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Rafaelgluiz
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Rafaelgluiz »

Olá boa noite, pessoal acabo de pegar um C4 Lounge Thp 2014.
Tirei o carro da loja as 17hrs, rodei algo entorno de 25 a 30km devido ao horário de pico andei em velocidade reduzida, velocidade máxima de 60km/h

Apos chegar em casa devo ter ficado algo próximo a 1h sem ligar o carro, até que tive que ir até um vizinho.
Liguei o carro e até então tudo ok, cheguei no meu objetivo que deve ter uns 3 km de distância desliguei o carro. Releguei o carro após uns 5min e aí fiquei apavorado!!!!

Um p**a barulho ao ligar o carro, este meu amigo ficou tão apavorado quando eu,kkkkkk
Desliguei o carro e releguei e o barulho se manteve fui rodando a 10km/h

Liguei no momento para o vendedor e envie um áudio com o barulho, solicitou que eu levasse o carro amanhã cedo.

Agora em pesquisa tenho visto que isso é ou pode ser "Normal" alguém chegou a resolver de fato, será que o meu seria o mesmo problema que retão aqui?

Eu vi alguma coisa relacionada ao tensor,,bomba d'água e em alguns relatos eu vi que deve ser feitos a troca do kit de correias +bomba é sempre utilizar militec, galera isso confere???

Bom amanhã vou levar o carro e informar essas possíveis causas e aguardar, mas se alguém poder me dar uma luz ou algo mais concreto agradeceria


Abraço

Patrik Casagrande
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Patrik Casagrande »

Se for algo relacionado a tensor, alternador, é fácil saber. Tirar a correia do alternador e dar partida, se o barulho sumir pode ser; rolamento do alternador , tensor ou até rolamento do compressor do ar condicionado. Mais se mesmo assim o barulho continuou , bem possível que seja bomba d'água.

Rafaelgluiz
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Rafaelgluiz »

Patrik Casagrande escreveu:Se for algo relacionado a tensor, alternador, é fácil saber. Tirar a correia do alternador e dar partida, se o barulho sumir pode ser; rolamento do alternador , tensor ou até rolamento do compressor do ar condicionado. Mais se mesmo assim o barulho continuou , bem possível que seja bomba d'água.

Bom hoje pela manhã liguei o carro e continuava o barulho, deixei aproximadamente uns 5mim ligado e nada de parar.

Sai e não cheguei a rodar 5km, do nada o carro fez um barulho como se tivesse soltado alguma coisa e imediatamente parou o barulho, mas em alguns segundos apos para o barulho veio uma mensagem no painel: SUPER AQUECIMENTO DO MOTOR - PARE O VEICULO

Como estava ao lado de um posto de combustível estacionei o carro imediatamente e logo fui abrir o motor, e notei que havia arrebentado a correia.
Não travou nada, consegui estacionar o carro normalmente...

Acredito que o barulho de ontem seja relacionado a essa tal correia que arrebentou.

Não seu muito sobre mecânica mas acho que esta meio claro que a correia não havia sido trocada ou ela estava mal tencionada ou raspando em algum local.

Peguei um táxi e fui até a loja onde comprei, chegando la expliquei a situação e ficaram de buscar o carro e verificar o ocorrido.

Pelo conhecimento de vocês, pode ter ocorrido alguma coisa mais grave?

Vou atualizando aqui o meu caso...

guitartsu
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por guitartsu »

Rafaelgluiz escreveu:
Patrik Casagrande escreveu:Se for algo relacionado a tensor, alternador, é fácil saber. Tirar a correia do alternador e dar partida, se o barulho sumir pode ser; rolamento do alternador , tensor ou até rolamento do compressor do ar condicionado. Mais se mesmo assim o barulho continuou , bem possível que seja bomba d'água.

Bom hoje pela manhã liguei o carro e continuava o barulho, deixei aproximadamente uns 5mim ligado e nada de parar.

Sai e não cheguei a rodar 5km, do nada o carro fez um barulho como se tivesse soltado alguma coisa e imediatamente parou o barulho, mas em alguns segundos apos para o barulho veio uma mensagem no painel: SUPER AQUECIMENTO DO MOTOR - PARE O VEICULO

Como estava ao lado de um posto de combustível estacionei o carro imediatamente e logo fui abrir o motor, e notei que havia arrebentado a correia.
Não travou nada, consegui estacionar o carro normalmente...

Acredito que o barulho de ontem seja relacionado a essa tal correia que arrebentou.

Não seu muito sobre mecânica mas acho que esta meio claro que a correia não havia sido trocada ou ela estava mal tencionada ou raspando em algum local.

Peguei um táxi e fui até a loja onde comprei, chegando la expliquei a situação e ficaram de buscar o carro e verificar o ocorrido.

Pelo conhecimento de vocês, pode ter ocorrido alguma coisa mais grave?

Vou atualizando aqui o meu caso...
Rapaz, situação inusitada hein?
Pelo que eu saiba acho que o C4L THP nao usa correia e sim corrente, que teoricamente é dificil de arrebentar
Ja levou o carro na concessionaria? Qual foi o diagnóstico deles?


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Rafaelgluiz
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Rafaelgluiz »

guitartsu escreveu:
Rafaelgluiz escreveu:
Patrik Casagrande escreveu:Se for algo relacionado a tensor, alternador, é fácil saber. Tirar a correia do alternador e dar partida, se o barulho sumir pode ser; rolamento do alternador , tensor ou até rolamento do compressor do ar condicionado. Mais se mesmo assim o barulho continuou , bem possível que seja bomba d'água.

