Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
DoberMANN

GPS portatil

Mensagem por DoberMANN »

Pessoal, estou querendo comprar um GPS portatil para o C4 Hatch, mas não manjo nada disso. So sei que serve para me guiar ate onde quero ir, kkkk

Tem alguma dica, algum modelo com bom custoXbenefico que possam me sugerir? Nada com muitas firulas não, andei vendo uns em sites cheios de funções. Mas quero um pra substituir o famoso guia mesmo.

E de preferencia que fique esteticamente legal no painel da caranga nova.

Como leigo, achei esse aqui que me pareceu bom, so fiquei com duvida aonde fala:
- Atualização do software gratuita até o final do ano
- Software livre de mensalidades

http://www.submarino.com.br/produto/13/ ... uId=202926

vlw.

boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

Re: GPS portatil

Mensagem por boldfinger »

Dober,

Eh importante o tamanho da tela, que pode ser de 3,5'' a 6,5''. Em geral vc encontrara os de 3,5'' e 4,3'' (que aos poucos sao substituidos pelos de 5''.. jah os de 6,5' tem pouca saida pois a tela eh gigante e ocupa muito espaço, a nao ser que vc deixe embutido no painel com alguma adaptaçao.
Sinceramente qual for o tipo/modelo do GPS de sua escolha, tenha em mente que ele sera um 'penduricalho' no painel, preso por uma ventosa no parabrisa ou no "quebra-vento", ou senao colado no painel...
Um incoveniente que vc encontrara eh a bateria, pois alguns aparelhos tem autonomia maxima de 2 horas de uso devido a tela gastar muita bateria (entao em uma viagem longa ou se vc eskecer de carrega-lo, vai ter que usar o carregador 12V onde fikara passando um fio na frente do painel pendurado ao GPS...)

Falando sobre as marcas,importante dividir os aparelhos de GPS em 2 categorias: com ou sem "pedrigree".
GPS c/ pedigree eh akele de marca mundialmente confiavel, garantia e bom funcionamento de hardware e software. Dificilmente dao problemas e defeitos, e seus sistemas operacionais sao exclusivos e bloqueados.
Os softwares de navegaçao tbnm sao exclusivos as eles, nao podendo ser instalados outros softwares paralelos.
Marcas muito boas sao: Tomtom e Garmin
GPS sem pedigree sao akeles de marcas genericas nao conhecidas, trazidas da China por Lote mas que vc pode encontrar a mesma carcaça com diferentes marcas. Em geral operam por windows CE e sao desbloqueados, entao vc pode instalar o software que kiser, e em sua maioria sao aparelhos recheados de funçoes pois sao como um "palm" cheio de programas. O problema eh q a maioria desses aparelhos nao tem boa qualidade, alguns dao defeito logo entao importantissimo verificar a REAL garantia contra defeito e sua assistencia tecnica.

Pelo que entendi vc eh um usuarios que soh ker o 'basico' de um GPS e sem dor de cabeça..
Entao no seu caso lhe indicaria algum GPS da Tomtom ou Garmin, sao aparelhos mais caros que os xing-ling mas dificilmente vc tera dor de cabeça... e em terceiro lugar um GPS de nivel intermediario, da Mio.
O preço gira em torno de R$ 900,00 a R$ 1000,00:
- Tomtom c/ tela de 3,5'':
http://www.submarino.com.br/produto/13/ ... transporte
Imagem

- Garmin c/ tela de 4,3'':http://www.submarino.com.br/produto/13/ ... 50w+garmin
Imagem

-Mio / guia 4 Rodas
http://www.submarino.com.br/produto/13/ ... a+c320+mio
Imagem

Logico que esses preços sao do site do Submarino...vc consegue achar mais barato lah fora mas ae teria que desbloquear e esse tipo de coisa tem q ser 'fuçador' da net pra conseguir...outra opçao eh o mercado livre, mas cuidado na hora da compra!

Soh como referencia, os xing-lings sao bem mais baratos pois nao tem 'marca' famosa.
Esse seu exemplo ae do submarino eh dessa categoria. O software de navegaçao eh o Navcity, eu nao conheço pois nunca testei e nao eh de tao facil atualizaçao. Alguns outros exemplos:
Imagem

Imagem

Outras 2 marcas xing-ling que sao mais 'conhecidas' sao: Bak e Infoscape (essa ultima tem assistencia tecnica na Sta Efigenia em SP e sao muito prestativos, fazem o reparo na hora..)

Dicas adicionais:
-cuidado com aparelhos de GPS de marcas famosas como Nokia, Motorola, Blaupunkt, Magneti Marelli etc com preços muito baixos (menos de 1000 reais) pois sao aparelhos antigos e a antena nao eh muito boa..importante ter uma antena de boa recepçao senao vc vai se frustrar e vai acabar chegando em seu destino e o gps nem pegou sinal... (veja sempre as especificaçoes tecnicas do aparelho...uma antena boa eh a Sirf Star 3 ou acima)
-tenha em mente que o GPS nao eh uma tecnologia 100%...vai calcular rotas loucas, dar algumas voltas a mais no percurso, te levar na contramao etc etc etc...muita gente se frusta com os GPS mas infelizmente a base de dados dos mapas muitas vezes tem erros e o calculo de percursos eh feito matematicamente entao eh passivel de erros...o Tomtom eh o unico aparelho onde vc pode editar e corrigir problemas de mapas, como mao invertida, bloqueios etc
-cuidado se for comprar o GPS lah fora, tenha a certeza que ele eh desbloquado ou 'desbloqueavel', e que exista o mapa do Brasil disponivel pra ele, mesmo que para compra posterior...

