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FacchiniBR
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Futuro Dono - Dúvidas e Como testar o Câmbio

Mensagem por FacchiniBR »

Boa Noite,
Primeiramente conheço a caixa AL4, li MUITO o clube peugeot apenas como curioso (hoje possuo um 206 manual).

Estou em busca de um C4 Pallas e como sabemos alguns AL4 são extremamente problemáticos.

Irei comprar em alguma loja de carros devido a garantia obrigatória e dar meu carro como entrada, e gostaria de saber alguns procedimentos para testar o câmbio, fora alguns relatos que li no fórum, preparei este cronograma:

1 - Na concessionária o carro estará frio. Darei a partira, irei esperar o contador de RPM estabilizar e sairei para uma volta para ver se da trancos como de 1 para 2 marcha, com óleo frio.
2 - Andarei um pouco pela cidade até o motor atingir uma temperatura de cerca de 80/90 graus onde acredito que o óleo da caixa de transmissão também terá aquecido, e tentarei notar trancos.
3 - Testarei o TipTronic, e o modo Snow.

Agora são as dúvidas para ter total certeza que não comprarei um limão:

O modo snow do al4 sai de segunda ou somente reduz o torque?

Em qual velocidade na reta o cambio trocará as marchas? Sobe ate uns 2500 giros e 20km/h como um 206SW 1.6? Em subidas íngremes, soltando o freio ele desce um pouco ou permanece parado?

O C4 Pallas ano 2010 possui USB? Caso contrário trocarei para meu som atual do 206, já aviso meu amigo instalador de som.

Irei atrás do carro essa semana, espero que esteja fazendo um bom negócio.
Preciso apenas sanar estas dúvidas para achar um modelo que não esteja baleado.
Forte Abraço.

Arr
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Re: Futuro Dono - Dúvidas e Como testar o Câmbio

Mensagem por Arr »

Para testar se o carro ainda tem as problemática eletroválvulas Acutex (provavelmente não) com defeito o procedimento é acelerar fundo ainda com o motor frio. De preferência numa subida.

Para verificar se o carro tem a versão mais recente do software as trocas com o motor quente e pé leve devem ocorrer ao redor das seguintes velocidades:

1ª>2ª antes do 20 km/h
3ª>4ª aos 60 km/h. Se entrar quarta só aos 70 km/h o software é antigo. Isso não é nenhum grande problema, é só questão de achar uma concessionária que faça a atualização sem querer te rasgar o fígado.

A redução 2ª > 1ª ao ir parando o carro deve ocorrer aos 9 km/h. Na versão antiga 18/19, e aí podem ocorrer trancos com o motor quente. Não necessariamente um problema mecânico, mas de software.

Mesmo com o câmbio perfeito podem ocorrer tranquinhos nas trocas ascendentes quando se desacelera. Por exemplo ao sair de um semáforo em descida: acelerar um pouquinho em primeira e tirar o pé, o câmbio entre em segunda com um tranquinho. Isso não significa defeito, mas característica.

No modo neve sai em segunda.

Subidas íngremes o carro volta se soltar o freio.

No test drive verifique se o carro responde rápido ao kickdown.

O conversor de torque patina bastante em 2ª, característica desse câmbio. No modo manual o bloqueio ocorre mais rápido.

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