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Re: C4 VTR - Sem partida (Possível problema no módulo BSM)
Achei um caso na internet de outra pessoa com problemas na BSM.
https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw
Após o vídeo ele postou o comentário:
ntão o problema realmente veio da caixa de fusível do motor, mais especifico da BSM L11-00,
e o defeito é no relé, ele entrou em curto.
Porém é impossível de trocar o relé, só realizando a troca do conjunto todo (caixa, placa, relé...), pois o mesmo vem todo lacrado com uma resina (que absurdo, na minha opinião o carro deixou a desejar neste ponto, um ótimo carro pecando em pequenos detalhes).
É importante ressaltar que depois de passar por diversos eletricistas, era unanime, eles afirmavam que os carros C4 (picasso, pallas, vtr, hacht....) e o 307, quando começa a apresentar esses problemas só restam três coisas:
1) A bateria esta chegando ao fim
2) Ou algum relé em curto (que foi meu caso)
3) Ou algum fusível queimado
CAUSA DO PROBLEMA
No meu caso este fato começou a ocorrer depois de lavar o carro ( O MOTOR NÃO FOI LAVADO), é bem provável que tenha respingado água dentro da caixa de fusível que fica ao lado do motor, mas não foi observado acumulo de água dentro do mesmo, o que indica que apenas umidade pode geral a queima do relé.
PRECAUÇÃO
Ao lavar o carro, mesmo que o motor não seja lavado, eu indicaria encapar com uma sacola plastica (de qualidade) a caixa de fusível que fica ao lado do motor, outro ponto importante é deixar o carro estacionado em uma superfície plana, caso não tenha ponha a frente do carro virada para o lado mais alto, pois a água do teto vai escoar para a mala e não para o capo onde fica situado a caixa de fusível tanto a BSM quanto a BSI.
CUSTO PARA REPARAR O PROBLEMA
Depois de uma maratona para ter a certeza do problema, fui consultar a concessionária para saber o valor da caixa de fusível, ai vem o absurdo 1300 reais, eu acho este valor um absurdo pois parto do pressuposto que esta caixa de fusível foi mal projetada e deveria ter um abono para os proprietários, falo isto pois é notório que é só pesquisar um pouco na internet que vi vários relatos de problemas similares.
E quando fui questionar o cara na concessionária fiquei sabendo que teve um recall do c4 pallas justamente na vedação da caixa de fusível, ou seja este é um problema que não foi 100% resolvido.
Fiquei indignado com este fato e fui procurar na internet pessoas que poderia me vender essa caixa (BSM), por fim achei um tiozãoo, que trabalhava apenas com carro françes e ele tinha uma usada me vendeu por 300, e ela ficou show de bola.
Assim que estiver com mais tempo vou tirar algumas fotos para retratar a caixa, vedação....
Um grande abraço para todos e peço para vcs continuarem à postar suas experiencia com o c4.
--
Enfim, não consegui achar informações sobre peças paralelas / compatíveis para utilizar no meu C4 VTR. Encomendei uma nova na Citroen Trianon (na Lapa, em São Paulo / SP) com prazo de 3 a 5 dias úteis. A peça com referência 6500CK saiu pelo valor de R$ 1320.
Estou no aguardo da chegada da peça para levar a oficina Flafersa e assim efetuar a troca do componente.
Muito triste ficar sem o carro nessa época do ano de natal e ano novo, onde normalmente nos planejamos para fazer viagens.
https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw
Após o vídeo ele postou o comentário:
ntão o problema realmente veio da caixa de fusível do motor, mais especifico da BSM L11-00,
e o defeito é no relé, ele entrou em curto.
Porém é impossível de trocar o relé, só realizando a troca do conjunto todo (caixa, placa, relé...), pois o mesmo vem todo lacrado com uma resina (que absurdo, na minha opinião o carro deixou a desejar neste ponto, um ótimo carro pecando em pequenos detalhes).