Eu jah testei o Garmin, Tomtom e atualmente uso um 'xing-ling' da marca Orange, que ateh agora esta funcionando muito bem com o software iGO (que gosto muito pois eh totalmente personalizavel e tem muitas 'firulas', coisa q pra vc nao eh interessante)..tbm jah usei o Destinator, nao eh muito legal de interface mas cumpre seu papel tbm...Hj soh uso o xing-ling pois ele eh que tem a tela maior e varias funçoes alem de ser somente gps, mas aparelho por aparelho, acho meu Tomtom muito melhor...

Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida soh falar!

Abraçao!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

Nico
Moderador
Estado: BA
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Nico »

Dae Cyro,

Esse merece ir pro melhor do C4C.

Parabéns ao Bold pelo tópico.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

DoberMANN

Mensagem por DoberMANN »

Reamente, ja me deu uma bela "luz"...

Mas ainda não entendi como funcionam essas atualizações. Eu tenho de pagar se quiser atualizar os mapas, é isso?

Outra coisa, posso partir do principio que quanto mais cidades mapeadas, melhor o navegador? To fuçando aqui, e vejo uns com 1100 cidades outros com 1200... tem outros que alegam ter os "pardais" cadastrados...

E mais, qual a diferença entre cidades mapeadas e cidades navegaveis?

tudo muito confuso.

DoberMANN

Mensagem por DoberMANN »

Vou colocar um novo comentario, assim as minhas perguntas anteriores ainda podem ser respondidas.

Curto e grosso: o navegador 4 Rodas C320 é um bom equipamento? Achei ele por 899,00 na Fnac...

Thyago Szoke
Membros
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Thyago Szoke »

Por increça que parível:

Meu GPS é um software Garmin rodando no Nokia N95. Assim não fica nada no carro e uso tudo junto!

Testei várias situações e gostei bastante. Funciona exatamente como um aparelho de GPS desses, com a vantagem de também fazer chamadas, câmera de 5 MP, memória por cartão, tocador de MP3, bluetooth...

Abraços!
Imagem

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Doberman,

Alguns aparelhos dao a atualizaçao pelo site da marca, em geral soh os xing-lings de marcas mais conhecidas.
Senao vc baixa em varios sites de busca a atualizaçao 'crackeada' ou 'beta'.

A questao das cidades eh a seguinte: cidades mapeadas sao as que 'existem' no mapa disponivel mas nao necessariamente vc tera todas as ruas ou nenhuma rua navegavel (ou seja, o GPS vai te dizer pra onde ir, pois as ruas seriam um 'mapa fantasma')
Jah cidades navegaveis sao akelas que vc pode usar os comandos de direçao do GPS...na pratica nao existem tantas cidades navegaveis, muitas tem problemas de referencia (sua posiçao nao bate com a posiçao real, pois alguns mapas estao deslocados, ridiculo)

Qto aos radares, isso eh o de menos pois vc pode instalar em praticamente qq mapa, eh mais um 'chamariz' pois na pratica vc tem q atualizar a base de dados de radares periodicamente, e mesmo assim eh passivel de erros... (o aviso de radar nada mais eh do que um ponto onde tem um alarme que avisa a vc onde esta o radar)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

VTR BH
Membros
Estado: MG

Mensagem por VTR BH »

Estou com um GPS da Nokia N330 zerado pra vender. Abri a caixa pra testar no carro e nem usei.
Conheço toda minha cidade de cabo a rabo, não tem muita utilidade pra mim.
Está na caixa com manual, cd, cabos, sem nenhum risco sequer.
Vendo ele por R$440,00. Lembrando que a marca é indiscutível "Nokia".
CITROEN C4 VTR + Eibach + TSW Sakata 17" e Toyo + xenon neblina, baixo e alto 6000K.
CITROEN XSARA VTS + turbo
Imagem

DoberMANN

Mensagem por DoberMANN »

boldfinger escreveu:Doberman,

Alguns aparelhos dao a atualizaçao pelo site da marca, em geral soh os xing-lings de marcas mais conhecidas.
Senao vc baixa em varios sites de busca a atualizaçao 'crackeada' ou 'beta'.

A questao das cidades eh a seguinte: cidades mapeadas sao as que 'existem' no mapa disponivel mas nao necessariamente vc tera todas as ruas ou nenhuma rua navegavel (ou seja, o GPS vai te dizer pra onde ir, pois as ruas seriam um 'mapa fantasma')
Jah cidades navegaveis sao akelas que vc pode usar os comandos de direçao do GPS...na pratica nao existem tantas cidades navegaveis, muitas tem problemas de referencia (sua posiçao nao bate com a posiçao real, pois alguns mapas estao deslocados, ridiculo)

Qto aos radares, isso eh o de menos pois vc pode instalar em praticamente qq mapa, eh mais um 'chamariz' pois na pratica vc tem q atualizar a base de dados de radares periodicamente, e mesmo assim eh passivel de erros... (o aviso de radar nada mais eh do que um ponto onde tem um alarme que avisa a vc onde esta o radar)

Boa boldfinger, entendi

Quer dizer que das 1200 cidades , na pratica vou conseguir usar o GPS em umas 300... e pelo o que estou olhando nas especificações são sempre as mesmas em todos.

A "vantagem" do da 4 Rodas é que vem com varios pontos já pre-determinados, não deixa de ser uma vantagem se o preço for parecido então.

E quer dizer que os radares, eu mesmo posso ir programando o GPS?

Vou abusar mais um pouco: e quanto a ESTRADAS, funciona bem?

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Nico escreveu:Dae Cyro,

Esse merece ir pro melhor do C4C.

Parabéns ao Bold pelo tópico.

X2 pela qualidade da explicação ao Bold.

Já tá editado no Melhor do C4C
Imagem

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”