Bom hoje pela manhã liguei o carro e continuava o barulho, deixei aproximadamente uns 5mim ligado e nada de parar.

Sai e não cheguei a rodar 5km, do nada o carro fez um barulho como se tivesse soltado alguma coisa e imediatamente parou o barulho, mas em alguns segundos apos para o barulho veio uma mensagem no painel: SUPER AQUECIMENTO DO MOTOR - PARE O VEICULO

Como estava ao lado de um posto de combustível estacionei o carro imediatamente e logo fui abrir o motor, e notei que havia arrebentado a correia.
Não travou nada, consegui estacionar o carro normalmente...

Acredito que o barulho de ontem seja relacionado a essa tal correia que arrebentou.

Não seu muito sobre mecânica mas acho que esta meio claro que a correia não havia sido trocada ou ela estava mal tencionada ou raspando em algum local.

Peguei um táxi e fui até a loja onde comprei, chegando la expliquei a situação e ficaram de buscar o carro e verificar o ocorrido.

Pelo conhecimento de vocês, pode ter ocorrido alguma coisa mais grave?

Vou atualizando aqui o meu caso...
Rapaz, situação inusitada hein?
Pelo que eu saiba acho que o C4L THP nao usa correia e sim corrente, que teoricamente é dificil de arrebentar
Ja levou o carro na concessionaria? Qual foi o diagnóstico deles?


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Opa bom dia, peguei o carro sexta-feira.
Agora tudo ok,na verdade notei que está bem mais silencioso...
Antes de começar o ruido intenso acredito que ele já estava emitindo mais barulho que o normal.
Agora está ótimo!

Como falei,não seu quase nada em relação a mecânica, na verdade não sei se esse veículo usa correira ou corrente...

Mas o que o pessoal dá loja falou foi que o que tinha arrebentado era a correia dá bomba d'água ou alternador, não tenho certeza agora, mas falou que isso ocorreu devido algum problema no tensor...

É possível?! Kkk

Agora fiquei na dúvida sobre se é corrente ou correia? No caso de ser correia, com quantos km deve ser feita a substituição?

Abraço

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piolho
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por piolho »

Acho que, nos THP, a correia de acessórios / bomba d'água / etc. é uma correia normal. Corrente é por dentro do motor, pros comandos de válvulas.

André RJ
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por André RJ »

THP é corrente de comando, aguenta a vida útil do motor.

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Caple
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Caple »

Boa tarde, pessoal.

Voltando a essa assunto da correia/bomba dágua...
Levei meu C4 hoje na Mônaco, em Porto Alegre, para fazer revisão dos 60 mil. Aproveitei para pedir a verificação, de onde vinha esse barulho.
Me ligaram agora informando que teria que trocar correia, tensionador, rolamento e bomba dágua. Tudo isso sairia 3 mil reais.
Ainda querem que eu troque correia do alternador e pastilhas de freio dianteiras (que eles dizem estar no limite). Isso por mais mil reais.
Já vou pagar 1400 reais na revisão dos 60 mil. Não posso gastar essa grana toda.

Alguém sabe indicar um bom local para comprar tudo isso e um local para fazer o serviço em Porto Alegre. Essa valor da concessionária deve (não tenho muita noção) estar exorbitante.

Leonardogrocha
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por Leonardogrocha »

Boa noite galera!!

Tenho um C4 Pallas 2012 com 49 mil km rodados e está com barulho NHEC NHEC vindo da correia. Fui em uma especializada em Citröen e falaram que era bomba d’água. Cobraram R$ 830,00 só na peça! Fiz orçamento em oficina de minha confiança e recomendaram da marca URBA por R$ 268,00. Alguém conhece essa marca? Oq recomendariam? Vou trocar Tb a correia, tensores e polias, assim como limpeza e troca do arrefecimento.

carlos.fernando
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Re: Barulho de correia/rolamento/polia - Troca

Mensagem por carlos.fernando »

Pessoal, boa noite.

Apenas para complementar a informação sobre correia x corrente:
O C4 Lounge 1.6 THP tem correia e corrente. Explico:
- Internamente, existe uma corrente (chamada corrente de comando) que toca a parte de válvulas do motor (em outros modelos de carro, usam uma correia chamada correia dentada: a corrente tem durabilidade melhor)
- Externamente, usa-se um correia para acionar os acessórios (alternador, compressor do ar condicionado). (Essa correia é tensionada pelo tensionador / polia tensora)

Detalhe:
Nesse modelo de motor, a correia NÃO toca a bomba d'água (diferente dos 99% dos carros que têm por ai).
Nesse caso, existe um componente chamado tensionador eletrônico: Ele tem uma polia que, quando não acionado, retorna e encosta nas costas da correia e na polia da bomba d'água, acionando essa polia.
Ao ligar o carro, ou quando a temperatura do motor está baixa, o módulo manda sinal para esse tensionador, ele estica e separa, não acionando mais a bomba d'água. Assim a água esquenta mais rapidamente e, o motor chega na temperatura ideal de trabalho rapidamente.
Esse sistema trabalha em simultâneo com a bomba dágua e com o ventilador, para deixar o motor certinho na temperatura de trabalho ideal.

Espero ter clareado um pouco a informação.
Abraços.

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