É importante ressaltar que depois de passar por diversos eletricistas, era unanime, eles afirmavam que os carros C4 (picasso, pallas, vtr, hacht....) e o 307, quando começa a apresentar esses problemas só restam três coisas:
1) A bateria esta chegando ao fim
2) Ou algum relé em curto (que foi meu caso)
3) Ou algum fusível queimado
CAUSA DO PROBLEMA
No meu caso este fato começou a ocorrer depois de lavar o carro ( O MOTOR NÃO FOI LAVADO), é bem provável que tenha respingado água dentro da caixa de fusível que fica ao lado do motor, mas não foi observado acumulo de água dentro do mesmo, o que indica que apenas umidade pode geral a queima do relé.
PRECAUÇÃO
Ao lavar o carro, mesmo que o motor não seja lavado, eu indicaria encapar com uma sacola plastica (de qualidade) a caixa de fusível que fica ao lado do motor, outro ponto importante é deixar o carro estacionado em uma superfície plana, caso não tenha ponha a frente do carro virada para o lado mais alto, pois a água do teto vai escoar para a mala e não para o capo onde fica situado a caixa de fusível tanto a BSM quanto a BSI.
CUSTO PARA REPARAR O PROBLEMA
Depois de uma maratona para ter a certeza do problema, fui consultar a concessionária para saber o valor da caixa de fusível, ai vem o absurdo 1300 reais, eu acho este valor um absurdo pois parto do pressuposto que esta caixa de fusível foi mal projetada e deveria ter um abono para os proprietários, falo isto pois é notório que é só pesquisar um pouco na internet que vi vários relatos de problemas similares.
E quando fui questionar o cara na concessionária fiquei sabendo que teve um recall do c4 pallas justamente na vedação da caixa de fusível, ou seja este é um problema que não foi 100% resolvido.
Fiquei indignado com este fato e fui procurar na internet pessoas que poderia me vender essa caixa (BSM), por fim achei um tiozãoo, que trabalhava apenas com carro françes e ele tinha uma usada me vendeu por 300, e ela ficou show de bola.
Assim que estiver com mais tempo vou tirar algumas fotos para retratar a caixa, vedação....
Um grande abraço para todos e peço para vcs continuarem à postar suas experiencia com o c4.
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Enfim, não consegui achar informações sobre peças paralelas / compatíveis para utilizar no meu C4 VTR. Encomendei uma nova na Citroen Trianon (na Lapa, em São Paulo / SP) com prazo de 3 a 5 dias úteis. A peça com referência 6500CK saiu pelo valor de R$ 1320.
Estou no aguardo da chegada da peça para levar a oficina Flafersa e assim efetuar a troca do componente.
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Re: C4 VTR - Sem partida (Possível problema no módulo BSM)
Meu amigo, se eu tivesse ouvido mais você e menos uma oficina que se diz especialista em carros franceses e com mais de 10 anos no mercado, eu teria economizado um bom dinheiro.eduardojj escreveu:Foi feito o teste na oficina também. O diagnóstico me passado foi de problema na caixa de fusíveis do motor (BSM). Inclusive é possível notar que a mesma está "estufada" na parte de trás, como se tivesse ocorrido um curto-circuito.Lequetreque escreveu:Chegou a testar bomba de combustível???
No fim eu descobri que não tinham feito teste na bomba de combustível antes de condenarem a BSM. Comprei uma BSM nova na concessionária por R$ 1.348,00 e o que aconteceu? Problema não foi resolvido e a causa era a bomba de combustível (troca do refil).
Foi contar em mais detalhes no próximo post.
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Vou contar o resumo de toda essa história, onde inicialmente recebi um diagnóstico de BSM com problema, fiz a compra de uma nova e não resolveu o problema, sendo que no fim o problema desde o início era a bomba de combustível.
--
No dia 19/12/2015 eu tinha rodado cerca de 50km com o meu C4 VTR e sem problemas até então. Estava voltando para casa e de uma hora para outra o carro passou a não responder mais a aceleração. Como se ele tivesse parado de funcionar. Parei o veículo e desliguei. Depois disso o mesmo não ligou mais. Tive que acionar o guincho da seguradora para chegar com meu carro até em casa.
No dia 21/12/2015 eu deixei o C4 na oficina Flafersa. Essa oficina está na lista de oficinas especializadas em PSA neste tópico ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) do fórum, sendo assim não achei que teria problemas. Para melhorar a oficina fica a 3km de minha residência.
