Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
guitartsu
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Troca Preventiva do Óleo do Câmbio

Mensagem por guitartsu »

Ola pessoal, dei uma pesquisada no forum e na internet e achei o assunto bastante controverso. Algumas montadoras recomendam a troca do óleo do câmbio, outras não recomendam, donos de oficinas especializadas em câmbio AT recomendam troca preventiva. A questão é que pretendo ficar pelo menos mais 1 ano com meu C4 L Thp e gostaria de evitar ao máximo danos por falta de manutenção preventiva. O carro é 13/14 com 58 mil km rodados.
Só para constar: já realizei troca da válvula termostatica e kit de tensores de corrente ambos em garantia e recentemente tive que trocar a bomba de alta pressão de combustível (o que gerou um gasto inesperado) e o carro está rodando liso sem nenhum problema aparente.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

marpinfig
Membros
Estado: BA
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Re: Troca Preventiva do Óleo do Câmbio

Mensagem por marpinfig »

Caro colega guitartsu, também possuo um C4L exclusive 13/14,atualmente com 39.600 km.
Posso lhe afirmar com absoluta certeza (tenho uma razoável experiência em mecânica automotiva) que é sim necessária a troca do fluido da transmissão automática a cada aproximadamente 50.000 km, para preservar o bom funcionamento e durabilidade da mesma.
Faça uma pesquisa na internet,em sites europeus de preferencia, e verá que a experiência de outros proprietários de diversas marcas mostra esta necessidade. O óleo trabalha em temperaturas bastante elevadas, e acaba perdendo suas propriedades, podendo ocasionar trancos, mau funcionamento, e o que é pior, em caso de defeito, manutenção caríssima.
Não existe este negócio de óleo "lifetime", como apregoam algumas montadoras.
Devido à forma como é construída a nossa transmissão AISIN AT6, somente é possível a troca parcial, cerca de 3 litros de ATF de cada vez, porém fazendo isto umas 3 vezes em sequencia, será substituído quase todo o óleo.
Observe que este deverá atender rigorosamente a especificação AW-1 da AISIN.
Com certeza vou fazer este procedimento quando o meu carro chegar aos 50.000.

dsbecker
Membros
Estado: SC

Mensagem por dsbecker »

marpinfig escreveu:Caro colega guitartsu, também possuo um C4L exclusive 13/14,atualmente com 39.600 km.
Posso lhe afirmar com absoluta certeza (tenho uma razoável experiência em mecânica automotiva) que é sim necessária a troca do fluido da transmissão automática a cada aproximadamente 50.000 km, para preservar o bom funcionamento e durabilidade da mesma.
Faça uma pesquisa na internet,em sites europeus de preferencia, e verá que a experiência de outros proprietários de diversas marcas mostra esta necessidade. O óleo trabalha em temperaturas bastante elevadas, e acaba perdendo suas propriedades, podendo ocasionar trancos, mau funcionamento, e o que é pior, em caso de defeito, manutenção caríssima.
Não existe este negócio de óleo "lifetime", como apregoam algumas montadoras.
Devido à forma como é construída a nossa transmissão AISIN AT6, somente é possível a troca parcial, cerca de 3 litros de ATF de cada vez, porém fazendo isto umas 3 vezes em sequencia, será substituído quase todo o óleo.
Observe que este deverá atender rigorosamente a especificação AW-1 da AISIN.
Com certeza vou fazer este procedimento quando o meu carro chegar aos 50.000.
PERFEITO !
Ressaltando o procedimento de trocar 3 litros, depois ligar o carro e passar todas as marchas ( o ideal é andar com o carro passando por todas as marchas). Repetir isso por 3x . A troca do filtro também é recomendada. Se o mecânico for "ninja" ele ainda monitora a temperatura ideal para a drenagem em cada passo.

marpinfig
Membros
Estado: BA

Mensagem por marpinfig »

Observe que a caixa AT6 não possui filtro que necessita ser limpo neste processo, mas a temperatura do oleo precisa sim ser monitorada pelo scanner, deverá estar acima de 58 graus celsius.

guitartsu
Membros

Mensagem por guitartsu »

Entendi. Mas em termos práticos, aqui na cidade de sp vcs acham que é melhor fazer esse procedimento pela ccs ou em local especializado? Têm alguma indicação?

Karakarioka
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Karakarioka »

guitartsu escreveu:Entendi. Mas em termos práticos, aqui na cidade de sp vcs acham que é melhor fazer esse procedimento pela ccs ou em local especializado? Têm alguma indicação?

CSS não faz esse serviço, se eles forem abrir o câmbio para algum reparo eles mandam o câmbio para alguém especializado, se não me engano vai para Pat Paulicéia.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

guitartsu
Membros

Mensagem por guitartsu »

Estou realmente tentado a realizar essa troca preventiva do oleo do cambio
Mas gostaria de saber se alguem ja fez?!
Como é um procedimento desencorajado pelas ccs, fiquei com certo receio.
Alguem ja fez? É um procedimento demorado? O cambio melhora em eficiência? Quanto custa em media o procedimento?
Valeu galera!!

solua10
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por solua10 »

guitartsu escreveu:Estou realmente tentado a realizar essa troca preventiva do oleo do cambio
Alguem ja fez? É um procedimento demorado? O cambio melhora em eficiência? Quanto custa em media o procedimento?
Valeu galera!!

Saudações amigo, dá uma pesquisada no conteúdo aqui no fórum, tem muitaaas informações que vão lhe encorajar a realizar o procedimento, eu mesmo fiz a substituição do óleo do cambio, porém ainda não usei o suficiente pra satisfazer suas dúvidas.
viewtopic.php?t=41387
Um abraço

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Leonam
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Leonam »

guitartsu escreveu:Estou realmente tentado a realizar essa troca preventiva do oleo do cambio
Valeu galera!!

Eu fiz no meu.

Sei que existem duas formas.

Uma que é ir retirando e repondo o oleo como se fosse uma lavagem.

E a que o mecânico fez no meu que consiste em retirar o câmbio do veículo para esgotar o oleo do conversor de torque e monta-lo novamente...

Meu carro estava com 90 mil KM e o oleo totalmente escuro. Não senti diferenças no funcionamento... foi apenas por prevenção.

Gastei SNME 900 temers no Óleo recomendado da Mobil e 300 de M.O. em uma oficina que só mexe com franceses....

Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk

Fredvasco
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por Fredvasco »

Valeu galera!!
Eu fiz um reparo no câmbio da GrandTour que eu tive por necessidade. Na época, saiu pouco mais de 1000 reais a troca da solenóide e óleo do câmbio.
Recebi um orçamento hoje da CarPulse. Troca do óleo do câmbio do Grand C4 Picasso por pouco mais de 1500 reais.

Agora não tem como, mas quero ver se início do ano que vem consigo encostar o carro pra fazer isso...
Abs.
Frederico Vasconcellos
Citroen Grand C4 Picasso 2008/2009

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”