Nível do aditivo do sistema de arrefecimento baixando! É só completar ou tem que pesquisar?
Recentemente muitos integrantes aqui do grupo relataram uma baixa no nível do aditivo e ao levarem os seus veículos na concessionária o procedimento adotado foi apenas completar com aditivo.
Muitos podem achar que este foi o procedimento correto ou que na mesma situação fariam o mesmo porem, talvez devido a correria do dia a dia acabam não se atentando aos danos que podem ocorrer ao motor ocasionados por um vazamento "canalha" que na maioria das vezes não é fácil de ser encontrado.
O sistema de arrefecimento utilizado nos veículos atuais é de fluxo fechado e pressurizado, que não deixa o aditivo evaporar!!! #lembredisso.
Por experiência própria, ocorrida a alguns anos atrás, sugiro que quando este evento "baixa do aditivo" passar a ocorrer, independente do veículo estar ou não em período de garantia, que seja exigido do profissional que irá realizar a pesquisa, a realização do teste de pressão no sistema de arrefecimento e principalmente na tampa do reservatório que se revelou uma das maiores causadoras de vazamentos que não deixam rastro induzindo a substituição indevida de componentes.
A tampa do reservatório tem duas funções principais que são manter o sistema pressurizado e atuar como válvula de alívio quando existe um excesso de pressão no sistema.
Finalizando, se o aditivo começar a baixar, a ação correta é procurar uma oficina ou CSS e solicitar o teste de pressão do sistema / tampa e não aceite a famosa descupinha que " isso realmente acontece e basta completar " pois este tipo de ação "Paliativa" pode gerar danos irreversíveis ao motor e gastos enormes que poderiam ter sido evitados.
Segue abaixo, dois vídeos que explicam bem tudo o que citei acima.
https://youtu.be/q-belI3yTHQ
https://youtu.be/uyLKtDo475s
Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
- valdir silva
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6
C4 Lounge - Nível do Aditivo baixando
Valdir Silva
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6
Re: C4 Lounge - Nível do Aditivo baixando
Observei isso no meu C4L THP e comprei hoje um litro do liquido de arrefecimento.
Achei muito estranho ter baixado o líquido num carro com quase 9 mil km.
Como está próximo da revisão pedirei pra verificarem isso.
Obrigado pelas suas dicas.
- valdir silva
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6
Cobra a CSS pra fazer o teste de pressão da tampa e do sistema!davidufg escreveu:Observei isso no meu C4L THP e comprei hoje um litro do liquido de arrefecimento.
Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
Valdir Silva
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6
Levei hoje para a primeira revisão e pedi para olharem. Não identificaram nenhum problema na tampa
nem no sistema de arrefecimento.
Será que a minha tampa estava frouxa e fez com que o líquido diminuísse?
Agora vou ficar acompanhando o reservatório pra ver se continuará abaixando.
nem no sistema de arrefecimento.
Será que a minha tampa estava frouxa e fez com que o líquido diminuísse?
Agora vou ficar acompanhando o reservatório pra ver se continuará abaixando.