Levei minha C4 grand picasso 08/09 na concessionária para troca de óleo do AL4 de forma preventiva, e tudo corria bem até que no dia marcado para buscar o carro, recebo uma ligação informando que seria necessário a troca da "carcaça da válvula termostatica" que por estar danificada levaria o carro a vazar água.
Ocorre que meu carro não possuía nenhum vazamento desse tipo, este serviço não foi mencionado quando me passaram o orçamento, e conversando com o consultor e inclusive com o mecânico, tive a impressão de que essa peça foi danificada no processo de remontagem do motor/câmbio (desculpem se não consigo utilizar os termos corretos dos procedimentos, mas sou leigo no assunto).
O carro está com 125 mil km, e 12 carimbos de concessionária no manual de manutenção. Nunca tive necessidade de manutenção corretiva do carro.
Segue abaixo as fotos da peça, e gostaria de saber se essa carcaça realmente oferece algum tipo de desgaste natural que justifique sua troca (não encontrei nada no manual nem na Internet), ou se realmente ela quebrou por imperícia do mecânico.
Estou realmente chateado com isso. Sempre fiz questão de fazer as manutenções em css, justamente para não ter que ficar me questionando este tipo de situação.

Agradeço aos colegas que puderem contribuir com opiniões
Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk