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Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Olá Pessoal
Meu C4 VTR apareceu 2 vezes o sinal de STOP e o marcador de temperatura no máximo (piscando).
Já levei na concessionária, eles deixaram o carro ligado uns 30 minutos, e nada pareceu. Também passaram o scanner e nada de encontrar o erro.
Alguma dica? Alguem passou por algo similar??
Valeu pessoal.
Meu C4 VTR apareceu 2 vezes o sinal de STOP e o marcador de temperatura no máximo (piscando).
Já levei na concessionária, eles deixaram o carro ligado uns 30 minutos, e nada pareceu. Também passaram o scanner e nada de encontrar o erro.
Alguma dica? Alguem passou por algo similar??
Valeu pessoal.
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
um amigo meu aki de porto alegre passou pelo mesmo problema e era problema na borboleta naum sei das quantas la... oO
ele levou na concessionaria e os cara resolveram... =]
abraço
ele levou na concessionaria e os cara resolveram... =]
abraço
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"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Existe uma especie de valvula na circulacao de agua dos carros, cuja funcao eh fechar com o carro frio e abrir com o veiculo quente, passando entao a agua pelo radiador. Ja tive 2 vezes problema com esta valvula em outros carros, mas felizmente nao no VTR. Seria algo que o scanner nao detecta, pois ela pode estar ainda com um defeito temporario, funcionando eventualmente. Nao posso te garantir que seja este defeito mas fica a hipotese.
Uma forma de testar essa possibilidade seria verificar se a saida de agua do radiador esta quente quando o problema aparece. Essa valvula fica na entrada do radiador e voce veria a mangueira de entrada muito quente enquanto a de saida fria. Normalmente a de saida eh menos quente que a de entrada, mas nao fria.
Uma forma de testar essa possibilidade seria verificar se a saida de agua do radiador esta quente quando o problema aparece. Essa valvula fica na entrada do radiador e voce veria a mangueira de entrada muito quente enquanto a de saida fria. Normalmente a de saida eh menos quente que a de entrada, mas nao fria.

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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
O sistema possui uma válvula termostática que impede o fluxo de água do bloco do motor para o radiador quando a temperatura do líquido está baixa, permitindo que o motor atinja a temperatura de trabalho mais rapidamente (a válvula vai abrindo progressivamente até a abertura total por volta dos 90~93 graus Celsius), caso a válvula esteja travada aberta, o motor vai apresentar dificuldades em atingir a temperatura normal de trabalho (marcador de temperatura sempre abaixo do normal no painel quando em movimento) e caso esteja travada fechada (o que é mais grave ) a água não circula para o radiador e o motor ferve.
O que vc pode fazer é uma checagem para ver se o sistema está operando de maneira satisfatória, deixe o motor ligado e acompanhe o aumento de temperatura no marcador, que deve aumentar e permanecer no meio da escala, depois de alguns minutos a ventoinha do radiador deverá acionar para manter a temperatura do sistema, já que não há fluxo de ar para o radiador (o carro está parado), caso isto não aconteça, a temperatura irá subir e o motor poderá ferver, neste caso deverá ser checado o acionamento da ventoinha (geralmente é o sensor de temperatura, relê de acionamento do sistema ou a própria ventoinha).
Caso a ventoinha entre em ação e mesmo assim a temperatura continue subindo, o problema pode estar na válvula termostática que deve estar travada fechada.
O que vc pode fazer é uma checagem para ver se o sistema está operando de maneira satisfatória, deixe o motor ligado e acompanhe o aumento de temperatura no marcador, que deve aumentar e permanecer no meio da escala, depois de alguns minutos a ventoinha do radiador deverá acionar para manter a temperatura do sistema, já que não há fluxo de ar para o radiador (o carro está parado), caso isto não aconteça, a temperatura irá subir e o motor poderá ferver, neste caso deverá ser checado o acionamento da ventoinha (geralmente é o sensor de temperatura, relê de acionamento do sistema ou a própria ventoinha).
