-
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 26 Set 2016, 17:38
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Picasso
Teste no AL4 estranho
Oi pessoal, deixa eu contar uma experiência que tive hoje ao visitar uma oficina mecânica especializada em cambio automatico aqui na minha cidade.
Hoje estive em uma oficina a fim de realizar a troca parcial do óleo de câmbio, fui atendido pelo proprietário que questionou o motivo pelo qual eu estava ali querendo fazer a troca do lubrificante, esclareci que é por motivo preventivo visto que ao meu ver o câmbio está com seu funcionamento normal, ele sugeriu dar uma volta no carro, temos que ;
Durante esse teste drive de pronto ele engatou a marcha ré que entrou suave, momento em que ele afundou o pé no acelerador de forma brusca que causou um baita tranco na transmissão, de imediato ele condenou meu câmbio de pronto passando um orçamento de 4.000,00 à 4500,00, então fomos pra uma baita ladeira onde ele parou o carro em posição D e soltou os freios, o carro após uns 3 segundos passou a retornar bem lento para trás, o diagnóstico pra isso foi baixa pressão, então pedi pra ele apenas verificar o nível do lubrificante por hora, segundo ele adicionou meio litro e o mesmo não apresenta deterioração aparente.
Então tendo em vista a narração acima eu pergunto a vocês, esse diagnóstico procede? Conheço outros métodos, mas este nunca vi, nem em pesquisas na Internet.
O que vocês acham?
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Hoje estive em uma oficina a fim de realizar a troca parcial do óleo de câmbio, fui atendido pelo proprietário que questionou o motivo pelo qual eu estava ali querendo fazer a troca do lubrificante, esclareci que é por motivo preventivo visto que ao meu ver o câmbio está com seu funcionamento normal, ele sugeriu dar uma volta no carro, temos que ;
Durante esse teste drive de pronto ele engatou a marcha ré que entrou suave, momento em que ele afundou o pé no acelerador de forma brusca que causou um baita tranco na transmissão, de imediato ele condenou meu câmbio de pronto passando um orçamento de 4.000,00 à 4500,00, então fomos pra uma baita ladeira onde ele parou o carro em posição D e soltou os freios, o carro após uns 3 segundos passou a retornar bem lento para trás, o diagnóstico pra isso foi baixa pressão, então pedi pra ele apenas verificar o nível do lubrificante por hora, segundo ele adicionou meio litro e o mesmo não apresenta deterioração aparente.
Então tendo em vista a narração acima eu pergunto a vocês, esse diagnóstico procede? Conheço outros métodos, mas este nunca vi, nem em pesquisas na Internet.
O que vocês acham?
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Teste no AL4 estranho
Não conheço esse AL4 Estranho :-) mas no normal ele volta mesmo em subidas fortes. Não quer dizer nada.
O tranco na aceleração em ré foi no cambio mesmo? Será que não são os coxins do motor?
O câmbio tem algum outro comportamento estranho?
Eu desconfiaria desse diagnóstico.
Só completando: ao colocar a alavanca na ré, ocorre um pequeno delay para a marcha efetivamente engatar. Se acelerar nesse meio tempo, vai causar tranco mesmo.
O tranco na aceleração em ré foi no cambio mesmo? Será que não são os coxins do motor?
O câmbio tem algum outro comportamento estranho?
Eu desconfiaria desse diagnóstico.
Só completando: ao colocar a alavanca na ré, ocorre um pequeno delay para a marcha efetivamente engatar. Se acelerar nesse meio tempo, vai causar tranco mesmo.
-
- Membros
- Mensagens: 28
- Registrado em: 02 Jul 2016, 16:54
- Estado: RJ
- Cidade: Niterói
- Veiculo: C4 Grand Picasso
- Localização: Niterói
Re: Teste no AL4 estranho
O C4 tem o lance de auxilio em ladeira, ele segura os freios intencionalmente por poucos segundos. Dependendo da ladeira, quando os freios soltam, o câmbio não vai segurar mesmo...
Acho bom você trocar é de oficina!!
Acho bom você trocar é de oficina!!
Frederico Vasconcellos
Citroen Grand C4 Picasso 2008/2009
Citroen Grand C4 Picasso 2008/2009
-
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 26 Set 2016, 17:38
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 24 Set 2016, 21:29
- Estado: RS
- Cidade: Canoas
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Quanto aos solavancos de 1 para 2 e vice-versa o C3 da minha esposa fazia o mesmo, sendo que ele tinha 40.000km, troque o óleo da caixa pelo da Renault, pois ela usa a mesma AL4 porém com outro óleo, desde que troquei o C3 parou de dar solavancos, o mesmo fiz com o 207 e também ficou mais macio.solua10 escreveu:Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 26 Set 2016, 17:38
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Rafael, muito obrigado por compartilhar sua experiência, tendo em vista os relatos de outras pessoas e agora lendo o seu, vou fazer exatamente o que você fez, mas tenho uma pergunta, no total foram utilizados quantos litros de óleo, este procedimento citado foi realizado com trocas parciais? No aguardorafaelordovas escreveu:Quanto aos solavancos de 1 para 2 e vice-versa o C3 da minha esposa fazia o mesmo, sendo que ele tinha 40.000km, troque o óleo da caixa pelo da Renault, pois ela usa a mesma AL4 porém com outro óleo, desde que troquei o C3 parou de dar solavancos, o mesmo fiz com o 207 e também ficou mais macio.solua10 escreveu:Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 24 Set 2016, 21:29
- Estado: RS
- Cidade: Canoas
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Não sei dizer ao certo a quantidade pois foi meu mecânico que trocou (oficina especializada em franceses), a troca foi total, tirou todo óleo velho.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Teste no AL4 estranho
Para fazer a troca total só retirando o câmbio, pois ficam quase 3 litros no conversor de torque.
Meu C4 está com 130.000 e óleo original.
Meu C4 está com 130.000 e óleo original.
-
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 26 Set 2016, 17:38
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Vou fazer três enxágues usando óleo DEXRON VI depois volto pra comentar
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
-
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 26 Set 2016, 17:38
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Picasso
Re: Teste no AL4 estranho
Amigos, consegui uma mecânica próximo ao meu trabalho, ele utilizou um scanner Napro para alterar o contador de óleo do meu C4 Picasso. <br />Missão realizada com sucesso <br />[emoji41] <br /><br /><br /><br /><br />Contador antes da alteração <br /><br /><br /Contador após degradação.
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk