Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
valdir silva
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6

Barulho na Turbina do motor THP

Mensagem por valdir silva »

"A critério de conhecimento"

Um colega recentemente reclamou de um barulho de lata no motor THP toda vez que tira o pé do acelerador com o carro engatado ou com o carro em Neutro após dar uma acelerada.
Com o passar do tempo, este barulho vai ficando cada vez mais alto e ao levar o carro na CSS vc reclama do barulho e escuta a famosa frase: Este barulho é característico deste motor"

Vamos lá: Não é característico do motor e irei mostrar da onde vem o barulho!

O barulho é proveniente da turbina (wastegate) e nas fotos abaixo marquei exatamente o causador.
Tb postei um vídeo que expõe o problema e o reparo realizado em veículos fora de garantia.

Para se ter acesso, será necessário remover a capa da turbina, a primeira e a segunda sonda lambda e o duto de saída da turbina (O mesmo do catalizador).
Como instalei o Downpipe, foi necessária a remoção destes componentes e aproveitei para fotografar tudo e criar este alerta.

Segue vídeo: https://youtu.be/3tZU8B4I60k

Neste vídeo segue detalhes da wastegate:
https://youtu.be/m1XrhIWsE4Q

Caso este barulho esteja ocorrendo na turbina do carro de vcs e o mesmo esteja em garantia "exija uma ação corretiva da CSS" e não aceite mais a famosa desculpa de barulho característico do motor

Espero ter ajudado!![emoji41][emoji106]ImagemImagemImagem

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
Valdir Silva

davidufg
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Re: Barulho na Turbina do motor THP

Mensagem por davidufg »

O meu faz esse barulho e me falaram que o barulho era normal, como você comentou.
Um lounge THP do showroom fazia o mesmo barulho...não sei se a concessionária irá
arrumar isso. A solda na wastegate jamais farão.
Já li relato de um membro aqui do C4C que trocaram o turbo dele e continuou do mesmo jeito.

Alguém já conseguiu alguma coisa na concessionária ou fora que deu certo?

valdir silva
Membros

davidufg escreveu:O meu faz esse barulho e me falaram que o barulho era normal, como você comentou.
Um lounge THP do showroom fazia o mesmo barulho...não sei se a concessionária irá
arrumar isso. A solda na wastegate jamais farão.
Já li relato de um membro aqui do C4C que trocaram o turbo dele e continuou do mesmo jeito.

Alguém já conseguiu alguma coisa na concessionária ou fora que deu certo?
Fora da garantia a solda na wastegate é a melhor opção!

Valdir Silva

Marcelo Buratto
Membros
Estado: PR

Mensagem por Marcelo Buratto »

Apenas tomem cuidado com a solda , pois pode influenciar na pressão do turbo e rendimento. Existe um motivo técnico para as peças serem móveis, qual seja, se encaixarem com a vedação, que pode ser alterada com o calor ou atémesmo por um tranco. A peça fixa pode não ser tão precisa no fechamento. Enfim, no video da solda de um DS4 que vi, no final o mecânico roda com o carro com o computador para ver se não houve alteração na pressão ou rendimento do veículo, tomem cuidado.

Pode-se fazer o seguinte teste também, vocês notarão que a vibração vem da haste:

Com o carro em ponto morto, acelere acima de 4500 rpm, você irá ouvir o barulho quando tirar o pé do acelerador.
Peça para alguém fazer o mesmo enquanto você encosta com um pouquinho de pressão uma chave de fenda na haste da wastegate (não precisa desmontar, a haste é visível e acessível), e verá que não fará o barulho.

Ao meu ver, para não alterar demais a característica da turbina com uma solda, seria interessante achar uma maneira de acabar com a vibração da haste no retorno dela (pneumática).

Estou conversando com meu mecânico sobre isso, se eu conseguir resolver posto para vocês.

davidufg
Membros
Estado: DF

Mensagem por davidufg »

Já percebi que no meu carro a haste interligada à wastegate tem uma certa folga.

Vi um vídeo de um jetta que essa haste também tem essa folga e colocaram um clip
nela para diminuir o barulho. Segue link de dois videos sobre o clip
nos Volkswagen.

https://www.youtube.com/watch?v=Cl4AuMc8zfg
https://www.youtube.com/watch?v=FvHeXQh2Fts

Marcelo Buratto
Membros

davidufg escreveu:Já percebi que no meu carro a haste interligada à wastegate tem uma certa folga.

Vi um vídeo de um jetta que essa haste também tem essa folga e colocaram um clip
nela para diminuir o barulho. Segue link de dois videos sobre o clip
nos Volkswagen.

https://www.youtube.com/watch?v=Cl4AuMc8zfg
https://www.youtube.com/watch?v=FvHeXQh2Fts

Faz todo o sentido. Desta forma você não impede a forma de trabalho da válvula, mantendo o ajuste de fechamento dela sem a solda. Se a vibração da válcula é o que faz a wastegate vibrar por consequenta, até o fechamento total (abaixo de uns 20 km/h o barulho para), o clipe encerra o problema!

Marcelo Buratto
Membros

Pessoal, achei o clip no ebay e ja encomendei...assim que chegar vou ao mecânico para testarmos se resolve e falo para vocês. Daqui um mês mais ou menos dou notíias (esta vindo da China, demora...).

Talvez essa seja a solução para muitos...meu mecânico já recebeu vários proprietários da linha c4 com THP e até Peugeot perguntando do barulho.

valdir silva
Membros

Marcelo Buratto escreveu:Pessoal, achei o clip no ebay e ja encomendei...assim que chegar vou ao mecânico para testarmos se resolve e falo para vocês. Daqui um mês mais ou menos dou notíias (esta vindo da China, demora...).

Talvez essa seja a solução para muitos...meu mecânico já recebeu vários proprietários da linha c4 com THP e até Peugeot perguntando do barulho.
Informa o link do anúncio pra gente!

Valdir Silva

valdir silva
Membros

valdir silva escreveu:
Marcelo Buratto escreveu:Pessoal, achei o clip no ebay e ja encomendei...assim que chegar vou ao mecânico para testarmos se resolve e falo para vocês. Daqui um mês mais ou menos dou notíias (esta vindo da China, demora...).

Achei o link no eBay.

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 1978961483

Valdir Silva

Marcelo Buratto
Membros

valdir silva escreveu:
valdir silva escreveu:

Achei o link no eBay.

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 1978961483

Não deu tempo de responder, foi mal!

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”