Caso a ventoinha entre em ação e mesmo assim a temperatura continue subindo, o problema pode estar na válvula termostática que deve estar travada fechada.
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Opa.
Na proxima quarta feira esta marcado a revisão dos 40 mil.
Vou repassar todas as dicas para o chefe da oficina autorizada.
Obrigado pelo pronto atendimento de todos.
Grande abraço.
Na proxima quarta feira esta marcado a revisão dos 40 mil.
Vou repassar todas as dicas para o chefe da oficina autorizada.
Obrigado pelo pronto atendimento de todos.
Grande abraço.
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Marco Aurélio.
Infelizmente, no EW10J4 (seu motor) eu ainda não sei onde ficam os sensores de temperatura, mas no XU10J4RS existem 3 sensores de temperatura. Os 3 sensores ficam espetados na saída de água do motor (à montante), bem ao lado direito do bloco (pra quem olha o motor de frente) antes do joelho onde fica a válvula termostática (a válvula comentada pelo Cyro e explicada pelo El Guapo). Estes sensores têm conectores cor verde, amarela e vermelha e ficam espetados um embaixo do outro numa linha vertical. Essa descrição é do XU10J4RS, porém não sei se você vai encontrar os sensores de temperatura do EW10J4 no mesmo local e com a mesma disposição.
Enfim..., o que importa é que encontrando os sensores, você pode pegar um WD40 ou um Limpa Contatos, retirar o plug dos sensores e aplicar tanto no plug da fiação quanto nos contatos do sensor. Normalmente, a Citroën apresenta um problema de mal contato nestes sensores de temperatura com o passar do tempo e a falta de leitura da grandeza de um destes sensores, faz a ECU acender o STOP no painel e a temperatura marcada vai lá na "casa do chapéu"... ! hehehehe.... Porém, isto não passa de um "OSMARcontato", então teu carro pode não ter nenhum defeito sério. Ou seja, eu começaria por aí, mas uma revisão no carro não faz mal e é sempre bem vinda!
Quanto à válvula termostática, é difícil ela apresentar algum defeito se não houve super aquecimento do sistema de refrigeração do carro, mas pode acontecer!... A regrinha é sempre trocá-la quando da manutenção no sistema de refrigeração do carro.
Para saber se o seu sistema de refrigeração está funcionando bem, você deve ligar o carro frio de manhã e deixar funcionar. A temperatura da água tem que subir e quando chegar na marca habitual (em torno de 95 graus C) a ventoinha tem que acionar. A água circula e o sistema tem que refrigerar, baixando a temperatura e a ventoinha tem que parar após alguns minutos. Deixe este processo acontecer por 3 vezes e se a temperatura de acionamento da ventoinha (1o estágio) é sempre a mesma nos 3 ciclos, o tempo de resfriamento é sempre o mesmo e a temperatura de retorno/desligamento da ventoinha é a mesma, então teu carro está OK. Qualquer outro comportamento é importante levar teu carro numa oficina/concessionária para fazer uma verificação do sistema e possível reparo.
Aqui fica uma dica importante ao pessoal: Nunca troquem a água do radiador/reservatório de água apenas adicionando água pura! SEMPRE coloquem aditivo para radiador, pois isto vai deixar seu carro trabalhar mais frio, minimizar os efeitos corrosivos no sistema (prolongando a vida útil do radiador e demais peças correlatas) e, no final, teu carro vai ficar mais econômico, pois carro que tabalha mais frio é mais econômico que o carro que trabalha quente demais! Vocês já viram aqueles carros que quando você abre o reservatório de água tem terra lá dentro!?.. Pois é... aquilo não é terra... é oxidação do sistema! Com certeza, quando vcs virem um carro assim, pode crer que o dono não usa aditivos no radiador dele e, muito em breve, terá que trocar o radiador do carro, o que é bem mais custoso do que usar o aditivo regularmente!