Oficina Flafersa
R. Paraisópolis, 305 - Cidade Patriarca, São Paulo - SP, 03544-110
(11) 2684-1849
http://www.especializadaflafersa.com.br/
Fui atendido pelo Flávio e expliquei o ocorrido. Fiz o preenchimento da solicitação de orçamento na oficina, onde fica explícito que será cobrado o valor de R$ 300,00 para análise do problema e com algumas condições com o objetivo de resguardar o trabalho da oficina.
Desde o primeiro contato com o responsável pela Flafersa (Flávio), não gostei do atendimento. Por telefone se mostrou frio e desinteressado. Pessoalmente, me atendeu com bastante má vontade e quando foi avaliar o carro, começou a colocar vários defeitos no veículo. Ele chegou a perguntar se o veículo era de leilão, pois estava desalinhado e aparentava ter tido uma batida forte. Isso somente olhando para o veículo. Disse para ele que não, pois comprei o carro de uma concessionária e fiz a checagem com laudos como carcheck, centros de leilões e vistoria de automóveis. Enfim, com o atendimento que recebi, pensei em tirar o carro da oficina no mesmo momento, mas decidi dar uma chance visto que a oficina era recomendava no fórum c4clube.com e na página do Facebook possuía relatos positivos de clientes.
No mesmo dia (21/12/2015) recebi retorno do Flávio no horário do almoço, visto que havia deixado o veículo na oficina pela manhã. Ele me informou que havia identificado o problema e que era a caixa de fusíveis do motor (módulo BSM). Inicialmente recebi o orçamento de R$ 2.347,28 para aquisição de uma nova peça e mão de obra para troca e configuração no sistema.
No dia seguinte, dia 22/12/2015, compareci a oficina e retirei o veículo, solicitando o guincho da seguradora até a minha casa. O Flávio me passou o código da peça e disse que eu poderia adquiri-la em uma concessionária da Citroen e que não cobraria a mão de obra pelo serviço a ser executado, pois isso seria diluído dos R$ 300,00 pago inicialmente para análise do problema e orçamento.
Comecei a entrar em contato com concessionárias da rede Citroen e verifiquei que o código da peça informada pelo Flávio estava incorreta. O código 6580QK se tratava da BSI e não da BSM. Ao ligar e questionar sobre a peça, o Flávio se mostrou mais uma vez rude e frio, dizendo que o código estava correto, pois ele tinha se baseado no chassi do veículo. E caso tivesse dúvidas, que eu deveria passar pessoalmente na oficina para "que eu pudesse entender".
Decidi ignorá-lo e comprar a peça correta, que é a 6500CK, conforme desenhos técnicos obtidos no site "service.citroen.com".
BSM - 6500CK
BSI - 6580QK
A BSM (código 6500CK) foi adquirida no dia 22/12/2015 por R$ 1.348 na concessionária "Sampa Trianon Veículos" (unidade Lapa) e com prazo de chegada para 5 dias úteis.
Enquanto que a BSI (código 6580QK) custava mais de R$ 2.000,00 e tinha prazo de entrega para mais de 20 dias corridos, pois viria da França. Nisso eu fico imaginando, o que aconteceria se a pessoa confiasse na oficina Flafersa e adquirisse a peça incorreta?
A peça chegou no dia 30/12/2015, mas a oficina Flafersa estava fechada. Decidi aguardar a primeira semana de janeiro de 2016 para efetuar o serviço.
