R$ 1,69/litro) - R$ 0,219481, para um consumo médio de 7,7 km/l (consumo 30% maior que na gasolina)
Economia - R$ 0,015974/Km, como rodo em média 15.000 Km por ano, isso representaria uma economia de R$239,61 por ano, como pretendo ficar com o carro 3 anos (45.000 km), a economia seria de R$ 718,83.
Neste valor deve ser descontado o custo da conversão que seria de no mínimo R$ 250,00 para troca da bomba por uma flex mais R$ 400,00 para alteração da programação do CHIP, o que resultaria em R$ 650,00, gerando assim uma economia real de meros R$ 68,00, o que definitivamente não vale a pena, sem contar o risco de quebra de algum componente ou sensor com a utilização do alcool em um motor projetado inicialmente para usar gasolina.
Esse tipo de conversão só a vale a pena se vc roda muito, mas muito mesmo e no local onde vc mora o alcool é muito mais barato que a gasolina.
Custo Km c/gasolina (R$ 2,59/litro) - R$ 0,235455, para um consumo médio 11 km/l (é a média marcado no CB do meu carro, em 3.900 km rodados - média cidade/estrada)
Custo Km c/alcool (R$ 1,69/litro) - R$ 0,219481, para um consumo médio de 7,7 km/l (consumo 30% maior que na gasolina)
Economia - R$ 0,015974/Km, como rodo em média 15.000 Km por ano, isso representaria uma economia de R$239,61 por ano, como pretendo ficar com o carro 3 anos (45.000 km), a economia seria de R$ 718,83.
Neste valor deve ser descontado o custo da conversão que seria de no mínimo R$ 250,00 para troca da bomba por uma flex mais R$ 400,00 para alteração da programação do CHIP, o que resultaria em R$ 650,00, gerando assim uma economia real de meros R$ 68,00, o que definitivamente não vale a pena, sem contar o risco de quebra de algum componente ou sensor com a utilização do alcool em um motor projetado inicialmente para usar gasolina.
Esse tipo de conversão só a vale a pena se vc roda muito, mas muito mesmo e no local onde vc mora o alcool é muito mais barato que a gasolina.
- bruno figueiredo
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Re: converter C4 exclusive em flex
Já mudei para o local adequado.lzanelli escreveu:Bruno,
Desculpe se postei no lugar errado.
Poderia informar o lugar correto?
Grato,
Luis
Abs
Bruno Figueiredo.
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Re: converter C4 exclusive em flex
Luis.lzanelli escreveu:Rodrigo,
Conversei com um mecânico de uma revenda da Citroen e o mesmo me informou que o problema desta conversão no C4 Pallas é a eletrônica envolvida pois, segundo ele, ao remover os conectores dos contatos de vela e da injeção, aparecerão erros no sistema que podem ser dificeis de resetar.
ele informou que o unico motor 2.0 que ele viu convertido foi o de um Xsara Picasso utilizado na propria concessionária.
Você sabe de algum caso de conversão já realizada no C4 pallas?
Agradeço a atenção pois estou pensando em converter o meu e estou me inteirando de detalhes técnicos ou mesmo casos já realizados para tomar uma decisão mais definitiva.
Valeu,
Luis
Posso te dizer que esse tipo de frase que te falaram na Citroën é típica de quem quer "botar medo" no cliente para que o cara desista da idéia.
Se é difícil resetar a falha da injeção quando se tira um plug de uma vela, então coitada da Citroën..., pois eu acho que ela não vai vender mais nenhum carro! Vamos divulgar na internet que os carros da Citroën só fucionam até acabar as velas!... Depois..., joga fora! heheheheh.....
Enfim.., nada a ver, meu amigo! O pessoal quando ouviu vc falar em conversão, já deu aquele "H" pra vc sair da idéia. Veja, eu aqui não estou de forma alguma indicando que vc FAÇA a conversão no seu carro! Eu acho que qualquer conversão que fazemos, ou qualquer alteração que fazemos do original, é correr riscos. Se vc está a fim de correr, vai em frente. Selecione a melhor técnica. O melhor profissional e então vá em frente! Se não der certo.., vai ter que jogar tudo fora! Se der, mais um que vai vir aqui contar sua história de sucesso!
O que eu disse lá no meu post foi baseado na melhor técnica. Precisa ver a reação do carro na prática e os resultados.
