ernanidamasceno escreveu:Olá pessoal,
Estou compartilhando com todos vocês a personalização que eu mesmo fiz no painel do meu C4 Pallas. Eu tive sucesso e também novidades, então, aproveitei para montar um passo a passo de uma nova forma que encontrei para personalizá-lo.
Já era um sonho antigo substituir a iluminação de âmbar para azul nos display meu carro, porem, após pesquisar muito sobre isso, nunca tinha visto um display com o contraste que me agradasse igual aos painéis dos carros mais modernos.
Minha intenção sempre foi ter o display na cor azul com os dígitos brancos com bastante contraste, tipo os painéis dos carros mais modernos.
- Breve histórico de pesquisas que fiz na net:
As pesquisas que fiz na internet na maioria dos casos, indicava a substituição dos leds para leds da cor desejada. Acabou me ajudando bastante a aprender como realizar a substituição, porem não obtive muito sucesso com o resultado final. O resultado final não me agradava muito devido os dígitos permanecem na cor preta. E também, dessa forma, a luz colorida que é emitida pelo display e se espalha no interior do carro também de forma colorida, cria um efeito ruim, tipo adaptado, tipo tunning. O display fica parecendo uma lanterna colorida emitindo aquela luz que é refletida. Bem diferente dos displays originais de carros mais modernos.
Cheguei a ver também em alguns tutorias a indicação de substituir os led`s âmbar para outra cor desejada, etc e realizar a inversão da película polarizadora para deixar as cores do display invertidas. Achei bem interessante. Foi bom para mim aprender isso, pois acabei vendo essa coisa do filtro polarizador e tal, porem ainda assim, não gostei do resultado final. O problema é que embora o Display fique azul, os dígitos não ficam branco, eles ficam meio que azul claro e sem contraste. Depois, cheguei a testar isso e vi que durante o dia com sol, o display fica escuro. Pouca luminosidade e baixo contraste entre a cor do display e os dígitos. E ainda assim, durante a noite os display`s emitem uma luz azul que se espalha para todo carro. Isso cansa a vista, é ruim para dirigir e causa o efeito tipo tunning. Essa coisa do Display emitir luz colorida, não era legal.
Bom, na época, mudei meu foco e passei a pesquisar como funciona os display`s, LCD e Tv`s de Led.
Descobri que os monitores de LCD e LED, são iluminados no fundo com a cor branca (sem variação de cores), e que enquanto mais claro (branco) for o fundo de monitores, Tv´s e Display´s, maior é o seu contraste. Achei um dado bem interessante. E realmente, imagine uma sala toda escura com a TV antiga de tubo ligada. Se a imagem predominar na cor verde, toda sala fica verde, se a imagem for vermelha, toda sala fica iluminada na cor vermelha, e assim por diante.... As TV`s mais moderna de LCD, Led, etc... isso não ocorre. A iluminação é somente branca, pouquíssima luz colorida é emitida. O que ocorre, é somente é a variação da intensidade de luz branca. Para personalizar o nosso painel e deixa-lo com o aspecto mais moderno, limpo, com alto contraste e sem cansar a vista; o conceito teria que ser igual.
Pois bem, criei coragem e depois de comprar alguns painéis extras na internet (velocimetros, CB, etc), Led´s brancos e película polarizadora, comecei fazer vários e vários testes.
Com tantas e tantas tentativas e erros, quase desistindo, acabei encontrando um jeito que agora diria bem simples e eficiente que pode se aplicado aos quatros display do C4 (Velocímetro, CB, Bizone e RPM), deixando os dígitos super brancos e a cor que quiser no display (no meu caso, azul). Isso tudo com bastante contraste e principalmente, sem emitir aquela luz azul dentro do carro.
A descoberta:
Seguindo o mesmo conceito das TV`s de LED e LCD, a iluminação dos displays do nosso painel personalizado (velocímetro, rpm, bizone e CB) tem que ser feito com led branco. Assim, sabendo combinar a temperatura do led branco (5000k, 6000k, etc...) e o ângulo do filtro polarizador, é possível realizar inversão de cores e ainda obter a cor desejada. Ou sja, quem dar a cor é essa combinação e não os led`s como para muitos pareciam ser óbvio.
Podemos enxergar colorido pelo efeito e não pela cor do LED. Enxergamos as cores invertidas, no exemplo azul, porem a iluminação que ela emite é branco, pois os LED`s são brancos. O resultado final é aspecto de originalidade. E depois descobri que assim que estão sendo produzidos as iluminações nos display`s dos carros mais modernos.
Projeto: Display azul com dígitos Brancos.
A partir de agora irei descrever o procedimento que serve para os 4 display:
1 – Substituir todos os led`s do display para a cor super branco, com o auxilio de um ferro de solda. Muito cuidado para polaridade correta do led. Verifique a polaridade antes de remove-lo.
- Led Smd De Alto Brilho 3528
2 – Para os Display RPM, CB e Bizone que possui uma plaqueta colorida amarela, substitua por uma toda branca. É importante instalar a plaqueta branca para deixar a luz mais homogênea atrás do display.
- É possível conseguir essas plaquetas em lojas de placas de aviso. (exemplo: placa de cerca elétrica adesivada).