No dia 04/01/2016 levei o carro (de guincho, novamente) até a oficina Flafersa para efetuar a troca da peça. O Flávio se mostrou surpreso por eu ter conseguido a peça rapidamente e só então entendeu que havia feito o orçamento com o código da peça incorreto. Ele mesmo fez a troca da peça e os testes com o veículo. Após instalar a nova BSM, o veículo não ligou. O Flávio, junto com seu mecânico, ficou fazendo testes com o scanner conectado ao veículo e depois de 30 minutos disse que a bateria estava fraca e precisava de uma carga completa (usando um equipamento da oficina) com duração de 1 hora. Aguardei o prazo e depois da bateria ser carregada, o veículo permaneceu com o mesmo problema, sem dar partida. Ele então fez um novo diagnóstico, referente a bomba de combustível. Nesse momento estava bastante insatisfeito, pois eu havia comprado uma nova BSM acreditando que fosse a origem do problema, mas havia a possibilidade de desde o início ser simplesmente a bomba de combustível. Recebi um novo orçamento de R$ 400,00 para troca da bomba. Como estava precisando do carro e descontente com toda situação, decidi aceitar para acabar com todos os problemas. Neste momento vem a pior parte, pois o Flávio nem seu mecânico demonstraram habilidade para troca da bomba de combustível de um Citroen C4. O problema é que eles não tinham a ferramenta adequada para abertura do comportamento e começaram a bater com uma chave para tentar ter acesso. Desistiram e disseram que precisariam fazer a troca por baixo, sendo necessário remover o tanque de combustível e com isso haveria um custo maior de mão de obra. Vendo a cena, desisti do serviço e chamei o guincho novamente para retirar o veículo da oficina.
Consegui vaga em uma oficina de confiança da região (ela estava fechada em dezembro, quando o carro apresentou problemas, senão eu havia levado nela inicialmente). Na mesma tarde do dia 04/01/2016 e com duas a três horas de serviço na nova oficina o problema foi detectado, corrigido e o carro estava disponível para retirada. Era realmente a bomba de combustível. Fiz a troca por uma nova (o mecânico tinha a ferramenta adequada e mostrou habilidade no procedimento, diferente da Flafersa) e o carro voltou a funcionar. Custo: R$ 196,00 pela bomba de combustível (refil) e R$ 210,00 pela mão de obra, totalizando R$ 406.
Peça com problema e trocada:
Para terminar, com a bomba de combustível trocada, fizemos um teste com a BSM antiga (condenada pelo Flávio da oficina Flafersa) e o veículo funcionou normalmente, provando que a BSM não apresentava problemas.
Fim da história, gastei R$ 300,00 por um orçamento falho junto um atendimento ruim de uma oficina conhecida entre donos de PSA e comprei uma peça ao custo R$ 1.348 sem necessidade.
Acho válido este relato para que a pessoa responsável pelo tópico "LISTA DE OFICINAS ESPECIALIZADAS EM PSA" ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) passe a repensar a indicação da oficina Flafersa. Participo do grupo no WhatsApp "C4Clube São Paulo" e depois de contar meu caso, apareceram cinco pessoas com histórias de problemas com a mesma oficina.
Além de deixar o relato neste tópico, farei um novo tópico para especificar todo o caso que aconteceu ao realizar um serviço com a oficina Flafersa.
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No dia 19/12/2015 eu tinha rodado cerca de 50km com o meu C4 VTR e sem problemas até então. Estava voltando para casa e de uma hora para outra o carro passou a não responder mais a aceleração. Como se ele tivesse parado de funcionar. Parei o veículo e desliguei. Depois disso o mesmo não ligou mais. Tive que acionar o guincho da seguradora para chegar com meu carro até em casa.
No dia 21/12/2015 eu deixei o C4 na oficina Flafersa. Essa oficina está na lista de oficinas especializadas em PSA neste tópico ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) do fórum, sendo assim não achei que teria problemas. Para melhorar a oficina fica a 3km de minha residência.
Oficina Flafersa
R. Paraisópolis, 305 - Cidade Patriarca, São Paulo - SP, 03544-110
(11) 2684-1849
http://www.especializadaflafersa.com.br/
Fui atendido pelo Flávio e expliquei o ocorrido. Fiz o preenchimento da solicitação de orçamento na oficina, onde fica explícito que será cobrado o valor de R$ 300,00 para análise do problema e com algumas condições com o objetivo de resguardar o trabalho da oficina.
Desde o primeiro contato com o responsável pela Flafersa (Flávio), não gostei do atendimento. Por telefone se mostrou frio e desinteressado. Pessoalmente, me atendeu com bastante má vontade e quando foi avaliar o carro, começou a colocar vários defeitos no veículo. Ele chegou a perguntar se o veículo era de leilão, pois estava desalinhado e aparentava ter tido uma batida forte. Isso somente olhando para o veículo. Disse para ele que não, pois comprei o carro de uma concessionária e fiz a checagem com laudos como carcheck, centros de leilões e vistoria de automóveis. Enfim, com o atendimento que recebi, pensei em tirar o carro da oficina no mesmo momento, mas decidi dar uma chance visto que a oficina era recomendava no fórum c4clube.com e na página do Facebook possuía relatos positivos de clientes.