Até hoje, não vi ninguém que converteu um C4 Pallas. Você seria o primeiro que eu conheço. Mas, já vi muitos outros carros sendo convertidos. O grande problema, é que o pessoal só aumenta a quantidade de injeção de combustível e ponto final!... Com isso, eles tentam equilibrar a nova mistura. Porém, pela falta de compressão do motor a gasolina, o melhor é não só aumentar a quantidade de combustível no mesmo tempo, mas aumentar o tempo! E isso, vc só consegue variando a fase do motor para mais do que ele está programado original (no caso do gasolina e não do flex original).
Enfim..., NÃO EXISTE FALHA EM SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA QUE NÃO POSSA SER APAGADA!... hehehe... O cara que fala isso é um loko!... Ainda mais se está falando em plug de vela!... Absurdo!..
Se eu puder te ajudar mais, me fala!
Abração,
Rodrigo.
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Re: converter C4 exclusive em flex
galera ninguem que passou o pallas a gasolina pra alcool?
to qerendo muito fazer essa mudança, mas estou ainda no escuro. alguem pra ajudar?
to qerendo muito fazer essa mudança, mas estou ainda no escuro. alguem pra ajudar?
Rafael Giron
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Re: converter C4 exclusive em flex
Eu fiz!
Seguem as diferenças mecânicas que eu ajustei no carro:
* bomba de combustível - refil, coloque um flex, aguenta o álcool e tem pressão maior - coloquei uma bomba da marca dinâmica bombas estou achando o resultado excelente
* bicos do flex tem maior vazão, sai bicos deka entram os marelli lwp210, testei a vazão dos dois na bancada e o lwp210 dá o dobro de vazão
* flauta, precisa trocar pela do carro flex pois ela tem um suporte mais curto devido o bico também ser mais curto
* coletor do flex, se você quiser ter a partida a frio, precisa mudar o coletor para receber a injeção de gasolina
* reservatório de partida a frio, comprei o conjunto completo usado
Na eletrônica, minha central é iaw 6lpb e não a original do flex que seria a 6kpb.
A partida a frio comprei um módulo da techrace que aciona a injeção de gasolina quando o motor está frio.
Troquei a parte física, bomba de combustível e bóia, bico injetor, flauta e coletor, dei um reset de adaptativos e continuei andando com o carro na gasolina com a programação da injeção original.
Ou seja, o carro funciona perfeito com os bicos flex, sem mudar consumo, etc. Se seus bicos estiverem zoados, já troca pelos flex que são mais baratos.
Depois vem a parte que dá um frio na espinha, parar no posto e completar com álcool. E voalá, tudo funcionando perfeitamente.
Inclusive sem a famosa mensagem de problema anti poluição.
Vou incluir algumas fotos aqui depois.
Abraços
Seguem as diferenças mecânicas que eu ajustei no carro:
* bomba de combustível - refil, coloque um flex, aguenta o álcool e tem pressão maior - coloquei uma bomba da marca dinâmica bombas estou achando o resultado excelente
* bicos do flex tem maior vazão, sai bicos deka entram os marelli lwp210, testei a vazão dos dois na bancada e o lwp210 dá o dobro de vazão
* flauta, precisa trocar pela do carro flex pois ela tem um suporte mais curto devido o bico também ser mais curto
* coletor do flex, se você quiser ter a partida a frio, precisa mudar o coletor para receber a injeção de gasolina
* reservatório de partida a frio, comprei o conjunto completo usado
Na eletrônica, minha central é iaw 6lpb e não a original do flex que seria a 6kpb.
A partida a frio comprei um módulo da techrace que aciona a injeção de gasolina quando o motor está frio.
Troquei a parte física, bomba de combustível e bóia, bico injetor, flauta e coletor, dei um reset de adaptativos e continuei andando com o carro na gasolina com a programação da injeção original.
Ou seja, o carro funciona perfeito com os bicos flex, sem mudar consumo, etc. Se seus bicos estiverem zoados, já troca pelos flex que são mais baratos.
Depois vem a parte que dá um frio na espinha, parar no posto e completar com álcool. E voalá, tudo funcionando perfeitamente.
Inclusive sem a famosa mensagem de problema anti poluição.
Vou incluir algumas fotos aqui depois.
Abraços