Abração,
Rodrigo.
Infelizmente, no EW10J4 (seu motor) eu ainda não sei onde ficam os sensores de temperatura, mas no XU10J4RS existem 3 sensores de temperatura. Os 3 sensores ficam espetados na saída de água do motor (à montante), bem ao lado direito do bloco (pra quem olha o motor de frente) antes do joelho onde fica a válvula termostática (a válvula comentada pelo Cyro e explicada pelo El Guapo). Estes sensores têm conectores cor verde, amarela e vermelha e ficam espetados um embaixo do outro numa linha vertical. Essa descrição é do XU10J4RS, porém não sei se você vai encontrar os sensores de temperatura do EW10J4 no mesmo local e com a mesma disposição.
Enfim..., o que importa é que encontrando os sensores, você pode pegar um WD40 ou um Limpa Contatos, retirar o plug dos sensores e aplicar tanto no plug da fiação quanto nos contatos do sensor. Normalmente, a Citroën apresenta um problema de mal contato nestes sensores de temperatura com o passar do tempo e a falta de leitura da grandeza de um destes sensores, faz a ECU acender o STOP no painel e a temperatura marcada vai lá na "casa do chapéu"... ! hehehehe.... Porém, isto não passa de um "OSMARcontato", então teu carro pode não ter nenhum defeito sério. Ou seja, eu começaria por aí, mas uma revisão no carro não faz mal e é sempre bem vinda!
Quanto à válvula termostática, é difícil ela apresentar algum defeito se não houve super aquecimento do sistema de refrigeração do carro, mas pode acontecer!... A regrinha é sempre trocá-la quando da manutenção no sistema de refrigeração do carro.
Para saber se o seu sistema de refrigeração está funcionando bem, você deve ligar o carro frio de manhã e deixar funcionar. A temperatura da água tem que subir e quando chegar na marca habitual (em torno de 95 graus C) a ventoinha tem que acionar. A água circula e o sistema tem que refrigerar, baixando a temperatura e a ventoinha tem que parar após alguns minutos. Deixe este processo acontecer por 3 vezes e se a temperatura de acionamento da ventoinha (1o estágio) é sempre a mesma nos 3 ciclos, o tempo de resfriamento é sempre o mesmo e a temperatura de retorno/desligamento da ventoinha é a mesma, então teu carro está OK. Qualquer outro comportamento é importante levar teu carro numa oficina/concessionária para fazer uma verificação do sistema e possível reparo.
Aqui fica uma dica importante ao pessoal: Nunca troquem a água do radiador/reservatório de água apenas adicionando água pura! SEMPRE coloquem aditivo para radiador, pois isto vai deixar seu carro trabalhar mais frio, minimizar os efeitos corrosivos no sistema (prolongando a vida útil do radiador e demais peças correlatas) e, no final, teu carro vai ficar mais econômico, pois carro que tabalha mais frio é mais econômico que o carro que trabalha quente demais! Vocês já viram aqueles carros que quando você abre o reservatório de água tem terra lá dentro!?.. Pois é... aquilo não é terra... é oxidação do sistema! Com certeza, quando vcs virem um carro assim, pode crer que o dono não usa aditivos no radiador dele e, muito em breve, terá que trocar o radiador do carro, o que é bem mais custoso do que usar o aditivo regularmente!
Abração,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Obrigado Rodrigão pelas dicas.
Com certeza vou repassar o seu conhecimento á diante.
Abraço.
Com certeza vou repassar o seu conhecimento á diante.
Abraço.
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- RodVTS98
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Re: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Opa!... Estamos aí, meu amigo!!!
Boa sorte e espero que resolva seu problema no carro!
Abração,
Rodrigo.
Boa sorte e espero que resolva seu problema no carro!
Abração,
Rodrigo.
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