No mesmo dia (21/12/2015) recebi retorno do Flávio no horário do almoço, visto que havia deixado o veículo na oficina pela manhã. Ele me informou que havia identificado o problema e que era a caixa de fusíveis do motor (módulo BSM). Inicialmente recebi o orçamento de R$ 2.347,28 para aquisição de uma nova peça e mão de obra para troca e configuração no sistema.
No dia seguinte, dia 22/12/2015, compareci a oficina e retirei o veículo, solicitando o guincho da seguradora até a minha casa. O Flávio me passou o código da peça e disse que eu poderia adquiri-la em uma concessionária da Citroen e que não cobraria a mão de obra pelo serviço a ser executado, pois isso seria diluído dos R$ 300,00 pago inicialmente para análise do problema e orçamento.
Comecei a entrar em contato com concessionárias da rede Citroen e verifiquei que o código da peça informada pelo Flávio estava incorreta. O código 6580QK se tratava da BSI e não da BSM. Ao ligar e questionar sobre a peça, o Flávio se mostrou mais uma vez rude e frio, dizendo que o código estava correto, pois ele tinha se baseado no chassi do veículo. E caso tivesse dúvidas, que eu deveria passar pessoalmente na oficina para "que eu pudesse entender".
Decidi ignorá-lo e comprar a peça correta, que é a 6500CK, conforme desenhos técnicos obtidos no site "service.citroen.com".
BSM - 6500CK
BSI - 6580QK
A BSM (código 6500CK) foi adquirida no dia 22/12/2015 por R$ 1.348 na concessionária "Sampa Trianon Veículos" (unidade Lapa) e com prazo de chegada para 5 dias úteis.
Enquanto que a BSI (código 6580QK) custava mais de R$ 2.000,00 e tinha prazo de entrega para mais de 20 dias corridos, pois viria da França. Nisso eu fico imaginando, o que aconteceria se a pessoa confiasse na oficina Flafersa e adquirisse a peça incorreta?
A peça chegou no dia 30/12/2015, mas a oficina Flafersa estava fechada. Decidi aguardar a primeira semana de janeiro de 2016 para efetuar o serviço.
No dia 04/01/2016 levei o carro (de guincho, novamente) até a oficina Flafersa para efetuar a troca da peça. O Flávio se mostrou surpreso por eu ter conseguido a peça rapidamente e só então entendeu que havia feito o orçamento com o código da peça incorreto. Ele mesmo fez a troca da peça e os testes com o veículo. Após instalar a nova BSM, o veículo não ligou. O Flávio, junto com seu mecânico, ficou fazendo testes com o scanner conectado ao veículo e depois de 30 minutos disse que a bateria estava fraca e precisava de uma carga completa (usando um equipamento da oficina) com duração de 1 hora. Aguardei o prazo e depois da bateria ser carregada, o veículo permaneceu com o mesmo problema, sem dar partida. Ele então fez um novo diagnóstico, referente a bomba de combustível. Nesse momento estava bastante insatisfeito, pois eu havia comprado uma nova BSM acreditando que fosse a origem do problema, mas havia a possibilidade de desde o início ser simplesmente a bomba de combustível. Recebi um novo orçamento de R$ 400,00 para troca da bomba. Como estava precisando do carro e descontente com toda situação, decidi aceitar para acabar com todos os problemas. Neste momento vem a pior parte, pois o Flávio nem seu mecânico demonstraram habilidade para troca da bomba de combustível de um Citroen C4. O problema é que eles não tinham a ferramenta adequada para abertura do comportamento e começaram a bater com uma chave para tentar ter acesso. Desistiram e disseram que precisariam fazer a troca por baixo, sendo necessário remover o tanque de combustível e com isso haveria um custo maior de mão de obra. Vendo a cena, desisti do serviço e chamei o guincho novamente para retirar o veículo da oficina.