3 – Remova o filtro polarizador frontal do display. Display possui filtros polarizadores na parte de trás e parte frontal. Parece um insulfilm. Remova o frontal.
4 – Faça a montagem e leve o display para o carro, instale de modo provisório só para teste, sem o filtro polarizador. Com ele ligado, coloque o filtro polarizador novo (sem cortar) na frente do visor do display, e vai girando até encontrar o angulo que melhor lhe agrade. De acordo com o ângulo do filtro polarizador, será possível obter diferentes cores do display. Marque a posição que lhe agrada e depois leve o painel para bancada, desmonte tudo, recorte o filtro na posição que você marcou e cole no vidro do display. E pronto.
- Esse filtro polarizador recomendo comprar um de alto contraste. Existem níveis de contrastes no filtro (baixo, médio e alto), e filtro de baixa qualidade possui pouco contraste. Indico um vendedor que recupera display e vende filtros polarizadores de altíssimo contrate.
Luciano Campos de Oliveira <engeoliveira@hotmail.com> Tel: 27 99943 8238 WhatsApp.
5 – Instale definitivamente o display.
Material necessário:
- Estação de Solda com regulagem de temperatura.
Com a estação de solda, irá conseguir temperaturas na faixa de 150 a 170 oC, que será o ideal.
Obs.: No início utilizei um ferro de solda simples de 30w. Da certo, mas com a estação de solda é outra coisa. Facilita o trabalho e não corre risco de queimar a sua placa.
- Multímetro para testar o led e checar a polaridade.
- Estanho Solda Em Tubo Para Eletronica 1mm Western 25g.
- Fluxo Em Pasta Para Solda Bga Smd Embalagem Com 70g.
- Sugador De Solda Corpo Em Alumínio – Vonder.
- Pinça Para Segurar Componentes Smd Eletrônicos.
- Kit Base De Corte Régua Cortador Manual (procure assim no ML)
Obs.: Essas bases facilitam muito o corte do filtro polarizador, devido possuir grid. Algumas possuem base imantada com régua imantada. Tente achar imantada, pois facilita do corte do filtro pressionado a régua contra a base.
- Estilete de precisão
- Jogo de Chave Torque (utilizará muito a T20 e uma outra menor que não me lembro) compre o jogo.
- Kit ferramenta p/ remover molduras e rádios e molduras do painel
Obs.: É um kit de espátulas de PVC revestida de silicone para remoção de acabamentos. Impossível trabalhar sem elas. Elas facilitam muito e não marca os plásticos do carro como ocorre quando utiliza chave de fenda (chave de fenda é crime).
- Led Smd De Alto Brilho 3528 No total, terá que substituir aproximadamente 100 led´s. Compre uns 120 Led`s. (mercado livre)
- Placa de PVC Branca. Essa placa branca deve ser fina (aproximadamente 0,5mm). Ela substitui as plaquetas avermelhada encontradas no CB, RPM e Bizone. Pode ser mais ou menos da mesma espessura. Eu utilizei de etiquetas de aviso em PVC. Elas deixa a luz dos leds mais homogênea.
- Filtro polarizador
Utilizar Filtro polarizador linear adesivo de alto contraste comumente usada em LCD's. Esse filtro pode também ser usado em outros dispositivos eletrônicos que usam tela de LCD em que a polarização do mesmo está fraca, avermelhada, ou caso queira inverter o ângulo de polaridade.
Existem 3 níveis de contraste para esse filtro, e essa é a de maior contraste, conhecida internacionalmente por PFSC - Super-High-Contrast Polarizer.
Falando um pouco de Filtro Polarizador - Os LCD's de uma forma geral possuem 2 películas polarizadoras. Uma na parte da frente e outra na parte de trás. Quando a da frente está a 90 graus em relação a de trás dizemos que a polarização (formação dos dígitos) é POSITIVA. Quando ambas estão na mesma posição de polaridade em um LCD dizemos que a polarização formada é NEGATIVA. Essa sequência é obrigatória para a formação da imagem que no caso acima são os dígitos
- Cada projeto precisará de mais ou menos 2 folhas A4 desse filtro polarizador mencionado acima, pois devido o giro para conseguir o ângulo invertido, os cortes que serão feitos na folha não serão nada simétricos, proporcionando um gasto maior da película. E cada display, tem um ângulo diferente. Não tem regra. Descobrirá na hora. Quebrei muito a cabeça acreditando em algumas regras de ângulo disponível na internet.
Obs.: Recomendo um vendedor que trabalha recuperando Display e revende esse tipo de Filtro Polarizador. Esse filtro que ele trabalha de altíssimo contraste. Eu acredito que esse tipo de filtro que o cara vende, tenha sido o “ponto chave” para o sucesso do projeto.
Contado dele é: Luciano Campos de Oliveira <engeoliveira@hotmail.com> Tel: 27 99943 8238 WhatsApp.
Ele vende normalmente tamanhos de no máximo 20 x 20 cm. Porem eventualmente ele disponibiliza tamanhos próximos a A4.
VEJAM O VIDEO:
Teve algum problema em se tratando de aparecer alarme no painel do carro?? Tipo de SERVICE, STOP, digo os alarmes de quando liga a chave. Os meus permaneceram ligado direto.