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Peça com problema e trocada:
Para terminar, com a bomba de combustível trocada, fizemos um teste com a BSM antiga (condenada pelo Flávio da oficina Flafersa) e o veículo funcionou normalmente, provando que a BSM não apresentava problemas.
Fim da história, gastei R$ 300,00 por um orçamento falho junto um atendimento ruim de uma oficina conhecida entre donos de PSA e comprei uma peça ao custo R$ 1.348 sem necessidade.
Acho válido este relato para que a pessoa responsável pelo tópico "LISTA DE OFICINAS ESPECIALIZADAS EM PSA" ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) passe a repensar a indicação da oficina Flafersa. Participo do grupo no WhatsApp "C4Clube São Paulo" e depois de contar meu caso, apareceram cinco pessoas com histórias de problemas com a mesma oficina.
Além de deixar o relato neste tópico, farei um novo tópico para especificar todo o caso que aconteceu ao realizar um serviço com a oficina Flafersa.
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Boa tarde, campeão!! Cara, eu estou com um problema parecido, meu mecânico já condenou a BSM. Porém, creio que não seja... O carro não da partida, eu giro a chave e não acontece nada, o motor de arranque não funciona, apesar de ele está bem... No entanto, minha bateria está nova, acende as luzes do painel, CB, etc. Era esse o sintoma, mais ou menos?
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Renato, eram estes os sintomas mesmo.
Peça para ele fazer algum teste na bomba de combustível. Não compre uma nova BSM sem ter realmente certeza, como aconteceu comigo.
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Peça para ele fazer algum teste na bomba de combustível. Não compre uma nova BSM sem ter realmente certeza, como aconteceu comigo.
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Parabéns pelo seu relato eduardojj. Certamente irá auxiliar muitas pessoas.
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Acredito ter me ajudado com todas essas informações. Ontem meu carro em quanto eu acelerava ele começou a engasgar e parou no meio da rua. Dai então só dava partida mas não pegava. Suspeitei da bomba de combustível e do acelerador. Ainda não sei a real causa, ontem guinchei o carro até em casa e em breve estarei levando até o mecânico. Mas com base nessas informações já ajuda bastante. Valeu galera.
- bonitoedivertido
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Re: C4 VTR - Sem partida (Bomba de combustível )
Amigo, parabéns pelo seu relato, com certeza vai ajudar muitas pessoas aqui no fórum. Então, tenho um VTR 06/07, fiz uma viagem de certa de 140 km no domingo, tudo normal. Na segunda de manhã, quando ia pro trabalho, entrei no carro, notei que não fez o barulho característico quando estou prestes a dar partida no motor. Virei a chave, o motor de arranque funcionou, mas o carro não pegou. Liguei para o mecânico que tinha próximo da minha residência, ele levou um scanner da SUM PDL 4000. Apagou os códigos de falha que apresentou no controle de injetor (todos os 4 estavam com problema) e o carro voltou a funcionar. Fui trabalhar normalmente, voltei no final do dia, tudo dentro da normalidade. No entanto, na manhã seguinte, o carro voltou a apresentar os mesmos sintomas. Há princípio, o meu mecânico estava condenando o jogo de velas de irídium que instalei há aproximadamente 6 meses. Ele apagou os códigos de erro, mas dessa vez o carro não voltou a funcionar. Notamos que a bomba de combustível parou de mandar combustível para a flauta. Além disso duas novas falhas surgiram. Uma relativa a válvula solenóide do recipiente de purga e outra no controle de aquecimento do sensor de oxigênio. Diante do fato ocorrido, ele fez um diagnóstico que seria a bomba de combustível. Mas eu estou desconfiando por conta de todos os códigos de falhas estarem relacionados a curto-circuito nos componentes citados. Estou sem saber se levo o carro pra oficina dele ou se procuro uma oficina especializada em elétrica. O medo é de receber um orçamento
astronômico e ainda correr o risco de não ser esse o problema, como foi o seu caso...
Segue os códigos de falhas apresentados no scan?
P0135
P0445
P0261
P0264
P0267
P0270
astronômico e ainda correr o risco de não ser esse o problema, como foi o seu caso...
Segue os códigos de falhas apresentados no scan?
P0135
P0445
P0261
P0264
P0267
P0270